Páginas

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

AUMENTO DA GASOLINA E ÓLEO DIESEL IMPACTOU O BOLSO DO CONSUMIDOR URUARAENSE

Proprietários de postos de gasolina e clientes no município de Uruará falam sobre o assunto e reclamam do aumento dos combustíveis.

A Petrobras anunciou na última quinta-feira (6) o aumento do preço de venda nas refinarias de 3% para a gasolina e de 5% para o diesel. A tributação sobre os combustíveis foi elevada a partir de domingo (1º), conforme decreto presidencial publicado no "Diário Oficial da União".

De acordo com o Fisco, o impacto do aumento seria de R$ 0,22 por litro para a gasolina e de R$ 0,15 para o diesel. Porém, o aumento variou em postos diferentes.

O aumento da gasolina impactou no bolso do consumidor. Os postos de gasolina em Uruará tiveram queda de clientes considerada, como explicam os proprietários dos postos da cidade.

Segundo o proprietário do Auto Posto Dado, Julio Cezar Farias Dias, a demanda de venda caiu muito. “A gente fica triste com a notícia. Caiu muito à demanda de cliente. Ainda mais porque chegou ao período de inverno. Está muito difícil! Dá vontade de fechar as portas e ir embora”, disse.

Para o proprietário do Auto Posto Estrela, Bruno Rafael Campelo Barros, o aumento do combustível trás um grande prejuízo para a região. “Depois que eu assumi o Posto, já teve quatro aumentos. Todos fomos prejudicados. Estamos à mercê do governo”, comentou.

O gerente do Auto Posto Mandriki, Sérgio Henrique de Souza, disse que o aumento do combustível pegou todos de surpresa. “Fomos pegos de surpresas! E a tendência é diminuir o número de clientes, causando grande prejuízo para a região”, explica.

O motorista Renato Aparecido Pereira, caminhoneiro há mais de 20 anos, morador do Bairro Pimentolândia, da cidade de Uruará, o aumento do petróleo causou grande impacto, lhe causando prejuízo considerado de mais de 800 reais. “Está ficando cada vez mais difícil fazer frete. Tivemos prejuízos de mais de 800 reais em cada viagem realizada”, comentou. 

Werli Inácio da Silva há mais de 18 anos na profissão de caminhoneiro disse que, em sua profissão nunca viu o preço do diesel aumentar tanto. “durante todo o tempo que trabalho como caminhoneiro, nunca vi o preço aumentar tanto. Nós pagamos um preço absurdo nesta região. Além do aumento do combustível temos as péssimas condições das estradas”, aponta.

Reginaldo Francisco, do Estado de Minas Gerais, que trabalha como caminhoneiro há mais de 22 anos, disse que em nossa região o combustível ficou ainda mais caro, e, que não compensa mais fazer frete. “Eu viajo em todos os lugares do Brasil e o mais caro ficou aqui nesta região. O combustível sobe, mas, o frete não”, disse.

Para o presidente da Cooperativa dos Taxistas de Uruará, Ariston Rosa dos Santos, o aumento do combustível refletiu negativamente para a população. “Isso traz um reflexo negativo para todos. O custo de manutenção de um veículo é alto, e, com o custo do aumento do combustível, este custo aumentou. Como não podemos ficar no prejuízo somos obrigados a aumentar na taxa de corrida, impactando no bolso do consumidor”, explica.

A cooperativa dos Transportes Alternativos da Transamazônica, Cootait, maior empresa de transportes de pessoas desta região, também sofreu com o aumento do combustível. Segundo o motorista Sebastião Pedro Sales, este foi o maior impacto que a empresa teve, ainda mais porque o aumento do combustível chegou ao período do inverno. “Muita dificuldade nas estradas com a chuva. Estamos pagando caro com o combustível e fica difícil para todos”, explicou.

Para a Associação dos motos taxistas de Uruará, é possível que a corrida também aumente. Josimar Augusto de Assis, presidente da Associação disse que cerca de 40 associados foram prejudicados. “Somos obrigados a aumentar mais o preço de uma corrida. Pois só na nossa associação foram 40 moto taxistas prejudicados”, concluiu.

Entre os 55 Municípios do Pará, o Município de Uruará, através da Associação de Mulheres Dom Oscar Romero (AMDOR), apenas Uruará e Conceição do Araguaia estão aptos a fornecer produtos para o governo Federal, para atender a merenda escolar. Shirley Ferreira Santos, Presidente da Associação, fala sobre esta grande conquista para a agricultura familiar no Município....

A Presidente da Associação fala também sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos em 2015 pela AMDOR, como é o caso da conclusão da sede e a aquisição de um caminhão...

Hoje a Associação de Mulheres Dom Oscar Romero é composta por 22 sócias, oito funcionárias na fábrica e cerca de 150 famílias cadastradas e beneficiadas diretamente pela Associação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog