Páginas

terça-feira, 11 de agosto de 2015

CENTENAS DE CRIANÇAS SEM MERENDA ESCOLAR

ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE URUARÁ ESTÃO SEM MERENDA ESCOLAR

Centenas de crianças ficaram sem Merenda Escolar durante esta semana no Município de Uruará. A escola Melvin Jones não recebeu a merenda e os alunos reclamaram, como foi o caso da aluna do sétimo ano, das iniciais TSC, que disse que trouxe a merenda de casa. “O que se diz que é prefeito desta cidade, não tem capacidade para administrar e assumir uma escola para trazer merenda e temos que trazer de casa. Uma vergonha. Quem sofre somos nós, os alunos.”, reclamou a aluna.

O professor Wanderlei Roberto da Rosa da Escola Melvin Jones, disse que do Ensino Fundamental são 1.200 alunos prejudicados, fora os alunos do Ensino Médio. “Na Escola Melvin Jones não tem merenda. As crianças estão à mercê desta situação. O recurso vem. Se não tem merenda a responsabilidade é da administração, do prefeito. A dispensa está vazia, os freezers vazios e não sabemos o que fazer. A primeira providência para resolver esta situação deveria partir dos vereadores, mas eles não fazem nada. Estamos à mercê da Câmara de Vereadores e do Executivo. Agora imagina, se falta merenda na escola sede do Município como a Melvin Jones, imagina as demais escolas, principalmente as da zona rural?”, disse Vanderlei.

Já na Escola Ângelo Debiase, a diretora Veneranda Freitas, disse que só teve merenda na escola porque guardou do estoque ainda do primeiro semestre. “Tivemos merenda esta primeira semana de agosto, devido termos guardados a reserva ainda do 1º semestre. Nossa reserva vai até terça-feira”, explicou.

A servente da Escola Ângelo Debiase Ana Paula disse que o quem vem do DEMAE não é o suficiente para atender os alunos. “Não é suficiente. Nós aqui merendeiras, fazemos milagre. Mas o que vem do DEMAE não é suficiente”, disse.

O Instituto só teve merenda porque a direção foi buscar no DEMAE, o IEU se preocupa em oferecer a melhor merenda, mas o Departamento da Merenda Escolar deixa a desejar como disse o vice-diretor Manoel Moreira. “Fomos buscar. Quando falta é culpa do DEMAE, entretanto, nós aqui do IEU começamos a nos mobilizar e vamos atrás”, explicou.

Pais também se manifestaram inconformados com a situação, como foi o caso da dona Mônica que tem uma filha na Escola Ângelo Debiase. “Disseram que a merenda escolar deve ser qualidade, mas isso não acontece em Uruará. Aqui o que acontece em Uruará é que serve apenas suco e pão seco. Convido as autoridades e a população para visitar as escolas e ver a qualidade da merenda. E, durante esta semana, nem merenda tem nas escolas. Cadê a merenda das crianças?”, questiona.

Procuramos a equipe do DEMAE, segundo informou um dos servidores, que não quis se identificar, por medo de represálias, eles estão sem receber seu salário. Confirmamos também que o município não tem estoque de merenda para distribuir às escolas.

Ninguém quis esclarecer sobre o assunto e o porquê deixar centenas de crianças sem a merenda escolar.

Segundo o site do Governo Federal https://www.fnde.gov.br do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, já entrou no mês de agosto para o Município de Uruará, R$ 703.396 de recursos destinados a merenda escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog