Páginas

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

DOAÇÃO DE SANGUE

CAMPANHA DO HOSPITAL DE ALTAMIRA CHAMA DOADORES PARA O HEMOPA

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em parceria com a Liga dos Blocos de Carnaval de Altamira, está promovendo a campanha Curta o Carnaval doando vida e amor. A ação busca sensibilizar a sociedade quanto à necessidade de repor o estoque da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (HEMOPA), justamente no período em que a necessidade de sangue aumenta e a escassez na região é a maior registrada nos últimos dois anos.

Apenas o HRPT consome cerca de 60% do estoque do HEMOPA para atender procedimentos de média e alta complexidade, além dos atendimentos de urgência e emergência. O objetivo inicial é arrecadar 150 bolsas de sangue. Para isso, os foliões serão estimulados a doar sangue no período de 27 de janeiro a 05 de fevereiro. Os doadores vão preencher um cupom para concorrer a 20 abadás que serão oferecidos pelos seguintes blocos: Biruta, Me Beija, Caça-Cachaça e Acerola.

Para Rodrigo Faria, bioquímico e coordenador da agência transfusional do Hospital, toda a campanha é importante. “O problema maior hoje está em salvaguardar os atendimentos emergenciais, pois a demanda não é compatível com o estoque disponível. Por isso, é importante fazer campanhas para sensibilizar a população e mostrar que a doação é uma atitude pela vida e que pode ser realizada por todos”, afirmou. 

DOAÇÃO:

Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (HEMOPA)
Av. Brigadeiro Eduardo Gomes s/n – Bairro: São Sebastião – Altamira
Período: 27/01 a 05/02
Horário: Das 7h30 às 12h30

Informações: Renata Pantoja
Assessora de Comunicação
Hospital Regional Público da Transamazônica - HRPT

Jornalista - DRT 10552 DF

CASA DE MORADORA EM URUARÁ É DEMOLIDA

JUSTIÇA ACEITA ALEGAÇÃO DA PREFEITURA DE URUARÁ E PARTE DA CASA DE MORADORA DO BAIRRO BOA SORTE É DEMOLIDA

Nesta quinta-feira, 28 de janeiro, a Prefeitura Municipal demoliu a residência da dona de casa, Andreia da Silva Feitosa, no Bairro Boa Sorte, zona norte da cidade de Uruará. A demolição da casa foi determinada pela justiça atendendo à solicitação da Prefeitura Municipal em ação demolitória ingressada pelo município através do poder executivo municipal alegando que a família efetuou construção particular em área de uso comum, requerendo tutela antecipada.

De acordo com a Decisão Interlocutória da justiça, a dona da casa construiu muro fechando rua pública em local onde constava na planta do loteamento o espaço para a Travessa Dão Pedro II. O Juiz de Direito Titular da Comarca de Uruará, Vinícius de Amorim Pedrassoli, deferiu tutela antecipada e determinou a demolição da obra que invadiu o logradouro público, no lote no 01 da quadra 55 localizado na Travessa Dão Pedro II, o juiz ainda estipulou multa no valor de R$500,00 por dia.

A decisão judicial foi publicada em 9 de junho de 2015, a família recorreu da decisão, mas teve o pedido de suspensão de liminar rejeitado pela justiça e a determinação de demolição foi cumprida nesta quinta-feira, 28 de janeiro de 2016.

A irmã de Andreia acompanhou a demolição e disse que a família está indignada. “Segundo a prefeitura Municipal de Uruará, a construção da casa da minha irmã Andreia da Silva Feitosa, está num local de rua, ou seja, disseram que eles invadiram esta área que é de propriedade da Prefeitura. A ordem que recebemos da justiça (Poder Judiciário) era para que fosse demolida. Hoje, eles chegaram e começaram a demolir. Estamos há muito tempo neste local. Vamos perder tudo. O terreno murado, com casa de alvenaria, forrada, quarto, sala, cozinha, banheiro, varanda, poço. Minha irmã não sabe o que vai fazer, pois recentemente o esposo sofreu um AVC e está de cadeira de rodas. Estamos muito indignados com esta ação da Prefeitura de Uruará”, informou a irmã Lucilete Silva Feitosa, que acompanhou a ação da Prefeitura.

Agora é aguardar para ver se a prefeitura irá realmente usar o espaço para fazer a referida Travessa Dão Pedro II que até o momento só existe no papel.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

EM URUARÁ

EQUINOS UTILIZAM O PERÍMETRO URBANO DE URUARÁ PARA TRANSITAR LIVREMENTE

Nas últimas semanas, como ocorreu no ano de 2015, são vistos com freqüência pastando em canteiros e transitando pelas ruas e avenidas da cidade de Uruará alguns animais eqüinos, são pelo menos 5 animais.

Oferecendo grandes riscos de acidentes no trânsito os cavalos atravessam avenidas e até dormem no meio da rua.

Fato semelhante ocorreu na cidade há alguns anos quando providências foram tomadas pela administração municipal e os animais pararam de transitar pela cidade.

Com o ressurgimento dos cavalos soltos no perímetro urbano, é necessário que providências sejam tomadas pela administração municipal.

Os animais foram vistos, entre outros pontos da cidade, descansando sobre a calçada da Secretaria Municipal de Saúde do município enfrente a porta de entrada da secretaria, cena registrada em foto por um popular. Também foram vistos nas praças do centro da cidade.

Ainda não foi identificado o dono dos animais.

De acordo rege o Código de Posturas do Município de Uruará, Lei Municipal 119 de 25 de abril de 1994, no seu Art. 101 - é proibida a permanência de animais nas vias públicas;

Art. 102 - os animais encontrados nas ruas, praças, estradas ou caminhos públicos serão recolhidos ao depósito da municipalidade;

Parágrafo único - não sendo retirado o animal no prazo de 60 dias, deverá a prefeitura efetuar a sua venda em hasta pública, precedida da necessária publicação.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

LUTO - PELA PROFESSORA REGINA CLÁUDIA MAGALHÃES NEPOMUCENO

SEPULTADA NA TARDE DESTE DOMINGO NO TOCANTINS PROFESSORA DO MUNICÍPIO DE URUARÁ VÍTIMA DA DEPRESSÃO

Na sua conta na rede social Facebook a professora Regina Cláudia fez sua última postagem às 21 horas e 12 minutos, quando postou uma foto com a frase: Hoje é meu dia que Deus possa me abençoar sempre, e que ele volte a estar presente na minha vida! Feliz niver pra mim.



Uma fatalidade inesperada encheu de tristeza familiares e amigos da servidora da educação do município de Uruará, professora Regina Cláudia Magalhães Nepomuceno de 38 anos de idade. Na noite de sábado, 23 de janeiro, no dia do seu aniversário a professora tirou a própria vida. Segundo familiares, Regina Cláudia se trancou no quarto e por motivos desconhecidos cometeu o suicídio por volta das 22 horas. Ainda de acordo com familiares a professora sofria de depressão e já tinha tentado tirar a própria vida em outras vezes, mas sempre havia alguém por perto para impedir, mas desta vez foi muito rápido e ninguém pode fazer nada para impedir.

O corpo da professora foi sepultado na tarde deste domingo, 25, no cemitério da cidade de Ananás (TO) onde o pai dela está sepultado e era o desejo da mesma ser sepultada no mesmo local. Ela passava as férias na cidade de Araguaína (TO) com o marido e os filhos (duas moças e um rapaz).

Atualmente Regina Cláudia Magalhães Nepomuceno era coordenadora da Escola Antônio Roque Lopes, do Bairro Vila Brasil, zona norte da cidade de Uruará. Como professora Regina trabalhou na Escola Adventista, Instituto Educacional Uruará, Francisca Lima e Creche Municipal. Ela residia no município de Uruará desde o ano de 2006. Também foi proprietária do Comercial Extra.

Regina Cláudia Magalhães Nepomuceno, de 23 de janeiro de 1978 a 23 de janeiro de 2016.

A Educação em Uruará está de luto. Nossas condolências a família.

As informações são de Joabe Reis

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

TENTATIVA DE FURTO NO BANCO DO BRASIL EM URUARÁ

AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL EM URUARÁ SOFRE TENTATIVA DE FURTO DURANTE A MADRUGADA

Durante a madrugada desta quinta-feira, 21 de janeiro de 2016, por voltas das 3 horas um indivíduo quebrou uma das janelas da agência do Banco do Brasil na cidade de Uruará e entrou na agência numa tentativa de furto, mas depois de chegar a frente ao cofre desistiu de prosseguir com o furto provavelmente por não conseguir abrir o cofre. Para arrombar a janela da agência o indivíduo usou uma barra de ferro.

A Polícia Civil investiga o caso e acredita ter sido ação de um amador. Imagens de câmeras do circuito interno estão sendo analisadas, de acordo informou o delegado Walison Damasceno. “Estamos apurando o caso, a princípio acreditamos ser trabalho de amador que achou que era fácil. O fato ocorreu por volta das 3 horas da manhã. Estamos esperando o pessoal da perícia de Altamira para fazer a perícia do local, estamos coletando as imagens. A princípio era um indivíduo que entrou na agência e estamos ver através das imagens se há outro indivíduo esperando do lado de fora. O indivíduo usou uma barra de ferro para arrombar a janela e chegou até o cofre, mas o cofre é difícil abrir, ele desistiu e foi embora. Nós vamos instaurar um inquérito policial para apurarmos essa tentativa de furto”, detalho o delegado Walison que é titular da Delegacia de Polícia Civil de Uruará.

A agência está fechada nesta quinta-feira, 21 de janeiro.

O atendimento interno no Banco do Brasil está suspenso desde o assalto ocorrido em 10 de junho de 2015, os clientes desde então também vem enfrentando dificuldades para realizar movimentações financeiras na agência, principalmente a modalidade saque no caixa eletrônico.

As informações são de Joabe Reis

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

EDUCAÇÃO - COMO ECONOMIZAR NA VOLTA ÀS AULAS?

COMO ECONOMIZAR NA VOLTA ÀS AULAS?

A compra de materiais escolares sempre causa grandes preocupações para os pais. Como gastar menos e onde encontrar produtos de qualidade? “Um problema nessa hora é que a maioria dos brasileiros tem grande dificuldade em realizar boas negociações, em função da timidez e da ideia de que o preço do produto não pode ser alterado, mas, se fizer as compras com planejamento e com tempo, é possível economizar bastante”, explica Reinaldo Domingos, autor do livro Mesada não é só dinheiro (Editora DSOP).

Ele acrescenta que os preços estabelecidos por uma loja podem e devem ser questionados; isto faz parte do ato de negociar. Veja algumas dicas elaboradas pela DSOP Educação Financeira sobre o tema:

Realizar as compras de materiais escolares em conjunto com outros pais, o que dará maior chance para negociar menores preços. Para isso, basta juntar duas ou três famílias com filhos nas mesmas séries;

Levantar todo o material escolar que sobrou no ano anterior, separando o que pode ser reaproveitado ou não. Nessa hora, é importante lembrar que as trocas de livros didáticos e uniformes entre alunos de séries diferentes representam grande economia. Caso não possa trocar, doe o material para jovens de famílias necessitadas. Veja a possibilidade de comprar somente o material que será utilizado no primeiro semestre, isto poderá lhe trazer uma boa economia e menor desembolso de dinheiro;

Não se deixar levar somente pelos desejos dos filhos. Eles são influenciados pelos amigos e pelo marketing publicitário, por isso, vão querer sempre produtos da moda e que contenham imagens de artistas ou personagens de sucesso, o que faz com que os preços desses produtos fiquem muito mais caros. Para evitar ceder a esses impulsos, os pais devem ter sempre em mão uma lista do que é realmente necessário e conversar com os filhos para que entendam a diferença e a utilidade dos materiais.

Na hora da compra é fundamental saber falar e se expressar, buscando a melhor opção de pagamento. Para isso, é preciso ter disciplina, seguindo todo um ritual de compra, com uma boa abordagem, para que a obtenção do melhor preço ocorra de forma segura e inteligente. Sempre faça a pergunta: quanto custa este produto à vista? Isto ajudará muito;

Existem diversas formas de comprar, mas, seja qual for a sua, algumas dicas são interessantes: escolha bem a marca do produto, pesquise o preço na internet e em, pelo menos, três lugares com visitas presenciais. Negocie à vista e pague a prazo, mas as prestações devem caber em seu orçamento mensal futuro;

Atualmente, a compra pelo mercado eletrônico vem crescendo e há casos em que o preço das lojas virtuais cobre o preço das lojas de rua e shopping, que têm custos de marketing,  locação, funcionário, enfim, custos fixos e variáveis. Já as lojas eletrônicas só têm o custo do produto e da logística para entrega. O único problema é que o prazo de entrega pode ser um pouco maior, por isso é preciso comprar com maior antecedência;

Recicle materiais, além de ser uma forma de economizar, também desenvolve o espírito lúdico das crianças. Para isso, basta pegar os materiais mais desgastados e dar a eles uma nova vida, vale com roupas, juntar folhas de cadernos usados, construir uma capa nova, etc.;

Faça compra de produtos para o recreio em atacados e faça economia na merenda escolar, mas essa deve ser sempre precedida da preocupação de um bom balanceamento nutricional. Ensine seu filho a comprar somente o necessário e não desperdiçar;

Antes de negociar com as vans para levar os filhos na escola, veja se não existe a possibilidade de um revezamento com pais que moram na mesma área ou condomínio. Costuma ser muito divertido e cria uma relação de comunidade mais sólida. Caso não seja possível, pesquise os valores das vans e negocie. Cuidado, esse meio de transporte tem que estar habilitado e regularizado;

Procure saber com a direção da escola quais diferenciais ela trará este ano e nos anos seguintes em relação ao ensino de educação financeira. Caso isso não ocorra, explique a importância de inserir esse tema desde cedo. Muitas escolas já estão adotando esta disciplina, e o governo já está em fase de projeto piloto no ensino médio e fundamental.

Procure, também, você mesmo investir na educação financeira logo cedo dos seus filhos, fazendo uma previdência privada ou poupança programada, por exemplo, mostrando este beneficio a eles e a importância de já estar pensando na sua saúde financeira!

Fonte: Dsop Comunicação 

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

CASO BUCHINGER: POLÍCIA PRENDE 4 ACUSADOS DO CRIME

JOVEM É SUSPEITO DO ASSASSINATO DA PRÓPRIA FAMÍLIA

O crime bárbaro que tirou a vida de três membros da mesma família - Luiz Alves, Irma Buchinger e Ambrósio Neto - e chocou moradores de Altamira, sudoeste do Pará, ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (19).

O filho do casal, Henrique Alves, seria o quarto suspeito de envolvimento no assassinato.

A informação foi divulgada pela ATMTV, a quem a polícia teria confirmado o envolvimento de Henrique no assassinato dos pais e do irmão.

De acordo com familiares, os irmãos Henrique e Chiara teriam deixado Altamira no último final de semana.

Henrique teria sido preso hoje, em Goiânia (GO), enquanto o paradeiro de Chiara Buchinger é desconhecido.

Além disso, a Superintendência de Polícia Civil de Altamira informou que duas prisões foram realizadas no município, uma prisão em Itaituba, no extremo oeste paraense, e outra prisão no Estado de Goiás.

O DOL entrou em contato com o delegado Vinicius Dias, responsável pelas investigações, que disse que por enquanto não irá se manifestar sobre o assunto para preservar as investigações.

Nas redes sociais, o caso já está sendo comparado ao da jovem Suzanne Von Richthofen.

(DOL com informações da ATMTV)

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

INVASÃO DE APP EM URUARÁ

ÁREA DE RESERVA PERMANENTE QUE SERVIA DE DEPÓSITO DE LIXO EM URUARÁ É OCUPADA POR CERCA DE 80 FAMÍLIAS SEM TETO

Cerca de 80 famílias ocuparam uma área na zona leste da cidade de Uruará (PA) próximo ao bairro progresso III. Pelo menos seis casas de madeira já foram construídas e dezenas de terrenos já foram cercadas.

Segundo Denis Charles da Silva Rodrigues, da Travessa 2 do Bairro Progresso III, bairro próximo a área da invasão, há pelo menos dois meses as pessoas estão ocupando a área. “Eles estão limpando há 60 dias mais ou menos. Não sou a favor de invasão, mas, esta área é abandonada, cheia de lixo, esconderijo de bandido e, precisa de cuidados”, informou.

Outro morador do bairro Progresso, João Batista disse que a área é cheia de lixo e mato, oferecendo risco aos moradores. “Aqui é uma juquira, com animais peçonhentos, e, as crianças são as mais prejudicadas. Ninguém sabe de quem é esta área. Se aqui houvesse uma proprietário, a área era cuidada, cercada, limpa... Aaqui só tem lixo e muito perigo”, falou.

As famílias dizem não saber a quem pertence a área invadida, sendo um local utilizado para despejo de lixo, madeira descartada e animais mortos, que agora está ficando limpa com a ação do movimento de ocupação. De acordo com informações de alguns dos integrantes do movimento, como é o caso de Naldo Conceição, as famílias estão decididas a não saírem da área. “Estou tentando fazer uma casa para mim. Vivo de aluguel e, como está muito caro, quero apenas uma moradia, sair do aluguel. Comigo tem várias famílias. Não pretendemos sair daqui”, informou.

Sueli de Souza, mãe de cinco filhos, disse que vai construir uma casa na área. “Numa casa de aluguel onde moro, além dos filhos, tem minha mãe que é cadeirante, uma filha separada do marido com seus dois filhos, que são meus netos, tudo numa casa de aluguel. Decidimos vir aqui construir esta casinha para sairmos do aluguel”, explicou.

Segundo a cartorária Ivone Dal Ponte, a área é de Reserva Permanente e está localizada entre o Bairro Progresso III e uma serraria madeireira. “Aqui no cartório de imóveis, temos o mapa pelo loteador uma área de Reserva Permanente, limitando entre a Serraria, o bairro Progresso III, o bairro Nova Uruará, a Avenida Franscisco Milanski (conhecida como Rua das Mangueiras). Inclusive nesta área, consta no mapa, um igarapé ‘sem denominação’ com vegetação, o que não dá direito a ninguém usufruir esta área”, explicou.

Pelo Poder Judiciário e Ministério Público Estadual, nenhuma denúncia foi formalizada sobre este caso, quanto aos órgãos competentes, até o momento não se manifestaram sobre o assunto.


O grande déficit de moradia que se agrava com o êxodo rural e demarcação da Terra Indígena Cachoeira Seca, motiva famílias com dificuldades em pagar o aluguel de moradia cada vez mais caro em face a falta de geração de empregos no município a procurarem um local onde possam construir um local de moradia para abrigar seus filhos, como é o caso citado.

Reportagens de Cirineu Santos e Joabe Reis

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

CPF PASSA A SER EMITIDO JUNTO COM A CERTIDÃO DE NASCIMENTO

Foi lançado nesta última segunda-feira, 11 de janeiro, ontem aqui em Uruará, pelo cartório de registro civil, o serviço de emissão de Cadastro de Pessoa Física (CPF) para recém-nascidos diretamente nas certidões de nascimento.

Além da comodidade e gratuidade do serviço, da prevenção de fraudes e de problemas causados por homônimos, a emissão do CPF com a certidão de nascimento atende demanda da população mais carente, que necessita do número para que seus filhos tenham acesso aos benefícios sociais proporcionados pelo Poder Público.

Os cartórios vão informar os dados do recém-nascido ou da pessoa a ser registrada pelo sistema online e, imediatamente, o número do CPF será repassado e impresso na certidão sem nenhum custo.

DIREITO DO PACIENTE

PACIENTE TEM DIREITO À CÓPIA DO PRONTUÁRIO MÉDICO


O prontuário médico é a união de todos os documentos que registram procedimentos, exames, condições físicas e demais informações do paciente e é direito dele receber uma cópia do documento se solicitado. Saiba mais: http://www.cnj.jus.br/noticias/cnj/80919-cnj-servico-todo-paciente-tem-direito-a-copia-do-prontuario-medico

TRANSAMAZÔNICA

O DESCASO DO GOVERNO FEDERAL

... Nos meses de seca, a estrada fica mergulhada na poeira. No período de chuva, veículos atolam constantemente e linhas de ônibus param de circular em vários trechos.

Riscos constantes...

Rodovia Transamazônica - BR 230, Km 117, trecho entre Medicilândia e Uruará (Em 12/01/2016).

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

ELEIÇÕES ELEITORAL 2016

CALENDÁRIO ELEITORAL


O calendário das Eleições Municipais de 2016 no Brasil foi aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 10 de novembro de 2015. O primeiro turno ocorrerá no dia 2 de outubro e o segundo turno no dia 30 de outubro. Já a data limite para o futuro candidato alterar o seu domicilio eleitoral foi no dia 2 de outubro de 2015, 1 ano antes da eleição, enquanto o prazo para se filiar a um partido acaba no dia 2 de abril de 2016.

Vale lembrar que as datas podem ser alteradas com a divulgação oficial do calendário eleitoral pelo TSE.

Data
Eventos
2 de outubro de 2015
Termina o prazo para o candidato trocar o seu domicílio eleitoral para o município que irá concorrer.
1 de janeiro de 2016
Torna-se obrigatório o registro das pesquisas eleitorais realizadas pelos institutos de pesquisas.
5 de março de 2016
Último dia para comunicação das instruções das Eleições Municipais 2016 pelo TSE.
2 de abril de 2016
Prazo limite para o candidato estar filiado a um partido.
4 de maio de 2016
Data final para o eleitor solicitar a inscrição ou alterar o título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral, regularizar a situação ou requerer a transição para Seção Eleitoral Especial (destinada aos eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida).
13 de junho a 3 de agosto 2016
Fase em que são escolhidos os integrantes das Mesas Receptoras.
5 de julho de 2016
Passa a ser permitido ao candidato a propaganda intrapartidária visando sua nomeação à candidatura. É vetado o uso de rádio, televisão e outdoor.
20 de julho a 5 de agosto de 2016
Período no qual os partidos estão autorizados a promover convenções para a definição dos candidatos.
3 de agosto de 2016
Data limite para o eleitor solicitar a segunda via do título de eleitor fora do seu domicílio eleitoral.
15 de agosto de 2016
Final do prazo para os partidos políticos e coligações registrarem seus candidatos.
16 de agosto de 2016
Está autorizada a propaganda eleitoral.
26 de agosto de 2016
Começa a propaganda eleitoral gratuita através do rádio e televisão.
13 de setembro de 2016
Prazo limite para a definição e comunicação dos partidos políticos à Justiça Eleitoral dos gastos de campanha dos candidatos.
15 de setembro de 2016
É publicado pela Justiça Eleitoral o relatório das receitas em dinheiro coletadas pelos partidos políticos para patrocinar as campanhas eleitorais.
22 de setembro de 2016
Prazo final para o eleitor requisitar em seu domicílio eleitoral a segunda via do Título de Eleitor.
29 de setembro de 2016
Fim da propaganda eleitoral gratuita veiculadas no rádio e na televisão.
30 de setembro de 2016
Termina o período da exibição de propaganda eleitoral paga.
2 de outubro de 2016
Primeiro turno.
28 de outubro de 2016
Encerramento da propaganda eleitoral gratuita através do rádio e da televisão associada ao segundo turno.
28 de outubro de 2016
Acaba a propaganda eleitoral paga relativa ao segundo turno.
30 de outubro de 2016
Segundo turno.
As informações são do site: https://www.eleicoes2016.com.br/calendario-eleitoral/ 

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

LUTO PELO FILHO DO BLOGUEIRO XAROPE

MORRE FILHO DO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS BLOGUEIROS DO OESTE DO PARÁ (ABOP)

Minhas condolências ao amigo Hiromar Cardoso (presidente da ABOP), o popular Xarope e sua família pela perda de seu filho Giorgio Alexsandro Cardoso, 30 anos, que faleceu nessa madrugada no Hospital Municipal de Santarém/PA em virtude de pneumonia.

Os mais sinceros pêsames e força ao amigo Xarope e sua família.


Peço a Deus que conforte vocês dessa imensa dor.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

OLIMPIADAS 2016

LIBERTINOS E ESTROINAS

Quando da realização da Copa de 214, fui criticado por ter sido contra o Brasil sediar o evento. Preferia que os R$ 28 bilhões gastos fossem totalmente investidos em infraestrutura de base.

Os ingênuos sugeriam que o saque era investimento e que, no mínimo, a publicidade da Copa seria propaganda “gratuita” do Brasil alhures, o que aumentaria o fluxo turístico.

O único fluxo turístico que aumentou foi o dos argentinos (300% em relação a 2014), mas não por causa da Copa de 2014 e sim porque o dólar chegou a R$ 4, fazendo com que o real já acumule 20% de desvalorização em relação ao peso argentino, o que me faz repisar a opção de que jogamos R$ 28 bilhões em terra que goleiro pisa, onde nem grama nasce.

Mas não nos bastou a Copa de 2014: a mesma irresponsabilidade fiscal se repete com as Olimpíadas, que custarão ao Brasil R$ 36,7 bilhões, dos quais 57%, ou R$ 20,9 bilhões serão sacados contra o erário.

Mas o Brasil, com certeza, será, de novo, notícia positivo mundo afora, o que reforça a nossa opção pela burrice. Se o nosso negócio é ser notícia positiva, com 5% disso pagos às grandes redes mundiais, venderemos que Jesus Cristo nasceu em Belém, do Pará, e que Deus é, mesmo, brasileiro.

E na Copa do Mundo as sedes se espalharam, enquanto que nas Olimpíadas de 2016, as tais obras de legado (investimentos em transporte e urbanização) serão erigidas apenas no estado do Rio de Janeiro.

E no meio dos bilhões, no final de novembro, o governo federal e o estado do Rio de Janeiro resolveram colocar mais R$ 460 milhões na conta das respectivas viúvas, combinando dividir o custo de energia elétrica a ser usada nos 17 dias do evento. A tunga no erário federal será de R$ 300 milhões e no estadual R$ 160 milhões.

Como o governador do Rio de Janeiro não conseguiu aprovar o projeto autorizativo na Assembleia Legislativa do Rio, quer passar a totalidade da conta para a Dona Dilma. O que são R$ 460 milhões para quem já gastou bilhões?

Enquanto isso, paciente com câncer, no SUS, tem que buscar a Justiça para conseguir um remédio que custa R$ 20 mil, 40% dos domicílios nacionais não são servidos por rede de esgoto sanitário (PNAD 2014) e o Ministério da Educação perdeu R$ 10,5 bilhões do seu orçamento em 2015.

Disse o oficial francês François Rochebrune, que “o libertino dissipa a vida, como o estroina dissipa o ouro”. Embora a reciproca não seja verdadeira, o estroina é um libertino: é nessa categoria que o Brasil se insere, com a insensatez dos seus governantes.


Ω Parsifal Pontes