Páginas

quarta-feira, 5 de junho de 2013

IBAMA PODERÁ SAIR ESTA SEMANA DE URUARÁ

PREFEITO EVERTON BANHA, VEREADORES E PRESIDENTES DE SINDICATOS (SINPRUR E STTR) DISCUTEM PRESENÇA DO IBAMA NA CIDADE

Por: Cirineu Santos
Fotos: Eliel Santos

Se o índice de desmatamento se confirmar até o dia 07/06, o IBAMA poderá sair ainda esta semana de Uruará.

O prefeito Everton Banha, a vice-prefeita Maris Nicolodi, os secretários Luiz Longhi (Administração); Emerson Vitoria (SEMMA); Wandeir Costa (Agricultura), vereadores e os sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras e de Produtores de Uruará se reuniram na última semana para discutir a presença do IBAMA no Município.

A reunião aconteceu na Secretaria de Meio Ambiente, onde o prefeito Everton Banha explicou que esteve na sede regional do IBAMA em Santarém e no Ministério Público Federal em Belém apresentando toda a situação que está acontecendo na região, relacionada à questão do IBAMA em Uruará. “Uma comissão formada por representantes do Executivo, Legislativo e Sindicatos dos Municípios de Uruará, Placas e Rurópolis apresentou ao Ministério Público Federal – MPF um novo Termo de Ajuste de Conduta – TAC, solicitando novo prazo para a fiscalização”, disse.

Banha enfatizou na reunião que a ordem do IBAMA e do MPF é não derrubar nada. “Desmatamento zero. A prefeitura não pode fazer nada! É uma ordem do Governo Federal. O agricultor só pode trabalhar com as áreas alteradas. E precisamos cumprir isto. Por isso, precisamos conscientizar a todos e trabalharmos nesta parceria para que o índice de desmatamento reduza significativamente”, explicou.

Segundo informou o prefeito, de dois em dois dias é registrado via satélite o índice de desmatamento, sendo que o resultado é repassado no dia 05 de cada mês. “Estamos aguardando o resultado desta análise do satélite, até dia 07 de junho, onde teremos a decisão se o IBAMA permanece ou não no Município. A decisão vai depender deste resultado. Se houver redução de desmatamento, a operação ‘Onda Verde’ encerra na região, caso contrário, ela continua”, informou.

Vale ressaltar que esse foi acordo firmado entre a Comissão e os IBAMA e MPF. O mapa com o demonstrativo da área desmatada deverá ser divulgado ainda esta semana, e, é aguardado por todos, pois o IBAMA vem inviabilizando todo o setor produtivo em Uruará e região com práticas repreensivas sem apresentar nenhuma ação regulatória das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog