Páginas

terça-feira, 12 de março de 2013

URUARÁ PODE MAIS CONTRA A DENGUE

COMBATE A DENGUE - EQUIPE DO SETOR DE ENDEMIAS JÁ ESTÁ FAZENDO O TRABALHO DE BORRIFAÇÃO NOS BAIRROS DE URUARÁ

Por: Cirineu Santos
Fotos: Eliel Santos
ASCOM/PMU

A Equipe de borrifação com o carro Fumacê estará todos os dias da semana, passando nos bairros em dois horários: das 07:30 às 09:30 (pela manhã); e da 16:30 às 18:30 horas (pela tarde). Durante a borrifação, um carro som estará avisando os moradores.

Equipe da Saúde e da 10ª Regional e o vereador Silvestre
Ao assumir a prefeitura Municipal de Uruará em janeiro deste ano (2013), o prefeito Everton Vitoria Moreira, o Banha, reuniu com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, e definiu como uma das prioridades, o combate ao Mosquito da Dengue. Na ocasião, foram realizadas palestras educativas, mutirão com os agentes de endemias e os Agentes Comunitários de Saúde, visitas domiciliares, orientação e distribuição de panfletos informativos com relação à prevenção da Dengue.

Prefeito Everton, Secretária de Saúde e Chefe de Endemias
montando a estratégia de borrifação para os bairros
O prefeito Banha, juntamente com a equipe da Secretaria de Saúde, solicitou um apoio logístico da 10ª Regional em Altamira, no sentido de que viesse à Uruará o carro fumacê. Na manhã desta terça-feira (12/03), o pedido foi atendido, chegando ao Município, à equipe da Regional. “Fizemos este pedido emergencial, e na manhã de hoje já começamos fazer o trabalho de burrifação nos bairros. O carro fumacê estará por tempo indeterminado no Município. Nosso objetivo é combater o mosquito da dengue”, explicou o prefeito.

A borrifação começou pelo bairro do Aeroporto 
A equipe da 10ª regional orientou os agentes do setor de endemias. De acordo com Renildo Castelo, responsável pelo setor de Borrifação da 10ª Regional, serão seis borrifações diárias, sendo três pela manhã e três pela tarde. “Gostaríamos de pedir à população que ajude a equipe no momento em que estivermos realizando o trabalho. Abrindo suas casas, nos recebendo em seus quintais, para que o trabalho seja completo”, solicitou Renildo.

Motor de borrifação
Manoel Ramufo, um dos responsáveis pelo Setor de Endemias da 10ª regional em Altamira, disse que a equipe passará entre 07:30 às 09:30 horas, pela manhã; e, entre 16:30 às 18:30 horas na parte da tarde. “Nos locais onde o fumacê não puder atingir, teremos uma equipe de borrifadores costais. Solicitamos ainda, que cada morador, guarde seus mantimentos, seus alimentos, e os recipientes com água. Lembrando que o inseticida não tem nenhum risco nocivo à população”, explicou o profissional.

Todos os bairros serão atendidos
O prefeito Everton Vitoria Moreira, o Banha, solicitou colaboração da população no combate ao mosquito. “Sei que a população está empenhada nesta missão, por isso agradeço o apoio de todos e solicito que nos ajude a combater o Mosquito. A borrifação será em todos os bairros. Um serviço completo e, repito, por tempo indeterminado. O governo Uruará Pode Mais e a equipe da 10ª Regional agradecem a colaboração de todos. Sei que Uruará Pode Mais contra a Dengue”, ressaltou.

População recebe a equipe de endemias
Durante a primeira borrifação realizada no bairro do Aeroporto, os trabalhos foram acompanhados pela secretária Municipal de Saúde, Adriana Marques; o chefe do setor de Endemias, Patinha; o chefe da Divisão Técnica da Saúde, Edinaldo Nepomuceno; o vereador Silvestre Pinheiro da Silva; os agentes de endemias de Uruará; e, Oton Lima Reis, Manoel Ramufo, Renildo Castelo e Adélio Silva  da 10ª Regional Altamira.

Equipe de endemias no gabinete do prefeito
 traçando o plano de trabalho de borrifação
“O governo municipal está empenhado. Não mediremos esforços em combate a Dengue. Será um trabalho intensificado para prevenção e combate, até eliminar o mosquito. Por isso, solicitamos a colaboração da população no sentido de ajudar e divulgar esta ação”, concluiu o prefeito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog