SEMED INICIA O ANO LETIVO DE 2014
Por: Cirineu Santos
Foto: Eliel Santos
Teve início na última segunda feira (24/02)
o ano letivo da rede municipal de ensino em Uruará. Educadores e alunos estão
mostraram-se bastante animados na volta às aulas.
A SEMED vem buscando desenvolver projetos
para garantir a qualidade de ensino, manter um elevado índice de aprovação
acompanhada pelo aprendizado do educando, aplicando estratégias diferenciadas a
fim de motivá-los e evitar a evasão escolar.
Toda a rede municipal conta com 89 unidades
de ensino, atendendo a sede e a zona rural do município. Em 2013 atendeu-se um
total de 10.317 alunos distribuídos na educação infantil, ensino fundamental,
EJA e alunos da educação especial. Alunos da zona rural do 6º ao 9º ano também
foram atendidos na Casa Familiar Rural, possibilitando assim, que todas as
crianças, jovens e adultos tivessem o acesso ao ensino público de qualidade.
Segundo a secretária de Educação Andréa
Nascimento, existe muitas coisas a serem feitas. “A educação em Uruará,
principalmente, no que se refere a infraestrutura está muito distante daquilo
que seria necessário para garantir uma educação de qualidade, porém, existe uma
busca constante para melhorar as unidades de ensino”, explica.
Andréa afirma ainda que os desafios são
quase que intransponíveis, mas que não se permite deixar de acreditar na
melhoria. “Pode ser difícil, mas certamente existe uma solução”, afirma.
A secretária disse que apesar de já existir
uma parceria, espera contar com a sociedade na busca de melhorias para a
educação; reconhece a necessidade da valorização do profissional da Educação,
tanto naquilo que se refere a salários quanto ao pessoal. “Não podemos ver a
Educação apenas no que ser referes a salário de professores. O assunto abrange
um contexto muito maior que além de ser histórico envolve inúmeras
adversidades, e tais não podem ser resolvidas sem a participação da sociedade”,
ressalta.
Andreia conclui dizendo fazer o uso
constante da frase “nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos, de Ray
Kroc. Para ilustrar a necessidade da parceria no desenvolvimento não só de uma
educação melhor, mas de um mundo também melhor”. Finaliza.
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