Páginas

quarta-feira, 9 de abril de 2014

GESTÃO AMBIENTAL

GESTÃO AMBIENTAL INOVA COM TEATRO PEDAGÓGICO EM URUARÁ

O DNIT e a Gestão Ambiental da rodovia BR-230/PA, a Transamazônica, por meio das equipes de Educação Ambiental (PEA) e Comunicação Social (PCS) em parceria com a Secretaria de Educação de Uruará, inovaram na abordagem educativa junto aos alunos do ensino fundamental do município de Uruará. Encenaram uma peça infantil que tratava do tema: Segurança no Trânsito, com personagens que demonstram a realidade local e até mesmo de grande parte do interior do Brasil.

Para dar vida aos personagens, os integrantes do PEA e do PCS, levaram informação de forma lúdica aos pequenos expectadores durante um dia inteiro de intensas atividades em quatro escolas do município, cerca de 200 alunos assistiram a peça. A palavra "teatro" deriva dos verbos gregos "ver e enxergar", desta forma o teatro tem como função principal mostrar o comportamento social e moral, ensinar valores, o bom relacionamento entre as pessoas, fazendo com que a mensagem principal seja assimilada. Neste caso, os alunos aprenderam e vão se tornar disseminadores atuantes e adultos conscientes.

Pensando dessa forma, a Gestão Ambiental montou o espetáculo com quatro personagens bem significativos no contexto: Uma menina (Aninha) que usa sua bicicleta e todo o equipamento de segurança, uma adolescente (Mariana) que aos 15 anos já pilota uma moto e é extremante imprudente, uma motorista (D. Graça) que fala ao celular dirigindo e o Guarda de trânsito, que após um pequeno acidente, passa a mensagem do certo e do errado interagindo com as crianças.

Vanessa Silva Magalhães, 9 anos, aluna da 5ª série da Escola Francisca Lima, disse nunca ter visto uma peça de teatro. “Nunca tinha visto, gostei muito! Aprendi que devemos usar o cinto de segurança no carro, capacete na moto e que a gente só pode dirigir depois que completar 18 anos”, disse a aluna. Além de divertido, o teatro alcançou todas as expectativas tento das esquipes da Gestão Ambiental, como dos alunos, professores e diretores.

As escolas que receberam o teatro foram:

E.M.E.F Ângelo Debiase, E.M.E.F Francisca Lima, Sistema Objetivo de Ensino e E.M.E.F Antônio Roque Lopes.

Com informações de Renata Pantoja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog