Páginas

terça-feira, 9 de setembro de 2014

JUSTIÇA

ASSASSINOS DO VAQUEIRO GILMAR DE CASTRO SÃO CONDENADOS NO TRIBUNAL DO JÚRI DA COMARCA DE URUARÁ

Em julgamento que durou cerca de 13 horas na última quinta-feira, 04, com início as 9:30 e término as 22:50, o Juri Popular por 4 a 3 considerou culpados os réus, João Dominicki, 50 anos, e Paulo Anderson Dominicki, 32 anos, do assassinato do vaqueiro, Gilmar Oliveira de Castro, 20 anos, assassinado com 7 tiros, crime ocorrido por volta das 14 horas do dia 19 de agosto de 2013 na vicinal do km 185, a 70 quilômetros da cidade de Uruará. Os dois estavam presos na casa penal de Altamira desde o final de 2013.

João Dominicki durante o seu depoimento no Tribunal assumiu a autoria do crime confessando ter efetuado três disparos de arma de fogo contra a vítima, inocentando assim o seu irmão Paulo Dominicki de qualquer participação no crime. Mas a acusação contestou a maneira como João assumiu a autoria do crime e tentou convencer o júri da participação de Paulo no assassinato fazendo os jurados refletir sobre o crime ocorrido. A sentença dos irmãos foi dada pelo juiz de direito titular da comarca de Uruará, Vinícius de Amorim Pedrassoli.

Paulo Anderson Dominicki foi condenado a 12 anos e 6 meses de prisão em regime fechado pelo crime de homicídio qualificado privilegiado (por meio que não deu chance de defesa a vítima) e João Dominicki foi condenado a 11 anos de reclusão em regime fechado pelo crime de homicídio duplamente qualificado. Pesou na sentença o fato de Paulo já ter antecedentes criminais e por isto teve pena maior, já que João ser réu primário.

O advogado, Guarim Teodoro Filho, que defendeu os irmãos, disse que irá recorrer da sentença. “Enquanto eles vão cumprir a pena provisoriamente eu vou impetrar um recurso de apelação porque as minhas teses de desqualificação de homicídio qualificado para homicídio simples foram rejeitadas por apenas um voto de diferença e eu devo recorrer da sentença porque no meu entendimento a decisão foi manifestamente contrária às provas dos autos”, disse.

Os Réus retornam para a casa penal de Altamira onde cumprirão a pena.

As informações são de Joabe Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog