Páginas

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

ESPORTE - JIU JITSU

COPA FLÁVIO NAVALHADA DE JIU JITSU É REALIZADA EM SANTARÉM

Por: Cirineu Santos
Com Informações e fotos de Adriany Storch

Realizado neste dia 03/11/2013 no município de Santarém a Copa Flavio Navalhada de Jiu Jitsu, com a presença do Presidente da Federação Paraense de Jiu Jitsu Esportivo (FPJJE), Elton Costa Ataíde, do delegado da Região Oeste do Pará da (FPJJE) Flavio Navalhada e dos árbitros Marcus Norat, Orlando Machado e Eduardo Silva.

Participaram da competição, atletas de vários municípios do Estado, disputando nas categorias feminino e masculino e em todas as faixas (de branca a preta). Iniciando com a categoria infanto juvenil até a categoria adulto máster.

O município de Uruará foi representado por 13 competidores da equipe Norfigth Uruará, conseguindo 11 medalhas. A equipe também ganhou o troféu de 3º lugar de melhor academia por pontuação.

Conquistaram Ouro, os atletas: Amarildo Queiroz, Kaleb Maia, Kleber Navarro, Rodrigo Silva, Genildo Lima e Natan Marinho. Já os atletas Clinton Agnys, Wandy Bohry, Johny Storch, Wagner Sousa e Mateus Batinga, conquistaram a medalha de Prata e o atleta Osvaldo Peters a medalha de Bronze.

O professor Amarildo Queiroz disse que ficou bastante satisfeito com o resultado alcançado na Copa e agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal de Uruará, aos atletas. “Agradeço em nome da equipe Norfigth Uruará, aos patrocinadores particulares de cada atleta, e ao Governo Uruará Pode Mais que não mediu esforços para nos apoiar nesse evento, que para nós foi de suma importância. Nosso muito obrigado a todos pelo apoio”, disse.

Em Uruará

Em Uruará o Jiu Jitsu é praticado desde 2007, tendo como primeiro professor, o mestre Diego Martinelle. A partir daí o interesse pelo esporte começou a aumentar, e, hoje esse esporte é praticado na academia de Karatê Taysan, do professor Nilson Santos.

Hoje a Equipe Norfigth de Jiu Jitsu, é conduzida pelo Mestre Macrus Norat, o Professor Vegeta Godinho e o instrutor Amarildo Queiroz.  Os dias de treinos para as crianças acontecem às terças e quintas feiras, das 18h45min as 20h00min e, aos sábados das 17h00min às 18h30min. Para os adultos, os treinos são às terças e quintas feiras, das 20h00min às 22h30min, e, aos sábados das 18h30min as 20h00min.

“Durante algum tempo essa equipe vem treinando sem parar, e em quase todas as competições possíveis, nossa equipe marca presença competindo da melhor forma possível. Quando você decide praticar esse esporte e segue em frente sua vida muda de uma forma radical pois é através desse esporte que se aprende disciplina e auto controle”, disse uma das atletas.

O professor Amarildo disse que a equipe Norfight Uruará, é uma família que acolhe cada dia mais, pessoas interessadas em aprender Jiu Jitsu. “Assim como em uma família, todos os integrantes dessa equipe estão sempre dispostos a ajudarem uns aos outros, os graduados sempre mostram interesse de estar passando para os novos alunos, as técnicas que já aprenderam, isso torna essa equipe ainda mais unida e disposta a incentivar os iniciantes a competirem”, comentou.

Um pouco mais sobre o Jiu Jitsu

Segundo alguns historiadores o Jiu-jitsu ou "arte suave", nasceu na Índia e era praticado por monges budistas. Preocupados com a autodefesa, os monges desenvolveram uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio, do sistema de articulação do corpo e das alavancas, evitando o uso da força e de armas.

Com a expansão do budismo o jiu-jitsu percorreu o sudeste asiático, a China e, finalmente, chegou ao Japão, onde desenvolveu-se e popularizou-se. A partir do final do século XIX, alguns mestres de jiu-jitsu migraram do Japão para outros continentes, vivendo do ensino da arte marcial e das lutas que realizavam.

Esai Maeda Koma, conhecido como Conde Koma, foi um deles. Depois de viajar com sua trupe lutando em vários países da Europa e das Américas, chegou ao Brasil em 1915 e se fixou em Belém do Pará, no ano seguinte, onde conheceu Gastão Gracie. Pai de oito filhos, cinco homens e três mulheres, Gastão tornou-se um entusiasta do jiu-jitsu e levou o mais velho, Carlos, para aprender a luta com o japonês.

Franzino por natureza, aos 15 anos, Carlos Gracie encontrou no jiu-jitsu um meio de realização pessoal. Aos 19, se transferiu para o Rio de Janeiro com a família e adotou a profissão de lutador e professor dessa arte marcial. Viajou para Belo Horizonte e depois para São Paulo, ministrando aulas e vencendo adversários bem mais fortes fisicamente. Em 1925, voltou ao Rio e abriu a primeira Academia Gracie de Jiu-Jitsu. Convidou seus irmãos Oswaldo e Gastão para assessorá-lo e assumiu a criação dos menores George, com 14 anos, e Hélio,com 12.

Desde então, Carlos passou a transmitir seus conhecimentos aos irmãos, adequando e aperfeiçoando a técnica à compleição física franzina característica de sua família.

 



Um comentário:

  1. Depois de uma conquista, sempre é bom agradecer quem nos ajudou,a prefeitura de Uruará, empresarios da regiao, todos que de alguma forma deu uma força para esses atletas brilhantes e vencedores, essa nao é e nem vai ser a ultima competicao desses lutadores, ja teve o Norte-Brasileiro em Belem e eles fizeram bonito, agora teve em santarem, e trouxeram o terceiro lugar geral, fim do mes tem em Altamira e eles vao de novo se Deus quiser e vao medalhar novamente, esses atletas nao sao apenas parceiros de treinos, sao mais do que isso, sao uma familia, e como toda familia, precisam de transporte, alimentaçao saudavel e kimonos, e tudo isso gera gastos, e sao nessas horas que os patrocinadores entram com qualquer tipo de ajuda, queria dizer que o Jiu-Jitsu e o esporte que mais ta crescendo no mundo, crianças,adultos e idosos tbm praticam, a cidade de Uruará esta mt bem representado, tem um excelente professor e que esta mt bem acessorado, o prof Amarildo Queiroz,a equipe de jiu-jitsu da cidade de Uruará, Norfight-Uruará, localizada na Academia Taysan, ficou em terceiro lugar geral na copa navalhada da cidade de Santarem, o qual é o maior campeonato da regiao do Oeste do Pará,entao vamos ajudar esses pequenos e grandes lutadores,pois quando eles vencem, nao é so o nome da academia que brilha, e sim, o nome da cidade , Cidade de Uruará-PA, agora referencia no jiu-jitsu no oeste do Pará, oss

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog