ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA ZONA URBANA PARTICIPAM DE PROJETO INTERDISCIPLINAR DE LEITURA E ESCRITA
Por: Cirineu Santos
Fotos: Eliel Santos
ASCOM/PMU
Durante o ano letivo de 2013 foi realizado para os alunos do 3º ao 9º ano da rede municipal de ensino da zona urbana, o projeto interdisciplinar “Leitura e Escrita: instrumento na construção do saber e da cidadania”. O projeto foi elaborado pela professora Zenária Stabenow, e, teve o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da equipe administrativa e pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Melvin Jones.
O projeto objetivou desenvolver atividades que visam fortalecer uma cultura da leitura e produção de textos de diversas tipologias no Ensino Fundamental, promovendo ações concretas voltadas para o estímulo à leitura e escrita, trabalhando a formação de caráter investigativo, formador e crítico, na escola e fora dela.
Durante todo o ano letivo os alunos participaram de tarefas como: Dia do Livro, Dia das Mães, Dia do Meio Ambiente, no 1º semestre; e, Dia dos Pais, Independência do Brasil, Dia do Óscar, no 2º segundo semestre.
Segundo a professora Zenária, houve um horário especial de atendimento aos alunos com dificuldades em leitura e escrita. “Atendemos estes alunos dentro do espaço da biblioteca da Escola Melvin Jones e nas salas anexas situadas no espaço da Igreja Católica, para auxiliá-los em alguma dificuldade”, explicou.
A professora ressalta ainda que promover a leitura significa dar um passo importantíssimo para a interação verbal entre indivíduos socialmente determinados na medida em que ela passa a instituir questões e temas para múltiplas abordagens e possibilidades de troca numa perspectiva de letramento. “Assim, o foco desse projeto interdisciplinar é possibilitar a efetiva execução do letramento e formação de leitores e escritores competentes. O principal objetivo é contribuir para o incentivo à leitura e escrita e refletir acerca de relevância de propostas pedagógicas que articulam diferentes áreas do conhecimento, tendo o letramento como elemento primordial para a formação do ser humano”, justifica.
Durante o decorrer do ano os alunos obtiveram aulas de reforço para alfabetizar (3º ao 5º ano); um ambiente de leitura e produção de textos nas variadas dependências da escola; leitura diária de poemas de diferentes autores pelo professor e/ou pelo aluno; conheceram e apresentaram biografia de autores como: Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, entre outros; escreveram poemas em dupla ou individualmente; declamaram poemas entre outras atividades.
O objetivo principal, segundo a professora Zenária foi desenvolver habilidades de leitura e produção de textos ajudando os alunos a serem leitores e escritores competentes. “Esperamos ter contribuído diariamente na busca de soluções das dificuldades de leitura, interpretação e produção de textos que possam repercutir em todos em todos os componentes curriculares”, ressaltou.
A culminância e entrega dos certificados aos alunos que desenvolveram o projeto aconteceu nesta terça-feira (26), nas escolas IEU e Melvin Jones. Alunos, professores, diretores das escolas e da vice-prefeita de Uruará Maris Nicolodi participaram da solenidade.
A vice-prefeita Maris Nicolodi parabenizou a equipe pela elaboração do projeto e disse que a participação ativa dos alunos, professores, equipe gestora e equipe pedagógica, bem como a equipe da SEMED estão de parabéns. “Parabenizamos os idealizadores do Projeto interdisciplinar ‘Leitura e Escrita: instrumento na construção do saber e da cidadania’. Todos ganham com isso. O governo Uruará Pode Mais estará sempre apoiando ideias como esta, para que tenhamos uma educação de qualidade no Município”, disse Maris Nicolodi.
Zenária minha colega de faculdade, quando morei no Iatai e estudamos História em Altamira, com muitos outros colegas de Uruará. Saudades.... Zenária grande potência
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