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quinta-feira, 10 de setembro de 2015

ERALDO PIMENTA SE REÚNE COM CONSTRUTORES DOS PORTOS DE MIRITITUBA

ERALDO PIMENTA SE REÚNE COM CÚPULA DE CONSTRUTORES DOS PORTOS DE MIRITITUBA

Porto de Miritituba, em Itaituba, no rio Tapajós, é estratégico para receber a produção de grãos do Centro Oeste. Sua construção vai salvar exportações do Brasil.

Futuro porto de Miritituba
O pequeno distrito de Miritituba, em Itaituba, Oeste do Pará, saiu da pacata situação de anonimato para tornar-se alvo da atenção dos principais investidores nacionais e internacionais. O local deve se transformar num dos maiores portos de escoamento de grãos do país.

Nesta quarta-feira, 09, o deputado Estadual do Pará Eraldo Pimenta (PMDB), se reuniu com a cúpula dos construtores dos portos em Miritituba, para discutir a retomada das obras de pavimentação e revestimento da rodovia e construção do Porto.

Entre as construtoras estavam Louis Dreyfus; Commodities; Carlos Chies, Diretor da empresa Hidrovias do Brasil; Ricardo Cerqueira, Presidente da ATAP (Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Hidrovia Tapajós).

Apesar de ser uma obra em Miritituba irá abranger toda a Transamazônica e BR 163, gerando mais de Cinco Mil empregos. “Quando somado à barragem hidrelétrica de São Luiz, será cerca de 15.000 empregos diretos e indiretos. Cobrei a contrapartida social para a região. Será Um bilhão de investimento só nos portos que já estão sendo construídos”, disse o deputado Eraldo Pimenta.

MIRITITUBA: Porto no rio tapajós é estratégico para receber a produção de grãos do Centro Oeste, transportar em barcaças até o porto de Santarém, de onde a carga segue em grandes navios.

Sua localização estratégica, às margens do rio Tapajós, a 300 quilômetros ao sul de Santarém e com acesso curto e rápido para a BR-163 (Santarém / Cuiabá), pode ser – literalmente – a “salvação da lavoura”, garantindo o rápido escoamento da safra nacional.

Ironicamente, o fato responsável pela ascensão de Miritituba foi a crise portuária que afetou, principalmente, os produtores de soja do Mato Grosso.

Por tudo isso, a melhoria de acesso ao Porto de Miritituba tomou conta dos noticiários e está mudando a rotina do pequeno distrito. Empresas gigantes da área de importação e exportação de produtos, como as americanas Bunge e Cargill, já estão preparando a construção de terminais de carga na pequena Miritituba. Empresas especializadas em operações logísticas em importações e exportações de produtos como Hidrovias do Brasil, Cianport, Unirios e Terfron também já adquiriram terrenos para a construção de suas instalações. 

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