Páginas

segunda-feira, 20 de maio de 2013

IBAMA - AUDIÊNCIA EM BELÉM DISCUTIRÁ PRESENÇA DO ÓRGÃO EM URUARÁ

PREFEITO EVERTON BANHA E COMISSÃO, SE REÚNE EM BELÉM PARA DISCUTIR A PRESENÇA DO IBAMA EM URUARÁ
Por: Cirineu Santos
ASCOM/PMU

Uma comissão formada pelos prefeitos Everton Banha (Uruará); Leonir Hermes – Gauchão (Placas); Pablo Genuíno de Rurópolis; o presidente da Câmara de Uruará, Gedeon Moreira; o secretário Emerson Vitoria, (Meio Ambiente); os presidentes dos Sindicatos, Carlindo Silva (STTR) e Edson Ferreira (SINPRUR) e Ivalnê do Amaral, presidente da Cooperativa dos Produtores e Reflorestadores de Uruará – COOPERUR); reuniram em Santarém com o gerente regional do IBAMA, Antonio Hernandes Torres Junior, discutir e construir alternativas com que venha minimizar a ação do IBAMA no Município e região, pois o mesmo vem inviabilizando todo o setor produtivo com prática repreensiva e não tem nenhuma ação regulatória das atividades.

A reunião foi realizada na sede do Órgão Regional em Santarém nesta sexta-feira, 17 de maio. O gerente do Órgão explicou que está cumprindo a ordem por determinação da Presidência da República. “Em 2013 estamos com estas três frentes de trabalho a região: uma com sede em Uruará, outra em Anapu e outra em Novo Progresso; sendo que duas frentes de controle e fiscalização diretamente na regional de Santarém com período ininterrupto até o fim do ano”, disse Antonio Hernandes.

O prefeito Everton Banha, informou que hoje, dia 20, está em Belém reunido com representantes dos Municípios Verdes. Amanhã, dia 21, a Comissão terá uma audiência com o Ministério Público Federal e apresentará toda a situação que está acontecendo na região. “Vamos apresentar ao Ministério Público Federal um novo Termo de Ajuste de Conduta – TAC para dar novo prazo para a fiscalização”, disse o prefeito Banha.

Banha ainda solicitou aos agentes, que orientem os produtores, os agricultores. “Os que estiverem irregulares deverão se adequar às exigências e cumprir a lei; mas, solicitamos aos agentes do IBAMA, para que os mesmos orientem a população e levem em consideração que o agricultor depende de sua produção para sobreviver, como também os funcionários das serrarias precisam de seus empregos para sustentar suas famílias, independente da presença do IBAMA na cidade ou não”, disse.


O prefeito disse ainda, que o município está cuidando em passos acelerados, para que esta questão do IBAMA seja resolvida o mais breve possível, uma vez que a fiscalização intensiva que vem acontecendo, está inviabilizando todas as alternativas de desenvolvimento econômico do município e região. Vale considerar que o Estado e a União sempre estiveram ausentes com o produtor rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog