Páginas

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

ARTE DE RUA

ARTISTA DE RUA, VENCEDOR DE PROGRAMA NO SBT – SP, ESTÁ EM URUARÁ

Conhecido como FUMAÇA, o artista é de Araguaína - TO e representa 26 personagens diferentes.

O artista de rua, Fidelberto do Espírito Santo Lima, mais conhecido como FUMAÇA é natural da cidade de Araguaína – TO e está na cidade apresentando sua arte.

Fumaça trabalha como animador de portas de lojas, aniversários e distribuição de panfletos. Com sua arte ele representa 26 personagens diferentes indo de estátuas, Charles Chaplin, Sombra, Robóticos e outros além de enfiar 16 facas no nariz, bem como, 16 metros de cordão com nós pelo nariz e retirá-lo pela boca.

Outra curiosidade do artista é que ele come componentes eletrônicos de rádio, computador, televisor, além de comer de uma só vez 16 lâmpadas elétricas pequenas.

Fumaça está há uns dias em Uruará e procura patrocinadores para mostrar a sua arte e também bancar cópias do seu DVD.

FUMAÇA já participou de dois programas do SBT de São Paulo, onde foi vencedor do Programa do Silvio Santos e no QST - “Qual é o seu talento”.


O artista araguainense tem outro irmão que pratica o mesmo tipo de arte, o FAÍSCA, que se encontra em Fortaleza – CE, onde come garrafas e quebra cocos da praia na cabeça.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

ELEIÇÕES 2014 - PRESIDENTE

DILMA É REELEITA PRESIDENTE E AMPLIA PARA 16 ANOS CICLO DO PT NO PODER

Com 100% das urnas apuradas, ela teve 51,4% dos votos e Aécio, 48,36%.

Governo do PT (2003-2018) terá o dobro do período tucano (1995-2002).

Dilma Rousseff (PT) venceu Aécio Neves (PSDB) na disputa em segundo turno e foi reeleita neste domingo (26) para um novo mandato como presidente da República (2015-2018). Segundo o sistema de apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o resultado foi confirmado às 20h27min53, quando 98% das urnas estavam apuradas e não havia mais possibilidade matemática de virada. Acompanhe a apuração em tempo real.

O TSE concluiu a apuração às 0h13. Com 100% das urnas apuradas, Dilma teve 54.501.118 votos (51,64%) e o tucano, 51.041.155 votos (48,36%).

DILMA REELEITA

Uma hora depois da confirmação do resultado, Dilma fez um discurso de agradecimento, com 26 minutos de duração, em um hotel de Brasília. Saudou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem chamou de "militante número 1 das causas do Brasil", afirmou que está "disposta ao diálogo" e conclamou os brasileiros a se unirem em favor do país. "Não acredito que estas eleições tenham dividido o país ao meio", afirmou. "O calor da disputa pode agora ser transformado em energia construtiva de um novo momento no Brasil", declarou. A presidente disse que priorizará a discussão com o Congresso e com a sociedade de uma reforma política a ser aprovada por meio de plebiscito.

Aécio Neves fez um pronunciamento em Belo Horizonte cerca de 40 minutos depois de confirmado o resultado. Disse ter cumprimentado Dilma pela vitória e afirmou que agora a prioridade é unir o Brasil. "Considero que a maior de todas as prioridades é unir o Brasil em torno de um projeto honrado e que dignifique todos os companheiros", afirmou, em uma fala de cerca de dois minutos.

Com a vitória, Dilma completará um período de 16 anos do PT no comando do governo federal, desde a primeira eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002. É o dobro do tempo do PSDB, que teve dois mandatos com Fernando Henrique Cardoso (1995-1998 e 1999-2002). Desde antes da reeleição de Dilma, o PT trabalha com a hipótese de uma nova candidatura de Lula em 2018, conforme voltou a defender neste domingo o presidente do partido, Rui Falcão.

A presidente se reelegeu na disputa considerada a mais acirrada desde a redemocratização. No início da campanha, a petista manteve-se na dianteira nas pesquisas de intenção de voto, mas depois chegou a ter a liderança ameaçada por Marina Silva (PSB), derrotada no primeiro turno, e Aécio, que chegou a aparecer numericamente à frente dela no segundo turno.

Foi também a sexta eleição marcada pela polarização entre PSDB e PT, que desde 1994 sempre chegaram nas duas primeiras posições na corrida presidencial. Assim como em 2010, a candidatura de Marina despontou neste ano como terceira força, alcançando 21,3% dos votos no primeiro turno.

Do G1, em Brasília

ELEIÇÕES 2014 - GOVERNADOR

SIMÃO JATENE, DO PSDB, É REELEITO GOVERNADOR DO PARÁ

Com 100% das urnas apuradas, o tucano derrotou o candidato do PMDB Helder Barbalho. Jatene (PSDB) foi reeleito governador do estado do Pará neste domingo (26). Com 100% das urnas apuradas, o tucano obteve a maioria dos votos válidos, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral(TSE).

O candidato obteve 51,92%1.858.869 votos contra 48,08%1.721.479 votos do candidato derrotado Helder Barbalho PMDB, uma diferença de 137.390 Votos.

Essa foi a terceira vez que o governador disputa eleições e em todas o tucano saiu vitorioso com uma coligação, (COLIGAÇÃO JUNTOS COM O POVO) PSDB / PSD / PSB / PP / SD / PRB / PSC / PTB / PPS / PEN / PMN / PTC / PSDC / PT do B / PRP.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

AGRICULTURA

EMATER INVESTE NO RESGATE DA PIMENTA-DO-REINO EM URUARÁ

O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Uruará, no oeste do estado, está conduzindo um processo de resgate da pimenta-do-reino, produto com grande potencial de mercado. A cultura teve seu auge no município nas décadas de 80 e 90, mas acabou sendo dizimada pela fusariose, que não tem cura. “Podemos dizer que a história de Uruará deve muito à cultura da pimenta. A atividade que contribui muito para o desenvolvimento socioeconômico da região, mas fusariose levou tudo. A pimenta agora vai voltar com um novo perfilo”, aponta o técnico em agropecuária da Emater, Domingos Santos. Segundo ele, a proposta inicial é assessorar nove agricultores do assentamento federal Rio do Peixe, localizado no km 190 Norte, da Transamazônica, e mais seis de vicinais próximas, que há alguns anos resolveram começar a plantar pimenta em áreas sem incidência de doenças.

A média de área por famílias é de meio hectare, com até mil pés, que aos poucos devem ser readequados sob um sistema de semibosque, onde são intercaladas faixas de pimenta com faixas de essências florestais da região, como jarana e tacajuba. As árvores de grande porte propiciarão sombreamento, prolongando o ciclo de vida da pimenta.

Além disso, outras mudanças nos tratos culturais devem ser orientadas, como a substituição da capina com enxada por roçagem e de adubação química por adubação orgânica. “Também temos um plano de conscientização dos agricultores interessados, no sentido de ajudá-los a plantar de forma protetiva contra a fusariose, especificando tratos culturais. As ações preveem visitas, reuniões e até a publicação futura de uma cartilha”, diz Santos.


Da Redação Agência Pará de Notícia

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

EDUCAÇÃO

VESTIBULINHO OFERECE MAIS DE 700 VAGAS NA UFPA

O vestibulinho da Universidade Federal do Pará (UFPA) inscreve para as 744 vagas ofertadas a partir do próximo dia 14 de outubro. As oportunidades são para 122 cursos, distribuídos nos campi da capital e do interior do estado. Concurso não só permite que universitários já matriculados na instituição troquem de curso, mas abre as portas para estudantes de outras universidades. As inscrições seguem até o dia 3 de novembro.

O edital está disponível no site da UFPA. Para o processo seletivo à Mobilidade Acadêmica Externa (MOBEX) são 401 vagas, e para Interna (MOBIM), a UFPA disponibilizou 373 oportunidades. Entre os cursos que foram ofertados Cinema e Audiovisual, Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Medicina, Odontologia (Belém) e Engenharia Florestal (Altamira).

Provas e inscrição

As provas objetivas ocorrem no dia 30 de novembro, de 14h às 17h, em Abaetetuba, Altamira, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Soure e Tucuruí. Quarenta questões de múltipla escolha valem um total de 40 pontos. O número de questões por disciplina varia conforme a área de cada curso e está especificado no edital do concurso. Para ser aprovado, o candidato deve obter um acerto mínimo de 40% do total da prova.

A taxa de inscrição custa R$ 45 e deve ser paga até o dia 4 de novembro, mas os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem apresentar seu Número de Identificação Social (NIS) e solicitar a isenção total da taxa no período de 14 a 20 de outubro. As informações serão verificadas e a lista de isentos será divulgada a partir do dia 30 de outubro na página do Ceps.

Quem não receber a isenção e ainda desejar participar do certame deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 4 de novembro.

Atendimento especial

A UFPA disponibiliza atendimento especial para as Pessoas com Deficiência (PcDs). O candidato PcD, ao solicitar sua inscrição, deve informar o tipo de atendimento compatível com sua deficiência para a realização da prova. Depois, ele ainda deve apresentar por escrito uma justificativa para o pedido, anexando o laudo médico emitido por especialista. O prazo para a entrega do pedido e do laudo no Ceps é até o dia 3 de novembro.

Serviço:

Edital do Processo Seletivo Mobin e Mobex inscreve a partir do dia 14 de outubro e segue com inscrições abertas até o dia 3 de novembro. Informações nos telefones (91) 3201. 7266, 3201.8386 e 3201.8387.


G1 Pará

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

TELECOMUNICAÇÃO

CELULARES TERÃO MAIS UM DÍGITO NO PARÁ

Falta menos de um mês para que os telefones celulares do estado do Pará tenham mais um número. A implementação do nono dígito nos telefones móveis do Estado (DDDs 91, 93 e 94) começa no dia 2 de novembro.

Com a mudança, o dígito 9 será acrescentado à esquerda dos atuais números. No momento da discagem, o nono dígito deverá ser acrescentado por todos os usuários de telefone fixo e móvel que liguem para telefones celulares desses estados, independentemente do local de origem da chamada.

As chamadas feitas com oito dígitos serão completadas normalmente até o dia 11 de novembro. A partir dessa data, haverá mensagens orientando os usuários sobre a mudança. Após esse período de transição, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas.

A Anatel elaborou uma cartilha com informações sobre a implementação do nono dígito nos celulares dos cinco estados.

A medida já foi implementada no Espírito Santo, Rio de Janeiro e em São Paulo e tem como objetivo ampliar os recursos de numeração para o Serviço Móvel Pessoal. No ano que vem, o nono dígito será implementado nos estados de Minas Gerais, da Bahia, de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Nos outros estados, a medida só será adotada em 2016.

ACESSE A CARTILHA E VEJA MAIS DETALHES. É SÓ CLICAR NO LINKI: http://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=318009&assuntoPublicacao=Cartilha+sobre+a+implementa%E7%E3o+do+nono+d%EDgito+na+telefonia+celular+no+Amazonas%2C+Amap%E1%2C+Maranh%E3o%2C+Par%E1+e+Roraima&caminhoRel=In%C3%ADcio-Biblioteca-Apresenta%C3%A7%C3%A3o&filtro=1&documentoPath=318009.pdf

CONCURSO PÚBLICO

POLÍCIA FEDERAL ABRE 600 VAGAS

Estão abertas as inscrições para o concurso público da Polícia Federal que visa preencher 600 vagas para o cargo de Agente de Polícia Federal, das quais 30 são reservadas para candidatos com deficiência, e 120 vagas para os candidatos negros. A remuneração prevista em edital é de R$ 7.514,33, para 40 horas semanais. Para se inscrever, é necessário que o candidato tenha formação de nível superior em qualquer área. As inscrições poderão ser realizadas através do site da Cespe/UNB, no período de 6 a 26 de outubro de 2014. A taxa custa R$ 150,00. Além do Pará, são disponibilizadas vagas também para os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima e em unidades de fronteira.

A prova objetiva e a prova discursiva terão duração de 5 horas e serão aplicadas em 21 de dezembro de 2014, no turno da tarde, e será constituída de 120 itens para julgamento, agrupados por comandos que deverão ser respeitados. O julgamento de cada item será ‘Certo’ ou ‘Errado’, de acordo com o(s) comando(s) a que se refere o item. Já a prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, valerá (13,00) pontos e consistirá na elaboração de texto dissertativo com no máximo 30 linhas, com base em tema formulado pela Banca Examinadora.

O gabarito oficial preliminar da prova objetiva será divulgado na internet, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/dpf_14_agente, a partir das 19 horas da data provável de 23 de dezembro de 2014, observado o horário oficial de Brasília/DF.

ELEIÇÕES 2014

MAIS DE UM MILHÃO DE ELEITORES NÃO VOTOU NO PRIMEIRO TURNO NO PARÁ

De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no Pará, um milhão, 94 mil e 107 eleitores não foram as urnas eleger os candidatos à presidência, governador, senador, deputado federal e deputado estadual no primeiro turno das eleições, no último domingo (5). O número representa 21,10% do total de eleitores.

Segundo o TRE, os eleitores que não puderam votar e que não conseguiram justificar a ausência no dia da votação têm até 60 dias para apresentar a justificativa eleitoral.

Durante a apuração, que transcorreu na central do TRE montada no Hangar Centro de Convenções, em Belém, foram contabilizados 4 milhões, 91 mil e 843 votos. Os votos válidos foram 3 milhões, 600 mil e 843, que levaram os candidatos Helder Barbalho (PMDB) e Simão Jatene (PSDB) a disputar o cargo de governador do estado no segundo turno.

Os votos brancos chegaram a 135.202, correspondendo a 3,30%. Já os votos nulos somaram 356.248, representando 8,71%.

G1 PA

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

ELEIÇÕES 2014 - DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS NO PARÁ

CONFIRA A COMPOSIÇÃO DA BANCADA DO PARÁ NA CÂMARA FEDERAL

Os eleitores do Pará (PA) definiram, na eleição deste domingo (5), a composição da bancada do estado na Câmara Federal, que contará a partir do próximo ano com 17 deputados federais, a mesma quantidade das últimas eleições. Os partidos PMDB e PSD tiveram o maior número de eleitos, três cada um, seguido pelo PT, com dois representantes.

8 deputados federais foram reeleitos: Nilson Pinto, Beto Faro, Wlad, Josué Bengston, Priante, Zé Geraldo, Elcione e Arnaldo Jordy.

9 deputados federais paraenses são novos integrantes da Câmara dos Deputados, em Brasília: Eder Mauro, Edmilson Rodrigues, Lúcio Vale, Beto Salame, Julia Marinho, Hélio Leite, Simone Morgado, Joaquim Passarinho e Chapadinha.

Confira abaixo a lista dos eleitos:

- Eder Mauro (PSD) – 265.983 votos
- Nilson Pinto (PSDB) – 193.573 votos
- Edmilson Rodrigues (PSOL) – 170.604 votos
- Lúcio Vale (PR) – 148.163 votos
- Beto Faro (PT) – 142.970 votos
- Wlad (SD) – 141.213 votos
- Josué Bengtson (PTB) – 122.995 votos
- Priante (PMDB) – 122.348 votos
- Zé Geraldo (PT) – 105.151
- Beto Salame (PROS) – 93.524 votos
- Elcione (PMDB) – 87.632 votos
- Júlia Marinho (PSC) – 86.949 votos
- Hélio Leite (DEM) – 85.194 votos
- Simone Morgado (PMDB) – 76.510 votos
- Joaquim Passarinho (PSD) – 76.148 votos
- Arnaldo Jordy (PPS) – 70.950 votos
- Chapadinha (PSD) – 63.671 votos

ELEIÇÕES 2014 - DEPUTADOS ESTADUAIS ELEITOS NO PARÁ

CONFIRA A COMPOSIÇÃO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARÁ

Os eleitores do Pará definiram, na eleição deste domingo (5), a composição da Assembleia Legislativa do Estado (ALEPA), que conta com 41 deputados. O PMDB teve o maior número de eleitos, oito, seguido pelo PSDB, com seis deputados.

Dezessete deputados foram reeleitos: Cilene Couto, Júnior Ferrari, Ana Cunha, Fernando Coimba, Eduardo Costa, Tião Miranda, Martinho Carmona, Bordalo, Chicão, Raimundo Santos, Hilton Aguiar, Divino, Eliel Faustino, Junior Hage, Márcio Miranda, Sidney Rosa e Cassio Andrade,

24 deputados são novos integrantes da Alepa: Luth Rebelo, Coronel Neil, Eliane Lima, Celso Sabino, Milton Campos, Sefer, Chamon, Wanderlan, Ozorio Juvenil, Scaff, Dirceu Ten Caten, Airton Faleiro, Iran Lima, ERALDO PIMENTA, Renato Ogawa, Soldado Tercio, Rui Begot, Haroldo Martins, Olival Marques, Jaques Neves, Antonio Tonheiro, Miro Sanova, Lélio Costa e Thiago Araújo.

Confira abaixo a lista dos eleitos:

Cilene Couto (PSDB) – 72.750 votos
Júnior Ferrari (PSD) – 63.752 votos
Luth Rebelo (PSDB) – 51.345 votos
Coronel Neil (PSD) – 50.990 votos
Ana Cunha (PSDB) – 50.491 votos
Fernando Coimbra (PSD) – 44.943 votos
Eduardo Costa (PTB) – 43.783 votos
Eliane Lima (PSDB) – 42.724 votos
Tião Miranda (PTB) – 41.147 votos
Celso Sabino (PSDB) – 39.929 votos
Milton Campos (PSDB) – 34.370 votos
Sefer (PSDB) – 33.651 votos
Martinho Carmona (PMDB) – 45.736 votos
Bordalo (PT) – 40.163 votos
Chamon (PMDB) – 35.413 votos
Dr. Wanderlan (PMDB) – 34.738 votos
Ozorio Juvenil (PMDB) – 34.005 votos
Scaff (PMDB) – 33.646 votos
Dirceu Ten Caten (PT) – 32.930 votos
Airton Faleiro (PT) – 32.827 votos
Chicão (PMDB) – 31.296 votos
Iran Lima (PMDB) – 30.534 votos
Eraldo Pimenta (PMDB) – 30.089 votos
Raimundo Santos (PEN) – 44.452 votos
Hilton Aguiar (SD) – 40.435 votos
Divino (PRB) – 36.628 votos
Eliel Faustino (SD) – 30.024 votos
Junior Hage (PR) – 45.483 votos
Renato Ogawa (PR) – 37.701 votos
Soldado Tercio (PROS) – 32.016 votos
Rui Begot (PR) – 25.330 votos
Marcio Miranda (DEM) – 82.738 votos
Dr. Haroldo Martins (DEM) – 31.004 votos
Olival Marques (PSC) – 32.936 votos
Dr. Jaques Neves (PSC) – 12.952 votos
Sidney Rosa (PSB) – 39.614 votos
Cassio Andrade (PSB) – 38.362 votos
Antonio Tonheiro (PPL) – 34.191 votos
Miro Sanova (PDT) – 24.374 votos
Lélio Costa (PC DO B) – 16.043 votos
Thiago Araujo (PPS) – 38.346 votos

ELEIÇÕES 2014

ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR DO PARÁ SERÁ DECIDIDA EM SEGUNDO TURNO

Candidato do PMDB obtém 49% dos votos válidos, contra 48% de tucano.

Apuração foi marcada pela demora e teve disputa acirrada.

O segundo turno da eleição para governador do Pará será disputado entre os candidatos Helder Barbalho (PMDB) e Simão Jatene (PSDB). Segundo a Justiça Eleitoral, com mais de 99% dos votos apurados neste domingo (5), Helder teve 1.795.537 votos, o que corresponde a 49,89% dos votos válidos. Jatene recebeu 1.743.752 votos, o que equivale a 48,47%. Zé Carlos (PV) ficou em terceiro, com 44.237 votos, ou 1,23%. Elton Braga (PRTB) teve 14.712 votos (0,41%) e Marco Carrera, do PSOL, não teve votos computados por ter concorrido com candidatura indeferida, que aguarda julgamento de recurso.

Helder tem 35 anos e foi eleito deputado estadual em 2002. Após 2 anos de mandato, concorreu ao cargo de prefeito de Ananindeua em 2004. Eleito, Helder tomou posse em 2005, aos 25 anos. Em 2008, concorreu novamente e conseguiu se reeleger.

Filho do senador Jader Barbalho, Helder é formado em administração pela Universidade da Amazônia (Unama). Concorreu a cargo eletivo pela primeira vez em 2000, quando se elegeu vereador em Ananindeua. Em 2012 foi eleito vice-presidente do PMDB no Pará. É casado e tem dois filhos.

Simão Robinson Jatene concorreu pela 1ª vez a um cargo eletivo em 2002, quando foi eleito governador do Pará – cargo que ocupou até 2006. Não concorreu à reeleição, mas se candidatou de novo em 2010, quando foi novamente eleito.

Natural de Castanhal, nordeste do Pará, tem 65 anos, é graduado em economia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e fez pós-graduação na Unicamp. Foi secretário de Estado de Planejamento no período de 1983 a 1985 e de 1995 a 1998, e secretário-geral do Ministério da Reforma Agrária entre 1985 e 1990. Foi também secretário especial de Produção nos anos de 1998 a 2001.

Discursos

Helder Barbalho comemorou o resultado das urnas. "O resultado mostrou que o provo quer mudança, e são dois projetos: o continuísmo e a mudança da minha candidatura. Adiamos o encerramento da eleição, mas este é um momento de festejo", disse.

Helder mostrou-se aberto ao diálogo com candidatos de outros partidos, mas disse que só irá discutir alianças durante a semana. "Nos vamos dialogar com todos os demais candidatos. Todos foram críticos ao atual governo, portanto este sentimento de apresentar-se para a sociedade ao que está posto nos aproxima, mas é preciso diálogo", pondera.

Em entrevista coletiva, Simão Jatene se disse satisfeito com o resultado da eleição. "Eu acho que o resultado da eleição foi extremamente positivo. A sociedade paraense deu um sinal muito claro que não quer baixaria em campanha", disse. "A eleição, mais do que uma disputa de candidaturas, é uma disputa do que a gente quer deixar para os nossos filhos", avalia o tucano.

Sobre o segundo turno, Jatene disse que espera construir alianças. Ele também comemorou o crescimento de Aécio Neves na disputa pela presidência. "Sem duvida alguma esse avanço do Aécio é uma demonstração clara do tipo de mudança que a sociedade quer", disse.

Propostas

Jatene prometeu ampliar a rede de assistência do Estado através da expansão do Pro-paz, investir R$ 700 milhões em educação para elevar a nota do Ideb do Pará em 30%, interiorizar o cheque moradia para diminuir o déficit habitacional, consolidar o programa Municípios Verdes para combater o desmatamento, expandir a rede hospitalar e controlar os gastos da máquina pública.

Helder assumiu como compromissos a inclusão social de famílias de baixa renda através de educação e cultura, ampliar parcerias com o governo federal para implantar programas de construção de casas populares, descentralizar a gestão pública, priorizar a atenção básica de saúde através da criação de policlínicas e articulação de políticas públicas de resgate da cidadania para diminuir a violência.

Campanha

A campanha eleitoral no Pará foi marcada pela forte oposição entre os dois candidatos, que se alternaram na liderança da preferência do eleitor durante as pesquisas de intenção de votos. O atual governador, Simão Jatene, ressaltava que já havia feito diversos investimentos no Pará, mas reconhecia que muito ainda precisava ser feito. Ele destacou a redução de índices de criminalidade e apresentou proposta da criação de um pacto pela educação para melhorar a qualidade do ensino.

Helder Barbalho se apresentou para o eleitorado paraense como sendo uma opção nova. Durante a campanha, ele apresentou propostas para criar um mecanismo que garantisse a continuidade de obras públicas iniciadas em gestões anteriores e também para fortalecer a presença da gestão pública no interior do estado.

Confira a votação dos candidatos

Helder Barbalho (PMDB): 49,89%
Simão Jatene (PSDB): 48,47%
Zé Carlos (PV): 1,23%
Elton Braga (PRTB): 0,41%
Marco Carrera (PSOL): 0%

Total de votos apurados: 99,89%

Do G1 PA

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

ELEIÇÕES 2014 - VOTO ERALDO PIMENTA


ERALDO PIMENTA - 15000

Ele foi vereador, prefeito da cidade de Uruará por duas vezes, tem respaldo, carisma popular e peso político, sendo hoje uma das maiores lideranças da região Oeste do Pará.

Está na região há mais de 30 anos. Além de conhecer a realidade do povo local, ERALDO PIMENTA, tem uma trajetória originada “de baixo”: começou como agricultor, comprador de cereais (como pimenta e cacau), além de ter vivido parte de sua vida em garimpos da região do Tapajós e Xingu.

ERALDO PIMENTA foi vereador, prefeito eleito e reeleito por vontade popular, fatos que o credenciam como um dos políticos de grande potencial na região. Tendo sido presidente da AMUT, e por três mandatos presidente do Consórcio Belo Monte; foi também presidente do Consórcio Tapajós, angariou respeito e admiração da população e de lideranças políticas da região e de grandes nomes na política estadual e nacional.

ERALDO PIMENTA, um político de visão, que vai trazer muitos benefícios à região. Quem viver, verá!!!

Meu apoio e meu voto dia 05 de outubro, próximo domingo será para ele: ERALDO PIMENTA - 15000.

Atenciosamente, Cirineu Santos