Páginas

segunda-feira, 6 de maio de 2013

FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

REALIZADA EM URUARÁ FORMAÇÃO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Por: Cirineu Santos
Fotos: Célio Birro
Realizada nos dias 06 e 07 de maio, no auditório da Prefeitura de Uruará, a formação de professores da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Ao todo são 56 professores, quatro supervisores que atua no Município.
 
Segundo a coordenadora da EJA, Josiane Oliveira, esta é a primeira formação realizada para a categoria no Município, com palestras sobre Motivação e Aprendizagem Significativa e o Perfil do Professor; e, oficinas sobre o “Método das Sete Semanas” e Pedagogia dos Projetos.
 
A EJA atende 1.126 alunos tanto na cidade quanto na zona rural. O prefeito Everton Banha, abriu este ano, 35 turmas no Município, sendo nove, na zona rural. Os alunos e professores recebem merenda escolar, transporte, materiais didáticos e pedagógicos. Atende alunos na faixa etária de 15 a 100 anos de idade de 1ª a 4ª Etapa, (equivalente ao Ensino Fundamental).
 
A palestrante da formação, Fátima Lima, doutora em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPa, enfatizou a importância da EJA no Município e o compromisso do Governo Municipal com a formação destes profissionais. “Mostra o compromisso da Gestão em resgatar a cidadania do jovem, adulto e idoso, que não tiveram a oportunidade de estudar na hora certa”, disse.
 
Segundo ela, a formação vem proporcionar aos supervisores e professores a repensar a participação do ensino da EJA na sala de aula com a finalidade de minimizar a evasão escolar e repetência. “Estimular os alunos. Muitas vezes eles se acham marginalizados por não ter tido acesso a cultura letrada”, explica.
 
Segundo o prefeito Everton Banha, com a implantação destas 35 turma no Município, muitos alunos tiveram a oportunidade de voltar a estudar. “Abrimos estas turmas, reestruturamos as salas de aula com iluminação. A prefeitura firmou parceria com a comunidade, nas escolas, cujo travessão não possuía energia elétrica. A comunidade entrou com o motor e a prefeitura com instalação, combustível, fiação e manutenção. Além de proporcionar todo material necessário para o funcionamento das turmas e capacitação dos professores”, informou o prefeito.
 
Banha disse ser motivo de alegria, para o governo Municipal estar capacitando estes profissionais. “Estamos empenhados para garantir uma educação de qualidade no Município”, concluiu.
 
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog