Páginas

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

UFPA - PROCESSO SELETIVO

UFPA PRORROGA PRAZO PARA INSCRIÇÕES NO VESTIBULAR

Os estudantes que desejam ingressar em um dos cursos de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA), em 2013, terão um tempo a mais para se inscrever no concurso. O prazo de inscrição no Processo Seletivo 2013 (PS 2013), que terminaria nesta quarta-feira (10), foi prorrogado até o dia 17 de outubro.

Até esta terça-feira (8), 79 mil pessoas já haviam solicitado a inscrição no certame, mas a participação só é confirmada após o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50. Com a prorrogação, o prazo para efetivar o pagamento também foi estendido e vai até o dia 18 de outubro. 

'É comum os candidatos deixarem para se inscrever na última hora. Alertamos apenas para que não percam os prazos para acessar o sistema de inscrição e para efetuar o pagamento. O ideal é fazer isso o quanto antes, evitando qualquer imprevisto, especialmente porque estamos muito próximos de datas importantes como as Eleições e o Círio de Nazaré', orienta Marilucia Oliveira, diretora do Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps), órgão que organiza o concurso.

Vagas - Este ano, a Instituição oferta 8.569 vagas em 179 graduações, distribuídas em 11 campi em Belém e no interior do Estado. Entre as novidades do próximo estão a criação de dois novos cursos de graduação e de dois novos tipos de reserva de vagas voltadas a pessoas de baixa renda e estudantes quilombolas. São 4.128 oportunidades de ingresso no ensino superior na capital, 3.420 nos campi do interior do Estado e outras 1.021 por meio do seu Sistema de Inclusão. A primeira fase do Processo Seletivo é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 3 e 4 de novembro. E a segunda fase é a prova da UFPA, agendada para o dia 9 de dezembro, das 14h às 18h.

Candidatos têm novos cursos para escolher este ano - Entre as novidades está a oferta de dois novos cursos de graduação no campus de Belém: Engenharia Biomédica e Tecnologia em Produção Multimídia. Pela primeira vez, a UFPA explica detalhes sobre essas novas opções de profissões no mercado paraense.

Engenharia Biomédica oferta 40 vagas e pertence à área de Tecnologia. O objetivo do profissional formado por este curso é construir produtos e processos que possam monitorar as funções fisiológicas e ajudar no diagnóstico e no tratamento de pacientes. O resultado é o uso mais efetivo e eficiente de tecnologias em saúde a custos razoáveis para a população, melhorando a qualidade de saúde e de vida.

Já o curso de Tecnologia em Produção Multimídia está ligado à Faculdade de Artes Visuais (FAV) e oferta 26 vagas anuais. Ele busca formar profissionais preparados para atuar com produções de conteúdos para as várias plataformas multimídia. Saiba mais.

Novas cotas também foram criadas - A partir deste ano, em todos os cursos ofertados a UFPA cria até duas vagas específicas para estudantes de origem quilombolas. Para tentar uma vaga por meio deste sistema de cotas é preciso se inscrever até o dia 26 de outubro. Um edital específico foi lançado pela Universidade com todas as informações sobre como participar. Acesse o Edital quilombola.

A partir do próximo vestibular, as universidades devem adotar a nova lei sancionada pela Presidente Dilma Rousseff, sobre os sistemas de reserva de vagas em universidades públicas. No Pará, a UFPA já estudou as novas regras e adaptou seu sistema de cotas à nova legislação. Com isso, a partir do Processo Seletivo 2013 (PS 2013), a Federal Paraense institui um novo tipo de cota: a cota renda.

'A nova Lei mostra o quão avançado é o nosso sistema de cotas. Desde 2008, a UFPA adota a reserva de 50% das vagas para alunos da rede pública de ensino. Além disso, mantemos 40% destas vagas reservadas para estudantes que se autodeclaram negros ou pardos. A novidade trazida pela Lei é que, tanto em relação à cota escola quanto em relação à nossa cota cor, 25% destas vagas passarão a ser reservadas para estudantes pertencentes a famílias cuja renda per capita não ultrapasse 1,5 salário', detalha a pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg) da UFPA, Marlene Freitas.

Notícia Postada em 10/10/2012 por: UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog