Páginas

segunda-feira, 22 de abril de 2013

PROFISSIONAIS DA SAÚDE RECEBEM CAPACITAÇÃO SOBRE HANSENÍASE

Por: Cirineu Santos
Fotos: Eliel Santos
GABINETE/ASCOM/PMU

Conforme foi divulgado pelo Governo Uruará Pode Mais, a capacitação sobre a hanseníase vai até quarta-feira, dia 26.
Começou na manhã desta segunda-feira, 22, a capacitação dos técnicos de enfermagens, enfermeiros e médicos, sobre a hanseníase. O evento acontece durante todo o dia de hoje (22), com a parte teórica no auditório da Prefeitura, e terça e quarta-feira (23 e 24),  com a parte prática nos Postos de Saúde da zona urbana.
Profissionais do Estado e da 10ª Regional falarão a respeito desta doença, no sentido de qualificar os profissionais de Uruará. Estão no Município o Dr. Carlos Cruz, médico dermatologista e Hansenólogo, coordenador de hanseníase do Estado; a Dra. Jovina Malcher, da coordenação estadual de hanseníase; Dr. Odilardo Jr., diretor da Divisão Técnica em Saúde de Altamira; as enfermeiras Claurilene Loyola e Gecilda Modesto, da Divisão Técnica em Saúde de Altamira.
Participaram da cerimônia de abertura da capacitação, a prefeita em exercício Maris Nicolodi, o secretário de Administração Luiz Longhi, o chefe da Divisão Técnica de Saúde de Uruará Ednaldo Nepomuceno, além de enfermeiros, técnicos em enfermagem e médicos.
A prefeita em exercício, Maris Nicolodi, disse que o governo “Uruará Pode Mais” tem se empenhando diuturnamente para solucionar as questões da saúde, e, este treinamento sobre a hanseníase é mais um investimento da prefeitura.
Em março, foi realizada no período de 14 a 26, a campanha em combate a hanseníase, objetivando identificar e diminuir os casos da doença. A campanha foi realizada através de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, envolvendo alunos e professores, onde foram feitas palestras educativas, distribuição de materiais, entrega e recolhimento de formulários e a administração do medicamento (Albendazol) aos alunos das escolas os quais foram entregues os formulários, no sentido de verificar se há manchas compatíveis com a hanseníase.
Na ocasião em que foi realizada a campanha, no mês de março, o prefeito Everton Banha solicitou que qualquer pessoa que apresente manchas no corpo, procure uma unidade de saúde e faça o teste para saber se tem ou não a doença, e, em caso de positivo, a equipe da Secretaria de Saúde, dará início imediato no tratamento.
 

 
  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog