Páginas

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL/CREAS ORGANIZA CAMINHADA DOS HOMENS CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Por: Cirineu Santos
Arte: Eliel Santos

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, realizará no dia 07 de março, uma caminhada dos homens contra a violência doméstica em comemoração ao Dia Internacional da Mulher onde os homens estarão homenageando as mulheres.

O evento está marcado para as 08 horas da manhã com concentração frente o CREAS na Rua Castro Alves.

Segundo nos informou a Secretária de Assistência Social, Daniella Christofoletti, o objetivo da caminhada é sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pela prevenção e combate a violência doméstica. “Objetivamos uma mudança de comportamento social para coibir este tipo de violência e garantir os direitos humanos das mulheres”, informou.

Toda a população masculina está convidada a participar da caminhada, que terá o percurso nas ruas Castro Alves, Bernardo Sayão, Perimetral Sul, Ângelo Debiasi até o Mercado Municipal, concluindo na Praça da Bíblia.

POLÍCIA - OPERAÇÃO KADRON "NÃO DURMA COM ESSE BARULHO"

MAIS DE 90 MOTOCICLETAS AVERIGUADAS E 55 APREENDIDAS EM OPERAÇÃO DA PC E PM DE URUARÁ

No início da noite desta quinta-feira, 27, mais de 90 motocicletas foram paradas nas blitz montadas pelas polícias milita e civil do município de Uruará durante a operação denominada “Kadron Não Durma Com Esse Barulho”.

Comandada pelo Delegado de Polícia Civil Godofredo Martins Borges e pelo Major da PM Márcio Abud a operação contou com sargentos, cabos e soldados da 13ª Companhia Independente de Polícia Militar, com policiais da Rotam sob o comando do cabo Romano, com os investigadores de polícia civil, Eládio e Tadeu, com agentes do Demutran e participação da secretária Simone da delegacia de polícia civil de Uruará.

As blitz ocorreram primeiro na Avenida Central e posteriormente na Avenida Ângelo Debiase em frente a Praça Municipal, no centro da cidade, quando 55 motocicletas acabaram sendo apreendidas e levadas para o pátio da delegacia de polícia.

A operação visava motocicletas roubadas, motocicletas sem farol, motocicletas sem documentos e motocicletas com descargas barulhentas ou Kadron. A operação durou cerca de duas horas e marcou a retomada do combate as irregularidades no trânsito de Uruará.

De acordo com o comando da operação as blitz serão frequentes no trânsito da cidade de Uruará para a continuidade do combate as irregularidades e devido ao grande número de motocicletas roubadas circulando pelas Ruas e Avenidas da cidade.

Por: Joabe Reis do Sistema Regional de Comunicação

JUSTIÇA

URUARÁ TERÁ PROMOTOR DE JUSTIÇA UMA SEMANA POR MÊS ATÉ NOVEMBRO

O Promotor de Justiça, Antônio Manoel Cardoso Dias, titular da 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Altamira estará atendendo na Promotoria de Justiça de Uruará até o mês de novembro deste ano, uma semana por mês. Preferindo não gravar entrevista o promotor disse a nossa reportagem que além de Altamira e Uruará ele já acumula serviços nos municípios de Rurópolis e Itaituba, já trabalhou em vários municípios da região como Jacareacanga e Aveiro.

O promotor chegou à cidade de Uruará na última terça-feira e estará atendendo no Fórum de Uruará até esta sexta-feira, 28, depois irá para Rurópolis, em seguida para Altamira e só retornará a Uruará no dia 17 de março quando permanecerá atendendo na PJ do município até o dia 21 de março.

À reportagem o promotor Antônio Manoel Cardoso disse ainda que estará atendendo a todos que buscarem atendimento na promotoria de justiça de Uruará e que avisará todo mês qual a semana de cada mês estará atendendo no município. Ainda de acordo com o promotor foi aberto concurso com 50 vagas para promotor de justiça que devem ser nomeados até setembro de 2014 e um destes novos promotores deve assumir a PJ de Uruará.

A comarca de Uruará está sem Promotor de Justiça desde novembro de 2013.

Por: Joabe Reis do Sistema Regional de Comunicação 

ELEITORAL

CARTÓRIO ELEITORAL DE URUARÁ FARÁ ATENDIMENTO NA VILA PLANALTO E DISTRITO ALVORADA

O cartório eleitoral de Uruará informou que no dia 12 de março das 9 às 12 horas estará atendendo na escola José Bonifácio km 140 Distrito Alvorada, zona rural de Uruará e das 14 às 17 horas estará atendendo na escola Antônio Francisco Borges no km 152, Vila Planalto, também zona rural do município.

Quando estará realizando a emissão de títulos de eleitor, revisão e transferência de títulos de eleitor e emissão de 2ª via do título de eleitor.

Os interessados deverão comparecer ao local com os documentos RG ou certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, CPF e alistamento militar para homens.

Com informações de Regional FM

EDUCAÇÃO

SEMED INICIA O ANO LETIVO DE 2014

Por: Cirineu Santos
Foto: Eliel Santos

Teve início na última segunda feira (24/02) o ano letivo da rede municipal de ensino em Uruará. Educadores e alunos estão mostraram-se bastante animados na volta às aulas.

A SEMED vem buscando desenvolver projetos para garantir a qualidade de ensino, manter um elevado índice de aprovação acompanhada pelo aprendizado do educando, aplicando estratégias diferenciadas a fim de motivá-los e evitar a evasão escolar.

Toda a rede municipal conta com 89 unidades de ensino, atendendo a sede e a zona rural do município. Em 2013 atendeu-se um total de 10.317 alunos distribuídos na educação infantil, ensino fundamental, EJA e alunos da educação especial. Alunos da zona rural do 6º ao 9º ano também foram atendidos na Casa Familiar Rural, possibilitando assim, que todas as crianças, jovens e adultos tivessem o acesso ao ensino público de qualidade.

Segundo a secretária de Educação Andréa Nascimento, existe muitas coisas a serem feitas. “A educação em Uruará, principalmente, no que se refere a infraestrutura está muito distante daquilo que seria necessário para garantir uma educação de qualidade, porém, existe uma busca constante para melhorar as unidades de ensino”, explica.

Andréa afirma ainda que os desafios são quase que intransponíveis, mas que não se permite deixar de acreditar na melhoria. “Pode ser difícil, mas certamente existe uma solução”, afirma.

A secretária disse que apesar de já existir uma parceria, espera contar com a sociedade na busca de melhorias para a educação; reconhece a necessidade da valorização do profissional da Educação, tanto naquilo que se refere a salários quanto ao pessoal. “Não podemos ver a Educação apenas no que ser referes a salário de professores. O assunto abrange um contexto muito maior que além de ser histórico envolve inúmeras adversidades, e tais não podem ser resolvidas sem a participação da sociedade”, ressalta.

Andreia conclui dizendo fazer o uso constante da frase “nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos, de Ray Kroc. Para ilustrar a necessidade da parceria no desenvolvimento não só de uma educação melhor, mas de um mundo também melhor”. Finaliza.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

ESPORTE

REALIZADO O 1° GP MX PARK CROSS DE URUARÁ

Por: Cirineu Santos
Fotos:Eliel Santos

Realizado na chácara do Galego, km 175, agrovila dos Migrantes, o 1° GP MX PARK CROSS DE URUARÁ, uma iniciativa privada, mas que teve o apoio do Governo Uruará Pode Mais. O evento aconteceu durante todo o dia de domingo (23) com a participação de 50 pilotos.
Participam do evento motociclistas de vários municípios da região como Rurópolis, Santarém, Novo Repartimento, Pacajá, Altamira, Medicilândia e inclusive dos estados de Mato Grosso e Minas Gerais.

Cinco Mulheres também disputam a competição. Neste sábado (22), pela manhã houve uma vistoria técnica. À tarde aconteceram os treinos livres com cada categoria em seu horário específico.

Já no domingo (23), foi feita a cerimônia oficial de abertura, com a participação dos pilotos e a equipe do Governo Uruará Pode Mais: Maris Nicolodi (vice-prefeita), Diva Cássia (SECTUR), Daniella Christofoletti (Assistência Social) e Adriana Marques da Secretaria de Saúde que dispõe de uma equipe de plantão.

No 1° GP MX PARK CROSS DE URUARÁ, pilotos disputam nas Categorias MX 1,MX 2 Intermediaria Importada, MX 3 Importada, Nacional A, Nacional B, Nacional Iniciante, Nacional Feminina (Bolão) e a prova é dirigida por: WM Competições. O evento conta ainda com a presença e participação de atletas renomados, como o piloto Carlinhos Maia de Goiânia, campeão brasileiro de Motocross; Guilherme, campeão Brasiliense de Motocross; Adriel (que treina na equipe do piloto Joaninha) - um dos representantes de Uruará; entre outros atletas. Um público bastante expressivo esteve no local.

A Vice-prefeita Maris Nicolodi parabenizou os idealizadores e disse que a Prefeitura tem a grande satisfação de apoiar as atividades esportivas. “Queremos parabenizar o senhor Galego, bem como o Cesinha, e todos os atletas e público presente nesta programação. O governo Uruará Pode Mais tem a satisfação de apoiar esta modalidade esportiva”, disse. Os organizadores do evento, Galego e Cesinha, agradeceu o público presente, bem como os competidores e patrocinadores e o apoio da Prefeitura Municipal de Uruará.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

TRANSAMAZÔNICA

TRANSAMAZÔNICA - O DESCASO DO GOVERNO FEDERAL

... Nos meses de seca, a estrada fica mergulhada na poeira. No período de chuva, que vai de outubro a março do ano seguinte, veículos atolam constantemente e linhas de ônibus param de circular em vários trechos.

Por: Cirineu Santos / Uruará - Pará
Fotos: Jamilson Pones - Byllo Silva - Stéfanny Sousa Santos e Cirineu Santos

É preciso que o governo Federal, o governo do Pará e os deputados estaduais, federais e senadores resolvam o problema da falta de asfalto na rodovia Transamazônica, especialmente entre os municípios de Medicilândia a Itaituba. Os motoristas e a população agradecem.

Basta caírem às primeiras chuvas na região para que partes da rodovia – sem asfalto – se transformem em um verdadeiro Deus nos acuda para os motoristas, especialmente os de caminhões e carretas.

Os caminhoneiros já se adaptaram ao ciclo infernal. Caminhões e carretas só sobem a ladeira puxados por trator, isto é, quando aparece um no local. Além de a ladeira ser empinada, há muitos buracos na área por causa da chuva e isso acaba provocando excesso de lama. Com a lama, os veículos pesados patinam, atolam e não conseguem trafegar. Os atoleiros tornam o frete tão caro que muitas vezes não vale a pena fazer o transporte. Quem insiste acaba por enfrentar um rali na selva.

Tem motorista que se arrisca a passar por precárias pontes. Faz parte de sua rotina passar noites em atoleiros à espera de um reboque. O asfalto só existe em trechos esparsos e a sinalização é um luxo inexistente.

Caras autoridades, a população clama e desabafa seus anseios em suas páginas das redes sociais. Veja o relato de centenas de pessoas que trafegam na rodovia:

“Imagine você em um desses caminhões, depois de um dia inteiro atolado e passando fome e sabendo que vai passar a noite nesta situação, no frio, todo sujo de barro vermelho, acordado ou dormindo de mal jeito... já imaginou? então comece a planejar... comece a agir...”

“Cadê os milhões de reais que dizem que o governo federal liberou por diversas vezes, para a pavimentação destas rodovias tão importante para o escoamento da produção do centro/sul do país, por meio do porto de Santarém”,

“BR 230 – Transamazônica - PA em 2014. Olha que o quiabo perdeu longe...”

“ISSO É BRASIL, O PAÍS DA COPA - Por motivo cultural alguns países são mais preocupados em estruturar seu próprio País, do que ficar a espera de uma Copa do Mundo. Sem copa ou com Copa a China cada vez mais cresce, se desenvolve, não apenas para melhoria nas rodovias a utilização para transporte de carga e sim para aumento quanto ao turismo, pois, com boas estradas existem uma melhor demanda de turistas para o País”.

Da revista Sustenta

Um dos mais ricos e importantes ecossistemas do planeta, a Amazônia, ainda sofre pela falta de comunicação, tanto física quanto tecnológica, a que está submetida. Com 40 anos, a estrada que prometia ser parte da solução para esse dilema que afeta o desenvolvimento da região se tornou parte do problema. Com a meta de atravessar de leste a oeste a maior floresta tropical do mundo, a Transamazônica (ou rodovia BR-230), teve seu projeto lançado durante o governo Médici em 1970.

Teria início com a construção de duas vias, uma saindo de João Pessoa (PB) e outra de Recife (PE), e as duas se uniriam em Picos (PI), chegando finalmente a Boqueirão da Esperança (AC). Nesse ponto final, localizado no estado mais a oeste do País, estaria um caminho prático e rápido para escoar a produção brasileira pelo Peru até o Oceano Pacífico e conectar mais facilmente, assim, a Amazônia ao mundo.


Hoje, décadas depois, a situação dos povos e do meio ambiente ao seu redor são tão alarmantes que a rodovia já foi rebatizada de “Transamargura” e “Transmiseriana”. Não à toa: com cinco mil quilômetros (dos oito mil previstos inicialmente) construídos, a estrada equivale a uma porteira escancarada para problemas socioambientais, como violência rural, desmatamento desenfreado e, principalmente, obstáculos ao desenvolvimento das comunidades e pequenos proprietários – público, ao menos no papel, que seria beneficiado primordialmente com a construção da rodovia.