ERALDO PIMENTA SE REÚNE COM CÚPULA DE
CONSTRUTORES DOS PORTOS DE MIRITITUBA
Porto
de Miritituba, em Itaituba, no rio Tapajós, é estratégico para receber a
produção de grãos do Centro Oeste. Sua construção vai salvar exportações do
Brasil.
Futuro porto de Miritituba |
O pequeno distrito de Miritituba, em
Itaituba, Oeste do Pará, saiu da pacata situação de anonimato para tornar-se
alvo da atenção dos principais investidores nacionais e internacionais. O local
deve se transformar num dos maiores portos de escoamento de grãos do país.
Nesta quarta-feira, 09, o deputado Estadual
do Pará Eraldo Pimenta (PMDB), se reuniu com a cúpula dos construtores dos
portos em Miritituba, para discutir a retomada das obras de pavimentação e revestimento
da rodovia e construção do Porto.
Entre as construtoras estavam Louis Dreyfus;
Commodities; Carlos Chies, Diretor da empresa Hidrovias do Brasil; Ricardo
Cerqueira, Presidente da ATAP (Associação dos Terminais Portuários e Estações
de Transbordo de Cargas da Hidrovia Tapajós).
Apesar de ser uma obra em Miritituba irá
abranger toda a Transamazônica e BR 163, gerando mais de Cinco Mil empregos. “Quando
somado à barragem hidrelétrica de São Luiz, será cerca de 15.000 empregos
diretos e indiretos. Cobrei a contrapartida social para a região. Será Um
bilhão de investimento só nos portos que já estão sendo construídos”, disse o
deputado Eraldo Pimenta.
MIRITITUBA: Porto no rio
tapajós é estratégico para receber a produção de grãos do Centro Oeste,
transportar em barcaças até o porto de Santarém, de onde a carga segue em
grandes navios.
Sua localização estratégica, às margens do
rio Tapajós, a 300 quilômetros ao sul de Santarém e com acesso curto e rápido
para a BR-163 (Santarém / Cuiabá), pode ser – literalmente – a “salvação da
lavoura”, garantindo o rápido escoamento da safra nacional.
Ironicamente, o fato responsável pela
ascensão de Miritituba foi a crise portuária que afetou, principalmente, os
produtores de soja do Mato Grosso.
Por tudo isso, a melhoria de acesso ao
Porto de Miritituba tomou conta dos noticiários e está mudando a rotina do
pequeno distrito. Empresas gigantes da área de importação e exportação de
produtos, como as americanas Bunge e Cargill, já estão preparando a construção
de terminais de carga na pequena Miritituba. Empresas especializadas em
operações logísticas em importações e exportações de produtos como Hidrovias do
Brasil, Cianport, Unirios e Terfron também já adquiriram terrenos para a
construção de suas instalações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário