Páginas

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

AGRICULTURA

ELCY GUTZEIT, RAINHA DO CACAU DA TRANSAMAZÔNICA, É VENCEDORA DO PRÊMIO AGROPARÁ 2016

Os maiores nomes do Agronegócio paraense foram prestigiados com mais uma entrega do Prêmio Agropará 2016, no auditório Albano Franco, da Fiepa no dia 30 de novembro. A premiação foi criada em 2015 pelo DIÁRIO para reconhecer o trabalho desenvolvido pelo setor produtivo, fundamental para o desenvolvimento do Estado. O prêmio teve o patrocínio da Assembleia Legislativa e do Banco da Amazônia.

Entre os nomes reconhecidos, foi premiada a rainha do cacau da Transamazônica, Elcy Gutzeit, uma mulher de destaque no agronegócio paraense. Ela é uma das lideranças da produção cacaueira do Pará, com destaque no cenário nacional como maior produtor do fruto, matéria-prima para a criação do chocolate. Se depender dela, o cacau paraense ficará cada vez mais doce. “O mercado do fruto do cacau tem sido o carro chefe da região, gerando empregos e fortalecendo o comércio. O cacau no Estado do Pará já ultrapassou a Bahia e isso é ótimo para a agricultura local”, destacou a sócia proprietária da fazenda Panorama.

A atividade cacaueira no Pará gerou, neste ano de 2016, uma receita de R$ 888 milhões e uma safra de 118,4 mil toneladas de cacau, passando à frente do maior produtor brasileiro, a Bahia, que sofreu queda na produção por causa da seca no estado. A nossa produtividade também é a maior do mundo, 948 quilos/ha, com 170 mil hectares plantados, gerando 283 mil empregos, 57 mil deles diretos, segundo dados da Ceplac.

A cerimônia da premiação teve início às 20h, e contou com 18 categorias, sendo 16 dedicadas à pecuária e à agricultura. As outras duas são voltadas para os destaques das organizações rurais e dos técnicos profissionais do ramo. Cada categoria tem 3 finalistas.

Confira os vencedores:

Cacau: Elcy Gutzeit
Técnico destaque em agronegócios: Médico veterinário Augusto Vianna
Ovinocultura e suinocultura: Ayvan Alves pinto
Fores e plantas ornamentais: Shoji yamanaka
Bovinos: Reinaldo Zucatelli
Avicultura: Lúcia e Yoshiaki kagawa
Grãos(arroz, soja e milho): Vanderlei ataídes
Apicultura e meliponicultura: Evandro Sebastião Amaro Cardoso
Açaí: João tomé de farias neto
Citros: Júnior Zamperlini
Piscicultura: Andréia Uchôa e Elton Barreto
Equinos, asininos e muares: Almir José Lopes Campos
Palma, óleos e gorduras vegetais: Marcelo Brito
Destaque Geral 2016: Pagro
Bubalinos: José Melo da Rocha
Florestas e madeiras: Geraldo Ferreira da Silva Junior
Mandioca e feijão caupi: Almir da Luz Araújo
Mercado pet: Pet Stop

CRITÉRIOS

A premiação contou com a consultoria do zootecnista Guilherme Minssen e foi elaborada de acordo com critérios como tecnologia, sustentabilidade, empreendedorismo, liderança local, entre outros.

O DIÁRIO publica, a cada três meses, a revista Agropará com reportagens sobre empresas, tecnologias, comportamento, perfis e negócios do setor agropecuário. É a primeira publicação específica para o setor rural no Estado do Pará.

Por: Cirineu Santos, com informações do Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog