Páginas

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

EDUCAÇÃO

CEJAP ESTÁ ENTRE AS TRÊS MAIORES ESCOLAS EM NÚMERO DE ALUNOS
Por: Karen de Oliveira e Cirineu Santos
Fotos: Eliel Santos


O Centro de Educação de Jovens e Adultos Personalizado - CEJAP,  já está com as matrículas abertas. De acordo com Carlos Portela, diretor do Centro, o programa atende jovens e adultos que não completaram o ensino básico na idade apropriada, garantindo o direito à formação na especificidade de seu tempo humano. “Assegurando-lhes a permanência e a continuidade dos estudos ao longo da vida”, sintetiza.


Carlos Portela explica que o CEJAP atende todas as pessoas que tem vontade de estudar, e não tem a escola em sua comunidade, ou que seus horários não permitem estudar regulamente. Ressalta ainda que o projeto foi feito pela Secretaria de Educação - SEMED, com objetivo também de atender pessoas que moram na Zona Rural, que não tem escola de 5ª a 8ª série, com a idade acima dos 15 anos. “Todos podem fazer sua matricula e cursar uma vez por semana, gratuitamente”, informa.

O Centro Educacional, também atende as donas de casa que fazem suas atividades. Ele explica que funcionam os três períodos, facilitando o acesso a essa categoria. “É só uma vez por semana, e isso facilita para as pessoas poder aprender um pouco mais; e a noite em geral, para quem trabalha em horário alternado, que não tem horário fixo, ou tem dificuldade de sair do emprego, pois têm essas alternativas. Pois o ensino é dividido em duas etapas: 3ª e 4ª etapas. É como se fosse o EJA normal, são as mesmas disciplinas, e o aluno comparecendo às aulas nas datas marcadas, e em até 18 meses pode encerrar o curso”, explica.

O diretor disse ainda, que o governo estadual abandonou o projeto, mas graças à sensibilidade do governo Uruará da Gente, o projeto se manteve e está em pleno funcionamento até hoje. “O Governo do Estado nos abandonou, antes quando era a Unidade de Ensino Supletivo - UES havia uma parceria com o Município, mas o governo da Ana Júlia abandonou o projeto, e não tivemos mais nenhum apoio do Estado, desde então. O prefeito Eraldo Pimenta, sensibilizado com a situação e com a importância do projeto, reformulou o Centro e hoje estamos atendendo cerca de 600 alunos, tanto da zona rural, quanto, urbana, e isso nos leva a categoria de terceira maior escola do município de Uruará, em números de alunos, ficando atrás somente, do colégio Ângelo Debiasi e do Instituto Educacional Uruará”, disse.

Hoje o CEJAP não tem nenhum convênio com o Governo Estadual, ou Federal. “Inclusive o governo da Ana Júlia atrapalhou bastante, atrasando a documentação. Perdemos na época, um pouco a credibilidade, por que o aluno concluía o estudo e não conseguia receber o certificado. Foi quando a prefeitura interviu, assumiu o projeto, e hoje o CEJAP é sustentado 100% com recursos do Município. A SEMED colocou professores formados, com bastante experiência, para o melhor atendimento aos alunos. Cada um, com uma disciplina diferente. Nosso ensino é personalizado, e cada um é atendido de uma forma exclusiva", disse o diretor.

MAIORES INFORMAÇÕES RELACIONADOS A MATRÍCULAS

Com relação às matriculas, basta o aluno levar sua documentação pessoal, como: Certidão de Nascimento ou Casamento; RG; comprovante de residência e Transferência. “Esse é o material que é preciso para se matricular, tem que ter concluído até a 4ª serie, do 5º ano, comparecer no CEJAP, no terreno da Escola Melvin Jones, nos seguintes horários de 07h30 as 12h00, das 13h30 às 18h00, ou das 19h00 às 10h30. Pode passar na secretária e se matricular a qualquer momento”. Disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog