Páginas

domingo, 11 de dezembro de 2011

POPULAÇÃO COMPARECE ÀS URNAS... MAS AINDA NÃO FOI DESTA VEZ QUE O PARÁ FOI DIVIDIDO

Por: Cirineu Santos

Como já era esperado até mesmo pelos separatistas, a população do Pará não aprovou a divisão do Estado para a formação dos Estados de Carajás e Tapajós. O plebiscito já está definido em favor dos unionistas. Cerca de 66% dos paraenses votaram contra a criação tanto de Tapajós quanto de Carajás.

A eleição teve um alto índice de abstenção, na casa dos 25%, mas ele não foi suficiente para contrariar as tendências apontadas nos três levantamentos do Datafolha. Na última pesquisa, o instituto revelou que dois terços dos eleitores paraenses votariam no "Não".

A votação ocorreu de forma tranquila em todo o Estado. Com uma ou outra manifestação de animosidade entre eleitores de frentes contrárias, mas sem agressões. As filas nas sessões eleitores foram menores que em uma eleição normal. Também surpreendeu o número de eleitores que esqueceram ou não sabiam ao certo o número pró e contra a criação dos novos Estados.

A partir de agora, será necessária apresentação de nova proposta de plebiscito para que ocorra uma nova votação. Não existe prazo para isso, mas como existem outros projetos em curso, provavelmente o de criação de Tapajós e Carajás ficaria no final da fila. Especialistas em direito eleitoral apontam que o prazo mínimo para uma nova eleição seria de três anos.

URUARÁ OBTEM COMPARECIMENTO DE 71,22% DE ELEITORES ÀS URNAS

Dos 25.628 eleitores aptos a votarem nas eleições em Uruará, 18.253 eleitores comparecerem às urnas, neste último domingo, dia 11 de dezembro; o equivalente a 71,22% de eleitores votantes. Os outros 7.375 eleitores, isto é 28,78% abstiveram seus votos.

De acordo com os dados do relatório do resultado final da Junta Eleitoral de Uruará, na totalização dos 18.253 votantes, 17.867 votaram na criação do Estado do Tapajós; sendo 126 votos em brancos e 260 nulos.

Para o resultado de Carajás, dos 18.253 votantes, 17.870 votaram a favor; 116 em branco e 267, nulos.

PARABÉNS AOS 77... PARABÉNS AO SIM!!!

Parabéns aos eleitores do SIM: mostramos nossa força e coragem na luta por melhorias de todo um povo esquecido. Tenho certeza que o trabalho realizado durante a campanha não foi em vão.

Parabéns aos protagonistas das campanhas!

Todos os paraenses ganharam com o plebiscito, pois a maioria teve a oportunidade de conhecer a realidade do ESTADO do PARÁ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog