Páginas

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

DIÁRIO DO PARÁ É HOMENAGEADO PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

O JORNAL COMPLETA 35 ANOS

Fundado há 35 anos pelo jornalista Laércio Barbalho, o jornal DIÁRIO DO PARÁ recebeu ontem, dia 22, na data de seu aniversário, homenagens dos deputados estaduais paraenses, em sessão especial na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Aberta pelo deputado Fernando Coimbra (PSL), a sessão foi presidida pelo deputado Eraldo Pimenta (PMDB), autor do requerimento de homenagem, que foi aprovado por unanimidade pelos demais deputados.

A sessão foi prestigiada por deputados, pela diretoria e funcionários do Grupo Rede Brasil Amazônia (RBA) de comunicação, além de vários convidados. O deputado Eraldo lembrou que o fundador do jornal enxergou muito à frente do seu tempo. “O visionário Laércio Barbalho olhou para o futuro ao criar o jornal, e deixou um legado de amor à sua terra”, disse. “Essa homenagem foi votada por unanimidade, independentemente de quaisquer questões partidárias. Isso demonstra o respeito de toda esta Casa a este importante veículo de comunicação do Pará”.

Jader Filho, diretor-presidente do DIÁRIO, destacou as várias premiações que o jornal recebeu e assegurou que ser líder de mercado certamente é a maior delas. “Quando eu cheguei ao jornal, em 1998, tínhamos 4% de participação no mercado. Chegamos aos 35 anos na liderança, e esse é o maior prêmio que um jornal pode ter”, afirmou.

Ele também falou sobre o início da história do jornal. “Há 35 anos meu pai e meu avô entenderam que em um momento em que só a ditadura tinha voz, a oposição precisava ter vez e voz. E foi para dar voz a quem não tinha como se manifestar que nasceu o nosso jornal”, disse, ressaltando que foram feitos muitos investimentos em infraestrutura, inovações tecnológicas e, sobretudo, em pessoas.

(Cléo Soares/Diário do Pará)

EMBARCAÇÃO NAUFRAGA COM CERCA DE 70 PESSOAS A BORDO EM PORTO DE MOZ, NO PARÁ

Vinte e cinco pessoas foram resgatadas com vida e sete mortes já foram confirmadas em naufrágio no rio Xingu, sudoeste do Pará.

Uma embarcação naufragou na noite de terça-feira (22) em uma área denominada de Ponte Grande do Xingu, no rio Xingu, entre as cidades de Porto de Moz e Senador José Porfírio, no sudoeste do Pará. Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), já foram encontrados sete corpos de vítimas do naufrágio. Entre as vítimas estão um adolescente e uma criança de um ano.

O navio Capitão Ribeiro saiu do município de Santarém, oeste do estado, às 18h de segunda-feira (21) com cerca de 70 pessoas a bordo, segundo informação da Segup. A embarcação tinha escala nos municípios de Monte Alegre, Prainha e destino final em Vitória do Xingu.

As primeiras informações disponibilizadas pela Defesa Civil eram de que o acidente com a embarcação tinha ocorrido durante a madrugada desta quarta-feira (23), mas depois a Segup confirmou que o naufrágio aconteceu ainda durante a noite. Até as 10h, apenas 25 vítimas do naufrágio tinham chegado à margem do rio com vida.

A Marinha deslocou o Navio-Patrulha Bocaina para a área a fim de auxiliar nas buscas. Um inquérito administrativo será instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente.

De acordo com a Segup, trabalham no resgate das vítimas do naufrágio as Defesas Civis Municipais de Belém, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu. A Polícia Civil já investiga as causa do naufrágio.

Por G1 PA, Belém


terça-feira, 22 de agosto de 2017

FOGO CONSOME PASTO NA PERIFERIA DA CIDADE DE URUARÁ PRÓXIMO A RESIDÊNCIAS

FOGO EM PASTO DEIXA MORADORES EM ALERTA NA PERIFERIA DA CIDADE DE URUARÁ

Na tarde desta terça-feira, 22, um fogo iniciado no quintal de uma casa na zona sul da cidade de Uruará se alastrou para uma pastaria ao lado, nos limites urbano. Em pouco tempo o fogo já havia devastado uma grande área de capim se alastrando em direção de casas da zona periférica. Moradores temerosos tomaram medidas preventivas para evitar que o fogo causasse maiores prejuízos.

Até o fechamento desta matéria o fogo ainda não havia sido controlado, mas as chamas aparentavam não oferecer perigo, embora seguissem em direção ao Habitacional Minha Casa Minha Vida, Bairro Pimentolândia.

Nesse período do verão amazônico é preciso ter cuidado com o fogo ter atenção redobrada na hora de queimar o lixo no quintal ou quando for limpar o pasto.

Por Joabe Reis

domingo, 13 de agosto de 2017

MINISTÉRIO MOTOCICLISTAS ADVENTISTAS

BREVE TAMBÉM EM URUARÁ

O Município de Uruará, Oeste do Pará, recebeu neste sábado, dia 12, um grupo do Ministério de Motociclista Adventista, que tem como intuito apoiar a igreja no processo de evangelização, chegando a centenas de milhares de motociclistas e suas famílias ao redor do mundo e, que de outra forma não chegariam a ter contato com a mensagem da salvação.

O ministério oferece ao piloto um ambiente cristão e acolhedor onde os membros partilham a fé e a esperança.

A Missão é praticar um esporte seguro mantendo todos unidos como cristãos; Levar os membros a obterem conscientização nas estradas, quando estiverem sozinhos ou em grupo; organizar atividades e passeios que levem a explorar novos lugares e conhecer novas pessoas; oferecer assistência às comunidades através de obras de caridade e orientação espiritual, proclamando a palavra de Deus e a mensagem Adventista; levantar alta a bandeira com o nome do nosso Senhor Jesus Cristo, ganhando almas através de nosso testemunho para os nossos amigos, vizinhos, colegas de trabalho e todos aqueles que nos rodeiam e fazer com que a Igreja seja conhecida em todos os lugares.

O grupo que saiu de Belém, passou por municípios como Tailandia, Medicilândia, Uruará e segue para Rurópolis concluindo o trajeto em Itaituba. 

POLÍCIA MILITAR DO PARÁ - CELEBRAÇÃO DOS 11 DA CIPM EM URUARÁ

POLÍCIA MILITAR COMEMORA 11 ANOS DA 13ª CIPM EM URUARÁ

Por: Cirineu Santos

Realizada na manhã desta quarta-feira (09), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Uruará, a solenidade de comemoração ao aniversário de 11 anos da 13ª Companhia Independente de Polícia Militar - CIPM em Uruará, com a presença de autoridades civis, militares e eclesiásticas.

Durante o evento, o comando do CPR 8, entregou Medalhas de Bons Serviços Prestados a cinco Policiais Militares e, Certificados com Títulos de Amigos da Companhia a 11 pessoas, sendo autoridades civis e militares.

O Comandante da PM em Uruará, Capitão Ednei, falou que a instituição mantem seu firme propósito de manter e garantir a segurança da população. O evento contou ainda com a presença do Comandante da CPR 8 - Comando Regional da PM em Altamira , Coronel Eduardo Pimentel, que falou sobre este marco para a PM e a importância da presença da PM no Município.

A Polícia Militar tem papel de relevância, uma vez que se destaca, também, como força pública estadual, primando pelo zelo, honestidade e correção de propósitos com a finalidade de proteger o cidadão, sociedade e os bens públicos e privados, coibindo os ilícitos penais e as infrações administrativas.

CIVISMO - DESFILE EM URUARÁ

DIRETORES DE ESCOLAS SE REÚNEM PARA DEFINIR DETALHES DO DESFILE CÍVICO DE 07 DE SETEMBRO

Por: Cirineu Santos

Os diretores das escolas da rede municipal e particular de ensino, participaram de uma reunião, nesta quarta-feira (09), na sala pedagógica da Secretaria de Educação – SEMED, para definir os detalhes do Desfile Cívico Escolar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil.

O evento, promovido pela Prefeitura de Uruará, será realizado no dia 07 de setembro, com início às 07 horas, na Rodovia Transamazônica – BR 230, no perímetro que corresponde ao Auto Posto Boa Sorte até a Escola Melvin Jones.

Este ano, o tema geral do desfile é "Resgate dos Valores Cívicos", no sentido de resgatar os valores da pátria.

Através de sorteio, ficou a seguinte ordem do desfile: Janelinha, AEE, Idosos, Melvin Jones, IEU, Francisca Lima, Tiradentes, Pingo de Gente, Os Migrantes, Objetivo, Antonio Roque Lopes, Ângelo Debiase, Transamazônica, Adventista, La Salle, IATAI, Desbravadores e Aventureiros, Policia Militar, Poder Legislativo, Maçonaria e Projovem, que terão acompanhamento das fanfarras do Projovem, Escola de Música e Desbravadores.

O desfile cívico do dia 7 de Setembro tem como objetivo lembrar uma data que simboliza a autonomia conquistada e a determinação do brasileiro, característica inerente dessa população.

Em Uruará, como em diversas cidades do país, centenas de pessoas se reúnem para assistir ao desfile cívico como uma forma de mostrar seu amor à pátria.

terça-feira, 8 de agosto de 2017

ALEPA RETOMA ATIVIDADES NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2017

DEPUTADO ESTADUAL ERALDO PIMENTA PARTICIPA DA RETOMADA DAS ATIVIDADES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARÁ

Por: Cirineu Santos

As atividades parlamentares na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), foram retomadas nesta terça-feira (8).

O Deputado Eraldo Pimenta (PMDB), que representa o Oeste do Pará, durante o seu pronunciamento, defendeu a região da Transamazônica, Xingu e Tapajós, falando principalmente, sobre a atual situação da Rodovia Transamazônica, além das questões de segurança.

Logo após a sessão ordinária, Eraldo Pimenta se reuniu com a diretoria da OAB Estadual.

Amanhã, quarta-feira (09), o deputado irá até Brasília juntamente com representantes da FAEPA, CEPLAC, aonde participará de um seminário sobre fortalecimento e melhorias na agricultura.


REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - KM 140 - URUARÁ

REALIZADO O PROCESSO DE MAPEAMENTO E GEORREFERENCIAMENTO DE 367 TERRENOS NO DISTRITO ALVORADA, NO KM 140, MUNICÍPIO DE URUARÁ

Por: Cirineu Santos
Fotos e Texto

O prefeito Municipal de Uruará, Gilsinho Brandão, recebeu nesta terça-feira, 08, os protocolos de Mapeamento Topográfico e Georreferenciamento das áreas (terrenos) do Distrito Alvorada, no km 140, Município de Uruará.

Em março deste ano, um acordo de cooperação técnica foi firmado entre a Prefeitura Municipal de Uruará e a Fundação Viver, Produzir e Preservar – FVPP, para que os trabalhos de cadastramento, consultoria, mapeamento e georreferenciamento fosse realizado.

O trabalho de cadastramento e medição dos terrenos, com consultoria através da Norte Energia durou 37 dias. Após isto, toda a documentação foi feita e o processo terminou nesta primeira semana de agosto.

A entrega da documentação, aconteceu no Gabinete do Prefeito e contou com a presença de representantes da FVPP, do secretário interino de agricultura do Município de Uruará, Raphael Brandão, os vereadores Gilmar Milanski e Celino Marizeira, representantes da Associação dos Moradores do Distrito de Alvorada – ASMODA e do Prefeito Gilsinho Brandão, que na ocasião, explicou que a Prefeitura agora vai solicitar do Programa Terra Legal o domínio desta área, para que ela se torne do Município, a partir daí, agilizar o processo de titularização. “Vamos aguardar apenas o aval do Terra Legal. Se o processo, estiver tudo dentro das normalidades, vamos emitir estes títulos definitivos o quanto antes para os moradores do Distrito de Alvorada”, explicou.

De acordo informou Antonia Martins, secretária executiva da FVPP, foram elaborados o memorial descritivo de 367 propriedades (lotes). “Um projeto que foi aprovado no PDRSX, e através desta parceria entre a FVPP e a Prefeitura, hoje, está concluído, faltando apenas a emissão dos títulos definitivos. A parceria com a Prefeitura foi importantíssima. O prefeito Gilsinho Brandão não mediu esforços para agilizar o processo.  Agora já estamos firmando novas parcerias para elaboração e execução de outros projetos. Quem ganha com isso é a população” ressaltou a secretária.

O prefeito Gilsinho Brandão destacou ainda, que está trabalhando para que outras comunidades sejam contempladas. “O objetivo do governo Nossa Terra, Nosso Futuro, é fazer um grande projeto de regularização fundiária em todas o Município, tanto na área rural bem como na zona urbana”, finalizou.