Páginas

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

PARABÉNS!!!

No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.

Parabéns a todos SERVIDORES pelo seu dia!

PREFEITO DE URUARÁ SERÁ OUVIDO PELA POLÍCIA FEDERAL EM ALTAMIRA

AUDIÊNCIA ACONTECERÁ NESTA QUINTA-FEIRA (29/10)

Na próxima quinta-feira, 29 de outubro, o prefeito do município de Uruará deverá comparecer a delegacia de Polícia Federal em Altamira quando será ouvido pela polícia. A informação consta em documento de ofício emitido pela Delegacia de Polícia Federal em Altamira ao qual nossa reportagem teve acesso. De acordo com o disposto no ofício, é solicitado o comparecimento do prefeito municipal de Uruará, do secretário de educação e de mais 13 servidores. No ofício assinado pela Delegada Federal Daniella Soares de Araujo Gomes solicita que seja informado o motivo da redução salarial destes servidores e apresente os comprovantes de recolhimento das contribuições previdenciárias ao INSS dos servidores da rede pública de educação do município de Uruará, no período entre janeiro de 2013 a agosto de 2014.

A oitiva do prefeito está marcada para acontecer às 11 horas do dia 29 de outubro de 2015. As oitivas, de prefeito, secretário e servidores visam instruir os autos do inquérito policial número 0224/2015 instaurado pela Polícia Federal em Altamira.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

MAIS UM PROFISSIONAL DE SAÚDE DEMITIDO EM URUARÁ

DEMISSÃO SEM JUSTA CAUSA DEIXA POPULAÇÃO SEM MÉDICA EM URUARÁ

Demitida pela Secretaria Municipal de Saúde de Uruará na última quarta-feira, dia 21 de outubro, a médica Renata Oliveira Alves. Dra Renata, como é conhecida atuava no Município desde 2010, quando foi contratada na gestão do Governo Eraldo Pimenta. Em janeiro próximo completaria seis anos de serviço público prestados em Uruará.

Dra. Renata é médica clínica geral e especialista em dermatologia. Além de atender no Hospital Municipal de Uruará, prestou serviços em outros setores da saúde. Os dois últimos anos a médica atou no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Mães desesperadas, pacientes revoltados, indagam onde vai parar a saúde do Município de Uruará com a atual gestão Municipal? Pois, Dra Renata é muito querida pela população.


A título de informação em fevereiro de 2014, a saúde em Uruará já havia ficado desfacalda quando a Secretaria de Saúde da atual gestão demitiu o Dr. Kamom.

Foto tirada em abril de 2012 em uma das atividades da Dra. Renata

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

INCÊNDIO EM PROPRIEDADES RURAIS DE URUARÁ

SEM CONTROLE FOGO CONSOME REGIÃO DE MATA E PASTAGENS NA ZONA RURAL DE URUARÁ

Incêndios de procedência desconhecidas estão acontecendo na zona Rural do Município de Uruará. Neste domingo, 25 de outubro, três propriedades foram atingidas no km 175 Sul a oito quilômetros da cidade, onde boa parte de cacau já havia sido queimados e os tanques de peixes de uma propriedade corriam sério risco. Segundo os moradores até esta manhã de segunda-feira, 26, populares tentavam conter o fogo.

Na semana passada, pelo menos outras três localidades rurais foram atingidas; no chapadão, onde pastagens e grande parte de área nativa foram queimados; Simultaneamente, de terça a quinta-feira, de 27 a 29, de outubro, o fogo atingiu pelo menos seis propriedades queimando grande lavoura cacaueira e inclusive a casa de um dos moradores. Segundo, um dos agricultores, o fogo só foi controlado três dias depois num trabalho intensivo de dia e noite, feito entre os próprios agricultores.

A falta de chuva é o fator principal para que ocorra o fogo em vegetação principalmente nesta época do ano. A não conscientização da população também tem relação com o aumento significativo das queimadas. Na região, a maioria das pessoas coloca fogo com a intenção de limpar o pasto, queimar o lixo em quintais, só que as chamas se alastram e acabam colocando em risco toda a localidade.

É preciso haver muita atenção e cuidado para prevenir incêndios.

As fotos são do km 175 Sul

terça-feira, 20 de outubro de 2015

NOTA DE REPÚDIO - LIBERDADE DE IMPRENSA

A IMPORTÂNCIA DA LIBERDADE DE IMPRENSA

A liberdade de imprensa é um eficaz instrumento da democracia, com ela se pode conter muitos abusos de autoridades públicas, motivo pelo qual, há muito tempo a defesa desse direito fundamental é considerada prioridade no âmbito da sociedade.

A Constituição Federal em seu artigo 5º abriga em alguns dos seus dispositivos sob a forma de direitos e garantias fundamentais, um mister sobre a liberdade de imprensa, esta de derivação direta da liberdade de expressão e também a liberdade de informação:
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
[...]
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
[...]
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
[...]
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
[...]
XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;
A Constituição Federal é bem clara no art. 5º, inciso IX, versa que é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença. Bem como na Carta Magna vigente elencou entre o rol de direitos fundamentais a liberdades de expressão, sendo vedada a censura, instruiu-se o direito de liberdade de imprensa como um dos direitos mais condescendentes a serem respeitados e apresentados à população brasileira. É em seu artigo 220 e parágrafos, versa também sobre a matéria com foco na liberdade de informação jornalística, in verbis:
Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
§ 1º - Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o disposto no Art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV.
§ 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.
[...].
Nesses dois artigos observamos matérias pertinentes à liberdade de imprensa, podemos chamar, a raiz que consagra os direitos do sistema das liberdades de conteúdo intelectual, posto não só como faculdade de pensar livremente como também o direito de se manifestar o que se sinta e pense, seja sobre o que for.
Ainda no artigo 5º, a Constituição garante a todos de forma explícita o acesso à informação, inclusive preservando o sigilo da fonte, quando necessária ao sigilo profissional. Importante destacar o artigo 1º da Lei de Imprensa 5.250/67:
Art.1º É livre a manifestação do pensamento e a procura, o recebimento e a difusão de informações ou ideias, por qualquer meio, e sem dependência de censura, respondendo cada um, nos termos da lei, pelos abusos que cometer.
Pode-se afirmar que a atividade jornalística se encontra, no capítulo de direitos e garantias fundamentais, na livre expressão de atividade de comunicação. Fazer jus a liberdade de imprensa é, também fazer utilizar-se de prerrogativas e garantias dadas à liberdade de pensamento e ao direito à informação.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

URUARÁ

EM ATO DE PROTESTO PONTE EM RUA DA ZONA SUL DA CIDADE DE URUARÁ É QUEIMADO

Num ato que pode ser considerado um protesto, mas também vandalismo, no início da tarde desta sexta-feira, 16, foi ateado fogo numa ponte da Rua Deodoro da Fonseca, esquina com a Avenida Pará, na zona sul da cidade de Uruará. A autoria do ato é desconhecida.

Os moradores próximos ao local afirmam que a ponte estava quase caindo.

Manoel Matos da Silva, que mora na referida rua, contou que estava descansando o almoço quando tudo começou. "Após o almoço eu fui descansar um pouco quando de repente percebi um alvoroço de pessoas tentando apagar o fogo na ponte", disse. Ainda de acordo com Manoel nem a referida ponte nem as ruas da cidade foram recuperadas pelo governo municipal atual. "Há tempos vem acontecendo acidentes nesta ponte e o governo municipal não fazem nada. Aqui na cidade tem ruas que ninguém consegue nem passar. Todas as ruas da Baixada estão abandonadas. Na verdade toda a cidade está abandonada pelo governo municipal que nunca fez nada por Uruará. Quem sabe agora constroem uma nova ponte", desabafou.


Para o morador Antônio Chaves Rodrigues, a inércia do governo municipal resultou na interdição da rua com a ponte sendo queimada. Correndo o risco, quantas pessoas já caíram aqui nessa ponte e ninguém faz nada, cadê a administração desse município? Moro há 20 anos nessa cidade e nunca vi um descaso deste antes", afirmou o morador indignado.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

TRANSAMAZÔNICA INTERDITADA EM ANAPÚ E EM NOVO REPARTIMENTO

TRANSAMAZÔNICA INTERDITADA EM ANAPÚ E EM NOVO REPARTIMENTO

Um grupo de aproximadamente 50 pescadores bloqueou o acesso à balsa no rio Xingu, entre Altamira e Anapu, em protesto contra a hidrelétrica de Belo Monte. O protesto teve início por volta das 5 horas da manhã de ontem, 13.

NOVO REPARTIMENTO

Interditado também a Rodovia Transamazônica, entre Marabá e Novo Repartimento. Moradores e comerciantes da área afirmam que só vão liberar a passagem de veículos quando receberem algum posicionamento dos órgãos ambientais a respeito da continuação do asfaltamento da via.

Eles também querem que seja iniciado o asfaltamento da rodovia BR-422, entre Novo Repartimento e Tucuruí.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

CACAU - FRUTO DE OURO

COM QUASE 18 MIL HECTARES DE ÁREA PLANTADA EM 2015 PRODUÇÃO DE CACAU DEVE SER DE 9 MIL TONELADAS NO MUNICÍPIO DE URUARÁ

O município de Uruará se aproxima das 18.000 hectares de área de cacau plantada e tem uma produção prevista de 9.000 toneladas de amêndoas de cacau secas. Os números da safra de 2015 foram divulgados pelo escritório local da CEPLAC. Ainda de acordo com os dados divulgados, foram distribuídas 1.850.000 sementes de cacau para 565 produtores em 7 etapas de distribuição, destes produtores, 330 irão plantar cacau pela primeira vez.

Os números foram divulgados pelo coordenador do Escritório local da CEPLAC em Uruará, o engenheiro Agrônomo Jailson Brandão, durante o Programa Regional Comunidade que foi ao ar nesta segunda-feira, 13 de outubro de 2015, na Rádio Regional 91.3 FM de Uruará. “Esse ano nós já distribuímos mais de 1.850.000 (Um Milhão Oitocentos e Cinquenta Mil) sementes de cacau pra 565 produtores, sendo que 60% deles são produtores novos, que estão começando o plantio agora, justamente por ver as viabilidades da cultura, as possibilidades que ela tem trazido para as famílias permanecerem no campo. Uruará hoje já se aproxima dos 18 mil hectares de cacau plantados com mais de 9 mil toneladas de cacau seca em amêndoas, é a expectativa que temos pra fechar esse ano (2015),” informou Jailson Brandão.

O Agente de Atividades Agropecuária da CEPLAC/Uruará, Diemerson Barile, aproveitou para fazer algumas recomendações aos produtores. “Estamos alertando para que o produtor primeiro prepare a sua área, faça o sombreamento provisório, sendo que a banana é o principal tipo de sombreamento provisório utilizado, isto deve ser feito pelo produtor num ano, e, no outro, ele deve plantar a lavoura, pois assim o cacau ficará protegido”, orientou.

Segundo Diemerson os produtores tem recebido sementes de qualidade com as seguintes características: “precocidade, que é produzir mais cedo; longevidade, que é uma vida mais longa da planta; produtividade e tolerância”, disse, acrescentando que essa semente “sendo implantada em solo de boa qualidade o sucesso de produção é garantido. E orientamos aos produtores para implantarem o sombreamento provisório e o definitivo”, ressaltou Barile.

A atividade cacaueira gera emprego e renda no município e região. De acordo com dados da CEPLAC, para cada 10 hectares de cacau produtivo é gerado de 3 a 4 empregos diretos; e, para cada emprego direto, no processo de fechamento da cadeia produtiva, são gerados 4 empregos indiretos.

A produtora de cacau Elcy Gutzeit, administradora da Fazenda Panorama, no travessão 140 norte, zona rural do município de Uruará, destaca a importância da lavoura cacaueira. “A cultura do cacau é de grande importância na sustentabilidade na região. Além disso, esta cultura entra como árvore de reflorestamento. Outro aspecto importante na lavoura é a geração de emprego e renda, enquanto o pecuarista gera renda para uma ou duas famílias, a cultura do cacau, beneficia entre 30 a 40 famílias”, afirmou a cacauicultora.

A Fazenda Panorama é uma das propriedades destaques na produção de cacau no município de Uruará.

Em termos de área de cacau formado a média do município de Uruará é de 11 hectares, sendo a maioria das propriedades são de 5 a 6 hectares.


A meta da CEPLAC é de que o Pará ganhe mais 120 mil hectares de cacau até o ano de 2020, e, no município de Uruará, a lavoura cacaueira se expande de 1000 a 1200 hectares, de acordo com as sementes distribuídas pelo órgão, com as perdas em decorrência do fator climático e sombreamento inadequado, a expansão é de no mínimo 800 hectares anualmente no município. Sendo assim o município deve alcançar em 2020 um total de no mínimo 22 mil hectares de área de cacau plantados.




quinta-feira, 8 de outubro de 2015

CADÊ O TELHADO DA QUADRA DE ESPORTES DA ESCOLA ÂNGELO DEBIASE?

COMUNIDADE PROTOCOLA NO MP PEDIDO DE RECOLOCAÇÃO DE TELHADO EM QUADRA DE ESPORTE DA ESCOLA ÂNGELO DEBIASE

O Conselho Escolar e comunidade da Escola Ângelo Debiase, localizada no município de Uruará, Baixada Fluminense, Zona Sul da Cidade, protocolaram nesta terça-feira, 06, ao Ministério Público Estadual a imediata cobertura e reforma da Quadra de Esportes.

O professor Amilton Costa, falou que durante a audiência com o Promotor de Justiça foi encaminhado à documentação para a Prefeitura via promotoria. “Em audiência com o Promotor nesta terça-feira, entregamos a reivindicação. Achamos necessário que se estipulasse um prazo para a Prefeitura colocar o telhado, senão a Prefeitura fica somente adiando e nunca coloca o telhado. Nós queremos logo”, explicou.

Segundo o professor Amilton, o promotor se comprometeu notificar a Prefeitura Municipal de Uruará para que o trabalho seja feito o mais breve possível. “Estamos há mais de ano sem o telhado da quadra. A atual gestão municipal retirou o telhado e não colocou de novo. Esta quadra é útil para a comunidade, é, onde desenvolvemos as atividades culturais da escola e comunidade e as atividades esportivas e recreativas dos alunos. Tinha a cobertura, a prefeitura tirou, e, não temos informação onde está o telhado. Pra nós não interessa onde está? O que queremos é a cobertura da quadra imediatamente”, desabafou.

A comunidade da Escola Ângelo Debiase, moradores do bairro Boa Esperança (Antiga Baixada Fluminense), já haviam se reunido no dia 21 de maio deste ano, para discutirem melhorias e cobrar a cobertura da quadra de esportes, mas até hoje a Prefeitura não deu nenhuma resposta.

Onde está o telhado da quadra de esportes da Escola Ângelo Debiase?

CAOS EM URUARÁ

MORADORES DO BAIRRO VILA BRASIL, ZONA NORTE DE URUARÁ, ESTÃO INDIGNADOS COM A ATUAL ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

Os moradores do Bairro Vila Brasil, na zona norte da cidade de Uruará (PA), relataram a insatisfação com atual gestão municipal do governo Everton Banha (PDT). Uma das moradoras do referido bairro, Salete Falcade, que residente no Município há 33 anos, disse nunca ter visto uma situação como esta em que se encontra o município de Uruará. Segundo ela, os moradores já não agüentam mais. “Não temos recuperação de ruas, o asfalto que tínhamos na Rua Nelson Lauer foi tirado pela Prefeitura. O carro pipa não passa para minimizar a situação da poeira. Em toda minha vida nunca vi a cidade de Uruará do jeito que está: abandono total”, disse .

Outro residente do Bairro Vila Brasil, Josué Feliciano Vieira, morador no município há mais de 15 anos, disse também que está indignado. “O Bairro Vila Brasil está esquecido pelas autoridades. Poeira o tempo todo; ruas esburacadas; falta de iluminação pública, somente em frente de casa tem cinco postes com lâmpadas queimadas; não tem coleta planejada do lixo; a saúde um caos; e a educação nem se fala, disseram em campanha que era mudança, mas, mudou para pior; Uruará Pode Mais e, eu pergunto: Mais o quê? Não temos prefeito, não temos vereadores. Com esta gestão, a cidade parou no tempo. Estou revoltado”, desabafou. Tanto Salete Falcade quanto Josué Feliciano Vieira representam a comunidade São Cristóvão, no Bairro Vila Brasil, na zona norte da cidade de Uruará. Eles e milhares de pessoas que residem no Bairro Vila Brasil lutam por melhoria da qualidade de vida na comunidade.

ERALDO PIMENTA EM AÇÃO – IMPLANTAÇÃO DA URE EM URUARÁ

A PEDIDO DO DEPUTADO ERALDO PIMENTA, URE SERÁ IMPLANTADA EM URUARÁ, DIZ SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO, ANA CLÁUDIA

O Deputado Eraldo Pimenta, do PMDB, apresentou nesta terça-feira, dia 06, na Assembléia Legislativa do Pará, as demandas da região Oeste do Pará à Secretária Especial de Educação do Estado, Ana Cláudia, em especial a criação de uma Unidade Regional de Educação (URE), no Município de Uruará.

Segundo a Secretária de Estado, o pedido feito pelo deputado Eraldo Pimenta já estava pronto na mesa do Governador Simão Jatene. “Ao assumir a pasta da Educação do Estado, o deputado Eraldo Pimenta já havia apresentado às necessidades da região do Oeste do Pará, quando ainda, o secretário era Helenilson Pontes, e, agora dando continuidade aos trabalhos, estaremos criando esta nova Unidade Regional de Educação, a pedido do deputado Eraldo Pimenta, que representa o povo do Oeste do Pará. Já fizemos todo o levantamento do trabalho, os estudos necessários e estamos agora montando a Lei de criação da URE para Uruará, a qual dará um melhor atendimento educacional para esta região”, disse a secretária de Educação do Estado do Pará, Ana Cláudia.

Durante a reunião, a Secretária disse ainda, que o deputado Eraldo Pimenta, preocupado com a área educacional da região, cobrou mais investimentos do Governo do Estado Para o Oeste do Pará, Transamazônica, Tapajós e Xingu. “A gente vê no deputado Eraldo Pimenta, um representante preocupado com o Oeste do Estado e, ele tem nos cobrado. Vamos contribuir para o desenvolvimento e investimento da educação para esta região”, finalizou.

O deputado Eraldo Pimenta, disse que os pedidos e as cobranças estão sendo feitos, em todos os seguimentos em prol do povo da região Oeste do Pará. “Fizemos este pedido e como informou a própria Secretária de Educação do Estado, Ana Cláudia, a URE será implantada em Uruará. Além disso, temos cobrado e apresentado as demandas de nossa região, como por exemplo, a reforma e ampliação do Ensino Médio na Escola Melvin Jones; a Construção de outra escola do Ensino Médio para o município de Uruará; apresentamos também a questão de Transporte Escolar; mais valorização aos profissionais da Educação do Estado; enfim, melhorias para a área educacional do Oeste do Pará, Transamazônica, Tapajós e Xingu. Onde eu puder cobrar, reivindicar melhorias e investimentos eu farei. Para isso fui eleito deputado, e, levantarei a bandeira do progresso desta região”, finalizou Eraldo Pimenta.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

MAIS UM CASO DE INCÊNDIO EM URUARÁ

INCÊNDIO EM TERRENO NO BAIRRO VILA BRASIL, ASSUSTA MORADORES NA VICINAL 180, ZONA NORTE DA CIDADE

Por volta das 15 horas da tarde desta terça-feira, 06, fogo de procedência desconhecida foi ateado em terreno do bairro Vila Brasil, na vicinal 180, zona Norte da cidade de Uruará. O incêndio se propagou rapidamente e gerou muita fumaça. Uma grande área foi atingida.

Segundo Valdir Slongo, que ajudou na contenção do fogo, disse que os moradores viram apenas um senhor saindo correndo mas, não conseguiram indentificar. “Ficamos muito preocupados! Queimou toda a cerca e o vizinho corre o risco de perder o aviário. Sem contar nas crianças que correm risco. Infelizmente não conseguimos identificar a pessoa que colocou o fogo”, disse.

Quem ficou bastante preocupada foi a dona de casa Rosangela Cristina da Silva, que ficou com medo de ter a casa queimada. “Quando as chamas subiram e o fogo veio em direção da minha casa, fiquei bastante preocupada. Queria era salvar as crianças. Fui tentar apagar o fogo e, a bomba de água ainda queimou, por tanto tempo ligada. Tive toda a cerca do meu quintal queimada”, informou.

Os riscos de incêndio em Uruará crescem consideravelmente, por isso, cuidado redobrado nesta época, deve ser tomado pela população. Por volta das 17 horas as chamas foram controladas. Ninguém ficou ferido.

SEGURANÇA - ASSALTADA LOJA EM URUARÁ

HOMEM SE PASSA POR CLIENTE E ASSALTA LOJA DA A MOVELAR EM URUARÁ

A audácia de bandidos é cada vez maior em tempos de criminalidade desenfreada no município de Uruará. Por volta das 9 horas e 45 minutos desta terça-feira, 06 de outubro, um homem entrou numa loja da A Movelar, no centro da cidade, se comportando como cliente, estando bem vestido usando óculos e boné, até chegar ao caixa, onde mudou o comportamento ao mostrar um revolver que carregava na cintura anunciando o assalto. Quando um funcionário do setor de cobranças se levantou o assaltante sacou a arma e rendeu os funcionários e clientes ordenando que o dinheiro fosse colocado num saco oferecido pelo próprio assaltante. Em seguida o ladrão saiu levando o dinheiro que havia no caixa, usando uma moto pop de cor preta para fugir pela Perimetral Norte em direção a zona oeste da cidade.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil ainda na manhã desta terça-feira. A quantia de dinheiro roubada não foi divulgada pela loja.

As informações são de Joabe Reis

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

ERALDO PIMENTA EM AÇÃO - COM MINISTRO HELDER BARBALHO

DEPUTADO ERALDO PIMENTA ESTEVE PRESENTE NA INAUGURAÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA FEDERAL DA PESCA E AQÜICULTURA NO PARÁ, EM BELÉM

O Deputado Estadual do Pará, Eraldo Pimenta do (PMDB), participou neste sábado, dia 03 de outubro, da inauguração da Superintendência Federal da Pesca e Aqüicultura no Pará, em Belém.

Na ocasião, fizeram se presentes os senadores Jader Barbalho e Paulo Rocha; os deputados Federais, Elcione e Morgado; os deputados Estaduais, Wanderlan, Shamon, Iram Lima e Chicão.

Helder Barbalho deixou o cargo de ministro da Pesca e hoje, dia 05, toma posse no ministério dos Portos. Um ministério bem maior que o da Pesca e com mais Recursos. Portanto, Helder Barbalho fica com a mesma equipe que forma a Superintendência da Pesca no Pará e o Ministério dos Portos, o que significa crescimento, investimento e desenvolvimento para o Pará.

O Ministério da Pesca passará a ser apenas uma secretaria de pesca que fundiu- se com o Ministério da Agricultura.

O deputado Eraldo Pimenta apresentou as demandas do Oeste do Pará.

CONSELHEIROS TUTELARES ELEITOS EM URUARÁ

NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES ELEITOS EM URUARÁ

A primeira eleição unificada para Conselho Tutelar ocorreu neste domingo, 4 de outubro, em todo o país. No município de Uruará (PA) 13 candidatos concorriam a 5 vagas de conselheiros titulares. Durante todo o dia, das 8h às 17h, centenas de eleitores compareceram as urnas distribuídas em três locais de votação, sendo um na zona urbana e dois na zona rural.

A apuração dos votos foi encerrada por volta das 22 horas. Foram eleitos os conselheiros tutelares, Jhonny William com 334 votos, Maria Edileusa com 154 votos, Josélia da Silva com 113 votos, Maria do Socorro com 109 votos e Jhonata de Castro com 82 votos. Os conselheiros suplentes serão Neide Henrique (74), Cleide dos Santos (65), Maria Cleide (62), Neilson Alves (62) e Maria Helena (60).

Os novos conselheiros tomam posse em janeiro de 2016.



sexta-feira, 2 de outubro de 2015

HELDER BARBALHO ASSUME O MINISTÉRIO DOS PORTOS

REFORMA MINISTERIAL

Por volta de 11h40 desta sexta-feira (02), o ministro Helder Barbalho, que coordenava a pasta da Pesca, foi anunciado oficialmente pela presidente Dilma Rousseff como novo responsável pelo Ministério dos Portos.

O anúncio foi feito em pronunciamento oficial das medidas administrativas que visam diminuir a crise no país. "Essa reforma tem um propósito, o de atualizar a base política do governo. Estamos tornando nossa coalizão mais equilibrada", afirmou a presidente Dilma.

Foi anunciada ainda a redução de 3 mil cargos comissionados e corte de 10% na remuneração dos ministérios. Ao todo, também haverá redução de 30 secretarias nacionais em todos os ministérios.

Ao final do anúncio, Dilma destacou a importância dos novos ministros nas iniciativas para solucionar a crise. “Gostaria de destacar e agradecer a competência e compromisso com o Brasil dos novos ministros, que nos ajudarão na geração de oportunidades aos brasileiros e na busca de melhorias no país”, finalizou.

Veja quem são os novos ministros:

- Helder Barbalho - Ministério dos Portos
- Ricardo Berzoini - Secretaria de Governo
- Miguel Rossetto - Ministério do Trabalho e Previdência Social
- Nilma Lino Gomes - Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos
- Marcelo Castro - Ministério da Saúde
- Aloizio Mercadante - Ministério da Educação
- Jaques Wagner - Casa Civil
- Aldo Rebelo - Ministério da Defesa
- Celso Pansera - Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação

Perfil

Helder é formado em Administração e começou a carreira política há 15 anos, quando foi eleito o vereador mais votado de Ananindeua, com 4,2 mil votos. Em 2002, elegeu-se deputado estadual. Aos 25 anos, foi eleito o prefeito mais jovem da história do Pará. Em 2008, foi reeleito prefeito de Ananindeua. É o presidente em exercício do PMDB no Pará. Desde janeiro deste ano, ele ocupou o cargo de ministro da Secretaria de Pesca e Aquicultura.

(DOL)

URUARÁ ABANDONADO

INICIATIVA POPULAR TAMPA BURACO NA AVENIDA PEDRO ÁLVARES CABRAL

A inércia da Prefeitura Municipal de Uruará diante dos problemas dos buracos e valas nas ruas e avenidas da cidade prejudica a trafegabilidade de carros e motos. Na manhã desta quinta-feira (01/10), populares se mobilizaram para tapar um enorme buraco na esquina da Avenida Pedro Álvares Cabral com a Rua Floriano Peixoto, no local ocorreram vários acidentes nos últimos meses.

Contando com a ajuda de parte da equipe da Regional FM a ação tapa buraco durou menos de uma hora, com pá e enxada sendo utilizadas para derramar e espalhar a terra transportada num caminhão F.4000, a situação crítica do local foi minimizada e agora o perigo de ocorrer novos acidentes foi reduzido consideravelmente.

Enquanto isto a inércia colossal do governo municipal continua.


IBAMA - ABUSO DE PODER NA REGIÃO OESTE DO PARÁ

AGENTES DO IBAMA TOCAM TERROR NA REGIÃO

Verdadeiro abuso de autoridade. Vandalismo praticado pelos representantes do Governo Federal. Agentes do IBAMA ateiam fogo em veículos na região. Os proprietários dos caminhões e máquinas devem informar e denunciar os funcionários do IBAMA cobrando os seus direitos através de indenização.

Sou a favor da fiscalização ambiental e da legalização em todo tipo de manejo natural, porém sou 100% contra ações abusivas como essa.

A ação do IBAMA deveria ser apreender, multar e embargar os bens e não agir da forma como agiu: ateando fogo em veículos, isso pra mim é terrorismo... Os veículos queimados não são bens naturais e renováveis, quem queimou (no caso os agentes do IBAMA), tem que reparar o prejuízo.

ABSURDO... #indignado




MEIO AMBIENTE - SEMMA PRECISA ATUAR

DESCARTE INCORRETO DE LIXO POLUI O RIO URUARÁ

A poluição do Rio que dá nome ao município é percebida no travessão 180 sul, onde latas de cerveja são jogadas dentro do rio, garrafas pet, garrafas de vidro e lixo plástico são descartados nas margens. Com a baixa do nível do rio nesse período de verão amazônico fica mais evidente a quantidade de lixo deixada nas margens e no fundo do rio.

É preciso cuidar melhor desse bem da natureza que serve a todos. Sendo persistida a citada prática em poucos anos não será possível desfrutar do lazer proporcionado pelas escuras águas do importante Rio do município. É preciso preservar e cuidar melhor.

Ao tomar banho nas águas do Uruará, descarte o lixo que você produzir em local adequado.

A Secretaria de Meio Ambiente Municipal deveria tomar providências e averiaguar a situação, promover ações preventivas e punitivas.

Desde a Constituição de 1946, referidos bens estão partilhados entre a União e os estados, excluídos os municípios. Mas isso não impede que eles fiscalizem eventual infração ambiental sobre águas.