Páginas

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

POLÍCIA

FURTOS COM ARROMBAMENTOS EM IMÓVEIS SÃO DESVENDADOS EM RURÓPOLIS
Fonte Walrimar Santos - Polícia Civil
imagens da internet

Policiais civis desvendaram uma série de furtos com arrombamentos regitrados na Delegacia de Polícia Civil em Rurópolis, sudoeste do Pará, após investigações coordenadas e executadas pelo delegado Ariosnaldo da Silva Vital Filho, juntamente com o Conselho Tutelar e o corpo administrativo da própria Delegacia. Foram recuperados na unidade policial vários objetos furtados, como câmeras digitais fotográficas, pendrive, telefones celulares, rádios relógios, entre outros. 

Tudo foi encontrado com um adolescente de 17 anos apontado como responsável pelos furtos. Os objetos estão depositados na unidade policial até posterior deliberação da Justiça. De acordo com o delegado, diversos boletins de furtos com arrombamentos em lojas comerciais no centro da cidade e em residências foram registrados, nos últimos dias, na Delegacia de Rurópolis, o que fez chamar a atenção dos policiais. Dentre os registros, em um dos casos foi relatado que, na madrugada do último dia 11, vários produtos foram furtados na loja "Bem Bolado", localizada na Avenida Brasil, bairro Centro.
Do local, foram saqueados objetos de valor, como telefones celulares, câmeras digitais, aparelhos eletrônicos, pendrives, mochilas e até a peruca de cabelos pretos e longos sintéticos do manequim da loja. "Isso foi o que chamou a atenção da Polícia, uma vez que não é comum a prática de furto incidindo sobre tal objeto", afirmou o delegado. Após analisar e estudar o modo de atuação do arrombador ou arrombadores para entrar no imóvel, o delegado concluiu que deveria dar foco na investigação sobre a peruca sintética, já que o infrator iria se desfazer do objeto ou presentear alguém. Assim, os policiais civis locais passaram a divulgar o arrombamento da loja e informar sobre o furto da peruca a moradores da cidade na expectativa de que alguém denunciasse anonimamente para a Delegacia o paradeiro do objeto ou algum suspeito.

VEJA MAIS INFORMAÇÕES CLICANDO EM...

Foi então que uma pessoa ligou anonimamente para a Delegacia, no dia 12, denunciando que o adolescente, que mora no bairro da Lagoa, e o irmão dele foram vistos durante um evento circense ocorrido na cidade fazendo a distribuição de pulseras coloridas usando a peruca sintética. "Imediatamente, ligamos os fatos aos objetos furtados, inclusive associando o 'modus operandi' do criminoso ao adolescente, que já possui inúmeras passagens registradas na delegacia por crimes de furtos com arrombamentos. Com base nisto, imediatamente, acompanhados do representante do Conselho Tutelar, Joaquim Cruz, com o agente administrativo Wesley Fernando de Barros, fomos até a residência do infrator à procura dos responsáveis do adolescente", explicou.

No local, os agentes foram recebidos pelo acusado e pelo irmão dele. Os dois, na ocasião, alegaram que nada sabiam sobre o furto na loja e permitiram a entrada da equipe policial na residência para uma averiguação. Os policiais encontraram alguns telefones celulares e aparelhos eletrônicos e constataram que todos estavam registrados em boletins de ocorrência de furtos em residências em dias anteriores.

Questionado pelos policiais, o adolescente acabou por assumir a autoria dos furtos. Com isso, ele foi levado até a delegacia para prestar esclarecimentos. As informações prestadas por ele foram relatadas em auto de investigação, procedimento policial cabível de acordo com Estatuto da Criança e do Adolescente. "Ele se contradisse por várias vezes, assim, notando-se que estava mentindo e escondendo outros furtos. Foi então que ele foi levado novamente até a residência para novas buscas. Então, os objetos furtados da loja e de residências arrombadas foram encontrados em vários sacos plásticos que estavam enterrados às proximidades da lagoa existente no bairro. Após isto, não restou mais brecha para qualquer negativa de autoria, pois até a peruca de cabelos pretos lisos do manequim da loja foi encontrada em poder de outras pessoas", apurou. Os policiais apuraram ainda que o rapaz teria presenteado essas pessoas e, assim, não houve mais dúvida qualquer sobre a autoria e materialidade do crime.

Os policiais ainda ouviram os depoimentos de uma série de pessoas no decorrer do dia a fim de apurar o grau de participação das mesmas no crime de furto e se houve receptação dos produtos furtados por parte delas. O delegado e o escrivão Ronivaldo Colares efetuaram a lavratura do auto de apresentação e apreensão dos objetos. O procedimento policial deve ser concluído no prazo de até 30 dias. Por ser o adolescente reincidente em crimes contra o patrimônio, o delegado já protocolou à Justiça local pedido de busca e apreensão dele para fins de internação na Fundação Casa em Santarém.

A Polícia Civil está no aguardo da manifestação judicial nos próximos dias. "Somente foi possível a recuperação de tais objetos em razão do esforço comum estabelecido entre a população em denunciar atitudes suspeitas e criminosas somadas à perfeita integração entre a Polícia Civil e o Conselho Tutelar na realização deste trabalho investigativo e repressivo a infrações penais cometidas por adolescentes no município de Rurópolis", enfatizou o delegado. Fonte Walrimar Santos - Polícia Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog