Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2016

JUSTIÇA

ALUNOS, PAIS E SERVIDORES PARABENIZARAM E AGRADECERAM A JUSTIÇA DE URUARÁ (PA)

Após decisão da justiça população faz manifesto positivo em frente ao Fórum da Comarca de Uruará (PA)

Na manhã desta terça-feira, 23, vários servidores municipais, pais de alunos e alunos foram para frente do Fórum da Comarca de Uruará, desta vez, para fazerem um manifesto positivo, quando parabenizaram o judiciário e a promotoria de justiça pela atitude tomada. Foram penduradas faixas no muro do Fórum com frases de agradecimento e parabenização.

Os servidores estão com vários meses de salários atrasados, e em vários casos há servidor que recebeu apenas dois salários nos oito meses do ano de 2016. Na semana passada os servidores haviam feito manifestações em frente ao Fórum cobrando atitude da Justiça.

A manifestação positiva desta terça-feira ocorreu após a justiça, bloquear as verbas da prefeitura para o pagamento dos salários dos servidores em decisão promulgada na tarde desta segunda-feira, 22.


O juiz de direito substituto da Comarca de Uruará, Michel Campelo, que deferiu à liminar bloqueando as verbas da prefeitura, preferiu não gravar entrevista, mas, informou que a partir de agora, a Justiça estará tomando os próximos passos na medida da Lei, para garantir o salário em dias e pagamento dos salários atrasados dos servidores públicos municipais nesse ano de 2016, mas, não mencionou data para pagamento dos salários atrasados.

As informações são de Joabe Reis e Cirineu Santos

JUSTIÇA BLOQUEIA CONTAS DA PREFEITURA DE URUARÁ

O JUIZ DE DIREITO SUBSTITUTO DA COMARCA DE URUARÁ, MICHEL DE ALMEIDA CAMPELO, DEFERIU LIMINAR EM FAVOR DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE URUARÁ (PA), DETERMINANDO O BLOQUEIO DAS CONTAS DA PREFEITURA DO MUNICÍPIO

A decisão foi promulgada na tarde desta segunda-feira, 22.

Diz o magistrado em sua decisão: “Defiro a medida liminar pleiteada e determino o bloqueio judicial das verbas de 54% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), do Fundo Especial do Petróleo, do ICMS, do ITR, do Auxílio Financeiro Para Fomento Exportações, do Simples Nacional, do Fundo Saúde e do ICMS do Estado, 50% da Autorização de Internação Hospitalar, 50% do Programa de Atenção Básica e 50% do PAB Estadual repassado mensalmente ao município de Uruará”.

Na decisão o juiz determina que o Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Caixa Econômica Federal devem reter os valores presentes e futuros até ulterior deliberação para fins de pagamento dos salários de julho de 2016 e vincendos até dezembro de 2016, ressaltando que os referidos bancos não poderão realizar movimentação nas referidas contas da prefeitura sem a devida ordem judicial no que se refere aos valores bloqueados.

A Secretaria de Administração ou qualquer outro órgão da prefeitura será obrigado a individualizar o salário de julho de 2016 dos funcionários de todos os setores que ainda não receberam bem como o salário do mês de maio de 2016 e junho de 2016 dos servidores da educação contratados e ou substitutos que estão com atraso salarial referente a estes meses remetendo a este juízo o arquivo para crédito na conta salário dos servidores no prazo de 48 horas sob pena de multa diária de R$ 5.000,00.

Ainda segundo a decisão do juiz as provas constantes dos Autos revelam claramente o atraso dos salários e o acordo não honrado e demonstra o descompromisso de fazê-lo. Foi constatado o descumprido pela administração Municipal sem qualquer explicação dos compromissos de pagamento dos vencimentos de julho de 2016 que tem como vencimento o quinto dia útil.

Os servidores públicos pararam suas atividades no início deste mês de agosto por causa dos salários atrasados e fizeram manifestações em frente ao Fórum da Comarca de Uruará na quinta-feira, 18, e sexta-feira, 19, exigindo providências da justiça, na quinta-feira durante as manifestações o Palácio das Flores (prédio da prefeitura) foi ocupado pelos manifestantes.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

CAOS EM URUARÁ

PROTESTO DE SERVIDORES E POPULAÇÃO NO MUNICÍPIO DE URUARÁ TEVE PREFEITURA OCUPADA E DEPREDAÇÃO NA CASA DO PREFEITO

A desgovernança no município de Uruará resultou em uma forte revolta de servidores públicos municipal e população. Nesta quinta-feira, ontem dia 18, dezenas de pessoas foram para frente do Fórum da Comarca de Uruará no início da manhã, com faixas e carro som, na tentativa de pressionar o judiciário a tomar providências quanto aos descasos e situação de calamidade que se instalou no município.

Os servidores reivindicam os vários meses de salários atrasados que culminaram na paralisação das escolas, dos serviços de limpeza e transporte e estagnação da saúde.

Sem conseguir resultado satisfatório no Fórum os manifestantes seguiram para a prefeitura municipal onde ocuparam o Palácio das Flores, penduraram faixas, queimaram lixo, e pressionaram o prefeito Everton Banha (Solidariedade), enquanto o chefe do executivo se reunia no auditório da prefeitura com o juiz de direto, promotor de justiça, delegado de polícia, comandante da PM, representantes dos manifestantes (pais, alunos, servidores, Sintepp e Sinspur), e o vereador Zenilson Negão (PMDB), o único dos 13 vereadores do município a comparecer na reunião, que durante a reunião cobrou do prefeito o pagamento imediato dos salários dos servidores, a retomada imediata das aulas. “Cobrei também a manutenção das máquinas da viação e obras, licitação para o transporte e merenda escolar e ainda desmenti o prefeito que afirmava não ter recursos para o município, uma vez que não é verdade, pois só para a educação (FUNDEB) já entraram nas contas da prefeitura mais de 18 milhões de reais”, disse o vereador. Zenilson Negão chegou a ser agredido por um servidor aliado do prefeito sendo atingido na região da barriga com um soco. “Vou registrar um boletim de ocorrência na Delegacia de polícia porque além da agressão física, fui ameaçado seriamente”, afirmou.

Famílias de baixa renda podem perder o benefício do bolsa família por causa da falta de aula, de acordo com a professora Cida. “Com a falta de aula não por parte dos professores, mas por parte da gestão que não efetua o pagamento dos salários dos professores, as famílias podem sim perder o benefício do bolsa família”, enfatizou.

Muitos pais estavam na manifestação exigindo solução para os problemas. “É uma situação caótica que nos encontramos no município, professores chegaram a pedir sesta básica. A que situação chegou o município de Uruará. exigimos a solução imediata desses problemas, alguém tem que tomar providência, ou justiça, ou Câmara, seja lá quem for”, disse um dos pais bastante revoltado.

Após a tarde inteira de reunião não houve uma decisão definitiva para satisfazer os manifestantes e no início da noite o prefeito só conseguiu deixar o Palácio das Flores escoltado pela Polícia Militar. Vários manifestantes se deslocaram até a residência do prefeito onde não o encontraram e revoltados quebraram câmeras de segurança, lâmpadas, janelas e o portão.

O juiz de direito e o promotor de justiça, que mediaram as conversações entre o executivo e manifestantes, não quiseram se pronunciar sobre o caso em entrevista, mas informaram que as reivindicações dos manifestantes serão analisadas.

O prefeito encontra-se em local ignorado. E os salários dos servidores continuam atrasados e a cidade segue abandonado pelo setor público. A manifestação continua nesta sexta-feira, 19.

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

EDUCAÇÃO EM URUARÁ NA UTI

SEM FUNCIONÁRIOS ESCOLAS EM URUARÁ (PA) PARAM DE FUNCIONAR

Segundo o Coordenador do Sintepp subsede Uruará, Wanderlei Rosa, pelo menos três escolas no Município estão sem aulas. “As escolas Os Migrantes, no km 175; José Bonifácio, no km 140; Francisca Lima estão paradas. Além disso, outros servidores estão desistindo de seus contratos por falta de pagamento. Tem funcionários temporários que receberam apenas dois meses deste ano de 2016. Entretanto, não tem como trabalhar sem receber”, destacou Wanderlei.

Ainda segundo o Sintepp, algumas medidas estão sendo tomadas. “Com os vereadores fica difícil resolver, pois a maioria está ao lado do prefeito, inclusive as processantes na Câmara foram a prova disso. Entramos com processos no Ministério Público Estadual e junto ao Poder Judiciário. Estamos aguardando um parecer. Que pelo menos o dinheiro do FUNDEB seja bloqueado para a prefeitura e que a Justiça passa a pagar os servidores”, disse.

Segundo ainda informou o coordenador, as escolas estão funcionando apenas um período, outras tem dias que nem aula tem. “Na verdade, o ano letivo de 2016, está comprometido. Além da falta de pagamento, falta merenda escolar, transporte escolar, um verdadeiro descaso com a Educação que está na UTI aqui em Uruará”, finalizou.

Neste ano de 2016, de 01 de janeiro de 2016 a 09 de agosto de 2016, entrou nas contas da Prefeitura pelo Fundeb, R$ 17.852.286,94 destinados a Educação.

REDE CELPA

CELPA FAZ COBERTURA DE FIOS NA REDE ELÉTRICA EM URUARÁ (PA) PARA MINIMIZAR FALTA DE ENERGIA POR CAUSA DE URUBUS

A Equipe de Linha Viva da rede Celpa realiza o trabalho de cobertura dos fios da rede elétrica de alta tensão na cidade de Uruará (PA). O objetivo dos trabalhos é minimizar a reincidência de falta de energia provocada por urubus. Os fios são encapados com material isolante elétrico.

Na primeira fase do trabalho foi realizado um levantamento dos pontos mais críticos da cidade onde há maior concentração de lixo e conseqüentemente de urubus. E nesta segunda etapa vários pontos da rede elétrica no Bairro Boa Esperança, na zona sul, já receberam a cobertura dos fios. Em média é feita a cobertura de 20 metros de fios nas proximidades onde ocorrem contatos das aves com a rede elétrica com maior freqüência. Outros bairros da cidade receberão os trabalhos da equipe de Linha Viva.

As informações são de Joabe Reis

domingo, 7 de agosto de 2016

ELEIÇÕES 2016

TRÊS DISPUTARÃO A PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE URUARÁ (PA)

No último dia de convenções PMDB apresentou Gilsinho Brandão como candidato a prefeito de Uruará (PA); PSDB apresentou Mário Lobo; PSD apresentou Sílvio Alex.

O prazo final para os partidos fazerem as convenções e escolherem seus candidatos encerrou-se nesta sexta-feira, 05, e foi no último dia que os partidos deixaram para definir seus candidatos no município de Uruará (PA). Três frentes disputarão a prefeitura do município.

O PMDB apresentou o engenheiro agrônomo Gilson Brandão (Gilsinho) como candidato a prefeito, tendo como vice-prefeito o empresário Sidney Boeno (PTdoB).

O PSDB definiu o empresário Mário Lobo para candidato a prefeito e o também empresário Leandro Goiano (PSB) como vice-prefeito.

O PSD lançou como candidato a prefeito o Investigador de Polícia Civil Sílvio Alex e como vice-prefeito o professor Alex Silva.

A campanha eleitoral começa no dia 16 de agosto.

As eleições ocorrerão no dia 2 de outubro. Os eleitores do município de Uruará devem analisar bem os candidatos, para escolher e eleger o melhor para o município que tem vivido dias de trevas nos últimos 3 anos e 7 meses.

Por: Joabe Reis

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

TREMOR EM URUARÁ

TREMOR DE TERRA ATINGE ESCOLA MELVIN JONES NA CIDADE DE URUARÁ (PA)

Fenômeno ainda não esclarecido assustou alunos e docentes da Escola Estadual de ensino Médio Melvin Jones, no município de Uruará, sudoeste do Pará. Por volta das 18 horas desta quinta-feira, 04, um tremor de terra atingiu a biblioteca da escola que ficou com o piso rachado, segundo informaram alunos e professora que estavam no local na hora do fato ocorrido. O fenômeno durou alguns minutos e deixou 28 pessoas apavoradas e todas elas saíram correndo da biblioteca no momento do incidente.

 “No momento incidente estava sendo ministrada uma aula de consulta a livros quando a cerâmica do piso começou a estourar fazendo um barulho assustador. A princípio pensávamos que o chão iria nos engolir, por imaginarmos haver alguma fossa ou buraco abaixo do prédio”, contou a professora, Alexandra da Silva Leite.

Ainda de acordo com os relatos as prateleiras com os livros penderam para um lado com a seção do piso.

O caso está sendo avaliado por profissionais da área de construção civil do município.

terça-feira, 2 de agosto de 2016

1º PREFEITO DE URUARÁ (PA), LAZARINI, DIZ QUE UM FIO DE ESPERANÇA NO FUTURO É PERCEBIDO NA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO

EX-PREFEITO LAZARINI ACREDITA QUE POPULAÇÃO DE URUARÁ (PA) CORRIGIRÁ EQUÍVOCOS DO PASSADO AO ANALISAR SITUAÇÃO POLÍTICA

Um dos pioneiros do município de Uruará (PA) que lutou pela sua emancipação, Antônio Geraldo Lazarini, 66, demonstrou grande frustração com o retrocesso a que foi submetido o município nos últimos anos, durante entrevista ao jornal da rádio Regional 91.3 FM.

Ao apresentador do jornal, Joabe Reis, o ex-prefeito disse não ver com bons olhos a atual situação do município. “A minha visão (sobre o município) é de quem lamenta profundamente o estado um pouco deplorável em que se encontra a infraestrutura do município de Uruará. Desde que cheguei aqui já vi bastante pessoas desanimadas e desalentadas. Eu ainda não pude avaliar exatamente por quais razões isto está ocorrendo, mas o que a gente sente é um desestímulo da população. Mas, ao mesmo tempo que este desestímulo é evidenciado, a gente percebe um fio de esperança na população, esperança no amanhã, esperança no futuro, esperança que um novo tempo virá. Um novo momento vai surgir e Uruará voltará a brilhar como sempre brilhou na história da Transamazônica. Momentaneamente não vejo (o município) com muito bons olhos porque realmente as coisas não estão muito bem. Porém, como todo o uruaraense eu também tenho esperança, eu também confio que o povo saberá construir sua história, embora tenha cometido talvez alguns equívocos num passado recente eu acredito que certamente irão fazer a correção agora e saberão dar um rumo (ao município) que todos merecem”, avaliou Lazarini.

As informações são de: Joabe Reis

ELEIÇÕES 2016

MAIS DE 1/3 DOS ELEITORES DE URUARÁ (PA) NÃO CONCLUIU O ENSINO FUNDAMENTAL; MAIS DA METADE É MASCULINA

Um dos importantes municípios do sudoeste do Pará, Uruará, será destaque nas eleições municipais deste ano por ter mais de um terço do eleitorado com grau de instrução baixo.

Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que dos 28.787 eleitores aptos a votar no município de Uruará (PA) em 2016, 35,20%, ou seja, 10.135 eleitores, não concluíram o Ensino Fundamental.

Seguindo a linha de grau de instrução, apenas 1,45%, isto é, 418 do eleitorado, chegou a concluir o ensino Superior; 7,19%, ou seja, 2.070 pessoas, terminaram o Ensino Médio; 5,97%, equivalente a 1.721, concluíram o Ensino Fundamental e 8,57%, isto é 2.469, são analfabetos; Já 26,94%, ou seja, 7.757, lê e escreve.

Outro número que chama atenção é que 47,52%, ou seja, 13.681, dos eleitores de Uruará têm entre 21 e 39 anos, um público considerado jovem.

Por outro lado, o percentual de eleitores entre 16 e 17 anos somam apenas 3,13%, o equivalente a 903 jovens, sendo que os eleitores de 16 que votarão pela primeira vez somam 381, o equivalente a 1,32%.

Já os idosos (60 anos em diante) somam 13,29%, ou seja, 3.828.

Os dados ainda mostram que 47,05, isto é, 13.545, do eleitorado é feminino e 52,91, ou o que equivale a 15.234, é masculino.

Este ano, o município de Uruará terá 1.976 eleitores a mais que nas eleições municipais de 2012.

http://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatisticas-eleitorais-2016/eleicoes-2016