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domingo, 20 de maio de 2012

SAÚDE

CONSULTAS NO HOSPITAL MUNICIPAL DE URUARÁ PASSARÃO A SER AGENDADAS
Por Joabe Reis

Secretária de Saúde, Suraia Patrícia
A secretária municipal de Saúde do município de Uruará, Suraia Patrícia, disse no jornal O Regional, que desde o início do mês o atendimento no hospital municipal passou a ser agendado e não mais como na maneira antiga, através de distribuição de senha. “A gente vem acompanhando o avanço do Sistema Único de Saúde – SUS, em outros municípios, na capital e, em outros estados e a gente percebe que o sistema vem avançando e mudando a maneira de trabalhar. Aqui em Uruará já vinhamos observando um problema que é um dos grandes motivos de queixa por parte dos usuários que era a questão de fichas, a gente vinha observando muitas pessoas dormindo na porta do hospital em busca de fichas e a gente sabe que muitas vezes não se conseguia a ficha pela grande demanda pela questão que a gente tem uma problemática também com o número de médicos que a gente não consegue médico para nossa região, então a gente está fazendo uma tentativa de mudança, pensando nas pessoas da zona rural, pensando nessa questão das pessoas dormirem na porta do hospital e a gente sabe que toda mudança de início tem seu problema até que as pessoas se acostumem. A gente iniciou o agendamento de consultas, ao invés de entregar fichas todo dia. A gente abre a data de agendamento enquanto houver vagas. Nós vamos divulgar as datas desses agendamentos no rádio e as pessoas da zona rural podem procurar o hospital e deixar sua consulta agendada. A gente sabe que ainda não vai resolver o problema porque a demanda é muito grande, muitas pessoas não irão conseguir esse agendamento muito rápido e estamos tentando melhorar o sistema a cada dia. Começamos agendando os atendimentos do mês todo e percebemos que no início do mês a gente já fechava o atendimento de todo o mês, então ficava muito distante o próximo mês para voltar a agendar, então agora a gente vai agendar de 15 em 15 dias. Nós vamos divulgar as datas de agendamento tanto na unidade hospitalar, no ambulatório do hospital quanto nos postos de saúde. Acreditamos que a mudança irá facilitar pra população ser atendida”, esclareceu a secretária.

Suraia ainda lembrou os casos que precisam de atendimento rápido. “A gente sabe também que às vezes tem pessoas que estão passando mal, que estão precisando urgente de atendimento, esses casos nós iremos avaliar e a pessoa deve procurar a direção do hospital porque nós vamos avaliar cada caso, mas só nos casos de urgência mesmo. Casos de emergência o paciente deve procurar a emergência do hospital que esse atendimento é diferenciado, não precisa de agendamento a pessoa será atendida na hora que for preciso”, disse.

A secretária disse ainda que espera pela compreensão e paciência da população nesse período de transição do sistema do atendimento no hospital municipal.

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