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quarta-feira, 27 de novembro de 2013

EDUCAÇÃO

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA ZONA URBANA PARTICIPAM DE PROJETO INTERDISCIPLINAR DE LEITURA E ESCRITA

Por: Cirineu Santos
Fotos: Eliel Santos
ASCOM/PMU

Durante o ano letivo de 2013 foi realizado para os alunos do 3º ao 9º ano da rede municipal de ensino da zona urbana, o projeto interdisciplinar “Leitura e Escrita: instrumento na construção do saber e da cidadania”. O projeto foi elaborado pela professora Zenária Stabenow, e, teve o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da equipe administrativa e pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Melvin Jones.

O projeto objetivou desenvolver atividades que visam fortalecer uma cultura da leitura e produção de textos de diversas tipologias no Ensino Fundamental, promovendo ações concretas voltadas para o estímulo à leitura e escrita, trabalhando a formação de caráter investigativo, formador e crítico, na escola e fora dela.

Durante todo o ano letivo os alunos participaram de tarefas como: Dia do Livro, Dia das Mães, Dia do Meio Ambiente, no 1º semestre; e, Dia dos Pais, Independência do Brasil, Dia do Óscar, no 2º segundo semestre.

Segundo a professora Zenária, houve um horário especial de atendimento aos alunos com dificuldades em leitura e escrita. “Atendemos estes alunos dentro do espaço da biblioteca da Escola Melvin Jones e nas salas anexas situadas no espaço da Igreja Católica, para auxiliá-los em alguma dificuldade”, explicou.

A professora ressalta ainda que promover a leitura significa dar um passo importantíssimo para a interação verbal entre indivíduos socialmente determinados na medida em que ela passa a instituir questões e temas para múltiplas abordagens e possibilidades de troca numa perspectiva de letramento. “Assim, o foco desse projeto interdisciplinar é possibilitar a efetiva execução do letramento e formação de leitores e escritores competentes. O principal objetivo é contribuir para o incentivo à leitura e escrita e refletir acerca de relevância de propostas pedagógicas que articulam diferentes áreas do conhecimento, tendo o letramento como elemento primordial para a formação do ser humano”, justifica.

Durante o decorrer do ano os alunos obtiveram aulas de reforço para alfabetizar (3º ao 5º ano); um ambiente de leitura e produção de textos nas variadas dependências da escola; leitura diária de poemas de diferentes autores pelo professor e/ou pelo aluno; conheceram e apresentaram biografia de autores como: Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, entre outros; escreveram poemas em dupla ou individualmente; declamaram poemas entre outras atividades.

O objetivo principal, segundo a professora Zenária foi desenvolver habilidades de leitura e produção de textos ajudando os alunos a serem leitores e escritores competentes. “Esperamos ter contribuído diariamente na busca de soluções das dificuldades de leitura, interpretação e produção de textos que possam repercutir em todos em todos os componentes curriculares”, ressaltou.

A culminância e entrega dos certificados aos alunos que desenvolveram o projeto aconteceu nesta terça-feira (26), nas escolas IEU e Melvin Jones. Alunos, professores, diretores das escolas e da vice-prefeita de Uruará Maris Nicolodi participaram da solenidade.

A vice-prefeita Maris Nicolodi parabenizou a equipe pela elaboração do projeto e disse que a participação ativa dos alunos, professores, equipe gestora e equipe pedagógica, bem como a equipe da SEMED estão de parabéns. “Parabenizamos os idealizadores do Projeto interdisciplinar ‘Leitura e Escrita: instrumento na construção do saber e da cidadania’. Todos ganham com isso. O governo Uruará Pode Mais estará sempre apoiando ideias como esta, para que tenhamos uma educação de qualidade no Município”, disse Maris Nicolodi.

  
 

Um comentário:

  1. Zenária minha colega de faculdade, quando morei no Iatai e estudamos História em Altamira, com muitos outros colegas de Uruará. Saudades.... Zenária grande potência

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