Páginas

terça-feira, 31 de março de 2015

POLÍTICA

DEM SERÁ EXTINTO

Ainda que alguns petebistas históricos neguem, e se mostrem contrários à fusão entre o DEM e o PTB, a exemplo do vereador Edvaldo Brito e do presidente da legenda na Bahia, Jonival Lucas, tudo indica que no âmbito nacional a junção dos dois partidos está bem adiantada. O martelo deve ser batido ainda na primeira quinzena de abril, conforme líderes do DEM e do PTB, no entanto, as negociações estariam esbarrando em alguns obstáculos, entre eles, a escolha de quem ficaria no comando da legenda e como seria montada a cúpula partidária. Caso ocorra a união, as legendas formarão o terceiro maior partido no Congresso Nacional. Atualmente, o PTB tem 26 deputados federais e o DEM 21 parlamentares.

O deputado federal Paulo Azi (DEM) reafirmou ontem que existe uma “possibilidade forte” das legendas se juntarem. Segundo ele, a chance de fusão é de 70%, embora ainda não seja algo definitivo. Ainda nao é algo definitivo, mas a probabilidade é forte. Existem aqueles que defendem e os que são contra, mas estamos em um amplo processo de debate. Entendemos que com a fusão, nos tornaríamos o terceiro ou quarto maior partido”, disse.

Ainda conforme o demista, o partido unificado teria uma postura de independência, e, obviamente, seguindo a tendência do DEM, de forte oposição ao governo petista na Bahia e no Brasil. “Claramente, um partido independente e de oposição ao PT. O governo do PT levou a economia brasileira à beira do precipício, e isso atinge todos os setores. Eles agora querem desfazer acordos do passado é transferir a conta do ajuste para a sociedade. Não se vê nenhuma ação do governo e por isso se instalou essa insatisfação popular com Dilma”, afirmou.

A confirmação de que o diálogo favorável à fusão anda de vento em popa já havia sido anunciada em conversas do deputado federal Benito Gama, ex-presidente nacional do PTB, e do prefeito ACM Neto. O presidente da legenda na Bahia, Jonival Lucas, por sua vez, havia reiterado à Tribuna na semana passada, que não tem participado das articulações e demonstrou discordar sobre o possível rumo da legenda.

O que se tem por certo entre os prós e os contras é a extinção do Partido DEM, pos se não vingar a fusão DEM/PTB a sigla deverá fundir com o PSC,SD,PP ou até ou PMDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog