Páginas

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

WEBCIDADANIA XINGU

URUARÁ PARTICIPA DO CONCURSO WEBCIDADANIA XINGU

Nesta sexta-feira (18), a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo – SELCTUR, estará na Praça Municipal a partir das 19:30h, apresentando à população de Uruará, o projeto Webcidadania Xingu.

Webcidadania Xingu é um concurso de ideias para melhorar a vida das pessoas que vivem na região. Qualquer pessoa ou organização pode sugerir propostas, soluções e ideias para o local onde vive, assim como comentar e votar em propostas de outras pessoas.

O objetivo do "Concurso WebcidadaniaXingu" é fortalecer a participação da sociedade civil na construção do desenvolvimento sustentável da região. Em outras palavras, que as pessoas digam seus sonhos e prioridades e que os investimentos na região levem isso em consideração. Qualquer pessoa ou organização pode sugerir propostas, soluções e ideias para o local onde vive, assim como comentar e votar em propostas de outras pessoas.

As propostas mais votadas serão as vencedoras do Concurso e serão entregues ao Comitê Gestor do PDRS Xingu. Para o evento de premiação, serão também convidados os prefeitos e vereadores da região, o governo federal e, em especial, a Secretaria-Geral da Presidência da República.

O "Concurso WebcidadaniaXingu" acontece nos municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Gurupá, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu. Estas 11 cidades foram agrupadas em quatro polos: Altamira, Uruará, Pacajá e Porto de Moz.

Como funciona o Concurso?

O Concurso Webcidadania Xingu terá cinco fases:

Inspiração: Os participantes trazem bons exemplos que estão acontecendo em outras partes ou reflexões sobre questões que poderiam inspirar soluções na região do Xingu.

Propostas: Esse é o momento em que cada participante cria uma ou muitas propostas e recebe contribuições de outras pessoas, podendo melhorar sua ideia.

Aplauso: Depois que todas as ideias estiverem criadas e as sugestões dos participantes forem incorporadas, é hora de votarmos nas que mais gostamos.

União: Nessa fase, as propostas que forem parecidas ou tiverem muita relação entre si podem se juntar, somando forças e ganhando mais pontos para a avaliação final.

Anúncio: Após um trabalho dedicado e cuidadoso, as ideias vencedoras vão ser anunciadas e os ganhadores serão convidados para o evento de premiação.

Quem vence o Concurso?

As propostas que tiverem no site do Concurso mais pessoas apoiando, debatendo e preocupadas em tirá-las do papel, nas seguintes categorias:

Propostas formuladas por cidadãos (serão premiadas 11 propostas mais relevantes, sendo uma para cada um dos 11 municípios participantes); Propostas formuladas por prefeitos, vereadores ou deputados (as 3 mais relevantes serão as vencedoras); Propostas mais relevantes da sociedade (Movimentos sociais, ONGs etc) (as 2 mais relevantes serão as vencedoras); Propostas formuladas por jovens até 29 anos e que se destinam a esse público (as 3 mais relevantes serão as vencedoras); Propostas formuladas por sindicatos (as 2 mais relevantes serão as vencedoras).

Ao todo, entre todas as categorias, serão 21 propostas vencedoras.

E o que acontece com as propostas vencedoras?

As ideias vencedoras ganharão visibilidade nas redes sociais, serão registradas e entregues ao Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) do Xingu e disponibilizadas para o governo estadual e municipais. Assim, estas propostas irão contribuir e orientar as políticas públicas para a região.

Além disso, os dados e informações do concurso estarão disponíveis em formatos abertos para que qualquer organização ou cidadão possa utilizá-los em duas estratégias de fortalecimento do tecido social e desenvolvimento sustentável da região.

Quem propõe:

O Concurso Webcidadania Xingu é promovido dentro do eixo “Inclusão Social e Cidadania” do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) do Xingu, criado em 2010 pelo Governo Federal, com o objetivo de promover políticas públicas que resultem na melhoria da qualidade de vida da população que habita a área de abrangência da bacia do rio Xingu.

Maiores informações sobre o projeto é só acessar:http://www.webcidadania.org.br/ link: CIDADE DEMOCRÁTICA: http://www.cidadedemocratica.org.br/competitions/4-qual-seu-sonho-para-o-xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog