Páginas

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

PARABÉNS ALTAMIRA - 101 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

ALTAMIRA: A PRINCESINHA DO XINGU COMEMORA MAIS UM ANO DE EMANCIPAÇÃO

A princesinha do Xingu, como é carinhosamente chamada Altamira, comemora nesta terça-feira, 06 de novembro, seus 101 anos de emancipação.

Cortada pela Transamazônica, a cidade nasceu de uma antiga missão Jesuíta e foi erguida às margens do igarapé Panelas, pelo religioso Roque Hundefund. Foi transformado em município em 06 de novembro de 1911, mas só ganhou destaque em 1970 com abertura da BR 230, mais conhecida como rodovia Transamazônica, quando virou sede de um dos PICs (Projeto Integrado de Colonização) do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

Considerada cidade Pólo, Altamira abastece 11 municípios da região, principalmente no que diz respeito ao atendimento aos serviços públicos como saúde e educação.

Com uma população de aproximadamente 140 mil habitantes, Altamira tem sua economia voltada principalmente para agricultura, pecuária e serviços. O município também se destaca pelo seu potencial turístico. Cercado de belezas naturais, Altamira possui vários igarapés e rios, que produzem 21 quedas d'água. Entre eles o Rio Xingu, um dos mais importantes do Estado, que atrai turistas do mundo inteiro em busca de sua água doce e cristalina, bem como sua diversidade de peixes, que oferece as amantes da pesca esportiva uma das melhores pescarias do país.

Com uma grande mistura de raças a cidade também mantém fortes traços da cultura indígena, principalmente na sua culinária, que registra influência de nordestinos e sulistas migrantes responsáveis pela diversidade populacional na cidade. Sede da terceira maior hidrelétrica do mundo, Altamira vive em meio aos dias mais agitados de sua história. O espaço urbano ficou pequeno para acomodar tanta gente que chega diariamente em busca de emprego ou de oportunidade nas obras da usina de Belo Monte.

Pela implantação do maior projeto energético brasileiro, a população altamirense, aguarda ansiosa por parte da empresa responsável pela construção e operação da usina de Belo Monte, bem como dos governos, o cumprimento das compensações sociais, econômicas e ambientais.

Enquanto esses benefícios não chegam ao povo que aqui vive, a pequena cidade de Altamira, que aumentou sua população em 50% em menos de ano, trabalha dia e noite do jeito que pode, para levar o desenvolvimento a milhares de brasileiros que serão beneficiados com energia do Xingu, a partir de 2015.

Texto: Wilson Soares (WD Notícias)
Fotos: Imagens da Internet e WD Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog