Por Joabe Reis
Secretária de Saúde, Suraia Patrícia |
A secretária municipal de Saúde do município de Uruará, Suraia Patrícia, disse no jornal O
Regional, que desde o início do mês o atendimento no hospital municipal passou
a ser agendado e não mais como na maneira antiga, através de distribuição de
senha. “A gente vem acompanhando o avanço do Sistema Único de Saúde – SUS, em
outros municípios, na capital e, em outros estados e a gente percebe que o
sistema vem avançando e mudando a maneira de trabalhar. Aqui em Uruará já
vinhamos observando um problema que é um dos grandes motivos de queixa por
parte dos usuários que era a questão de fichas, a gente vinha observando muitas
pessoas dormindo na porta do hospital em busca de fichas e a gente sabe que
muitas vezes não se conseguia a ficha pela grande demanda pela questão que a
gente tem uma problemática também com o número de médicos que a gente não
consegue médico para nossa região, então a gente está fazendo uma tentativa de
mudança, pensando nas pessoas da zona rural, pensando nessa questão das pessoas
dormirem na porta do hospital e a gente sabe que toda mudança de início tem seu
problema até que as pessoas se acostumem. A gente iniciou o agendamento de
consultas, ao invés de entregar fichas todo dia. A gente abre a data de
agendamento enquanto houver vagas. Nós vamos divulgar as datas desses
agendamentos no rádio e as pessoas da zona rural podem procurar o hospital e
deixar sua consulta agendada. A gente sabe que ainda não vai resolver o
problema porque a demanda é muito grande, muitas pessoas não irão conseguir
esse agendamento muito rápido e estamos tentando melhorar o sistema a cada dia.
Começamos agendando os atendimentos do mês todo e percebemos que no início do
mês a gente já fechava o atendimento de todo o mês, então ficava muito distante
o próximo mês para voltar a agendar, então agora a gente vai agendar de 15 em
15 dias. Nós vamos divulgar as datas de agendamento tanto na unidade
hospitalar, no ambulatório do hospital quanto nos postos de saúde. Acreditamos
que a mudança irá facilitar pra população ser atendida”, esclareceu a
secretária.
Suraia ainda
lembrou os casos que precisam de atendimento rápido. “A gente sabe também que
às vezes tem pessoas que estão passando mal, que estão precisando urgente de
atendimento, esses casos nós iremos avaliar e a pessoa deve procurar a direção
do hospital porque nós vamos avaliar cada caso, mas só nos casos de urgência
mesmo. Casos de emergência o paciente deve procurar a emergência do hospital
que esse atendimento é diferenciado, não precisa de agendamento a pessoa será
atendida na hora que for preciso”, disse.
A secretária
disse ainda que espera pela compreensão e paciência da população nesse período
de transição do sistema do atendimento no hospital municipal.
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