Páginas

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

REPÓRTERES SEM FRONTEIRAS - RSF

MÍDIA BRASILEIRA: QUE VERGONHA PERANTE O MUNDO CIVILIZADO!

Os assassinatos de jornalistas não são os únicos ataques à liberdade de informação. O Brasil apresenta um nível de concentração midiática que contrasta fortemente com o potencial de seu território e a extrema diversidade de sua sociedade civil

A organização sediada em Paris, Repórteres Sem Fronteiras (RSF), lança nesta quinta (24) um relatório inédito de 28 páginas contendo informações sobre a liberdade de imprensa no Brasil. O levantamento foi realizado em três etapas – Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília - no mês de novembro pelo diretor responsável da entidade pelas Américas, Benoit Hervieu.

Intitulado “O país dos trinta Berlusconi: os desequilíbrios mediáticos do gigante sul-americano” o relatório enfoca a questão da violência no país anfitrião da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016, a concentração dos meios de comunicação na mão de grandes famílias e as censuras recentes a blogs. Leia também:- “Um dia nos acusam de ajudar a CIA, no outro de ajudar terroristas”, diz diretor da RSF.

“O país conta com uma profusão de meios de comunicação regionais, fragilizados devido à sua extrema dependência para com os centros de poder dos distintos estados. Quer a imprensa escrita quer a mídia audiovisual se mantêm sob a tutela financeira das instituições ou organismos públicos”, ressalta Hervieu sobre a concentração de veículos na mão de grandes grupos familiares.

Outra observação de Hervieu está relacionada à morte de jornalistas no país. “O ano de 2012 deixou a profissão de luto, com cinco jornalistas e blogueiros assassinados, colocando o Brasil no quinto lugar dos países mais mortíferos”. Outro obstáculo à liberdade de informação destacado pelo relatório é a censura contra O Estado de São Paulo e a jornalistas independentes na web.

O relatório também fala sobre “a mordaça judicial” que cada vez mais afeta a web e a blogosfera nacional. “Ainda no plano legislativo, a questão de uma nova lei de imprensa mobiliza tanto como divide, desde a revogação da lei de 9 de fevereiro de 1967, herdada do regime militar, que castigava com a cadeia os jornalistas recalcitrantes e impunha aos conteúdos editados ou difundidos um controle prévio”.

Em sua conclusão, o relatório da entidade define o Brasil entre as cinco nações mais mortíferas para jornalistas no mundo. “Mas os assassinatos não são os únicos ataques à liberdade de informação. O Brasil apresenta um nível de concentração mediática que contrasta fortemente com o potencial de seu território e a extrema diversidade de sua sociedade civil”, destaca Hervieu.

Jornalistas mortos no Brasil segundo relatório da RSF:
2012 : 5
2011 : 3
2010 : 1

Posição do Brasil na classificação mundial da “Liberdade de Imprensa 2011/2012”
99° em 179 países.

Do Blog: Manuel Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog