Páginas

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

HIDRELÉTRICA BELO MONTE

NORTE ENERGIA REALIZA WORKSHOP PARA IMPRENSA REGIONAL
Por: Cirineu Santos
@cirineu_santos

Foi realizado ontem em Altamira (15), o Workshop Conheça Belo Monte, voltado para a imprensa da região onde está sendo construída a Usina Hidrelétrica Belo Monte. 34 jornalistas participaram inclusive os representantes de Uruará: Cirineu Santos, Karen de Oliveira, Eliel Santos (ASCOM/PMU0) , Adão Carlos, Ivânia lúcia, Carlos Silva e Dj San (Regional FM).


O encontro, promovido pela Norte Energia, com apoio do Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM), possibilitou o contato direto entre os profissionais da imprensa regional e os responsáveis pela obra, com detalhes sobre a engenharia, as questões ambientais, o reassentamento das famílias nas áreas rurais e urbanas, a contratação e a capacitação de trabalhadores, além de aproximar a Norte Energia dos editores e repórteres da imprensa local, para ampliar o diálogo com os principais formadores de opinião que comandam o discurso diário da mídia.

Na parte da manhã aconteceram as palestras onde o diretor de Relações Institucionais da Norte Energia, João Pimentel, afirmou que um dos principais desafios a ser vencido é a desinformação, além da necessidade de combater a campanha internacional contra Belo Monte. “O projeto da Usina é totalmente nacional, desenvolvido por engenheiros brasileiros e voltado para o Estado do Pará. Hoje, o Brasil tem nas mãos a grande chance de se tornar uma potência mundial”.

Ainda na primeira etapa do workshop, foram respondidas dúvidas relacionadas à ampliação da rede de saúde com a construção de novos postos e hospitais, à instalação do sistema de saneamento básico de água e esgoto, ao possível aproveitamento da força de trabalho após a conclusão das obras e à destinação da madeira retirada com por conta do empreendimento. Entretanto algumas questões ainda não foram esclarecidas. Uma delas, por exemplo, como ficarão as famílias que residem atualmente na travessia do Xingu, na rodovia Transamazônica, entre Altamira – Anapú?


À tarde, os jornalistas participaram de uma visita ao canteiro de obras no Sítio Belo Monte, onde conheceram alguns tópicos dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos na construção.

Muitos questionamentos ainda ficaram sem respostas... Algumas indagações precisam de esclarecimentos... Bom esperar pra ver...











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog