Páginas

sexta-feira, 31 de maio de 2013

PREFEITURA DE URUARÁ RECUPERA ESTRADAS VICINAIS

PREFEITO EVERTON BANHA ACOMPANHA OBRAS DE RECUPERAÇÃO DAS ESTRADAS VICINAIS
Por: Cirineu Santos
Fotos: Eliel Santos
ASCOM/PMU

O prefeito de Uruará, Everton Banha acompanhou os trabalhos de recuperação da vicinal do km 165 Sul, onde a equipe da Secretaria de Viação e Obras está com uma frente de trabalho. Segundo informou, os trabalhos estão bastante avançados com nivelamento e colocação de piçarra nas estradas e, além da vicinal, algumas pontes estão sendo recuperadas e outras construídas, “como é o caso da ponte sobre Rio Uirapuru”, disse.

Banha visitou moradores, os quais demonstraram satisfeitos com o trabalho que está sendo feito. “Quero informar que a meta do Governo URUARÁ PODE MAIS é revitalizar todas as vicinais. Temos a noção exata de que sem escoamento não adianta ter produção. Por isso, estamos investindo na recuperação das estradas vicinais”, ressaltou.

O prefeito agradeceu a equipe da Secretaria de Viação e Obras, “comprometidos com o trabalho que está sendo feito, tanto na recuperação das vicinais, quanto na construção e recuperação das pontes. Agradeço ainda, a parceria com as comunidades e os vereadores que tem acompanhado nossas ações”, concluiu.














TERMINA HOJE (31) O PRAZO DA PRIMEIRA ETAPA DA VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA

O prazo da primeira etapa da vacinação contra febre aftosa para o município de Uruará termina nesta sexta-feira (31). Os produtores terão até o dia 14 de junho para fazerem a declaração.

A vacina contra a febre aftosa faltou no comércio local no dia 28 de maio e os produtores que ainda não compraram a vacina já poderão comprar a vacina na próxima terça-feira, mas antes de comprar a vacina será obrigatório que o produtor passe pela unidade da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará - Adepará - para obter as informações sobre o prazo de declaração.

De acordo com a unidade local da Adepará até o momento a vacinação está acontecendo de acordo com o esperado.


Por: Joabe Reis

quarta-feira, 29 de maio de 2013

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA INJETA QUASE UM MILHÃO DE REAIS NA ECONOMIA DO MUNICÍPIO NO MÊS DE MAIO

Enviada por email por Jonnata Arrais, coordenador do programa em Uruará.

Em Uruará o Programa Bolsa Família injeta na economia local uma quantidade de recursos bastante significativa, atualmente são mais de 5 (cinco) mil famílias beneficiárias do maior programa de transferência de recursos. Entrou em maio/2013, para as famílias uruaraenses, quase um milhão de reais através do Programa Bolsa Família, conforme pode se analisar os dados extraídos do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social).

Todo este montante, graças aos esforços do Governo Uruará Pode Mais, através da Secretaria de Assistência Social, no acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade social.

O Programa Bolsa Família - PBF é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria (BSM), que tem como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70 mensais, e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.

O Bolsa Família possui três eixos principais focados na transferência de renda, condicionalidades e ações e programas complementares. A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social. Já as ações e programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.

O Programa atende mais de 13 milhões de famílias em todo território nacional de acordo com o perfil e tipos de benefícios: o básico, o variável, o variável vinculado ao adolescente (BVJ), o variável gestante (BVG) e o variável nutriz (BVN) e o Benefício para Superação da Extrema Pobreza na Primeira Infância (BSP).

Os valores dos benefícios pagos pelo PBF variam de acordo com as características de cada família, considerando a renda mensal da família por pessoa, o número de crianças e adolescentes de até 17 anos, de gestantes, nutrizes e de componentes da família. A gestão do Bolsa Família é descentralizada e compartilhada entre a União, estados, Distrito Federal e municípios. Os entes federados trabalham em conjunto para aperfeiçoar, ampliar e fiscalizar a execução do Programa, instituído pela Lei 10.836/04 e regulamentado pelo Decreto nº 5.209/04.

A seleção das famílias para o PBF é feita com base nas informações registradas pelo município no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, instrumento de coleta de dados que tem como objetivo identificar todas as famílias de baixa renda existentes no Brasil. Com base nesses dados, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) seleciona, de forma automatizada, as famílias que serão incluídas no PBF. No entanto, o cadastramento não implica a entrada imediata das famílias no Programa e o recebimento do benefício.

terça-feira, 28 de maio de 2013

RECUPERAÇÃO DAS VICINAIS

PREFEITURA DE URUARÁ REALIZA RECUPERAÇÃO DAS ESTRADAS VICINAIS

Por: Cirineu Santos
Fotos: José Rodrigues
ASCOM/PMU

Recuperação da Vicinal do km 165 Sul
A equipe da Secretaria de Viação e Obras do Governo “Uruará Pode Mais” está com uma frente de trabalho no km 165 Sul. Os trabalhos estão bastante avançados com nivelamento e colocação de piçarra nas estradas e, além da vicinal, as pontes estão sendo recuperadas e outras construídas, como é o caso da ponte sobre Rio Uirapuru.

Vicinal do km 165 Sul
O prefeito Everton Banha informou que a meta estabelecida para 2013 é revitalizar todas as vicinais. “Nós temos a noção exata de que sem escoamento não adianta ter produção. Por isso, estamos investindo na recuperação de vicinais”, destacou.

Recuperação dos Pontos críticos 
Segundo o secretário de Viação e Obras, Ivalnê do Amaral, a prefeitura já recuperou este ano, os pontos críticos das vicinais do km 200, 201 205, 224, 175, 170, 135, 185 Sul, 190, 195. Nesta semana, as frentes de trabalho estão nos quilômetros 147, 150, 155, 160, e 165 Sul e, a recuperação das entradas das vicinais dom km 147, 150, 160 e 165 Norte.

Secretário acompanhando a recuperação das Vicinais
Ivalnê informou ainda, que uma frente de trabalho está na vicinal do rio do Peixe e outra, no km 209 Sul, depois da ponte do rio Uruará a 12 quilômetros da vicinal. “No km 209 Sul, estamos reabrindo a vicinal. Havia 10 anos que não passava uma máquina naquela localidade”, informou.

Comunidade acompanha a recuperação das vicinais
O prefeito Everton Banha agradeceu a parceria que tem com as comunidades rurais e parabenizou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe de Viação e Obras. “Uma equipe de profissionais comprometidos que vem desenvolvendo um excelente trabalho na recuperação das vicinais, construção e recuperação das pontes. O governo Uruará Pode Mais agradece ainda, a parceria com as comunidades rurais e o acompanhamento de nossas ações, por parte dos vereadores”, disse.

Comunidade acompanha recuperação das vicinais
Com relação à zona urbana, segundo informou o secretário, esta semana o trabalho de recuperação das ruas, reiniciará no bairro da Baixada e se estendendo aos demais bairros do Município.

Vereadores acompanhando recuperação das vicinais



 


  




I SECOTX

ALTAMIRA SEDIA I SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO DA TRANSAMAZÔNICA E XINGU

Evento busca melhorar qualificação profissional de equipes do interior na região da Transamazônica e Xingu.

Os desafios da comunicação no interior foram debatidos no I Seminário de Comunicação da Transamazônica e Xingu. O evento, realizado nos dias 24 e 25 de maio em Altamira, no Sudoeste do Pará, reuniu aproximadamente 200 pessoas, entre empresários, políticos, estudantes universitários e profissionais que atuam na imprensa regional.

Promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará (Sinjor-PA) e pela Associação dos Profissionais de Imprensa de Altamira, Transamazônica e Xingu (ASPIATX), o seminário despertou o interesse de estudantes de outras áreas de conhecimento, como o universitário de Letras, Fábio de Araújo. “Com certeza, vou aproveitar as dicas repassadas pela ministrante sobre produção textual”, disse. A participação de alunos do Curso de Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA) teve a influência do professor Fernando Farias: “Acho que existe uma relação muito próxima entre Comunicação e Letras.”

“A região é estratégica para a notícia”, afirmou a jornalista Úrsula Vidal, que fez a palestra magna do seminário. As oficinas de telejornalismo, radiojornalismo, fotojornalismo, assessoria de comunicação, comunicação empresarial e jornalismo impresso, ministradas por profissionais de Belém, São Paulo e Rio de Janeiro, contribuíram para saciar a sede de conhecimento dos trabalhadores da imprensa altamirense. “Por isso abrimos o seminário para o público em geral, para que a universidade veja a demanda existente em Altamira”, disse Magno Rabelo, presidente da ASPIATX.

A troca de experiência entre os participantes do seminário reforça isso. “Foi um público bastante quantitativo e de excelente qualidade”, avaliou a presidente do Sinjor, Sheila Faro. A jornalista acredita que as expectativas foram superadas. “É um momento histórico não só para nós, mas principalmente para quem faz o jornalismo na região”, celebrou Sheila.

Com informações de: http://www.altamirahoje.com/ 

CLÉO SOARES

CIRURGIA NESTA SEGUNDA-FEIRA, 27, FOI BEM SUCEDIDA

O cantor e radialista Cléo Soares passou nesta segunda (27) por uma cirurgia minuciosa na capital do Estado, Cléo entrou na sala de cirurgia às 7h da manhã e saiu exatamente às 16h30minh, o ex-vereador de Altamira foi submetido a colocação de 3 pontes de safane, o médico responsável foi o Drº Vinicius, Cardiologista do Hospital Porto Dias, Cléo ainda recebeu 3 mamárias além de um marca passo que vai  auxiliar o bombeamento do sangue nessas primeiras horas pós cirurgia. O boletim médico animou a família de Cléo em Altamira que torcem pela recuperação do cantor.

O paciente está na UTI onde permanece em observação. Na próxima quinta-feira Cléo deve deixar a unidade para iniciar tratamento com medicamentos que ajudam na restruturação dos tecidos alterados.

ENTENDA O CASO


O estado de saúde do ex-vereador altamirense Cléo Soares desde a madrugada da última terça-feira (14) preocupa a família, Cléo sofreu duas paradas cardiorrespiratórias e precisou ser internado as pressas no Hospital Regional Público da Transamazônica na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes onde ficou em observação, o quadro clinico de Cléo retornou a estabilidade depois de cuidados médicos, ele viajou para Belém no último dia 17 de maio e segue sob cuidados médicos.

CONCURSO PÚBLICO DE ALTAMIRA

OFICIAL: TJE ACATA PEDIDO DO MPE E SUSPENDE CONCURSO PÚBLICO DE ALTAMIRA

A 5ª Promotoria de Direitos Constitucionais de Altamira reúne no dia 28 de maio de 2013, às 19 horas, para tratar da problemática em questão, na Câmara Municipal.

O Tribunal de Justiça do Pará (TJE) proveu o recurso de agravo de instrumento nº 2012.3.025926-5 interposto pela 5ª Promotoria de Direitos Constitucionais Fundamentais de Altamira e determinou a suspensão dos “efeitos do contrato de nº 191/2012, celebrado entre o Município de Altamira e o Instituto de Desenvolvimento Social Ágata; bem como o concurso público regulado pelo edital de nº 001/2012; e, por conseguinte, que a empresa deixe de adotar qualquer medida no sentido de dar andamento no certame, e a Prefeitura se abstenha de realizar quaisquer pagamento a empresa contratada, em virtude da realização do concurso, até que se dê o provimento final deste feito”.

Ação Civil Pública: A Magistrada da 4ª Vara da Fazenda Pública de Altamira havia negado a antecipação da tutela na ação civil proposta pelos promotores de Justiça Gustavo Rodolfo Ramos de Andrade e Amanda Luciana Sales Lobato ao fundamento de que “a lei que instituiu o pregão define que bens e serviços comuns são aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital enquadrando-se perfeitamente ao quadro fático objeto da presente demanda. (...) A licitação na modalidade pregão poderá ser utilizada quando a Administração possa encontrar no mercado, a qualquer tempo e sem dificuldade o objeto que necessita, enquadrando-se na hipótese a contratação de empresa especializada para concurso público”.


Anulação administrativa: A par disso, houve a publicação no Diário oficial de Altamira do decreto nº 197, de 06 de maio de 2013, oriundo da Prefeitura de Altamira, que tratou da anulação administrativa do concurso em questão, tendo em vista não só a ilegalidade no procedimento licitatório em questão, mas também, dentre outros pontos, o fato de terem ocorrido “inúmeras ocorrências policias de candidatos que se sentiram prejudicados pela forma como foram aplicadas as provas sem qualquer fiscalização, em especial as que foram realizadas no Ginásio Poli Esportivo Nicias Ribeiro, no bairro de Brasília, município de Altamira/PA; bem como o fato de não ter havido a observância de aplicação das provas no mesmo horário e condições análogas aos candidatos inscritos, que prestaram prova no Distrito de Castelo dos Sonhos e Cachoeira da Serra”.

com informações de: http://www.altamirahoje.com/ 

segunda-feira, 27 de maio de 2013

INVESTIMENTOS DO GOVERNO URUARÁ PODE MAIS

PREFEITURA FAZ ENTREGA DE DUAS MOTOS E UMA CAMINHONETE PARA A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE
Por: Cirineu Santos
Fotos: Eliel Santos
ASCOM/PMU

O prefeito Everton Banha, entregou nesta segunda-feira, (27), duas motocicletas e uma caminhonete para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, objetivando, segundo informou o prefeito, o fortalecimento da gestão ambiental do Município, garantindo o apoio institucional ao trabalho de fiscalização, monitoramento e combate ao desmatamento, além do incentivo à agricultura e manejo sustentável.

O evento aconteceu na sede da Secretaria e contou com a presença da vice-prefeita Maris Nicolodi; os vereadores Gedeon Moreira e Luiz Macedo; o presidente do Sindicato do Produtores de Uruará, Edson Ferreira; o representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Uruará, Dedéu; os secretários Wandeir Costa (Agricultura) e Emerson Vitoria (Meio Ambiente); servidores da SEMMA e produtores rurais.


Everton Banha explicou que o Governo Uruará Pode Mais está em busca de recursos em todos os órgãos, tanto das esferas regionais, Estadual e Federal. “Os resultados estão acontecendo, como é o caso destes veículos que conseguimos junto a Norte Energia, através dos investimentos do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS-X) e muitos outros investimentos estarão vindo para Uruará”, disse.





domingo, 26 de maio de 2013

GOVERNO URUARÁ PODE MAIS INVESTINDO NA SAÚDE

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA CIRURGIAS ORTOPÉDICAS
Por: Cirineu Santos
Fotos: Eliel Santos
ASCOM/PMU

Foi realizada neste sábado, (25), no Hospital Municipal de Uruará, mais uma etapa de cirurgias ortopédicas pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Uruará. Segundo informou a secretária de Saúde, Adriana Marques o ortopedista Dr. Eron Dantas, vem uma vez por semana ao Município, onde realiza consultas e procedimentos cirúrgicos.

A Secretária disse que em média, são realizadas de trinta a quarenta consultas por dia. “Neste sábado estivemos com o ortopedista, Dr. Eros Dantas, que é irmão do Dr. Eron, e, um anestesista, Dr. José Roberto, que realizaram dez procedimentos cirúrgicos, envolvendo, retiradas de pinos, amputações entre outras...”, disse.

Adriana Marques explicou ainda, que estes procedimentos realizados em Uruará necessitariam da remoção do paciente para outros municípios como Altamira, Santarém e até mesmo Belém, mas, graças ao empenho do prefeito Everton Banha, em busca de recursos e investimentos para a saúde, estes procedimentos estão sendo realizados aqui mesmo no Município.

O prefeito Everton Banha disse que não tem medido esforços para ajudar essas pessoas. “O sucesso deste trabalho é possível pela competente equipe que tem dentro do Hospital Municipal. Uma equipe cuidadosa e amorosa com os pacientes. Nosso objetivo é buscar mais recursos e assim podermos ampliar os dias de atendimentos destes profissionais, atendendo sempre a população”, esclareceu.