Páginas

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

SAIRÉ 2013

SAIRÉ 2013 É ABERTO OFICIALMENTE EM SANTARÉM

O ritual do levantamento dos mastros realizado na manhã desta quinta-feira, 19, na vila balneária de Alter do Chão, marcou a abertura oficial do Sairé 2013. O celebrante no Barracão da Santíssima Trindade foi o pároco da Vila de Alter do Chão, padre José Cortes. Ele chamou a atenção na homilia quanto ao significado religioso do Sairé. O religioso pediu a todos que façam um Sairé de paz e harmonia.

O misticismo amazônida dos nativos na Vila Balneária de Alter do chão ficou mais aflorado, onde o Sairé começou e trouxe para este ano o tema, “Sairé: Tradição e Encantos, no coração da Amazônia”.

VEJA MAIS CLICANDO EM:


Na realização a Comissão Organizadora e Coordenadora do Festival do Sairé, no apoio, do Governo do Pará, Prefeitura Municipal de Santarém (PMS), Secretarias Municipais e parceiros. E na distância de 37 quilômetros da área urbana de Santarém/PA, a localização deste balneário que seduz os visitantes de todo o Brasil e de outras partes do mundo. O grande prenúncio dessa grande festa, do misto religioso e folclórico foram anunciados com a alvorada pelas ruas da vila, às 5 horas, de hoje, 19.

Segundo, o presidente da Comissão Organizadora e Coordenadora do Festival do Sairé, Marlison Soares, “o ritual religioso continua a ser bastante valorizado pela comunidade local e por visitantes, com ênfase nos pesquisadores”.

O translado dos mastros, na Praia Gurita para a Praça do Sairé, seguido da abertura oficial da festa, sempre levou a emoção aos comunitários e visitantes. É impossível deixar de sentir os fluídos positivos desse ritual que completa 354 anos, conforme dados históricos.

O secretário municipal de cultura, Nato Aguiar confirmou o apoio do governo estadual, municipal e de mais parceiros para o grande êxito dessa festa de grande cunho cultural e destaca a valorição dos artistas locais nesse evento. “Dos 27 show’s artísticos a serem apresentados nos cinco dias de festa, 25 são locais, incluindo as apresentações dos botos Cor de Rosa e Tucuxi”.

As duas entidades folclóricas, a Associação Folclórica Boto Cor de Rosa e o Grupo Sociocultural Boto Tucuxi vão defender respectivamente, os temas, “Sairé: cultura ancestral” e “A Festa”. Serão avaliadas pelos jurados, as apresentações de 15 itens: Alegoria, Apresentador, Boto Animal, Boto Homem, Cabocla Borari, Cantador, Carimbó, Curandeiro, Galera, Letra/Música, Rainha do Sairé, Rainha do Artesanato, Rainha do Lago Verde, Organização do Conjunto Folclórico e Torcida. A primeira entidade levará 680 brincantes e a segunda vai levar para o Lago dos Botos, 700 brincantes. A disputa dos Botos foi introduzido no Sairé com o caráter competitivo, em 1999.

RG 15/O Impacto
Postado por Estado do Tapajós
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog