Páginas

sábado, 9 de junho de 2012

MÚSICA - BANDA DE MÚSICA DE URUARÁ FAZ BONITO EM BELÉM

BANDA DE URUARÁ MOSTRA NA ESTAÇÃO DAS DOCAS O SOM DOS METAIS E INSTRUMENTOS DE SOPRO

Vinte e seis horas de estrada foi o tempo que a Banda Diego Cotes de Moraes, do município de Uruará, levou para chegar a Belém. O grupo da região da Transamazônica, formado por 25 músicos - de 11 a 19 anos -, se apresentou nesta sexta-feira (8) na Estação das Docas, na programação do XXV Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa). Nem a distância e nem a chuva, que atrasou em mais de uma hora o começo do show, tirou a vontade dos músicos de contagiar o público.

“A oportunidade de participar de um evento como o Festival Internacional é fantástico para todos nós, inclusive para os moradores de Uruará, que estão orgulhosos da nossa participação. Todas as bandas do interior estão satisfeitas. A gente percebe o compromisso da Fundação Carlos Gomes (FCG) em investir e valorizar nosso trabalho”,ressaltou o maestro Paulo Jorge Moreira, regente da banda.

Os adolescentes fazem parte de um projeto de educação musical criado pelo município de Uruará e desenvolvido na Escola Diego Cotes de Moraes. São 250 crianças e adolescentes aprendendo a tocar um instrumento. Segundo Paulo Moreira, o papel da FCG neste processo é fundamental, pela qualidade técnica dos alunos formados no município. “Os estudos começam com a musicalização, ensino de teoria musical. A procura por esta formação é grande em Uruará, e o trabalho de interiorização da FCG é muito importante para os grupos. Eu estou entre as pessoas que desfrutaram desta ação. Venho a Belém constantemente e já fiz vários cursos de qualificação, feito também por monitores e professores”, informou o regente.

O repertório apresentado no palco armado no Forte São Pedro Nolasco foi diversificado, uma das características dos artistas que estão se apresentando no XXV Fimupa. Boleros, sambas e um pout pourri de carimbó foram os destaques da noite. O maestro explicou que a Banda Diego Cotes de Moraes mantém a tradição das bandas de música e evita a utilização de instrumentos elétricos e vocais. “Minha principal preocupação é com a afinação e a manutenção da formação tradicional das bandas de música, baseadas principalmente nos metais e instrumentos de sopro”, disse ele.

Por: 
Julia Garcia - Secom
Fone: (91) 3202-0912 / (91) 8847-2281

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog