Páginas

terça-feira, 3 de julho de 2012

CELULARES NÃO DEVEM SER VENDIDO BLOQUEADOS

TRF1 DETERMINA QUE CELULARES NÃO PODEM SER VENDIDOS BLOQUEADOS


A 5.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) decidiu que é ilegal a venda de aparelhos celulares bloqueados e determinou que as empresas que operam o ramo não prossigam com a prática, assinando multa de R$ 50 mil por dia à quem desobedecer a determinação.

> Bloqueio fere o direito de escolha

O MPF defende que a fidelização, permitida por um prazo de até 12 meses pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), “fere o direito de livre escolha do consumidor, pois o obriga a ficar vinculado a uma única operadora".

> Venda casada

O relator do processo, desembargador Souza Prudente, aceitou os argumentos e avaliou que a resolução da Anatel fere o Código do Consumidor ao permitir a “prática da venda casada na forma do subsídio cruzado.”

Tanto quanto eu saiba, a venda casada (quando o fornecedor de produtos ou serviços condiciona que o consumidor só pode adquirir o primeiro se adquirir o segundo) é tipificada como crime apenas no Brasil.
> A lei não corresponde ao fato

A criminalização da venda casada, se seguida à risca, pode causar sérios problemas na relação de consumo.

Pela inteligência do instituto, por exemplo, no Brasil um computador não pode ser vendido com o sistema operacional instalado, pois há mais de um que faz a interface da máquina com o usuário e esse deve ter a liberdade de escolher qual deles prefere e comprá-lo separadamente.

DO BLOG: http://pjpontes.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog