Páginas

quinta-feira, 12 de julho de 2012

ASSISTÊNCIA SOCIAL

PETI E PROJOVEM ENCERRAM SUAS ATIVIDADES DO 1º SEMESTRE DE 2012
Por: Cirineu Santos e Karen de Oliveira
Fotos: Eliel Santos, Zé Fotógrafo e Cirineu

Encerraram as atividades dos programas sócios educativos PETI e PROJOVEM ministrados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, neste primeiro semestre de 2012. Hoje, mais de 500 crianças e adolescentes são atendidos nestes programas. No PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) articula um conjunto de ações visando à retirada de crianças e adolescentes de até 16 anos das práticas de trabalho infantil, exceto na condição de aprendiz a partir de 14 anos. 

Já o PROJOVEN É um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos (Pro jovem Adolescente) e tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino.

As festividades de encerramento aconteceram no último fim de semana, 30, no Centro de Referência de Assistência Social. Além das crianças, monitores, pais ou responsáveis, contou com a presença da secretária Denise Pimenta, que falou da grande preocupação do Governo Municipal com esta área social. 


Segundo Denise Pimenta, “o PROJOVEM é um serviço socioeducativo e estamos com uma equipe preparada e especializada para atender estas crianças, oferecendo a elas várias oficinas como artesanato, aulas de dança, música, karatê, capoeira, enfim... Oportunizando os jovens para o primeiro emprego. Além das orientações pedagógicas, pois o jovem tem que estar inserido na escola, nossa equipe faz o acompanhamento familiar. Os profissionais da Secretaria de Assistência Social tem se empenhado bastante, para que as coisas aconteçam, e os jovens tenham melhor qualidade de vida. Tornando-se melhores cidadãos”, disse Denise.


Durante o encerramento das atividades, aconteceu um show de calouros e os três finalistas receberam um celular. Foi homenageado também o Jovem destaque do primeiro semestre. A coordenadora do Programa, Edivany Franco, falou agradeceu ao prefeito Eraldo Pimenta, pela construção do prédio do CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social), que hoje serve para a realização das atividades extras, “como é o caso do encerramento do primeiro semestre do programa. Uma festa preparada com muito carinho com premiações aos jovens e adolescentes. Eles hoje têm a oportunidade de se divertir inclusive na piscina”, disse.

Edvany ainda mencionou a jovem Beatriz, aluna destaque do primeiro semestre. “Apesar de morar num bairro distante, sempre tem se esforçado para manter sua frequência. Estamos muitos felizes com o programa e o incentivo que recebemos aqui da secretária Denise. Aqui vemos a felicidade estampada no rosto de cada jovem. Hoje temos muitos deles inseridos no mercado de trabalho, como profissionais, são os reflexos dos nossos trabalhos e dedicação”, cita.


A integrante do Programa, Beatriz Costa, jovem destaque no primeiro semestre, falou da felicidade de estar participando do programa. “Nunca imaginei que poderia ganhar um prêmio! Estou muito feliz! Aprendi muitas coisas aqui no programa como: oficinas de cultura, esporte, lazer, e música. Quero agradecer ao prefeito Eraldo Pimenta e a Secretária Denise, e também a todos meus monitores.

A Coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Silvana Rui, também falou da gratidão de estar trabalhando com as crianças do PETI. “O prefeito Eraldo Pimenta e a Secretária Denise Pimenta sempre se preocuparam com esta faixa-etária; é um compromisso deles em inserir estas crianças e adolescentes neste programa de inclusão social. Estamos aqui agradecendo a equipe da Secretaria por este apoio incondicional. As crianças estão felizes, os pais estão felizes e concluímos este primeiro semestre com o dever cumprido!”, concluiu.

   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog