Páginas

terça-feira, 7 de maio de 2013

IMPLANTADO EM URUARÁ O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

Por: Célio Birro
Fotos: Célio Birro

Implantado em Uruará pela Secretaria Municipal de Educação o Programa “Mais Educação”, executado com os parceiros disponíveis e voluntários proporcionando a melhoria da educação.
O “Mais Educação” é um Programa do Governo Federal que propõe a promoção da educação integral em escolas por todo o País, de maneira que as atividades sejam incorporadas nas práticas cotidianas dos professores com uma agenda de execução que se adapte com o funcionamento normal das escolas.
 
Segundo a secretária Municipal de Educação, Rosângela Pontes, o programa possibilita uma ação específica para jovens que ainda estão no Ensino Fundamental. “O objetivo é proporcionar a estes estudantes um espaço educativo para aprendizagens, convivência e assegurar sua permanência para a conclusão com qualidade do Ensino Fundamental. Os alunos assim ficarão mais tempo na escola, quem tiver aula pela manhã terá a atividade pela tarde ou vice e versa”, explica.
 
As escolas de Uruará comtempladas com o “Mais Educação” foram: Escola Tiradentes (km 201 Vila Monte Sinai); Escola Transamazônica (km 190 – Vila bela Vista); Escola José Bonifácio (km 140 – distrito de Alvorada); Escola José de Camargo (km 165 – sul); Escola Irmão Hilário (km 155 sul); Escola Os Migrantes (km 175- faixa); Escola Francisca Lima (Uruará) e Escola Ângelo Debiasi (Uruará).
 
A Secretária de Educação Rosângela Pontes; o chefe de Gabinete Leandro Oliveira e Maria Piloneto (coordenadora do Projeto em Uruará), visitaram as escolas contempladas. Em todas as localidades, a presença dos Pais de alunos, monitores, diretores das escolas, presidentes do conselho das escolas foi bastante expressiva.
 
Segundo o prefeito Everton Banha, esta parceria com o governo Federal é de fundamental importância para o Município. Segundo ele, para desenvolver as atividades, a escola beneficiada receberá um kit de material esportivo diversificado, um kit de material específico para a área escolhida e um kit de material didático-pedagógico, além de capacitação para os monitores e acompanhamento das ações.

Everton Banha disse que a participação do governo Federal é a disponibilização dos kits, uma bolsa financeira para os monitores tanto da zona urbana (R$ 60,00), quanto na zona rural (R$ 120,00) e parte do recurso da merenda escolar. Já o Governo Municipal disponibilizou professores coordenadores para as escolas contempladas para acompanhar os monitores e alunos; transporte na área rural e lanche para os participantes; além de construir espaços melhores adaptados, como já foi feito na Escola Francisca Lima e anexo.
 
Rosângela explicou ainda que cada turma terá de 25 a 30 alunos. “Em cada escola foram escolhidos monitores para desenvolver o ensino lúdico e em várias áreas. Os voluntários do “Mais Educação” foram escolhidos através de verificação da capacidade e conhecimento na área preferida, além do fato de serem moradores da localidade cursando faculdade, alunos do EJA, pessoas da comunidade com habilidades afins e alunos cursando o médio. A Secretaria de Educação está disponibilizando netbooks para as escolas que estiverem escolhidos um dos macro campos ligados a tecnologia da educação”, disse.

O programa oferta acompanhamento Pedagógico; Comunicação - Uso de Mídias e Cultura Digital e Tecnológica; Cultura, Artes e Educação Patrimonial; Educação Ambiental e Sociedade Sustentável; Esporte e Lazer; Educação em Direitos Humanos e Promoção da Saúde. 
   
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog