Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

SAÚDE

SERVIÇOS DE COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE CONTINUAM SENDO INTENSIFICADOS NO MUNICÍPIO DE URUARÁ
Por Cirineu Santos
Fotos: Célio Birro

Equipe da Saúde em Combate a Dengue
Desde o início de janeiro deste ano, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Uruará vem realizando os trabalhos de intensificação em combate ao Mosquito da Dengue como: palestras educativas, mutirão com os agentes de endemias e os Agentes Comunitários de Saúde, visitas domiciliares, orientação e distribuição de panfletos informativos com relação à prevenção da Dengue.

Equipe intensifica prevenção 
De acordo com a secretária de Saúde do Município, Adriana Marques, estes trabalhos estão sendo realizados em todos os bairros do Município. “Já solicitamos o apoio Logístico da 10ª Regional em Altamira, com o carro fumacê, onde está realizando o trabalho no Município de Medicilândia, e, assim que terminar, o carro estará dando total cobertura aqui no Município de Uruará”, informou a secretária de Saúde.

O combate será em todos os bairros
Adriana Marques disse ainda que o governo municipal está empenhando todos os esforços em combate a Dengue. “O prefeito Everton Vitória, o Banha, está proporcionando total apoio nestas ações em combate a Dengue, com o envolvimento de todas as secretarias municipais”, ressaltou.

Os trabalhos de intensificação para prevenção e combate serão permanentes. 





BANCO DO BRASIL

AGÊNCIA AINDA CONTINUA FECHADA

Segundo a reportagem, um segurança da Agência informou que a normalização do atendimento aos clientes está dependendo apenas do concerto no forro da área interna do banco, que é esperada para ser concluído ainda esta semana. O sistema eletrônico já está funcionando normalmente após um técnico realizar os reparos nos equipamentos danificados durante o assalto do dia 5 de fevereiro.

A reportagem do Cada Vida Uma História, através do repórter Joabe Reis, tentou falar com o gerente, mas foi dito que o gerente não o receberia e que o mesmo não dará entrevista.

Os clientes já perderam a paciência com a demora na normalização do atendimento e não é dada aos mesmos nenhuma satisfação por parte da gerência da agência.

Com informações do blog Cada Vida Uma História


JUDICIÁRIO

ENTREVISTA COM JUIZ DA COMARCA DE URUARÁ: ATENDIMENTOS AS CAUSAS COMUNS DE URUARÁ E PLACAS SERÃO PRIORIDADES DO JUDICIÁRIO LOCAL

Dr. Vinícius de Amorim Pedrassoli
O Juiz titular da Comarca de Uruará, Dr. Vinícius de Amorim Pedrassoli, em entrevista ao repórter Joabe Reis, disse que inicia 2013 atuando normalmente no Poder Judiciário e, que as causas comuns serão prioridades na Comarca. O Juiz ainda falou sobre segurança pública, sobre a lei seca e se comprometeu em tomar as providências cabíveis ao judiciário, para por fim aos acontecimentos de acidentes na curva do km 177, próxima a cidade de Uruará.

Segundo ele o “planejamento de 2013 é um pouco diferente do ano passado. Vamos continuar evidentemente com os trabalhos que a gente vinha exercendo, esse não é um ano eleitoral então é um ano que nós vamos focar no atendimento das causas comuns do judiciário tanto em Uruará como em Placas”, disse.

Outra questão mencionada pelo Juiz foi com relação ao conselho nacional de justiça que estabeleceu uma meta nacional onde todos os tribunais, todas as comarcas, deverão julgar as causas de improbidade administrativa e os processos relacionados a crime contra a administração pública distribuídos até 2011, que devem ser julgados até o final de 2013. “Vamos fazer um levantamento e um planejamento de todas essas causas que envolvem esses assuntos pra gente focar e conseguir fazer o julgamento até o final do ano. Nós queremos julgar muitos processos acumulados. Hoje a comarca está chegando a cinco mil processos acumulados”.

Sobre julgamentos de réus, o Dr. Pedrassoli disse que devem acontecer julgamentos a partir do mês de abril. “Vamos marcar para o final de abril ou início de maio, onde faremos uma jornada de julgamentos”.

Pedrassoli falou também sobre segurança pública. “No final de 2012 e início de 2013 com as festividades, carnaval, houve uma onda de crimes, e também ia ter uma troca de delegado, mas o judiciário acabou sendo contra a troca, pois acreditamos muito no trabalho do Dr. Godofredo, que hoje está à frente da polícia civil. Teve ainda, a troca na PM com a volta do Capitão Márcio Abudd. Estaremos cobrando da PM e Civil que façam o trabalho deles, tanto preventivo quanto repreensivo no combate ao crime”.

O juiz ainda ressaltou que as prisões que serão efetuadas serão mantidas. “Vamos estar julgando com rigor e celeridade, acho que a importância é mostrar a presença do judiciário e que a impunidade aqui não será admitida”.
Quanto a aplicação da lei seca, o meritíssimo disse que irá cobrar dos órgãos competentes, a aplicação da mesma. “A Lei Seca realmente já está vigente no Brasil. Ela não é uma medida exclusiva do poder judiciário e, a efetivação dela parte do Poder Executivo. Vamos harmonizar o trabalho do Judiciário com o Executivo local, para começar a cobrar essas ações. Não só a Lei Seca, como a situação do trânsito”.

O juiz disse ainda que vai fazer uma inspeção no perímetro do km 177 da Rodovia Transamazônica, próximo a cidade de Uruará. “De fato, a gente já ouviu falar dos acontecimentos de acidentes e eu ainda não tinha o local exato. Então fica firmado aqui, o compromisso de fazermos uma inspeção no local, para dar uma analisada aos olhos do poder judiciário se existe alguma medida que possa ser tomada”. concluiu o meritíssimo.

Com informações do Cada Vida Uma História

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

VICINAIS

EQUIPE DA VIAÇÃO E OBRAS FAZ ABERTURA DE 25 QUILÔMETROS NO TUTUI
Por: Cirineu Santos
ASCOM/PMU


A equipe de Viação e Obras está fazendo a recuperação e abertura de 25 quilômetros de estrada na vicinal do km 180 norte a 105 quilômetros de Uruará, próximo ao rio Tutuí. De acordo com o secretário de Viação e Obras, Ivalnê do Amaral, a previsão de conclusão do trabalho será na próxima semana, dia 04.


Segundo ele, a equipe estará também fazendo a limpeza da área ao redor da escola União Tutuí. “Mesmo com as chuvas decorrentes neste período de inverno, nossa equipe estará fazendo todos os esforços para deixar as vicinais trafegáveis e, deixar a área escolar limpa”, disse.




COMUNICAÇÃO SOCIAL

DIRETORA DO SINJOR VISITA REGIÃO

"A primeira função do sindicato é manter a relação saudável entre profissionais e veículos", afirmou Jennifer Galvão, da diretoria do SINJOR PA em visita a Altamira nesta segunda-feira (25). A conversa aconteceu durante uma reunião geral com membros da Associação dos Profissionais da Imprensa de Altamira, Transamazônica e Xingu (ASPIATX), que marcou a primeira visita oficial do sindicato a região.

Convidada pela associação, Jennifer, que é jornalista da CBN em Belém e também atua como assessora de imprensa passou o dia visitando emissoras de rádio e TV e conversando com profissionais que atuam em Altamira. O sindicato tenta pela primeira vez trazer para a cidade, que é polo e tem nove emissoras de TV em plena atividade, uma delegacia, que deve funcionar em parceria com sindicato e ministério do trabalho, garantindo direitos trabalhistas e organização profissional aos 11 municípios, de Placas a Gurupá, incluindo Pacajá, que formam a ASPIATX.

Durante a reunião com membros da associação, Jennifer sinalizou o interesse antigo do sindicato em se aproximar da região, mas a falta de profissionais interessados em se associar e os custos para manter uma sede tão longe da capital impediram uma aproximação. Com a criação da associação, ela explicou que o sindicato agora tem um forte parceiro e juntos terão mais força. "Essa gesta regionalizar o sindicato, nós não somos inimigos dos empresários, dos donos de emissoras, o que nós queremos é que a legislação seja cumprida e que o profissional cumpra seu papel", defendeu.

A agenda da visita que encerra hoje tem como objetivo a regularização profissional dos quase 200 trabalhadores que atuam nos 11 municípios, instalação da delegacia regional, representatividade do sindicato em toda a região, cursos de capacitação e oficinas profissionalizantes para ampliar o leque de conhecimento e melhorar a produção de jornalismo regional, realizar o primeiro seminário de jornalismo do Sudoeste do Pará.

Marcado para acontecer nos dias 26 e 27 de abril, o seminário pretende atrair mais de 200 interessados e discutir a os desafios da comunicação no interior. Serão palestras com jornalistas de renome, oficinas ministradas pelo Sinjor e parceiros. Realizadora do evento, a ASPIATX espera que o evento seja um sucesso, assim como a parceria com o sindicato. "Nossa região está se reconstruindo, nosso objetivo é fazer com que os profissionais que atuam hoje, tenham seus direitos garantidos e possa se profissionalizar e ser respeitado em todo o território nacional" declarou Magno Rabelo, presidente da associação.

Durante a manhã de hoje, Jennifer abrirá espaço na agenda para conversar com os profissionais que desejam se filiar ao sindicato. A tarde ela ainda visita algumas emissoras e deve sentar com representantes da segurança pública em Altamira para discutir os casos de agressão e assédio moral a profissionais da imprensa em Altamira e municípios vizinhos.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

TERRA LEGAL

PREFEITO EVERTON VITÓRIA MOREIRA, O BANHA, SE REÚNE EM BELÉM COM SUPERINTENDENTE DO TERRA LEGAL

Ficou definido que em março, a equipe estará no Município, onde serão emitidos 150 títulos definitivos.

Por: Cirineu Santos
ASCOM/PMU

Prefeito Everton, Superintendente Raimundo,
Deputado Giovanni Queiroz, prefeito João
Prefeito de Uruará, Everton Vitória Moreira, o Banha, reuniu-se ontem (25), em Belém com o superintendente do Programa Terra Legal, no Pará, Raimundo Castanheira, onde falou a respeito da emissão do título definitivo de propriedade para os agricultores do Município. Participaram ainda da reunião, o deputado Federal Giovanni Queiroz (PDT/PA), o prefeito de São Félix do Xingu, João Cleber Sousa Torres e a vice-presidente do PT no Pará, Karoline Reis Cavalcante entre outras autoridades.

Fico definido que no mês de março, serão emitidos 150 títulos definitivos para os agricultores. Uma parceria entre a prefeitura de Uruará e o Terra Legal.

Saiba Mais sobre o Terra Legal

Quem pode receber o titulo?

Todos os posseiros de terras da União, que tenham menos de 15 módulos fiscais (medida de terra que varia de município para município e corresponde à área mínima que uma propriedade rural deve ter para ser economicamente viável. Um módulo fiscal no Brasil varia de 5 a 110 hectares, a média da Amazônia Legal é de 74 hectares) até o limite legal de 1,5 mil hectares e comprovem a ocupação da área anterior a dezembro de 2004 (o atual ocupante pode ter chegado depois dessa data, mas para requerer a regularização ele deve provar que a ocupação já existia na data limite). O processo de titulação é simplificado para os agricultores familiares – aqueles que tem até 4 módulos fiscais.

Para requerer o título, o posseiro deve comparecer a um dos escritórios estaduais do Terra Legal (confira aqui os endereços e telefones), com seus documentos de identificação pessoal e, se possuir, documentos que identifiquem sua propriedade. O título só é emitido após o georreferenciamento da área, garantindo a precisão na demarcação das divisas.

Georreferenciamento

O georreferenciamento é uma técnica de medição que identifica de forma precisa a área, as divisas e a localização de uma propriedade. O trabalho é feito por equipes contratadas pelo Terra Legal. Para os agricultores familiares este processo não tem custo. Para aqueles que tem posse acima de 4 módulos fiscais o custo do georreferenciamento é incluído no valor do título.

Documento

O título definitivo de propriedade é um documento oficial do governo brasileiro, impresso em papel moeda. Na frente, constam dados do proprietário e de seu cônjuge (no caso de existir) e da propriedade - como dimensão, localização e divisas, além do custo do título. No verso do documento, estão as Cláusulas Condicionantes, que devem ser cumpridas para garantir a validade do documento.

Junto ao seu título, o agricultor familiar também recebe a planta e o memorial descritivo de sua propriedade. Estes documentos devem ser apresentados no momento do registro no Cartório de Imóveis, etapa fundamental para garantir a validade do título emitido pelo Terra Legal.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO PARTIDÁRIA DO PDT REALIZADO EM BELÉM






PREFEITO DE URUARÁ, EVERTON VITÓRIA MOREIRA, O BANHA, PARTICIPA DO SEMINÁRIO

A Executiva Nacional do PDT e a direção partidária do Pará estiveram com os dirigentes municipais do PDT, prefeitos e vereadores eleitos, além de todos os candidatos do partido que disputaram as últimas eleições, no Seminário de Planejamento e Gestão Partidária, no último sábado (23), em Belém, na Assembleia Legislativa do Pará. O evento foi transmitido ao vivo pelo site www.justin.tv/canalulb e contou com a presença do prefeito de Uruará, Everton Vitória Moreira, o Banha.

O tema do Seminário foi “Vamos inundar o Brasil de consciências esclarecidas!”, uma das célebres frases utilizadas por Leonel Brizola, quando se referia à importância da educação como instrumento de formação do cidadão e do gestor público.

Com programação focada no planejamento partidário, como ferramenta política eleitoral para 2014, foram apresentadas as principais ações e práticas que o PDT adotará para o trabalho e fortalecimento das instâncias partidárias em todo o país, contemplando noções básicas de gestão partidária local, de gabinete parlamentar e noções de gestão pública municipal, através da Universidade Aberta Leonel Brizola (ULB), com o lançamento do Caderno II da Coleção Darcy Ribeiro, totalmente dirigido aos prefeitos, vereadores e dirigentes partidários.

Os participantes receberam orientações referentes aos métodos de mobilização e organização partidária municipal, comunicação intrapartidária através da Radio Legalidade, além de definição de metas, objetivos e prazos relacionados à formação política, Núcleos de Base, seminários estaduais, encontros partidários e formação de uma associação de prefeitos e vereadores do PDT no estado do Pará.

O SEMINÁRIO ENFATIZOU AS REDES SOCIAIS

A ênfase ao uso das redes sociais, em todas as suas comunicações internas e externas, foi um dos temas centrais do seminário. Durante cinco horas de intensos debates, em que os novos prefeitos, vereadores e ex-candidatos às eleições municipais de 2012, fizeram uma avaliação de suas experiências e se debruçaram sobre a necessidade de intensificar a criação de núcleos de base, a formação política, as técnicas de gestão e planejamento e, sobretudo, as novas ferramentas oferecidas pela internet.

Como acontece com todos os eventos que o PDT vem realizando nos estados (este é o terceiro só este ano), o seminário começou com a transmissão ao vivo dos debates, tanto pela TV como pela Rádio Legalidade. Estas eram, ao mesmo tempo, acompanhadas por centenas de militantes no Twitter, Facebook e Justin do resto do Brasil, numa forma de interação que o partido pretende ver massificada em todos os seus níveis - municipal, regional e nacional.

O secretário nacional do PDT, Manoel Dias, também presidente da Fundação de Estudos Políticos Leonel Brizola - Alberto Pasqualini (FLB), destacou a necessidade de o partido não apenas discutir, mas levar à prática do conteúdo dos debates destes seminários que estão se multiplicando pelos estados e municípios.

Manoel Dias também insistiu para que o PDT se mobilize com a criação de contas no Facewbook, Twitter, Justin, Youtube e outras sociais, criando seus próprios perfis de candidato, militante ou simpatizante. Nestes perfis, o pedetista poderá manifestar-se, seja dando sua posição diante dos vários temas em questão, seja reproduzindo nossas videoaulas, fascículos, cadernos e as notícias do portal do PDT.


sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

PREFEITO EVERTON VITÓRIA MOREIRA, O BANHA, DEFINE NOVO SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO

O novo Secretário será Luiz Longhi

Por: Cirineu Santos
ASCOM/PMU

Já está definido pela equipe do governo da prefeitura de Uruará o novo secretário de Administração do Município, trata-se de Luiz Longhi, ex–presidente do IDMU, que assume a partir desta segunda-feira, 25 de fevereiro.

A decisão, segundo o prefeito Everton Vitória Moreira, o Banha, foi tomada a partir de uma reunião entre os secretários municipais, a vice-prefeita Maris Nicolodi, o vereador do DEM Luiz Macedo e a direção do Democratas, uma vez que a “pasta” está cedida ao partido, que reafirmou a participação e o apoio ao governo. Em decisão conjunta e unânime, foi escolhido o nome do novo secretário, Luiz Longhi.

SOBRE A EXONERAÇÃO DO EX-SECRETÁRIO

Banha explicou que a exoneração do ex-secretário Júlio Magno, foi em cumprimento a uma recomendação Ministerial. “Segui as recomendações do Ministério Público Estadual, de n° 001/2013, datado de 27 de janeiro de 2013, em conformidade com a Lei da Ficha Limpa e a Lei Orgânica Municipal, o Ministério Público de Uruará e Placas, por meio do promotor de justiça Arlindo Jorge Cabral Junior, o qual emitiu esta recomendação aos poderes Executivos e Legislativos municipais relacionados à regulamentação de contração e nomeação de servidores públicos, sob pena de responsabilidade aos prefeitos que não seguissem esta orientação”, explicou.

O MP considerou que o Supremo Tribunal Federal declarou a constitucionalidade da Lei Complementar nº 135/2010, a “Lei da Ficha Limpa”, pela qual fica inelegível desde a condenação até oito anos após o cumprimento da pena, o político condenado por crimes eleitorais. Da mesma forma, a Lei Orgânica municipal estabelece como uma das condições para a investidura no cargo de secretário ou diretor equivalente, “estar no exercício dos direitos políticos”. O MP recomenda que seja providenciada pelo executivo e legislativo a vedação da contratação de pessoas incluídas nos artigos da Lei da Ficha Limpa.

Segundo relato do próprio prefeito, o ex-Secretário da “pasta”, o Sr. Júlio Magno, foi e é um grande aliado deste governo e sabe que ele não deixará, por conta de sua saída da secretaria por motivos jurídicos, de participar da vida política deste município, da mesma forma que é um grande apoiador e influenciador das mudanças que serão implantadas pela Gestão “Uruará Pode Mais”.

O prefeito aproveitou a oportunidade para agradecer publicamente a ajuda e a participação do Ex-Secretário e do partido ao qual ele pertence na Gestão “Uruará Pode Mais”, e afirmou que juntos, lutarão sempre em defesa da população uruaraense.

O novo secretário, Luiz Longhi reside no Município há mais de 25 anos. Tem experiência na administração pública, atuou como vereador de 2001 a 2005, onde elaborou vários projetos para o desenvolvimento do Município de Uruará. Além disso, foi administrador da empresa Tapajós (até hoje é conhecido como Luizinho da Tapajós). Segundo ele “dará continuidade nos trabalhos da secretaria de Administração com o projeto do Governo Uruará Pode Mais”.

SECRETÁRIA DE SAÚDE DE URUARÁ JÁ FOI DEFINIDA

Por: Cirineu Santos
ASCOM/PMU
Secretária de Saúde de Uruará,
Adriana Marques Fernandes 
Desde o dia 18 de fevereiro, sob o decreto n° 040 de 2013, já está assumindo a Secretaria de Saúde, Adriana Marques Fernandes. Ela é pedagoga; acadêmica em administração; atuante há mais de oito anos como assessora em saúde pública; tem curso de Gestão em Saúde Pública; curso em Planejamento em Saúde pela escola técnica do SUS; experiência em regulação controle e avaliação e auditoria em saúde.

Adriana é da região. Já no dia 20, foi eleita por unanimidade, presidente do Conselho Municipal de Saúde.

PRESO EMPRESÁRIO ACUSADO DE COMANDAR TRÁFICO DE PESSOAS NO XINGU

Foi preso, na tarde de ontem (21) em Altamira, sudoeste do Pará, o empresário Adão Rodrigues, apontado como o líder do esquema de tráfico de pessoas para exploração sexual na região do Xingu. Gaúcho, ele se entregou na Superintendência Regional do Xingu, em Altamira, onde já estava com mandado de prisão decretado pela Justiça.
Rodrigues e a companheira dele, Solide Fátima Triques, são donos da boate "Xingu", de onde, na semana passada, uma adolescente de 16 anos fugiu e denunciou um esquema de exploração sexual por meio de cárcere privado. Do local, três mulheres e uma travesti, que se prostituíam, e outras 14 mulheres, que estavam alojadas na casa de prostituição, foram resgatadas. Mais cedo, à tarde, a mulher de Adão foi presa, ao se apresentar na Polícia Civil.

Ela confirmou em depoimento que, junto com Adão, comandavam um esquema de tráfico de pessoas para exploração sexual na boate "Xingu", situada na zona rural a 10 quilômetros de dois canteiros de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, em Vitória do Xingu. O delegado Cristiano Nascimento, titular da Superintendência, informou que o preso deverá ser interrogado, nesta sexta-feira, por volta de 8 horas da manhã, em Altamira.

Ele será ouvido novamente no inquérito, pois, na sexta-feira da semana passada, ele chegou a se apresentar, na Delegacia de Vitória do Xingu, onde foi ouvido em depoimento pelo delegado Lindoval Borges. Ao policial civil, na ocasião, o empresário admitiu que era responsável em arregimentar jovens para a prostituição na boate e que essas mulheres eram vindas de outros Estados brasileiros. Ele alegou ainda que não sabia da existência de uma adolescente na boate "Xingu", pois ela teria apresentado um documento de identidade como maior de idade.

Na verdade, a carteira pertence à irmã da jovem, que já é adulta, mas tem muita semelhança física com a menina. Ao ser ouvido, ressalta o delegado Cristiano, Adão não tinha mandado de prisão. Agora, com as novas informações surgidas durante o inquérito, o empresário terá muitas perguntas a responder. O inquérito tem prazo até este sábado, 23, para ser concluído. O delegado pretende remeter ainda nesta sexta-feira, ao Fórum de Altamira, o relatório conclusivo das investigações. Adão Rodrigues permanecerá recolhido no Sistema Penitenciário de Altamira. Ainda, conforme o delegado, Adão e Solide deverão ser transferidos, nos próximos dias, de avião, para presídios na Região Metropolitana de Belém.

Com Informações PC-PÁ

 

SINDICATO DOS JORNALISTAS DO PARÁ EMITE NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) repudia a agressão sofrida pelo casal de jornalistas Cleane Xavier dos Santos e Antônio Barros Neto, que são repórteres da TV Altamira (TVA), naquele município, no último dia 17. Eles sofreram chutes, socos e pancadas na cabeça e tiveram a câmera filmadora danificada quando registravam o flagrante de ameaça à vida de um grupo de pessoas que estava pendurado na caçamba erguida de um caminhão.

 
Foi registrado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) na delegacia. Três agressores foram presos, mas acabaram liberados na manhã seguinte. Os jornalistas foram submetidos a exame de corpo delito no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Uma audiência judicial do caso foi marcada para o dia 13 de março. ´Não bastasse os crimes de agressão cometidos pelos acusados, salta aos olhos o grave desrespeito ao exercício da profissão de jornalista, cujo papel fundamental na sociedade brasileira é a defesa da democracia e o combate à impunidade por meio da denúncia pública das violações dos direitos constitucionais.

 
O Sinjor-PA volta a reafirmar a defesa premente do Jornalismo e dos profissionais jornalistas. Ainda, especialmente, cobra providências das autoridades para a garantia de proteção aos jornalistas Cleane Xavier dos Santos e Antônio Barros Neto, que vêm sofrendo ameaças após as agressões sofridas. Suspeitos já tentaram invadir a residência do casal, que tem recebido avisos de que o imóvel será incendiado enquanto estiverem dormindo.
Sinjor PA

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

PREFEITO EVERTON VITÓRIA MOREIRA, O BANHA, GARANTE O PAGAMENTO DOS SALÁRIOS EM ATRASO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS, DEIXADOS PELA GESTÃO ANTERIOR

Por Cirineu Santos
ASCOM/PMU

Prefeito Banha falando aos servidores
A equipe da Prefeitura Municipal de Uruará, gestão “Uruará Pode Mais”, se reuniu nesta terça-feira (19), na Escola Melvin Jones, com os servidores do SINTEPP e SINSPUR, para discutir o pagamento dos salários não pagos, que foram deixados pela gestão do ex-prefeito referentes aos meses de novembro e dezembro e ao décimo terceiro salários, todos de 2012.

Prefeito Everton, o Banha, respondendo ao SINTEPP
O prefeito Everton Vitória Moreira, o Banha, ratificou o compromisso de buscar todos os meios possíveis e legais para garantir o pagamento desses salários atrasados. “No entanto, essa discussão deverá ter a anuência do Ministério Público, do Poder Legislativo, do SINTEPP, do SINSPUR, junto ao poder Executivo, respaldando assim, a atual administração em relação ao Tribunal de Contas e a Lei da Responsabilidade Fiscal”, explicou o prefeito.

Prefeito Banha 

Banha disse que vai garantir os salários atrasados, deixados pela gestão passada, tanto para os servidores concursados quanto aos contratados, e ressaltou que em seu governo, o salário dos servidores será pago em dia. “Cumprirei o meu compromisso de campanha: pagar o servidor até o quinto dia útil do mês, ressalto que o atraso ocorrido agora não se deu por conta do repasse da prefeitura, mais infelizmente por conta do assalto que aconteceu na agência de Banco do Brasil de nosso Município, e que suspendeu temporariamente todos os serviços bancários, inclusive o pagamento de nossa folha”, explicou.

Prefeito com assessores jurídicos secretários de governo
Além da questão das folhas não pagas pela antiga gestão, outras dúvidas foram esclarecidas pela Secretaria de Educação. Na reunião, além de centenas de servidores e do prefeito Banha, se fizeram presentes à secretária de Educação Rosângela Pontes, o chefe de Gabinete Leandro Oliveira, as presidentes dos Sindicatos, Cleuma Gonçalves Matos (SINTEPP), Irenildes Miguel Sales (SINSPUR), Dulce Matos (SINTEPP – Regional), Dr° Rafael Vasconcelos e Drª. Janete Mandrick (Assessoria Jurídica da PMU).




quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

RELIGIÃO

IGREJA ADVENTISTA REALIZA EVENTO NO MUNICÍPIO

Por: Cirineu Santos

Pastores e o grupo ACASV VOCAL
Com temas bíblicos diversificados, a Igreja Adventista do 7° Dia de Uruará, está realizando desde domingo, 17, meia semana de Avivamento Espiritual. Centenas de pessoas estão participando do evento, realizado no templo Central ao lado da Escola Adventista, sempre a partir das 19:30 horas. A programação termina hoje, 20.

Em Uruará, cerca de 30 igrejas, tanto zona urbana quanto rural, estão sob o ministério dos pastores Nelmício Macedo e Jeferson. O evento tem como orador o secretário geral da Igreja pela região Oeste do Pará, Pr. Carlos Bussóns.

Grupo ACASV VOCAL
Além dos seminários apresentados, a mensagem bíblica, o grupo musical ACASV VOCAL tem apresentado todas as noites músicas especial em louvor e adoração a DEUS.

PASTORES VISITAM PREFEITO EVERTON

Prefeito Banha recebe visita dos Pastores da IASD
Na quarta-feira, 20, os pastores visitaram o prefeito de Uruará, Everton Vitória Moreira, o Banha, e na ocasião, apresentou a Igreja Adventista do 7° Dia e se colocaram a disposição para contribuir com o crescimento do Município. “A igreja se coloca a disposição do Município. Parabenizamos e fazemos votos de muito sucesso ao prefeito Everton e toda a sua equipe de governo”, disse o pastor Bussóns.

O prefeito Everton ficou grato com a visita e disse que seu governo está à disposição para atender todas as comunidades do município, independente de classe social, raça ou religião. “Fico muito feliz em receber a visita dos líderes da igreja Adventista do 7° Dia e saber que a igreja está a disposição para contribuir com o crescimento de Uruará, com os trabalhos sociais realizado por ela, em parceria com o nosso governo, como foi mencionado pelo Pastor Bussóns. Estamos à disposição de todas as religiões”, disse.

EQUIPE DE REPORTAGEM É AGREDIDA EM ALTAMIRA

É LAMENTÁVEL ESSE TIPO DE INFORMAÇÃO

Casal Cleane Xavier e Antonio Barros 
Em Altamira é registrado mais um ato de violência contra repórteres, uma casal de repórteres da TVA – TV Altamira, emissora pública do município foram gravemente agredidos na noite de 17/02 (domingo) por volta das 21 horas, quando ambos estavam fazendo uma matéria sobre uma caçamba que estava cheia de gente e o motorista da mesma levantou o basculante de forma tendenciosa, as pessoas que estavam dentro do basculante ficou dependuradas e outras presa na tampa do mesmo, observando a cena  o casal de repórteres começaram a filmar, foi quando um grupo de cinco elementos  incentivados pelo motorista da caçamba que estava visivelmente embriagado começaram   a agredir a equipe de reportagem.

Socos, chutes, gravata no pescoço e muitas pancadas na cabeça, os profissionais ficaram gravemente feridos. A polícia foi chamada no local e prendeu três pessoas do bando, numa tentativa de desmoralizar a imprensa  eles gritavam que nada lhes aconteceria  porque a imprensa de nada valia. Os elementos foram liberados pelo delegado de plantão Rodrigo Spessato logo pela manhã do dia seguinte. Fato que deixou toda a imprensa local revoltada.

O casal ficou na delegacia das 22 horas até às 03 horas da manhã e não conseguiram registrar o BO (Boletim de Ocorrência) o que foi feito somente as 7horas da manhã do dia seguinte.  O casal vitima da violência e da brutalidade  foram encaminhados para exame de Corpo delito no Instituto Renato Chaves que emitirá o laudo  dentro do prazo de dez dias. Foi  feito o TCO  que será encaminhado para o Juiz, uma audiência foi marcada para o dia 13/03 no fórum da cidade.

Devido a repercussão na mídia local, o casal  está sofrendo ameaças de morte, uma pessoa já tentou a noite invadir a casa das vitimas numa tentativa de assassina-los, como não conseguiu eles receberam novas ameaças que terão sua casa incendiada enquanto estiverem dormindo, fato que está assustando o casal que são marido e mulher e que trabalham juntos,  toda a imprensa local está mobilizada no sentido  de combater este tipo de violência.

A Associação dos profissionais de Imprensa de Altamira, Transamazônica e Xingu ASPIATX, esteve na delegacia juntamente com a assessora jurídica da Associação pedindo segurança ao casal e que medidas sejam tomadas para que os trabalhadores da imprensa não venham sofrer mais violência, que seja garantido o direito constitucional de liberdade de expressão.

Solicitamos apoio do SINJOR no combate a violência contra Jornalistas em Altamira, tememos  pelo assassinato de trabalhadores da imprensa local, que estes agressores sejam punidos  e que fique de exemplo para outros que tenham ameaçado de morte, vários  repórteres já foram ameaçado de morte em Altamira.

Da ASPIATX

SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO, JÚLIO MÁGNO, É EXONERADO DO CARGO

O Ministério Público emitiu a recomendação com base na lei da ficha limpa para os municípios de Uruará e Placas 

Em conformidade com a Lei da Ficha Limpa e a Lei Orgânica Municipal, o Ministério Público de Uruará e Placas, por meio do promotor de justiça Arlindo Jorge Cabral Junior, emitiu recomendação aos poderes Executivo e Legislativo municipais relacionadas à regulamentação de contração e nomeação de servidores públicos.

O MP considerou que o Supremo Tribunal Federal declarou a constitucionalidade da Lei Complementar nº 135/2010, a “Lei da Ficha Limpa”, pela qual fica inelegível desde a condenação até oito anos após o cumprimento da pena, o político condenado por crimes eleitorais, lavagem e ocultação de bens, improbidade administrativa e outros.

A Lei Orgânica municipal no artigo 75 estabelece como uma das condições para a investidura no cargo de secretário ou diretor equivalente, “estar no exercício dos direitos políticos”. O MP recomenda que seja providenciada pelo executivo e legislativo a vedação da contratação de pessoas incluídas nos artigos da Lei da Ficha Limpa. O MP recomenda que seja vedada a nomeação para a Câmara de Vereadores e Executivo, de pessoas que tenham contra si representação julgada procedente pela justiça federal, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político, para eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, pelo prazo de seis anos a contar da decisão, ou, se maior, pelo prazo da condenação.

Pelo mesmo período, a vedação da nomeação daqueles que forem condenados à suspensão dos direitos políticos em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial, por ato doloso de improbidade administrativa, que importe lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito. A recomendação diz ainda que, independente das nomeações, a regulamentação a ser feita deve ter efeito retrospectivos, de modo a alcançar os servidores atuais. Todas as providências devem ser informadas ao representante do MP.

Seguindo as recomendações do Ministério Público Estadual, 001/2013, datado de 27 de janeiro de 2013, o Prefeito de Uruará, Everton Vitória Moreira, o Banha, exonerou na manha de hoje, através do decreto 041 de 20 de fevereiro de 2013, o secretário Municipal de Administração Júlio Magno.

Banha disse que cumpriu uma recomendação Ministerial do Ministério Público Estadual; parabenizou o trabalho realizado pelo secretário Júlio Magno Baptista e explicou que está sendo estudado um novo nome para ocupar a secretaria de Administração.

Lila Bemerguy - MP
Cirineu Santos – ASCOM/PMU

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O PARÁ EM LUTO

EX-GOVERNADO DO PARÁ, ALMIR GABRIEL MORRE EM BELÉM

Almir Gabriel, 80 anos, governou o Pará por duas vezes. Ele estava internado em estado grave em um hospital na capital paraense.

O ex-governador do estado do Pará, Almir Gabriel, 80 anos, morreu no início da manhã desta terça-feira (19), em um hospital particular de Belém. Ele estava internado em estado grave. A informação foi confirmada pelo Governo do Estado. O corpo de Almir será velado em Belém e enterrado em Castanhal, um pedido do ex-governador.

Os dois mandatos de Almir Gabriel à frente do governo do Pará foram marcados por investimentos em infraestrutura, como o Tramoeste, o novo Estádio Olímpico, a Macrodrenagem, a Alça Viária, o porto de Vila do Conde, entre outros.

O turismo também teve destaque em suas gestões. Sob seu governo, foram reformados o Forte do Castelo de Belém, a Casa das Onze Janelas, a Catedral da Sé e a Igreja de Santo Alexandre. Como governador, transformou o então presídio São José num pólo joalheiro, enviando os presos para penitenciárias do interior. Parte do antigo porto de Belém foi transformada no Estação das Docas.

Seu governo também foi marcado por um dos episódios de violência mais emblemáticos da recente história paraense. Uma ação policial culminou na morte de 19 trabalhadores ligados ao Movimento dos Sem Terra (MST), no que ficou conhecido internacionalmente como o Massacre de Eldorado dos Carajás. Pelo menos dez sem-terra foram executados e outros três morreram em consequência das sequelas.

Saúde

Em 2008, quando residia no interior paulista, Almir Gabriel foi internado na UTI do Instituto do Coração (Incor), em São Paulo (SP). À época, o problema foi relacionado ao excesso de cigarros e à vida sedentária de Gabriel. Em setembro de 2012, o político foi novamente internado na UTI, agora em um hospital particular de Belém.

Biografia

Nascido na capital paraense em 18 de agosto de 1932, Almir José de Oliveira Gabriel formou-se em medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi diretor do hospital Barros Barreto e também atuou na Divisão Nacional de Pneumologia Sanitária do Ministério da Saúde.

Almir Gabriel foi Secretário de Saúde e depois Secretário de Segurança no segundo governo de Alacid Nunes (1979-1983).

Em 1982, integrou-se ao PMDB e apoiou Jáder Barbalho, que à época disputava com Oziel Carneiro, do PDS, as eleições para o governo do estado. Posteriormente, Almir Gabriel foi nomeado prefeito de Belém, cargo que exerceu de 1983 a 1986.

Almir Gabriel foi, então, personagem de destaque na coligação PMDB-PDS, que em 1986 venceu as eleições com Hélio Gueiros para o governo do Pará.

Já senador, Almir Gabriel atuou como relator da ordem social na Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição Brasileira de 1988.

Em 1988, Almir deixou o PMDB para fundar o PSDB ao lado de Mário Covas e Fernando Henrique Cardoso.

O político paraense foi escolhido candidato a vice-presidente de Mário Covas nas eleições presidenciais de 1989, e em 1990 foi o terceiro colocado na disputa pelo governo do Pará, em um pleito no qual Jáder Barbalho derrotou Sahid Xerfan, do PTB, em segundo turno.

Em 1994 foi eleito governador do Pará ao derrotar Jarbas Passarinho no segundo turno, sendo reeleito em 1998 após vencer Jáder Barbalho. Em 2002, elegeu Simão Jatene como seu sucessor.

Após quatro anos afastado da vida pública, voltou à cena política como candidato ao governo do Pará nas eleições de 2006, tendo Valéria Pires Franco como candidata a vice-governadora pela coligação "União pelo Pará". Almir teve 44% dos votos na primeira etapa do pleito, mas perdeu a disputa no segundo turno para a candidata do PT, Ana Júlia Carepa.

Após crises internas com o partido que ajudou a fundar, Almir sai do PSDB em dezembro de 2009. Em 2010, ele apoiou a reeleição da candidata Ana Julia (PT), ao governo do estado. Mas, apesar do apoio do ex-governador, Ana Julia foi derrotada por Simão Jatene no pleito. Em setembro de 2011, Almir Gabriel se filiou ao PTB, partido do então prefeito de Belém, Duciomar Costa.

Almir Gabriel chegou a declarar seu projeto para disputar a prefeitura de Belém no pleito de 2012, e seu nome foi cogitado pelo PTB como sucessor de Costa, que governou a capital paraense por dois mandatos consecutivos.

No entanto, Anivaldo Vale, vice-prefeito de Duciomar, acabou sendo escolhido para a disputa, e teve o apoio político de Almir, mas foi derrotado ainda no primeiro turno.

Do G1 PA

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

SECRETÁRIA DE SAÚDE PEDE DEMISSÃO

NOTA A IMPRENSA

SECRETÁRIA EXPLICA POR QUE TEVE QUE DEIXAR A SECRETARIA DE SAÚDE
Por: Cirineu Santos
ASCOM/PMU

Secretária de Saúde, Minelvina
Na manhã desta segunda-feira (18), a secretária Municipal de Saúde de Uruará, Minelvina Rodrigues, explicou o motivo porque teve que deixar a secretaria. Segundo ela, nada relacionado com a administração Municipal: “O Problema foi pessoal. Quero agradecer ao prefeito Everton Vitória Moreira pela oportunidade e confiança a mim depositada. O período em que estive a frente da Secretaria me esforcei o máximo para concretizar os objetivos que a mim foram confiados. Obtive a autonomia do Prefeito e a parceria com os demais secretários, além de criar um elo de amizade e profissionalismo com os servidores da saúde e população em geral. Mas, tomei esta decisão por motivo de cunho pessoal. Muito foi realizado e nossa sinergia trouxe benefícios evidentes para ambos os lados”, explicou.

Minelvina é profissional capacitada. Concursada como enfermeira no Município de Placas, onde trabalha desde o ano de 2006. Com larga experiência na área; atuou no Estado da Bahia como enfermeira concursada desde o ano de 1997 na 26ª Diretoria Regional de Saúde – DIRES. A enfermeira é especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família e Educação Profissional na área de Enfermagem. Além disso, tem larga experiência na área administrativa em todos os setores que envolvem a Saúde Pública.

“Foi uma satisfação prestar serviço no Município de Uruará. Mais uma vez agradeço ao prefeito Everton, o Banha, e toda a sua equipe, a equipe do Governo Uruará Pode Mais. Um governo comprometido com os anseios da população mas, por motivo pessoal, solicitei meu desligamento da Secretaria de Saúde. Um forte abraço. Estarei a disposição para quaisquer esclarecimentos”. Concluiu.

Prefeito Everton Vitória, o Banha
O prefeito Everton Vitória Moreira, o Banha, disse que recebeu a notícia de maneira muito triste e até surpresa, pois a secretária de Saúde vinha desempenhando excelente trabalho no município. “Foi uma decisão pessoal que ela tomou. Oficialmente, recebi nesta manhã a solicitação de renúncia do cargo a qual me pegou de surpresa!”, disse. O prefeito informou ainda que, provisoriamente a Secretaria de Saúde estará sob a gestão da subsecretária Drª. Danielly Figueira Coêlho. “Os trabalhos da saúde não vão parar”, informou.

Banha disse ainda, que esta semana será escolhida uma nova pessoa para assumir a Secretaria. “Durante esta semana nossa equipe de governo estará estudando nomes para assumir a Secretaria. Parabenizo as ações executadas pela Secretária Minelvina, a qual contribuiu bastante para o Município de Uruará”. Concluiu o prefeito.