Páginas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

DESAPARECIDO

FAMÍLIA PROCURA RAPAZ PORTUGUÊS QUE SUMIU NO PR HÁ QUASE UMA SEMANA

Wilson Balzer, de 26 anos, desapareceu no dia 18, em Ponta Grossa. De acordo com a família, jovem saiu de carro e não atendeu mais ligações.

Foto de Wilson Balzer, enviada pela família
O português Wilson Balzer, de 26 anos, está desaparecido desde quinta-feira passada (18) em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná. Uma tia registrou Boletim de Ocorrência (B.O) na segunda-feira (22) e relata que o sobrinho não entra em contato com a família há quase uma semana.

Wilson saiu na quinta-feira com um Fiat Uno vermelho e, desde então, não atendeu mais o celular.

Ainda de acordo com informações da tia à polícia, o rapaz, de nacionalidade portuguesa, tem um sotaque típico, fácil de reconhecer.

Segundo a família em nota enviada por email, esse rapaz está com depressão. “Tivemos várias notícias de que ele apareceu em Goiânia e Cuiabá. Mas a polícia rastreou o cartão de crédito dele e descobriu que ele consertou o carro em uma mecânica de Castelo dos sonhos. Também nos informaram de que ele estava indo em direção a Altamira e Santarém”, contou Miriã Balzer Justus, tia de Wilson.

Informações sobre o rapaz ou sobre o veículo podem ser repassadas pelo telefone 190, da Polícia Militar (PM). A polícia informou que investiga o desaparecimento e que, até a publicação desta reportagem, ainda não tinha pistas do sumiço. 

Esta matéria também foi publicada pelo G1, confira o site: http://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/2016/02/familia-procura-rapaz-portugues-que-sumiu-no-pr-ha-quase-uma-semana.html 

ERALDO PIMENTA EM AÇÃO PELA BR 163

DEPUTADO ERALDO PIMENTA AJUDA A RESOLVER DESOBSTRUÇÃO DA BR 163 COM NOVE DIAS INTERDITADA

Depois de 09 dias de protesto, na BR – 163, uma audiência realizada hoje (24), em Brasília com o Ministro de Minas e Energia , Agendado pelo Dep Fed Priante E Dep Estadual Eraldo Pimenta com Eduardo Braga, PMDB Ministro das Minas e Energia, trouxe a solução para o impasse entre os manifestantes e o governo.

As demandas foram atendidas em etapas assim descritas:

Primeira Etapa – instalação de termoelétricas nas regiões dos garimpos para gerar e distribuir energia para os moradores por meio do Programa Luz para todos do Governo Federal.

Segunda Etapa – em um prazo de 90 dias, o ministro encaminha um decreto para ser sancionado pela presidenta Dilma, para autorizar a inclusão de linhas de transmissão de 138 kw no Programa Luz para Todos, já que a concessionária (Celpa), responsável por este serviço demonstra impossibilidade.

Posteriormente a assinatura do decreto se procederá a distribuição com linhas de alta tensão e subestação com a geração de energia pelo sistema hídrico.

Outra informação importante é que os Deputados Priante e Eraldo Pimenta do Pará , não medirá esforços para fechar acordo com os indígenas e assentados de Novo Progresso, para o atendimento da pauta de reivindicação e a liberação do trafego na BR – 163...


SAÚDE

HOSPITAL DA TRANSAMAZÔNICA PROPORCIONA ENCONTRO ENTRE PACIENTE E ÍDOLO

Um encontro emocionante entre fã e ídolo movimentou a UTI Pediátrica do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT). O pequeno usuário A. V. G. L., 4 anos, chegou ao hospital após sofrer um grave acidente doméstico. O menino foi submetido a uma eletroneuromiografia, exame complexo que definirá os próximos passos do tratamento do paciente mirim.

Seis meses de internação, o menino começou a apresentar sinais de depressão, uma condição bastante comum em pacientes que necessitam permanecer por muito tempo no ambiente hospitalar. O quadro fez com que a equipe da UTI Pediátrica, composta pela médica Adriana Cervantes, a enfermeira-chefe Renata Chiquetti, a terapeuta Maressa Solyanne e a enfermeira Elaine Vasconcelos, apelasse para o famoso morcego dos quadrinhos e do cinema mundial, o Batman, do qual o garoto é fã.

A equipe teve ajuda do voluntário Darlen Silva, que se vestiu com as roupas do personagem e proporcionou ao menino momentos de alegria, descontração e gulodices, pois o “Batman” levou bolo de chocolate e queijo – dieta liberada especialmente para ele neste dia –, as comidas favoritas do fã.

“Percebemos que estava acontecendo algo importante com o paciente, porque ele parou de interagir, conversar, não sentir forme e ter sonolência, sintomas que são muito clássicos de depressão, por isso, a equipe buscou uma solução com o auxílio do personagem que ele mais gosta”, explicou a coordenadora das UTIs Pediátrica e Neo-natal do hospital, Renata Chiquetti.

Para Ademilson Leverguini, pai do menino, a iniciativa da equipe foi um ato de amor e carinho. “Fiquei muito feliz em perceber a preocupação das enfermeiras e de toda a equipe. Elas cuidam dele e das demais crianças da UTI, distribuindo carinho e amor, no sentido mais pleno da palavra. Isso nos conforta diante de uma situação delicada como essa. Não temos palavras para agradecer a todos do hospital, desde a turma da limpeza até a direção”, disse.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

EM URUARÁ

INSTAURADA COMISSÃO PROCESSANTE NA CÂMARA DE VEREADORES DE URUARÁ PARA INVESTIGAR PREFEITO DO MUNICÍPIO

Na 1ª Sessão Ordinária do ano de 2016 na Câmara Municipal de Vereadores do Município de Uruará deveria ter sido votado o pedido de afastamento do prefeito municipal de seu cargo por um período de 90 dias para que o mesmo fosse investigado. No entanto a mesa diretora da casa colocou em votação apenas a abertura de uma Comissão Processante para investigar o chefe do executivo municipal. Por ser um ano de eleições 11 vereadores compareceram a sessão e a Comissão Processante foi aprovada por unanimidade. A decisão dos vereadores contrariou a vontade de dezenas de populares que acompanhavam a sessão que queriam o imediato afastamento do prefeito municipal de seu cargo. A comissão terá cerca de 25 dias para apresentar os resultados da investigação e decidir se será colocado em votação o afastamento do prefeito de seu cargo ou não.

O pedido de afastamento do prefeito foi protocolado por um professor na Câmara Municipal, na quarta-feira, 17 de fevereiro. Foi protocolado um pedido de abertura de uma comissão processante que poderia afastar o prefeito para investigar ou apenas para investigar sem que o prefeito fosse afastado. A motivação do pedido individual do professor seria o fato de que a prefeitura não está repassando para a Caixa Econômica Federal a verba descontada dos salários dos servidores públicos municipal.

A Comissão Processante instaurada nesta sexta-feira irá investigar se houve ou não a apropriação indébita de recursos como alega o documento protocolado na Câmara pelo professor.

O município de Uruará tem 13 vereadores, sendo que 3 compõem a base de oposição e 10 compõem a base da situação. A Comissão Processante ficou composta por 2 vereadores da base da situação, que ficaram com a presidência e relatoria da comissão, e 1 vereador da base de oposição, que ficou apenas como membro da comissão.

As informações são de Joabe Reis

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

EM URUARÁ

PREFEITO PODERÁ SER AFASTADO DO CARGO NESTA SEXTA-FEIRA, 19

A 1ª Sessão Ordinária do ano de 2016 na Câmara Municipal de Vereadores do Município de Uruará poderá constar na sua pauta de votação um assunto que a todo instante está na boca da população uruaraense, "o afastamento do prefeito municipal de seu cargo".

Não será a primeira vez que o afastamento do prefeito é posto em votação, em pelo menos três oportunidades anteriores o assunto esteve na pauta, mas em nenhuma das vezes teve quórum na sessão para a devida votação. Desta vez, sendo ano de eleições municipais, a expectativa da população é de que seja diferente e que os vereadores estejam presentes na Sessão Ordinária da casa de leis e votem, pelo menos essa é a esperança de um professor que protocolou na Câmara Municipal, nesta quarta-feira, 17 de fevereiro, um pedido de afastamento do prefeito do município. Foi protocolado um pedido de abertura de uma comissão processante que pode afastar o prefeito para investigar ou apenas para investigar sem que o prefeito seja afastado, conforme decidirão os vereadores.

O pedido é individual, mas representa a vontade da maioria da população que está insatisfeita com tudo o que vem ocorrendo no município em decorrência da maneira como Uruará tem sido administrado nos últimos três anos e quase dois meses.

A motivação do pedido individual do professor seria o fato de que a prefeitura não está repassando para a Caixa Econômica Federal a verba descontada dos salários dos servidores públicos municipal.

Além da votação sobre o afastamento do gestor municipal que está gerando uma grande expectativa, também ocorrerá na manhã desta sexta-feira, 19, uma manifestação popular que ganhará as ruas da cidade de Uruará como uma forma de reivindicar direitos e demonstrar a insatisfação com a atual gestão do poder executivo municipal.

A passeata tem horário previsto para início às 7 horas e 30 minutos, já a Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores deve ter início às 9 horas e 30 minutos.

Com unformações de Joabe Reis.

EM ALTAMIRA

CAMPANHA DO HOSPITAL REGIONAL SUPERA A EXPECTATIVA E ALCANÇA 182 BOLSAS DE SANGUE EM ALTAMIRA

A meta de 150 bolsas a ser alcançada com a campanha de doação de sangue organizada pelo Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT) foi superada. Ao todo, foram 182 bolsas de sangue coletadas. Com o slogan Curta o Carnaval doando vida e amor a campanha contou com a parceria da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e a Liga dos Blocos de Carnaval de Altamira.

Historicamente, o Carnaval é a época do ano em que o consumo de sangue aumenta em até 30% em todo o Brasil, não sendo diferente na região da Transamazônica e Xingu, no qual o estoque da fundação estava bastante comprometido pela ausência de doadores. Mas os foliões e a população atenderam ao chamado e compareceram ao Hemopa a exemplo da comerciária Jaíne Nascimento. Conforme ela, a doação foi feita por sentimento: “fiz a doação por entender que é um ato de amor ao próximo. Ajudar ao próximo é algo muito precioso. A premiação do abadá não era o principal”, afirmou.

Para Luciane Madruga, diretora de apoio assistencial do Hospital Regional, a campanha foi um sucesso em vários aspectos. “Estamos muito contentes em superar o número de bolsas previstas, que era de 150 e poder auxiliar ainda mais o Hemopa” comentou a diretora.

Campanha - A campanha promoveu o sorteio de 20 abadás aos doadores de sangue. Cada bloco de Carnaval participante recebeu uma placa de agradecimento do Hospital Regional Público da Transamazônica pela parceria. O presidente da Liga dos Blocos de Carnaval de Altamira, Vagney dos Santos, declarou que estão à disposição para continuarem contribuindo com o próximo. “Sempre que precisarem da nossa ajuda, podem contar. Afinal, campanhas como essas devem ser feitas durante todo o ano”, enfatizou.

Gesto de amor ao próximo, a doação de sangue é fundamental para salvar vidas nas unidades hospitalares. Por isso, o hospital convidou a Liga dos Blocos de Carnaval, para juntos, fazerem de 2016 um ano diferente, em que a solidariedade fosse marca da festa altamirense.

Renata Pantoja Moia
Jornalista/Publicitária

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

CAOS NA EDUCAÇÃO EM URUARÁ

PREFEITURA SUSPENDE ANO LETIVO NO MUNICÍPIO DE URUARÁ



Informativo enviado pelas escolas aos pais

As aulas do ano letivo 2016 tiveram início nesta segunda-feira, 15 de fevereiro, mas nesta terça-feira, 16, a prefeitura do município de Uruará decretou a suspensão do ano letivo por tempo indeterminado.

A alegação inicial do executivo municipal para a suspensão das aulas seria a falta de recursos para aquisição de merenda escolar e de material de limpeza, devido o bloqueio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Nesta manhã, foram realizadas reuniões nas escolas para informação aos funcionários sobre a suspensão do ano letivo.

Caos na educação do município de Uruará atinge o seu nível mais alto até os dias atuais. Mais de 10 mil alunos ficam impedidos de terem acesso ao direito à educação, que é um direito constitucional.

Direito a educação

Constituição Federal de 1988 Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

Art. 208. O dever do Estado com a Educação será efetivado mediante a garantia de: III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino; IV - atendimento em creche e pré-escola às crianças de 0 a 6 anos de idade.

Art. 213. Os recursos públicos serão destinados às escolas, podendo ser dirigidos a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas, definidas em lei, que: I – comprovem finalidade não lucrativa e apliquem seus excedentes financeiros em educação.

EM URUARÁ, haverá grande manifestação na sexta, 19.

POPULAÇÃO DEVE SAIR ÀS RUAS NESTA SEXTA-FEIRA, 19, EM BUSCA MELHORIAS PARA O MUNICÍPIO

Segundo um dos coordenadores do manifesto e presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Uruará, Avanildo Moreira, salários atrasados, escolas fechadas, professores concursados sem lotação, nomes de funcionários no SPC / SERASA e INSS em atraso, salários reduzidos, perseguição a funcionários, enfim... motivaram a realização do movimento, previsto a para a próxima sexta-feira, 19.

“Uruará encolheu: menos escolas, menos salários, menos saúde, menos médicos, nenhum investimento! MUNICÍPIO TOTALMENTE ABANDONADO”, disse Avanildo em sua página da rede social facebook.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

ERALDO PIMENTA EM AÇÃO - INÍCIO DAS SESSÕES SOLENES 2016

ERALDO PIMENTA, DEPUTADO ESTADUAL DO PARÁ PELO PMDB, PARTICIPA HOJE DA SESSÃO ORDINÁRIA DA ALEPA

Começa nesta terça-feira (2) o ano legislativo em todo o país, quando os deputados estaduais e federais voltam às atividades, discutindo novas medidas e reiniciando o período de votação de propostas. No Pará, O 1º período da 2º sessão Legislativa da 18º Legislatura, a abertura ocorreu às 9h.

O deputado Eraldo Pimenta (PMDB) disse que o trabalho continua em 2016, e com atenção voltada para a região da Transamazônica, Oeste do Pará, Tapajós e Xingu.

TRANSAMAZÔNICA FAZ MAIS UMA VÍTIMA ENTRE AS CIDADES DE URUARÁ E RURÓPOLIS (PA)

MOTORISTA DE URUARÁ MORRE EM ACIDENTE NA TRANSAMAZÔNICA PRÓXIMO A CIDADE DE RURÓPOLIS



Na tarde desta segunda-feira, 01 de fevereiro, o motorista da cidade de Uruará, Otoniel Ferreira Souza, popular Bodinho, acabou sendo atropelado pelo caminhão que ele dirigia quando o mesmo verificava problemas mecânico no veículo. Otoniel chegou a ser socorrido, mas faleceu no início desta terça-feira, 02, no Hospital Regional do Baixo Amazonas em Santarém. O acidente aconteceu numa ladeira da Transamazônica (BR 230) próxima a cidade de Rurópolis.

Otoniel Ferreira Souza era casado e deixa duas filhas, o corpo será transladado para a cidade de Uruará onde será sepultado.