Páginas

sexta-feira, 15 de junho de 2012

EDUCAÇÃO - MAIS DE 500 CRIANÇAS BENEFICIADAS COM PROJETO OÁSIS DA ESPERANÇA - MEU AMANHÃ

PROJETO "ÓASIS DA ESPERANÇA - MEU AMANHÃ" PARCERIA QUE DEU CERTO
Por: Cirineu Santos
Fotos: Cirineu Santos

Alunos, monitores em uma das salas do Projeto
Diretor do La Salle em Uruará, Elizando Kaiser
Em uma parceria entre Prefeitura Municipal de Uruará através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, e o Centro de formação La Salle, foi criado em 2010 o projeto Oasis da Esperança - Meu Amanhã. Segundo o diretor da rede La Salle, Elizandro Kaiser, quando o projeto foi criado havia apenas 200 crianças. “Em 2011, diante do sucesso alcançado e da necessidade de buscar meios de parcerias para a continuação dele, renovamos e ampliamos, atendendo 433 crianças e adolescentes em 2011. Um projeto que deu certo e hoje temos mais de 500 crianças e adolescentes atendidos”, explica.

Profissionais da Saúde, Educação e monitores
De acordo com Cristiane Andrade, uma das coordenadoras do projeto a parceria visa promover a formação integral realizada por meio de atividades sócio-educativas nas áreas de esporte, cultura e lazer para crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social, educacional e outras atitudes comportamentais que possam ser trabalhadas no período inverso ao das aulas.

Drs. César e Silvana e Cristiane, Fabiana e Elizandro
Outra coordenadora do Oásis da Esperança, a professora Fabiana Leal, explicou que o projeto oferece ainda aos alunos matriculados, atividades de reforço escolar, biblioteca, ludoteca e sala de vídeo. “Esses trabalhos são realizados com acompanhamento de monitores todas as segundas, quartas e sextas-feiras no período da manhã e tarde. Atualmente, a ação atende 533 alunos em 25 turmas diferentes”, explicou Fabiana.

Sec. de Educação Cláudia Navarro
Segundo a secretária de Educação, Cláudia Navarro, o Projeto está sendo realizado em dois momentos. “O primeiro contempla atividades sócio-educativas como escolinhas esportivas de futebol e voleibol, karatê, capoeira, musicalização, flauta doce, iniciação musical – violão e fanfarra, dança contemporânea, dança popular regional, e oficinas de artesanatos, informática entre outras”, disse.

Secretária Cláudia e o Aluno Fabrício
O segundo momento, de acordo informou a secretária, se dá nas terças e quintas-feiras quando os monitores e coordenadores do projeto realiza o acompanhamento dos estudantes juntos as escolas da rede municipal de ensino e ainda visita às famílias. “Além disso, o projeto promove para essas crianças e adolescentes, acompanhamento médico, odontológico e psicológico, quando necessário, em parceria com a secretaria municipal de saúde, assistência social, conselho de criança e adolescente e tutelar,” explicou a secretária.

Alunos do Projeto Oásis da Esperança
Para o prefeito de Uruará, Eraldo Pimenta, este projeto é um dos modelos de educação na região, onde a parceria com a rede La Salle deu certo, oferecendo melhores condições de vida e educação às crianças atendidas e interligação com os pais. “O objetivo deste momento, é a participação e integração de todos, para resgatar e promover a formação integral e humana dos alunos, com vias a melhores condições de vida, asseguradas dentro das políticas sociais públicas, pois além das atividades em sala de aula, os alunos desenvolvem outras ações na rede La Salle”, ressaltou o prefeito.

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA REALIZA AÇÃO DE SAÚDE BUCAL NO PROJETO OÁSIS DA ESPERANÇA MEU AMANHÃ
Por: Joabe Reis e Cirineu Santos
Fotos: Cirineu Santos

Aplicação de Flúor
Tratamento dentário
Sorriso na Escola é um programa de prevenção e educação em saúde bucal coletiva que desenvolve ações odontológicas com crianças de 4 a 14 anos de idade, desenvolvido pela Secretaria de Saúde, através da profissional em odontologia Dra. Silvana Brandão. Durante todo o dia de hoje, 15 de junho, a equipe de profissionais do programa em Uruará, estará na Rede La Salle prestando atendimento às crianças do projeto Oásis da Esperança - Meu Amanhã.

Odontóloga Silvana Brandão
Como informou a coordenadora do programa a odontóloga Silvana Brandão. "O programa já existe há muito tempo no município e nós estamos retomando as atividades porque hoje as ações odontológicas de maior impacto para reduzir a cárie, por exemplo, tem que ser coletiva, de prevenção e de promoção da saúde. Nós vamos fazer palestras, ensinar aos alunos como escovar os dentes? Como é que se faz para evitar a cárie? São informações que perdura por toda a vida do indivíduo", asseverou.

Cláudia Navarro e Silvana Brandão
Elizandro Kaiser
Preparação para aplicação do flúor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog