Páginas

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

PORTO DE MOZ

PARABÉNS PORTO DE MOZ 123 ANOS - PORTO DE MOZ, PA - VAMOS CONHECER O XINGU?

Porto de Moz é um município do Estado do Pará, no Norte do Brasil, com uma população de, aproximadamente, vinte e oito mil habitantes. De origem indígena era chamada Porto de Moz pelos índios Muturús. No ano de 1635 os jesuítas fundaram a Vila do Porto de Mós e a aldeia indígena ficou conhecida como o bairro de Maturu.

As origens da sede do atual Município encontram-se no Aldeamento de Muturu, fundado pelos Capuchos de São José, possivelmente em 1639. Com o desenvolvimento do aldeamento, advieram as grandes explorações na parte baixa do Xingú. Na parte cultural do município destaca-se a Festa de São Brás, com a realização de círios terrestre e fluvial, as quadrilhas juninas, os Bois Bumbás e os Cordões de Pássaros.

Em sua culinária destacam-se os pratos típicos da região, como o Tucunaré na brasa com açai, acari na brasa, cascudo no leite de castanha-do-pará, entre outros. No artesanato, o destaque fica com a fabricação de bolsas e chapéus a partir do aproveitamento do couro.A Igreja Matriz, construída pelos Capuchos de São José, no Século XVIII é uma de suas atrações turísticas e a Praça em frente a igreja  é um local privilegiado onde pode-se assistir um magnífico por-do-sol a beira do Rio Xingú.

Outras atrações turísticas são a Praia da Chácara, a dois quilômetros da cidade, com suas areias finas e águas límpidas, que proporcionam um delicioso banho no Xingú, sendo ainda o local onde se realizam os festivais de verão.

Tem ainda a Praia de Tauerã distante, três quilômetros e meio do município, que é uma área arqueológica, com sitios contendo material de referência científica, além da Praia de Maruá, a quinze quilômetros da sede do Município. Esta é uma praia magnífica, com vasta arborização e várias espécies de peixes que, com suas águas quentes permite o banho o ano inteiro.

E, a quarenta quilômetros da cidade, encontra-se complexo de Cuparí, local de flora e fauna de grande beleza, um complexo de pequenos lagos onde é feita a pesca esportiva. Os acidentes geográficos ecologicamente mais importantes da região são os Rios Xingú e Amazonas, seguidos do Acaraí, Jarauçú e Pacanã do Aquiqui, as cachoeiras de Itapaiúna, Juruacá e Itamaracá e a Serra do Tapará.Com todos esses atrativos, como deixar de visitar Porto de Moz? Vamos conhecer?

O aniversário está sendo comemorado nesta semana.

(Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Porto de Moz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog