Páginas

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

BLOQUEIO DA BR 230 - TRANSAMAZÔNICA

RODOVIA TRANSAMAZÔNICA NO KM 130 (MEDICILÂNDIA/URUARÁ) É DESBLOQUEADA TEMPORARIAMENTE PELOS INDÍGENAS

Texto e Fotos: Cirineu Santos (repórter do Sistema Regional de Comunicação).


Após longa negociação, indígenas aceitaram desbloquear a transamazônica neste feriado de quarta-feira, 02. Desde a madrugada da última segunda-feira, 31, cerca de 100 índios da etnia Arara e Xipaia da TI Cachoeira Seca e Laranjal estavam acampados em protesto na Rodovia Transamazônica (BR-230) na altura do km 130, entre as cidades de Uruará e Medicilândia no Pará.

Eles reivindicam a abertura de estradas na área interna das três aldeias que compõem a tribo e alegam que já vêm tratando do assunto desde 2013 com a Funai e Dnit, mas sem respostas. Os índios denunciam ainda, que a Funai nunca compareceu nas aldeias para verificar a real necessidade do que alegam.

Representantes da FUNAI, Dnit e Casa de Governo de Altamira, ainda nesta terça-feira, 01, tentaram a negociação mas, os indígenas continuam irredutíveis. Num momento acalorado das discussões alguns dos índios chegaram a gritar: - Vai dá merda! – Ao se referirem sobre as reivindicações caso as mesmas não forem atendidas.

A fila de automóveis por várias horas era extensa, e a Polícia Rodoviária Federal, esteve no local garantindo a ordem e a segurança.

A situação está sendo resolvida de maneira institucional no âmbito do governo federal. Os representantes da Casa de Governo, Dnit e FUNAI, que estão no local, não quiseram falar com a imprensa.

No início da noite desta terça-feira, 01, os índios aceitaram liberar o trânsito durante a noite de terça para quarta-feira, e, no feriado de finados, mas o bloqueio da BR deverá ser retomado nesta quinta-feira, 03, casos suas reivindicações não forem atendidas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog