Páginas

terça-feira, 2 de abril de 2013

INVESTIMENTO LEVARÁ INTERNET A 15 CIDADES PARAENSES

A região Norte vai ganhar, no início do mês de abril, a maior linha de transmissão da América Latina. O projeto LT Amazonas, que está sendo operacionalizado pela TIM, em parceria com as empresas Isolux Infrastructure e Manaus Transmissora, consiste na construção de 1,7 mil quilômetros de linha de alta tensão, interligando os Estados do Pará, Amapá e Amazonas.

Pelo menos 15 municípios paraenses devem se beneficiar com o projeto, que vai levar ainda - a partir das torres de transmissão -, internet de alto desempenho a estes locais, já que a obra inclui a implantação de uma rede de transporte utilizando a tecnologia fibra ótica.Durante a fase de implantação do sistema, foram contratados 3,5 mil trabalhadores, sendo a maioria deles da própria região. Quanto aos custos do serviço de transmissão de dados e de voz, a operadora garante que serão suficientemente acessíveis, equiparados aos atuais planos praticados pela empresa em outras regiões do País.

O projeto, que está em fase final, começou em 2008 e foi tema de um documentário produzido por uma emissora de TV internacional. Para sair do papel, a obra precisou de uma gigantesca infraestrutura, já que foi necessário instalar 3.351torres de 45 a 180 metros de altura, em plena floresta amazônica.

De acordo com o diretor de rede da TIM, Cícero Oliveira, o investimento feito pela empresa de telefonia foi na ordem de R$ 200 milhões. 'Com isso, vamos concretizar o plano de interiorização da telefonia. O desenvolvimento do País depende também da internet. Agora, tem sido um grande desafio, pois, somente na prancheta não é possível prever o que vai acontecer lá na ponta', argumenta, frisando que a etapa que compete à TIM é a de implantação da fibra ótica. Já os investimentos feitos pela Isolux, segundo aponta o diretor de construção da empresa, Enrique Martines, estão sendo de R$ 2,5 bilhões. 'A Isolux tem investimentos no mundo todo, sendo que mais de 50% destes recursos estão sendo aplicados no Brasil', explica.

Martines comenta que a construtora buscou diversas formas para atenuar os impactos ambientais causados à floresta. 'Todo o desmatamento foi feito à mão, já que não havia a menor possibilidade de entrar com máquinas na mata. Além disso, abrimos um via na floresta de sete metros, e não de 14, como normalmente ocorre em projetos desta natureza', acrescenta. Ele destaca ainda que a rede também cortará o Rio Amazonas, sendo necessária a construção de uma estrutura quase da altura da torre Eiffel.

De acordo com Martines, esta será a maior torre da América Latina. Ele destaca que o projeto elaborado pelo consórcio, além de garantir energia limpa aos municípios beneficiados, vai aumentar em 100 vezes a capacidade de transmissão de voz e de dados, oferecidos a preços competitivos.

Fonte: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog