Páginas

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

CURSOS DE CAPACITAÇÃO

NORTE ENERGIA E SEBRAE INCENTIVAM A FORMALIZAÇÃO DE NEGÓCIOS NA REGIÃO DO XINGU

O ano de 2013 foi de transformação para mais de 800 produtores rurais, autônomos e empreendedores de Altamira, Brasil Novo e Vitória do Xingu, no Sudoeste do Pará. O Programa de Recomposição das Atividades Produtivas, realizado pela Norte Energia em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio a Pequenas e Médias Empresas (Sebrae), capacitou jovens e adultos por meio de cursos profissionalizantes e incentivo a novos negócios. As ações do programa estão previstas no Projeto Básico Ambiental (PBA) da Usina Hidrelétrica Belo Monte.

Os cursos oferecem capacitação em várias áreas e preparam os moradores da região para o mercado de trabalho. O conteúdo oferece, ainda, noções de competitividade para quem pretende aperfeiçoar as atividades produtivas. Um dos exemplos está no curso de empreendedorismo náutico, voltado para fabricação, reparo e manutenção de embarcações. O curso de guia monitor de atrativo turístico é outra novidade que tende a abrir dezenas de empregos na região da Transamazônica e do Xingu. 

A parceria com o Sebrae tem incentivado a educação profissionalizante nas cidades do entorno da usina hidrelétrica Belo Monte por meio de uma nova visão de mercado. Jovens, autônomos, profissionais e empresários têm a chance de aprender novas técnicas e melhorar o desempenho de suas atividades. Os cursos são gratuitos e atraem cada vez mais interessados, a exemplo das oficinas de empreendedorismo e microempresário individual para comerciantes e autônomos das áreas dos igarapés Ambé, Altamira e Panelas. Só nestas áreas, 253 participantes já demonstraram interesse pelo projeto.  

Os programas de capacitação executados pela Norte Energia têm, ainda, orientado quanto à legalização de quem exerce atividade comercial na área da informalidade. Orientações sobre microcrédito, formação de cooperativas, legislação tributária e gerenciamento comercial são repassados para os interessados em explorar as potencialidades naturais e econômicas da região que recebe a maior obra de engenharia do Brasil, na atualidade.

O próximo passo do Programa de Recomposição das Atividades Produtivas é a capacitação para os produtores rurais que comercializam seus produtos na zona urbana de Altamira. Serão dez oficinas sobre empreendedorismo rural que já atuam no setor de hortigranjeiro ou interessados no assunto. Ofertado em parceria com o SEBRAE, o curso está ligado ao Projeto de Fomento à Produção - pilar essencial à economia da região. 
 
Por: Karina Pinto
Assessoria de Imprensa
Norte Energia S.A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog