Páginas

sexta-feira, 28 de abril de 2017

FAZENDA PANORAMA NO KM 140 INVESTE EM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL A SEUS PRODUTORES, MEEIROS E PARCEIROS RURAIS

MEEIROS E PRODUTORES DE CACAU DA FAZENDA PANORAMA NO KM 140 RECEBEM CURSO DE PODA E FERMENTAÇÃO PELO SENAR

Ministração do Curso na Fazenda Panorama
Realizado durante esta semana (24 A 28 DE Abril) nas comunidades dos quilômetros 135, no Distrito de Alvorada e na Fazenda Panorama (KM 140) para produtores, meeiros e parceiros rurais, o Curso de Poda e Fermentação de Cacau.

Elcy Gutzeit, Rainha do Cacau
Segundo a produtora de e rainha do cacau da Transamazônica, Elcy Gutzeit, administradora da Fazenda Panorama, no travessão do km 140 Norte, o curso foi ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, objetivando melhorar a produção e qualidade da amêndoa. “Durante o treinamento, em sua maior parte prático, foram ensinados a organização das lavouras, e a preparação da poda para a manutenção dos pés de cacau, e, isso é muito importante porque nosso produto fica mais valorizado”, destacou a rainha do cacau da Transamazônica, Elcy Gutzeit.

Treinamento da Poda do Cacau
Um dos administradores da Fazenda Panorama, Helton Gutzeit, que esteve à frente da organização do Curso, explicou que a poda da planta do cacau serve para dar forma e equilíbrio, além de melhores condições de produção, por meio de eliminação dos ramos doentes, secos, sombreados e malformados. “Já no processo da fermentação, as bagas são colocadas nos coxos, grandes tanques de madeira nos quais fermentará de cinco a seis dias. O propósito da fermentação é liberar mais aromas da amêndoa e da fruta, gerando mais complexidade sensorial no produto final. Após fermentadas, as amêndoas são colocadas em barcaças, grandes áreas planas nas quais secará ao sol durante seis dias, aproximadamente. Depois de secas, são encaminhadas à fábrica aonde serão processadas” enfatiza.

Denis, Engenheiro Agrônomo do SENAR
O engenheiro agrônomo e instrutor do Senar, Denis de Almeida, foi bastante produtivo este treinamento. Ele destacou a qualidade dos produtos da Fazenda Panorama e o incentivo que a mesma proporciona aos seus parceiros rurais e funcionários. “A fazenda Panorama é um lugar mágico, onde podemos ver de perto todas as etapas de produção desde o cultivo do cacau até a embalagem. Se destacam pelo elevado percentual de cacau em sua formulação. Fomos gentilmente recebidos pela produtora de cacau Elcy Gutzeit que nos acompanhou do início ao fim. Aqui o aroma é incrível (e inesquecível), e os funcionários, muito atenciosos”, ressaltou.

No final todos receberam o certificados de participação e capacitação.

Elcy Gutzeit, Rainha do Cacau
Helton Gutzeit, Administrador da Fazenda Panorama


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog