Páginas

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

FAZENDA PANORAMA, NO PARÁ, VISLUMBRA IMPLANTAÇÃO DE FÁBRICA DE CHOCOLATES

PANORAMA - PRODUÇÃO QUE DESPONTA PARA O MUNDO

Por: Cirineu Santos

Se existe um alimento que beira à unanimidade é o chocolate. A imagem de um chocolate escorrendo enche a boca de sensações e o cérebro,  de vontades.

A receita parece simples: com massa de cacau, açúcar e manteiga de cacau, é possível fazer chocolate. No entanto, o neto de um dos pioneiros da fabricação de chocolate no Brasil,  e hoje dono de uma grande fábrica  no interior de São Paulo, Ernesto Neugebauer, revela um segredo: "É impossível a melhor fábrica de chocolate do mundo fazer um bom chocolate se não tem um bom cacau. Esse é o pré-requisito normal".

Em Uruará, desponta Helton Gutzeit, neto de um dos pioneiros da transamazônica, Ervino Gutzeit, que chegou na região na década de 70, e se estabeleceu no km 140 (zona rural do município), fundando a Fazenda Panorama, uma das maiores produtoras de cacau da região. Agora, aos 85 anos de idade, Ervino Gutzeit deixa o legado para os filhos: Elcy, Eunice, Eliezer e Enoque, bem como para o neto, Helton Gutzeit, que está muito animado e vem desenvolvendo tecnologia nas áreas do agronegócio, objetivando ser referência mundial.

Ao chegar da suíça, Helton Gutzeit, tem enfrentado grandes desafios da Amazônia, mas, acreditou no potencial da Fazenda Panorama, e motivado pelos esforços de sua mãe, Elcy Gutzeit, a Rainha do Cacau, tem firmado parcerias, uma delas é com o Banco da Amazônia, com a efetivação de projetos de fomento.

Elton, está seguindo as orientações do empresário, Ernesto Neugebauer. Se interessou na fabricação de chocolates. O jovem empresário, sonha abraçar o mundo, com a implantação de uma indústria de chocolate gourmet, com receita caseira, nibs de cacau, inclusive, gerando emprego para muitas famílias na região.

A FAMÍLIA QUE TEM CHOCOLATE NO SANGUE

Há mais de 30 anos a empresa de Ernesto Neugebauer (Harald), é a continuação de uma tradição que começou faz mais de um século quando uma família vinda da Alemanha inaugurou em 1903 a primeira fábrica de chocolates do Brasil. A persistência na busca pela excelência em produtos e serviços levou a Harald a posições de liderança em diversos segmentos do mercado, através de inovação, qualidade, uma linha diversificada de produtos e pioneirismo. A Harald lançou a primeira e mais completa linha de chocolate de origem, a partir de Cacau Fino 100% brasileiro. A empresa exporta para mais de 30 países e se destaca entre os principais fabricantes de chocolates e coberturas da América Latina.

É uma empresa sustentável do cacau ao chocolate e tem no seu DNA fazer melhor e fazer com paixão.

A Harald lançou uma linha com cacau fino de origem, a Melken Unique. Os produtos – de chocolate de cobertura a barras – representam hoje 3% do negócio, e a ideia é que a linha cresça 20% ao ano. Mais que do interesse do consumidor, o salto depende da disponibilidade de matéria-prima. “Alinhado com a evolução econômica, o Brasil passa por uma revolução gastronômica que começou com o vinho, passou pelo café e agora chega ao chocolate”, diz Neugebauer.

VISÃO FUTURISTA

Elcy Gutzeit, a rainha do cacau da Transamazônica, está otimista com perspectivas para o futuro. “Estamos seguindo as orientações do empresário Ernesto Neugebauer. Breve, com esta força de vontade do Helton, a parceria com o Banco da Amazônia e as orientações do Ernesto Neugebauer, teremos nossa fábrica de chocolate. A produção de chocolate gourmet, com receita caseira, nibs, artesanal de bombons, ovos de páscoa e outros doces de chocolate é um dos nossos focos”, explica.

O chocolate elaborado na Fazenda Panorama, outrora feito na cozinha já está sendo exposto na 28ª Exposição Feira Agropecuária de Uruará, o que tem sido bem aceito pela população. Desde então, as pessoas já vislumbra e anseiam pelo dia de visita à fábrica de chocolate da Panorama.



  















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog