Páginas

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

TRANSAMAZÔNICA INTERDITADA EM PACAJÁ

PROTESTO INTERDITA A TRANSAMAZÔNICA EM PACAJÁ

Dezenas de vendedores ambulantes e comerciantes estão revoltados em Pacajá (PA), município às margens da Transamazônica, eles reclamam de prejuízos após decisão da justiça que paralisou a Feira de Exposição Agropecuária em decorrência do afastamento do prefeito do município, Antônio Mares Pereira (PSB) o "Tonico Doido", por improbidade administrativa. 

Houve uma reunião com vereadores da cidade de Pacajá, mas sem solução para o problema do prejuízo financeiro que os donos de bancas e pontos de comércio dentro do parque de exposições tiveram com o cancelamento do último dia da Exposição Agropecuária, quando aconteceria o show da cantora Paula Fernandes.

Indignados os prejudicados com o cancelamento do evento iniciaram um protesto por volta das 11h desta quarta-feira (30) bloqueando a Transamazônica na ponte sobre o rio que dá o nome ao município, eles cobram compensação por perdas durante o evento EXPOAP (Exposição Agropecuária de Pacajá), que foi cancelado após as denúncias que derrubou o prefeito e seus secretários. Alguns vendedores estariam com prejuízos de cerca de até 30 mil reais e sem nenhuma previsão de ressarcimento.

O trânsito está interrompido no local.

INCÊNDIOS PREOCUPAM MORADORES DE URUARÁ

INCÊNDIO EM MATA NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO, ZONA NORTE DE URUARÁ, GEROU TENSÃO EM MORADORES

Por voltas das 10 horas desta quarta-feira, 23, foi ateado fogo numa mata próxima a residências do Bairro Santo Antônio, um novo bairro que está se formando na zona norte da cidade de Uruará, o fogo gerou tensão aos moradores que temiam terem suas casas atingidas pelas chamas, ainda havia o problema da fumaça.

Moradores do Bairro Boa Sorte também foram prejudicados, a mata margeia os dois bairros na zona norte da cidade. Segundo relatos de moradores a prática de atear fogo, no bairro, tem sido constante. "Dias atrás foi ateado fogo na quadra onde tem casas de madeiras. Na terca-feira, 22, a noite foi posto fogo no terreno da esquina. Ontem (quarta-feira, 23) meio dia quando chegamos em casa mau entramos já nos assustamos com fogo no terreno do lado de casa", contou uma moradora que preferiu não ter o nome revelado.

O autor do incêndio na mata é de identidade desconhecida.

Os incêndios para queima de lixo ou mato nos quintais tem sido constantes na cidade. O município de Uruará não dispõe de uma unidade do Corpo de Bombeiros, logo, não há como esses incêndios serem controlados, oferecendo risco de que acidentes graves possam ocorrer pelo simples fato de se atear fogo em quintais para queimar lixo ou a vegetação para deixar o terreno limpo.

Por outro lado, se espera que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Município de Uruará, tome iniciativas para conter estes atos e orientar a população quanto ao risco de atear fogo em quintais e canteiros da cidade.

LUTO

VÍTIMA DE HEPATITE, MORREU AOS 74 ANOS, UM PIONEIRO DO MUNICÍPIO DE URUARÁ, PEDRO NASCIMENTO

Morreu aos 74 anos de idade, na tarde deste domingo, dia 27 de setembro, um pioneiro do Município de Uruará, Pedro Souza Nascimento. A esposa Maria das Dores Guida, disse que o médico disse que foi de hepatite, mas ela alega que houve negligência médica.

A família chegou ao município de Uruará em setembro do ano de 1987. Pedro Souza Nascimento era casado há 40 anos com Maria das Dores, que contou que há pelo menos dois meses o esposo começou com uma tosse. “Estávamos no lote, quando deu uma tosse nele. Trouxemos então ele para o Hospital Municipal de Uruará, e, como era num sábado, não havia médico de plantão para o atendimento. Minha filha que o acompanhava relatou que ele estava sentindo muitas dores e tossindo demais, quando uma enfermeira, disse ele deveria esperar até segunda-feira para ser atendida num postinho de saúde, para daí ser encaminhado ao Hospital Municipal de Uruará. Lá no Posto de Saúde, na segunda-feira, meu esposo foi atendido por uma médica cubana que o encaminhou de volta ao Hospital Municipal de Uruará. Já no Hospital, pediram vários exames. Então, tivemos que fazer todos os exames em laboratório particular, pagando preços absurdos. Após apresentarmos os exames no Hospital, não diagnosticaram nada. Ele reclamava de fortes dores no abdômen. No Hospital só deram soro. Lá, não foi feito nada. A semana passada ele sofreu muito e quando foi ontem, domingo sofreu ainda mais, houve demora no atendimento outra vez e ele acabou falecendo. Eu culpo o Hospital, pois aqui a saúde é precária, no Hospital Municipal não tem nada. Faltou atendimento. Houve negligência no atendimento”, disse.

O Hospital Municipal não se pronunciou sobre o caso.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

ERALDO PIMENTA EM AÇÃO - VISITA AOS MINISTÉRIOS

ERALDO PIMENTA, DEPUTADO ESTADUAL DO PARÁ DO PMDB, SE REÚNE COM MINISTROS EM BRASÍLIA

O Deputado Estadual do Pará, Eraldo Pimenta (PMDB), reuniu em audiência nesta terça-feira (29) em Brasília com os ministros Eduardo Henrique (Turismo) e Helder Barbalho (Pesca e Aqüicultura), falando sobre a região Oeste do Pará e o potencial turístico, econômico e as belezas naturais existentes nesta região.

O objetivo da reunião, segundo o deputado foi buscar melhorias e qualidade de vida para a região da Transamazônica, Tapajós e Xingu. “Nossas ações são voltadas para o povo desta região, onde podemos colaborar muito com o mercado do peixe. A oferta de água no Oeste do Pará é grande e, o ministro Hélder Barbalho, sempre atuante e incansável nesta luta tem beneficiado milhares de famílias, oferecendo serviços de qualidade para a população. Um exemplo, Foi a inauguração das sedes das colônias de pescadores de Vitória do Xingu Z-12 e Z-57 e em Altamira, do Laboratório de Alevinagem do Escritório Regional do MPA, que vão mudar a vida de milhares de famílias”, disse.

O ministro disse que tem se empenhando muito, e, em especial o estado do Pará. “Tenho buscado cooperar e colaborar com o Estado do Pará, inclusive com atenção voltada para a região Oeste do Pará, apresentando o plano de desenvolvimento da pesca e preservação da atividade da pesca extrativa, no sentido de garantir o alimento para a mesa das famílias e conservar as pessoas na atividade pesqueira, inclusive motivar outras pessoas para iniciar esta atividade. Parabenizo o Deputado Eraldo Pimenta, sempre cobrando melhorias e qualidade de vida para esta região Oeste do Pará”, enfatizou.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

CAMPAL IATAI 2015

TRADICIONAL CAMPAL NO IATAI OCORREU NESTE FIM DE SEMANA

O evento, denominado campal, reuniu milhares de pessoas de vários municípios da região Transamazônica, Xingu e Tapajós, na última sexta e sábado (25 e 26) no Colégio IATAI, km 152 trecho Uruará/Altamira.

O Pastor Oséias Costa, presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia para o Oeste do Pará e organizador da Campal falou sobre o evento que acontece anualmente. “O Colégio IATAI está presente nesta região há mais de 30 anos servindo esta região. Anualmente temos feito este grande encontro o qual chamamos de Campal. É um momento de celebração, treinamento e reavivamento. Um momento em que a igreja se integra com a participação de pessoas de vários municípios. Um momento aberto a todos, com programação espiritual, palestras, música e integração”, explicou.

A participante da campal, Darkeane Pereira Araújo, que veio do Município de Itaituba, falou da satisfação de participar da campal do IATAI. “É uma satisfação imensa poder participar de um evento como este. Viemos de Itaituba, viajando por cerca de 18 horas e vir aqui prestigiar a Campal do IATAI. Um maravilhoso projeto onde só temos a ganhar com espiritualidade, comunhão e relacionamento com Deus, e, isso é o mais importante na vida do cristão”, disse.

A mensagem musical da campal do IATAI ficou por conta da cantora Cintia Alves, que falou sobre a sua participação no evento. “É sempre uma benção participar de eventos onde as pessoas se reúnem para falar do amor de Deus. Fiquei muito feliz em participar desta campal com este povo caloroso do Norte, onde pudemos louvar a Deus”, destacou.

Quem também participou da Campal do IATAI foi o engenheiro Agrônomo e Ambiental, Gilson Brandão, que parabenizou os organizadores do evento. “Foi um prazer imenso ter vindo com minha família mais uma vez participar desta Campal. Quero parabenizar toda a organização do evento. A festa foi muito bonita! Pude participar das palestras, pregações voltadas para as famílias. Uma festa tradicional que mobiliza todos desta região Oeste do Pará neste evento espiritual”, disse o participante que foi recepcionado pelo pastor Carlos Escopel, do distrito do IATAI.

A Campal é um evento espiritual e acontece anualmente no Iatai, escola localizada na zona rural do Município de Uruará.

ECLIPSE DA LUA

MAGNÍFICO!!!

Em seu ponto mais próximo da Terra, a Lua, grande e luminosa, se vestiu de vermelho neste domingo (27) em um eclipse total, um fenômeno magnífico que só voltará a acontecer em 2033. Como não sei se ainda estarei vivo daqui a 33 anos, dediquei algum tempo ontem (27) para apreciar a Lua em um dos seus mais raros espetáculos, quando um eclipse lunar total se combina com a chamada superlua.

O fenômeno, que ocorre quando a Lua, cuja rota é elíptica, está na sua máxima aproximação da Terra, pode ser visto em todo o Brasil. Iniciou às 21h11min, quando a sombra da Terra começou a cobrir a Lua, e terminou às 0h23m.

Se você perdeu a oportunidade, aguarde a próxima para daqui a 33 anos.

As fotos e montagem é de Carlos Silva

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

ERALDO PIMENTA EM AÇÃO

ERALDO PIMENTA PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DA SEDE DA COLÔNIA DE PESCADORES EM VITÓRIA DO XINGU

Eraldo Pimenta, Deputado Estadual do Pará do PMDB, participou nesta sexta-feira (25) da inauguração da sede da colônia de pescadores Z 12 no município de Vitoria do Xingu. O deputado Eraldo Pimenta compôs a comitiva do Ministro de Pesca e Aqüicultura, Hélder Barbalho, que além de inaugurar este empreendimento em Vitória do Xingu, participaram também, no Município de Altamira, do encerramento da semana de avaliação de projetos do PDRS 2015.

O deputado disse que é motivo de alegria e honra estar acompanhando o Ministro Hélder Barbalho em mais um trabalho de progresso para a região. “Estamos demonstrando nosso compromisso de trabalho com esta região Oeste do Pará, Transamazônica, Tapajós e Xingu”, disse.

CACAUICULTOR DE URUARÁ É PREMIADO

CACAUICULTOR DE URUARÁ FOI PREMIADO NO FESTIVAL INTERNACIONAL DO CHOCOLATE

Com mais de 100 estandes que mostram a diversidade da produção agrícola paraense, foi realizado em Belém, no período de 17 a 20 de setembro, o 3° festival internacional do chocolate & cacau da Amazônia, onde o produtor Raimundo Silva, do km 170 Norte participou do evento e teve sua amostra premiada.

O produtor de cacau, Raimundo Silva, teve sua amostra de Cacau classificada em primeiro lugar no festival internacional. “Fiquei bastante feliz! Entre as amostras apresentadas, dez foram destacadas e das 10, três premiadas e, entre as três, a minha amostra foi a classificada como a melhor. Fomos selecionados  e indicados para participar do Festival Internacional em Paris, como representante do Brasil”, disse.

Centenas de produtores da Região Transamazônica, do Estado do Pará e Bahia, bem como palestrantes, investidores participaram do 3º Festival internacional do Cacau em Belém. O festival deste ano cumpriu os objetivos e demonstrou a evolução dos produtores de flores, cacau e chocolate.

Um público de quase 30 mil pessoas lotou o Hangar nos quatro dias do evento e os expositores contabilizaram quase R$ 6 milhões em vendas.




POLÍCIA MILITAR DO PARÁ COMPLETA 197 ANOS

SOLENIDADE EM URUARÁ MARCA A PASSAGEM DO ANIVERSÁRIO DA PM

Nesta sexta-feira, 25 de setembro, a Polícia Militar do Pará completa 197 anos. Foi neste dia que os militares paraenses decidiram intervir na Guerra de Canudos, confronto entre um movimento popular de fundo sócio-religioso e o Exército da República, que durou de 1896 a 1897, na comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia.

A participação da PM do Pará durou apenas doze horas, mas foi a mais bem-sucedida estratégia usada em combate. Com o fim da batalha e a vitória, os militares fincaram a bandeira do Pará marcando para sempre a história de uma das polícias mais antigas do Brasil.

No município de Uruará 16 policiais foram promovidos nesta sexta-feira, 25, quando 10 soldados foram promovidos a cabo, 2 cabos foram promovidos a 3º sargento e 4 3º sargentos foram promovidos a 2º sargento. A solenidade de promoção dos policiais ocorreu durante a manhã desta sexta no Ginásio Poliesportivo Eduardo Nicoline, no centro da cidade de Uruará.

O município de Uruará conta com uma Companhia de Polícia Militar, a 13ª Companhia Independente de Polícia Militar (13ª CIPM) com dezenas de policiais, cujo seu comandante é o Major Márcio Abud.

Porém o município já tem a necessidade de contar com um batalhão composto por centenas de policiais, mas isto tem sido ignorado pelo governo do estado Simão Jatene (PSDB).

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

ACIDENTE EM URUARÁ

VALA ENORME EM AVENIDA PROVOCA ACIDENTE GRAVE NO CENTRO DE URUARÁ

Na noite desta quarta-feira, 23, um motociclista ficou ferido ao cair com sua motocicleta numa enorme vala aberta na esquina da Avenida Pedro Álvares Cabral com a Rua Floriano Peixoto, na região centro-sul da cidade de Uruará. O acidente aconteceu por volta das 20h20min em frente ao prédio da Regional FM.

O motociclista seguia pela Avenida Pedro Álvares Cabral, sentido Transamazônica, quando não percebeu a vala, sendo o local escuro desprovido de iluminação pública, bateu no buraco e perdeu o controle do veículo. Com sinais de gravidade nos ferimentos a vítima do acidente foi socorrida pelo SAMU.

No mesmo local, vários acidentes já ocorreram, mas, a prefeitura não se mobiliza para tampar a vala e fazer o trabalho de recuperação, proporcionando condições de trafegabilidade da referida Avenida.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

LUTO - ENFERMEIRO EDINALDO NEPOMUCENO

DEPOIS DE RETIRADA DE TUMOR NA CABEÇA MORRE PROFESSOR E ENFERMEIRO DO MUNICÍPIO DE URUARÁ EDNALDO NEPOMUCENO

Morreu na madrugada desta terça-feira, 22, em Salvador na Bahia, o professor Ednaldo Nepomuceno, 57 anos, que atuava também na área da saúde no município de Uruará. Foi professor de Biologia durante 10 anos e depois passou a atuar na saúde e atualmente era enfermeiro chefe de importante departamento da saúde municipal. Morava no município de Uruará há 15 anos.

Ednaldo estava há cerca de três meses em território baiano para fazer alguns exames médicos e cuidar da saúde.

Segundo informações da família, ele estava com suspeita de câncer no pulmão, pois sentia muitas dores na coluna, o que o levou a viajar para Salvador (BA), onde foi realizar exames médicos para saber o que estava ocasionando as dores. Havia suspeita de que ele tinha um tumor no pulmão, mas após realizar exames descobriu-se que o professor tinha um tumor na cabeça, foi submetido a uma cirurgia de retirada do tumor, mas o câncer já estava em estado avançado e o mesmo acabou falecendo antes de iniciar a quimioterapia.

O seu falecimento ocorreu por volta das 2 horas desta terça-feira, 22.

Ednaldo Nepomuceno nasceu em 02 de dezembro de 1957 em Jequié na Bahia. Era casado com Cleusa Silva Nepomuceno e deixa 3 filhas.

O enterro será realizado na Bahia onde a maioria de seus familiares reside.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

FESTIVAL DO PESCADOR NO IRIRI

FESTIVAL DO PESCADOR NO RIO IRIRI ACONTECERÁ NO FIM DO MÊS

Os moradores da beira do Rio Iriri, na vicinal do km 185 Sul, a cinco minutos rio acima do Porto Maribel, estão se mobilizando para o Festival do Pescador que vai acontecer nos dias 25, 26 e 27 de setembro na Ilha Jacundá, a cerca de 100 quilômetros do centro urbano do município de Uruará.

Juvenal Marino da Silveira, popular Jacundá, um dos organizadores do Festival falou como estão os preparativos para o evento. “Tivemos a iniciativa de criar este evento no ano passado com um grupo de pescadores. Estamos montando tudo. Ali acontecem várias atividades como prova do tambor, natação e a pescaria de quem pega o maior e menor peixe, bem como a maior quantidade”, explicou.

Jacundá disse que conta com a participação de todos. “Basta chegar junto conosco. Temos toda a infraestrutura disponível e gratuita. Quem for só paga o que consumir. Até o peixe eu dou para quem queira fazer a caldeirada. Queremos a participação de todos. A ilha tem capacidade para receber três mil pessoas”, disse.

Juvenal Marino da Silveira mora na Ilha Jacundá há 20 anos, onde cresceu se casou e formou família. No local o visitante pode armar a reide num barracão ou armar a barraca, para relaxar e dormir.

O festival do Pescador tem como finalidade promover a cultura da pesca artesanal de maneira sustentável.

ACONTECEU

VEÍCULO PEGA FOGO NA TRANSAMAZÔNICA PRÓXIMO A CIDADE DE URUARÁ

Nesta quarta-feira, 16, uma caminhonete pegou fogo quando trafegava pela rodovia Transamazônica (BR 230) na altura do km 175, a 5 km do centro urbano do município de Uruará. Falhas mecânicas teriam provocado o incêndio.

O proprietário do veículo, Raimundo Ferreira, contou como aconteceu o incidente. “Ao chegar aqui neste local, próximo a lagoa do Rodolfo, o carro começou a falhar, dar mau contato e quando paramos ele começou a pegar fogo. Ainda tentamos usar o extintor, mas, não deu tempo de evitar o fogo que atingiu por completo”, explicou.


Quatro pessoas estavam no veículo que conseguiram sair antes das chamas consumirem a caminhonete. Todos os ocupantes passam bem, não sofreram ferimentos.

EXTINTOR DE INCÊNDIO EM CARRO DEIXARÁ DE SER OBRIGATÓRIO

EXTINTOR DE INCÊNDIO EM CARRO DEIXARÁ DE SER OBRIGATÓRIO

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu em reunião nesta quinta-feira (17) que o uso do extintor de incêndio em carros, caminhonetes, camionetas e triciclos de cabine fechadas, será opcional, ou seja, a falta do equipamento não mais será considerada infração nem resultará em multa.

A entidade justifica que os carros atuais possuem tecnologia com maior segurança contra incêndio e, além disso, o despreparo para o uso do extintor poderia causar mais perigo para os motoristas.

O fim da obrigatoriedade do extintor para carros começará a valer a partir da publicação da resolução, o que deverá ocorrer nos próximos dias, diz o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Desde 1970, rodar com veículos sem o equipamento ou com ele vencido ou inadequado é considerado infração grave, com multa de R$ 127,69 e mais 5 pontos na carteira de motorista. O Brasil é um dos poucos países que obrigava automóveis a ter o extintor. Nos Estados Unidos e na maioria das nações européias não existe a obrigatoriedade.

O equipamento continuará sendo exigido no país apenas para caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis.

Muita gente trocou o extintor

A medida foi anunciada pouco antes de começar a valer a obrigatoriedade dos extintores do tipo ABC, prevista para 1º de outubro. Quem não fizesse a substituição poderia ser multado.

O Contran havia decidido pelo uso desse tipo de equipamento porque ele combate o fogo em mais tipos de materiais do que o do tipo BC, que equipava carros até alguns anos atrás

A exigência da troca começou a valer em 1º janeiro deste ano e provocou correria às lojas no fim do ano passado, resultando emfalta do produto e denúncias de preços exorbitantes e de venda de equipamentos vencidos "maquiados" como novos.

Com isso, ela foi adiada para abril, para que as fabricantes conseguissem aumentar a produção e atender à demanda, Mas o extintor continuou em falta em diversas cidades e houve novos adiamentos.

Depois da terceira e última prorrogação do prazo, para outubro, o Contran realizou reuniões e ouviu dos fabricantes que era necessário um tempo maior, de cerca de 3 a 4 anos, para atender à demanda. Porém, segundo o presidente do conselho, essa justificativa já estava sendo dada pelas indústrias há 11 anos. E foi decidido o fim da obrigatoriedade para carros.

A decisão repercutiu nas redes sociais e é comparada à do kit de primeiros socorros, que passou a ser obrigatórios nos carros em 1998 e, no ano seguinte, a exigência foi derrubada.

O que diz o Contran

"A mudança na legislação ocorre após 90 dias de avaliação técnica e consulta aos setores envolvidos", diz a nota do Contran. Segundo o órgão, o uso do extintor sem preparo representa mais risco ao motorista do que o incêndio em si. E o Contran citou a baixa incidência de incêndios entre o volume total de acidentes com veículos, e um número menor ainda de pessoas que dizem ter usado o extintor.

De acordo com o Contran, a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) informou que dos 2 milhões de sinistros em veículos cobertos por seguros, 800 tiveram incêndio como causa. Desse total, apenas 24 informaram que usaram o extintor, equivalente a 3%.

Estudos e pesquisas realizadas pelo Denatran constataram que as inovações tecnológicas introduzidas nos veículos resultaram em maior segurança contra incêndio, afirma a nota.

Entre as quais, o corte automático de combustível em caso de colisão, localização do tanque de combustível fora do habitáculo dos passageiros, flamabilidade de materiais e revestimentos, entre outras.

Segundo o próprio conselho, as autoridades consideram que falta de treinamento e despreparo dos motoristas para o manuseio do extintor geram mais risco de danos à pessoa do que o próprio incêndio. "Além disso, nos 'test crash' realizados na Europa e acompanhados por técnicos do Denatran, ficou comprovado que tanto o extintor como o seu suporte provocam fraturas nos passageiros e condutores”, explica o presidente do conselho.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

ESPORTE - ESCOLA MELVIN JONES

A SEMANA É DE JOGOS INTERNOS DO ENSINO MÉDIO EM URUARÁ, A OLIMELVIN

Teve abertura na noite desta segunda-feira, 14, no Ginásio Poliesportivo Eduardo Nicoline, na região central da cidade de Uruará, a I OliMelvin (Olimpíada da Escola Melvin Jones do Ensino Médio). Serão 4 dias de jogos.

A 1ª OliMelvin - Olimpíada da Escola Melvin Jones do Ensino Médio - tem 40 equipes participantes divididas nas modalidades de Futsal, Handebol e Vôlei, masculino e feminino. Ao todo mais de Mil alunos estão envolvidos na competição.

Segundo a Professora Dayane Kun, uma das organizadoras do evento, o objetivo da Olimpíada é a integração dos alunos. “A idéia é socializar, interagir, confraternizar e desenvolver estes aspectos entre as turmas do ensino médio, tanto das turmas da manhã, da tarde quanto da noite. Os professores unidos neste evento demonstrando a preocupação com os alunos e nosso compromisso como educadores”, explicou.

A aluna do 3º ano, Caroline Bernardes, que participa da Olimpíada, disse que a turma montou uma equipe de Futsal para participar dos jogos. “Reunimos as meninas da sala e montamos uma equipe de futebol de salão e a experiência até agora deu certo, pois já estamos classificados para a final. Quero parabenizar os alunos e os professores. Precisamos muito de investimentos no esporte, os jovens querem e precisam ser desafiados e apoiados”, ressaltou.

Outra aluna, Antonia Naryele, parabenizou a atitude dos professores por organizar a Olimpíada. “Os professores estão de parabéns. Esta olimpíada chega num momento em que Uruará estava precisando, principalmente os alunos”, parabenizou.

O aluno Tiago Somoskovize Favili destacou a importância da competição. “Muito bom este evento. Os alunos estão entusiasmados com o vôlei, futsal e handebol. Além disso, temos uma integração com nossos colegas de escola”, disse.

A primeira OliMelvin vai até sexta-feira, dia 18, com vários jogos disputados no Ginásio Poliesportivo Eduardo Nicoline, nos períodos, manhã, tarde e noite.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

ERALDO PIMENTA SE REÚNE COM CONSTRUTORES DOS PORTOS DE MIRITITUBA

ERALDO PIMENTA SE REÚNE COM CÚPULA DE CONSTRUTORES DOS PORTOS DE MIRITITUBA

Porto de Miritituba, em Itaituba, no rio Tapajós, é estratégico para receber a produção de grãos do Centro Oeste. Sua construção vai salvar exportações do Brasil.

Futuro porto de Miritituba
O pequeno distrito de Miritituba, em Itaituba, Oeste do Pará, saiu da pacata situação de anonimato para tornar-se alvo da atenção dos principais investidores nacionais e internacionais. O local deve se transformar num dos maiores portos de escoamento de grãos do país.

Nesta quarta-feira, 09, o deputado Estadual do Pará Eraldo Pimenta (PMDB), se reuniu com a cúpula dos construtores dos portos em Miritituba, para discutir a retomada das obras de pavimentação e revestimento da rodovia e construção do Porto.

Entre as construtoras estavam Louis Dreyfus; Commodities; Carlos Chies, Diretor da empresa Hidrovias do Brasil; Ricardo Cerqueira, Presidente da ATAP (Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Hidrovia Tapajós).

Apesar de ser uma obra em Miritituba irá abranger toda a Transamazônica e BR 163, gerando mais de Cinco Mil empregos. “Quando somado à barragem hidrelétrica de São Luiz, será cerca de 15.000 empregos diretos e indiretos. Cobrei a contrapartida social para a região. Será Um bilhão de investimento só nos portos que já estão sendo construídos”, disse o deputado Eraldo Pimenta.

MIRITITUBA: Porto no rio tapajós é estratégico para receber a produção de grãos do Centro Oeste, transportar em barcaças até o porto de Santarém, de onde a carga segue em grandes navios.

Sua localização estratégica, às margens do rio Tapajós, a 300 quilômetros ao sul de Santarém e com acesso curto e rápido para a BR-163 (Santarém / Cuiabá), pode ser – literalmente – a “salvação da lavoura”, garantindo o rápido escoamento da safra nacional.

Ironicamente, o fato responsável pela ascensão de Miritituba foi a crise portuária que afetou, principalmente, os produtores de soja do Mato Grosso.

Por tudo isso, a melhoria de acesso ao Porto de Miritituba tomou conta dos noticiários e está mudando a rotina do pequeno distrito. Empresas gigantes da área de importação e exportação de produtos, como as americanas Bunge e Cargill, já estão preparando a construção de terminais de carga na pequena Miritituba. Empresas especializadas em operações logísticas em importações e exportações de produtos como Hidrovias do Brasil, Cianport, Unirios e Terfron também já adquiriram terrenos para a construção de suas instalações. 

terça-feira, 8 de setembro de 2015

FAMÍLIAS DO HABITACIONAL MINHA CASA MINHA VIDA EM URUARÁ JÁ ESTÃO HÁ 10 DIAS SEM ÁGUA

A DONA DE CASA LUZIA FERREIRA PINTO, DE 63 ANOS, DISSE QUE MAIS UMA VEZ A NOVELA SE REPETE NO BAIRRO

Moradores do Habitacional Minha Casa Minha Vida, Bairro Pimentolândia, na zona sul da cidade de Uruará, reclamam da falta de água que está afetando o bairro desde a semana passada.

Segundo os moradores cerca de cinco mil pessoas continuam prejudicadas, sem água em suas residências.

A dona de casa Neuci Silva Franco espera ansiosa a volta da água. “Água falta mais do outra coisa. Estamos há 10 dias sem água. Não temos assistência de nada. O sofrimento é grande. Precisamos ser respeitados. Precisamos que os nossos direitos sejam garantidos”, cobrou.

O problema se repete em várias casas do Bairro. A senhora Araujo Santos, conhecida como Nega, disse que as crianças são as que mais sofrem. “Temos crianças e elas são as que mais sofrem. Nem para beber nós temos. Os moradores têm que sair procurando água em outros bairros. O carro pipa não atende todas as residências. O problema não é resolvido e quem sofre somos nós”, disse.

O morador Plínio Costa disse que a falta de água acontece desde a semana passada quando teve um problema na bomba que abastece o Bairro. “A bomba queimou na semana passada e ninguém resolve nada. Quando o carro pipa vem ao bairro, não consegue atender a todos os moradores. Estamos abandonados. A população sofre constantemente com a falta de água e não se resolve nossa situação”, explicou o morador.

Os moradores do Bairro Pimentolândia aguardam que até o final desta semana o problema seja resolvido, como é o caso da dona de casa Luzia Ferreira Pinto, de 63 anos. “Esperamos, que resolvam logo. Já são 10 dias. Estou com 63 anos e preciso que meus direitos sejam garantidos”, disse a idosa.

BANCO DO BRASIL EM URUARÁ DEVE REABRIR

FUNCIONÁRIOS DIZEM QUE AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL EM URUARÁ TEM PREVISÃO DE REABERTURA NO DIA 15

Centenas de clientes do Banco do Brasil em Uruará continuam revoltados com falta de informação referente a reabertura do atendimento interno da Agência. Segundo informaram os funcionários, a previsão de reabertura do atendimento interno está prevista para o dia 15 deste mês de setembro.

A Agência está fechada desde o dia 10 de junho deste ano quando aconteceu o assalto. Na ocasião, as agencias do Banco do Brasil e Banco da Amazônia foram assaltadas.

Outra informação, é que o Banco do Brasil em Uruará está sob nova direção. Assumiu a gerência, desde o início deste mês, o senhor Fernando Mendonça.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

ESTADO DO TAPAJÓS

FRENTE PRÓ-TAPAJÓS INICIA NOVA LUTA PELA CRIAÇÃO DO ESTADO DO TAPAJÓS

Em 2011, 66% dos mais de quatro milhões de eleitores paraenses votaram contra o desmembramento do estado. Dessa vez, o Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós quer que a decisão fique por conta apenas de quem mora no Oeste paraense, região que abrange 23 municípios. Para isso, o vice-presidente do Instituto, Jean Carlos Leitão, aposta na criação de um projeto de lei de iniciativa popular. Com um pouco mais de um milhão de assinaturas, o projeto tem chance de tramitar no Congresso. Em três anos, foram recolhidas cerca de 500 mil.

Um dos membros da comissão aqui em Uruará, Atonio Farias Filho, falou que a luta continua. “Mais uma etapa que estamos enfrentando. Iniciaremos com um novo processo de assinaturas e daremos entrada para a realização de um novo Projeto de Lei de Iniciativa Popular, PLIP; protocolando no Congresso Nacional esse montante de assinaturas, do Plip, sendo aprovado, apenas a área diretamente interessada que será emancipada, será consultada e decidirá se criará, ou não, o novo Estado", explicou.

A Constituição estabelece que o desmembramento de municípios será apenas por lei estadual depois de consulta às populações dos municípios envolvidos. Atualmente estão em análise no Congresso Nacional duas propostas de emenda à Constituição que propõe a consulta apenas às populações das áreas a serem emancipadas. A PEC 327 de 2013, apensada à PEC 297 do mesmo ano, já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

Em Uruará, os líderes da frente pró Tapajós, afirmam que os trabalhos serão intensificados. “Vamos intensificar os trabalhos para a criação do novo estado. A luta não vai parar”, destacou Antonio Farias Filho.