Páginas

segunda-feira, 30 de julho de 2012

AEROPORTO DE ALTAMIRA PASSA POR REFORMAS

REFORMA DO AEROPORTO ESTÁ A TODO VAPOR

Altamira (PA) - Os pousos e decolagens ainda estão ocorrendo normalmente em Altamira. As máquinas trabalham na recuperação da pista de um dos principais aeroportos do interior do Pará. Por enquanto apenas monomotores, bimotores jatinhos e aeronaves de médio porte fazem uso do aeroporto de Altamira, situação que deve mudar. “A partir do dia 16 de Agosto, os vôos sofrerão mudanças, durante o dia o aeroporto vai ficar fechado, voltando a operar a partir das 17:45hs até as 8:15 do dia seguinte, e deve permanecer nesse tipo provisório de funcionamento até o mês de Dezembro”, explicou Osmar Pinheiro, Superintendente do Aeroporto de Altamira.

Desde a sua inauguração em 1979, o aeroporto de Altamira recebeu apenas pequenas obras, essa é a maior reforma já feita no local e custará aos cofres públicos mais de R$12 milhões de reais. A obra visa recuperação e reforço na estrutura do pavimento da pista e construção do balizamento noturno do aeroporto.

O asfaltamento feito por uma empresa especializada vai possibilitar um fluxo melhor e mais seguro para outras companhias aéreas o que pode em curto prazo trazer o que os altamirenses já esperam a muito tempo, o barateamento das passagens aéreas. O planejamento da Infraero em Altamira já é para receber novas companhias aéreas. “Nós estamos trabalho com um controle muito rígido, quando o Aeroporto de Altamira estiver pronto, o Brasil vai poder desembarcar aqui, pois vamos estar com um porte de primeiro mundo”, disse Ocir Fernandes, Engenheiro Civil da INFRAERO.

Reformar a pista do Aeroporto não é só colocar o asfalto, é bem diferente do material que é colocado nas ruas, o asfaltado é testado diariamente, as amostras são retiradas de vários pontos da pista e levadas até um laboratório instalado no próprio aeroporto, o dono da empresa acompanha de perto os testes, é necessário que 97% do asfalto esteja de acordo com todas as normas internacionais exigidas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Aos poucos já pode se perceber o avanço dos trabalhos no aeroporto de Altamira, a nova capa asfáltica deixa o local com um nivelamento quase perfeito, os maquinários usados no trabalho são de primeiro mundo e um dos mais eficientes do país.

A obra deve ser totalmente concluída no fim de janeiro de 2013.

Por: Felype Adms
imagens Internet

ESPORTE - SELEÇÃO DE FUTEBOL DE CAMPO PERDE PRIMEIRO JOGO

URUARÁ JOGA MELHOR, MAS SAI DE CAMPO DERROTADO
Por Joabe Reis
Fotos: Zé Fotógrafo

Seleção de Uruará
No jogo de ida das semifinais da 2ª Copa Intermunicipal de futebol de Campo Transamazônica e Xingu 2012, neste domingo 28 de julho, a seleção de Uruará jogando em casa dominou a partida contra Porto de Moz, criando várias oportunidades de gol sem êxito na conclusão das jogadas, faltou capricho dos atacantes na hora de finalizar. Mas apesar do domínio de jogo de Uruará o goleiro de Porto de Moz quase não trabalho, já o goleiro Gean de Uruará foi exigido várias vezes fazendo três defesas importantíssimas evitando que Porto de Moz fizesse um placar mais elástico.

Uruará apresentou um bom toque de bola tendo a sua primeira oportunidade no jogo aos 14 minutos do primeiro tempo numa cabeçada de Tiririca que saiu pela linha de fundo.

Seleção de Porto de Moz
Aos 18 minutos Porto de Moz abriu o placar com o atacante Torro, ex-profissional que defendeu quase todos os times paraenses da primeira divisão do estado, como Paysandu e Remo, ainda no primeiro tempo aos 42 minutos Uruará teve mais uma oportunidade desperdiçada no chute de Rodrigo obrigando o goleiro adversário botar a bola para escanteio e na sequencia aos 43 Tiririca perdeu outra oportunidade ao receber uma bola enfiada na área e chutou para mais uma defesa do goleiro Ney.

No segundo tempo com a entrada de Eberval, Walace e Júnior Uruará passou a apresentar um melhor futebol e criou outras oportunidades, mas insistia em não chutar de fora da área e como no primeiro tempo pecou nas finalizações. Final de jogo Uruará 0 Porto de Moz 1. Com o resultado a seleção de Uruará precisará vencer a partida de volta em Porto de Moz por 2 gols de diferença para ir a final, caso vença por 1 a 0 a decisão da vaga será disputada nos pênaltis. Porto de Moz joga por um empate.

Seleção de Uruará:
1 Geonilton, 17 Elton, 4 Naldo, 3 Antônio (depois 6 Preto), 5 Maurício, 10 Zezinho (depois  23 Walace), 8 Rodrigo, 7 Darlione, 22 Orlando (depois 11 Eberval), 13 Tiririca e 21 Maicon (depois 18 Júnior).

Porto de Moz
Seleção de Porto de Moz:1 Ney, 2 Janderlison, 3 Afonso, 5 Elain, 6 Charles, 8 Beto, 9 Torro, 10 Maxuel, 11 Mengo, 13 Lato e 14 Everton.

Arbitragem
Arbitragem: Árbitro Nilson Carvalho Botelho – Altamira
Bandeirinha 1 Ivanilton Correia dos Santos – Altamira
Bandeirinha 2 Mauri Von Gol - Altamira.

Esta foi a 2ª derrota da seleção de Uruará na competição, havia perdido apenas para a seleção de vitória do Xingu também por 1 a 0 na 4ª rodada da primeira fase no grupo B. Uruará tem 2 vitórias na competição, contra Brasil Novo venceu por 5 a 0 e contra Altamira por W O e tem ainda 3 empates, 0 a 0 com Vitória do Xingu, 3 a 3 com Brasil Novo e 1 a 1 com Altamira.

Mesmo com a derrota os jogadores acreditam que é possível reverter o resultado mesmo jogando fora de casa como o atacante Tiririca que disse que irá treinar forte durante a semana para não perder tantas oportunidades como foram perdidas em casa.
A nossa torcida é que tudo dê certo para Uruará no próximo sábado (04) em O Porto de Moz, a seleção de Uruará viaja na sexta-feira.

A outra semifinal está sendo disputada entre Senador José Porfírio e Brasil Novo.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

ERALDO PIMENTA É ELOGIADO PELO DESEMPENHO DOS TRABALHOS NO MUNICÍPIO

POPULAÇÃO PARABENIZA ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO ERALDO PIMENTA PELAS OBRAS EXECUTADAS 

Moradores do bairro da Baixada, estão satisfeitos com as obras ali executadas: a revitalização e construção das pontes e manutenção e recuperação das ruas.

Por: Cirineu Santos
Fotos: Eliel Santos e Zé Fotógrafo

Ponte reformada na Baixada Fluminense
Uma frente de trabalho da Secretaria de Viação e Obras começou semana passada a revitalização e construção das pontes nas ruas da zona urbana, bem como a recuperação e manutenção das ruas. A equipe está atuando nas ruas Floriano Peixoto, Presidente Vargas e Juscelino Kubitschek, no bairro da Baixada. De acordo com o Secretário de Viação e Obras, Jaci Pereira, não foi possível a efetivação dos trabalhos antes, por causa do período chuvoso que desfavorecia a atuação nas ruas dos bairros, mas agora com a chegada do verão, os trabalhos serão feitos em sua totalidade.

Morador Edilson de Sousa Oliveira
A comunidade do bairro está satisfeita com a atuação da prefeitura, como é o caso de Edilson de Sousa Oliveira, que falou que a obra está excelente e facilitou ainda mais a trafegabilidade. “Quero parabenizar a equipe do governo Uruará da Gente pelas frentes de trabalho que estão atuando em todo o Município. E esta ponte é o resultado de mais um trabalho do Prefeito Eraldo Pimenta. Nós aqui do bairro da Baixada estamos muito feliz com sua administração”, disse Edilson Oliveira.

Moradora Creusa Francisca
Para a moradora da Rua Juscelino Kubitschek, Creusa Francisca, foi uma honra receber a revitalização da ponte frente a sua casa. “Nós moradores da Baixada, estamos satisfeitos com as obras do prefeito Eraldo Pimenta, que não só trabalha no centro da cidade, mas também nos demais bairros e em especial aqui na Baixada.”

Ponte reformada na Baixada Fluminense
Creusa Francisca ainda destacou os investimentos nas áreas da saúde, “uma frota de veículos disponível para a população levando para Altamira ou Santarém como as UTI`s. Agente parabeniza este governo por tudo o que está fazendo por Uruará. Eu acredito, eu confio governo do Eraldo Pimenta”, disse a moradora.

Pioneira Maria Francisca Queiróz
A anciã Maria Francisca de Queiróz, de 83 anos, pioneira no município, também parabenizou os trabalhos executados pela prefeitura. “Acompanho o crescimento de Uruará e tenho muito orgulho de morar aqui. Durante o tempo que moro na região não teve outra administração como a do Eraldo Pimenta. Investiu na educação, na saúde, em obras e, esta ponte aqui, é mais uma, de muitas obras que ele já fez”, disse dona Maria.

Morador Ivo Inácio
Ivo Inácio que tem propriedade rural no Rio do Peixe e uma propriedade no bairro da Baixada, também falou das ações do Executivo. Segundo ele, a administração Uruará da Gente tem trabalhado incansavelmente com inúmeras ações, tanto na cidade quanto no campo. “Nossas vicinais estão recuperadas, pontes construídas e, pra mim, que tenho propriedade rural, é o que mais precisamos. Isto o Eraldo Pimenta está fazendo. Ao chegar aqui na cidade, vejo muitas obras, como: quadras de esporte, calçada e estacionamento na frente da cidade e, aqui no bairro da baixada, as construções e reformas das pontes. O que posso dizer: parabéns a esta administração que se preocupa com o povo”, conclui.

VEJA MAIS FOTOS 

ESPORTE - SELEÇÃO DE FUTEBOL DE CAMPO DE URUARÁ DISPUTA SEMIFINAL

URUARÁ RECEBE PORTO DE MOZ NA PRIMEIRA PARTIDA DA SEMIFINAL DA COPA INTERMUNICIPAL
Por Joabe Reis

Nesse sábado, 28, a sua torcida será fundamental no campo do Teobhroma Sporte Club onde a Seleção de Futebol de Campo de Uruará, fará a primeira partida decisiva da semifinal da Copa Intermunicipal da Transamazônica e Xingu. O selecionado uruaraense vai encarar a seleção de Porto de Moz na disputa por uma vaga na final da competição.

A partida está marcada para começar as 16h. O jogo de volta, acontecerá no outro domingo, 12, em Porto de Moz. Uruará precisa fazer um bom jogo para garantir a vaga.

Lista dos Atletas da Seleção de Uruará:

JOSÉ SANILSON
VEONILTON DE FREITAS PEREIRA
RICARDO JUNIOR L. RIBEIRO
LEONARDO FERREIRA DOS SANTOS
EDINALDO DA SILVA FERREIRA
ELTON DE OLIVEIRA BARROSO
DARLIONE DE JESUS OLIVEIRA
GILSON COSTA DE CARVALHO
PAULO RODRIGO PEREIRA ARAUJO
JOSÉ DE SOUZA LIMA
DAVID DE OLIVEIRA DE SOUZA
RICARDO B. DO NASCIMENTO
MAURICIO RICARDO GONÇALVES
EUVILAQZARO DA SILVA FARIAS
ORLANDO CONCEIÇÃO RAMOS
EBERVAL REGO DE SOUZA
WALLACE S. VALE
TOBIAS REIS DA SILVA
MAICON C. DO NASCIMENTO
ANTONIO ARAUJO DE SOUZA
TECNICO: WARNEI DO NASCIMENTO
AUXILIAR: VALTEIR

quinta-feira, 26 de julho de 2012

COMPANHIA MILITAR DE URUARÁ TEM NOVO COMANDANTE

A 13ª COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLÍCIA MILITAR DE URUARÁ ESTÁ SOB NOVO COMANDO
Por: Joabe Reis

O major Josiel da Paixão Rocha que veio de Altamira, onde era sub comandante do batalhão, e está no comando da 13ª companhia Independente de Polícia Militar, que compreende os municípios de Uruará e Medicilândia, desde o início do mês de julho, segundo o major, a PM está preparada para combater todos os tipos de criminosos que surgirem no município. “Temos o reforço do comando especiais, batalhão de choque, patrulhamento aéreo e da rotam. O nosso objetivo aqui é somar no que se refere a segurança pública, previnir os ilícitos penais”.

O major atribui as drogas e ao crecimento da economia, as constantes ocorrências de assaltos. “Um dos fatores que são preponderantes para que ocorra a criminalidade é a droga, o vício e a questão do comércio influencia muito a violência. Bem como o crescimento da população, da migração de pessoas que vem de outros locais para cá por ser uma cidade que tem um comércio atrativo. Tudo que envolve dinheiro, arrecadação de valores como a questão da madeira, aqui no município tem alguma serrarias e então isso com certeza chama a atenção dos criminosos”, asseverou o major.

Ainda segundo previsão do major com a realização do concurso para a polícia militar, o efetivo policial dos municípios do entorno de Belo Monte, como Uruará, receberá o reforço entre 150 e 200 policiais.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

GOVERNO URUARÁ DA GENTE ESTÁ RECUPERANDO VICINAL 195 SUL

MAIS UMA VICINAL ESTÁ SENDO RECUPERADA ESTA SEMANA

Moradores da vicinal do km 195 Sul aguardam ansiosos a conclusão da obra, prevista para este fim de semana.

Por: Cirineu Santos
Colaboração: Karen de Oliveira e Eliel Santos

Recuperação da vicinal do 195 Sul
Após a inauguração do aterro do baixão e das três pontes construídas às proximidades do rio Uruará no km 180 Sul, a prefeitura Municipal já se prepara para entregar à comunidade do km 195 sul a estrada vicinal totalmente recuperada, com um trabalho gigantesco onde uma ladeira a 8 km da faixa, trazia sério transtornos aos moradores. De acordo como informou o secretário de Viação e Obras Jacy Pereira sempre acontecia acidentes, inclusive com vítimas fatais.

Secretário Jacy acompanha a obra
Jacy informou ainda que a vicinal já está quase concluída com previsão pra esta semana. “Estamos terminando o rebaixamento da ladeira próximo ao morador Paisinho, há 8 km da transamazônica. Aqui era um anseio da comunidade. Era uma necessidade. Essa ladeira era muito alta; sempre acontecia acidentes, inclusive com vítimas fatais. Mas este serviço irá facilitar o trafego, principalmente durante as épocas de chuva”, informou.

Rebaixamento da ladeira
O trabalho realizado no local sofreu um rebaixamento de cinco metros. Além disso toda a vicinal está sendo recuperada, com piçarramento e melhoramentos nas pontes. “Estamos quase concluindo o trabalho. Ainda esta semana estaremos com o serviço concluído pronto pra entregar à população. Sentimos-nos muito felizes por estar realizando mais um trabalho e é uma grata satisfação proporcionar melhor qualidade de vida aos moradores desta vicinal, facilitando o escoamento de suas produções agrícolas. Acreditamos que nos próximos invernos não teremos mais transtornos”, disse Jacy.

Recuperação da vicinal do 195 Sul
Para o agricultor João Alves da Silva, morador há mais de 30 anos na vicinal do 195 Sul, o trabalho executado pelo governo Uruará da Gente é a realização de um sonho. “Estou gostando muito do serviço. Está ficando ótimo! Agradecemos em primeiro lugar a Deus, e ao prefeito e equipe. O Eraldo Pimenta está trabalhando muito em todo o Município. Nossa comunidade está satisfeita com seu governo”, explicou.

Recuperação da vicinal do 195 Sul
O agricultor Elielson de Oliveira disse que o maior problema na vicinal era esta ladeira do Paisinho. ”Aqui nessa ladeira já tombou três carros, inclusive com morte de pessoas. Agora com esse serviço feito pela prefeitura, esse problema vai acabar. Estou feliz, graças a Deus, por este trabalho. Agradeço ao Eraldo Pimenta por garantir e cumprir este compromisso conosco”, agradeceu Elielson.

Agricultor José Salustiano
O agricultor José Salustiano Evangelista, explicou que com os trabalhos que estão sendo feitos na vicinal, vai facilitar muito a trafegabilidade e na oportunidade agradeceu a equipe da prefeitura pelas ações executadas. “O prefeito realmente está trabalhando. Não temos dúvidas disso. Isso é muito bom pra nós. Este rebaixamento com piçarra irá facilitar o trafego, principalmente no inverno”, disse.

Prefeito Eraldo Pimenta
O prefeito Eraldo Pimenta ainda informou que todas as vicinais serão recueperadas. Ressaltou das prioridades levantadas pelo Governo Uruará da Gente, e disse que uma delas é a questão rural. “Preocupamo-nos tanto na cidade bem como no campo e, fazer estes serviços nas vicinais é nossa prioridade, proporcionando trafegabilidade aos produtores. É nosso plano de governo. Os serviços estão sendo feitos, e a comunidade rural está satisfeita”, destaca.



  

ESPORTE DE URUARÁ EM EM ALTA


SELEÇÃO DE URUARÁ ESTÁ NA SEMIFINAL DA COPA INTERMUNICIPAL DE FUTEBOL
Por Joabe Reis

Seleção de Uruará
A seleção de futebol masculina do município de Uruará encerrou sua participação na primeira fase da Copa Intermunicipal de Futebol da Transamazônica e Xingu com uma vitória por WO sobre a seleção do município de Altamira que não compareceu ao campo de jogo neste domingo, 23 de julho. Com a vitória, a seleção de Uruará garantiu vaga na semifinal da competição e irá encarar agora a seleção do município de Porto de Moz, o jogo de já está marcado para o próximo sábado, 28 de julho, às 16 horas no estádio do Theobroma em Uruará e o jogo de volta acontecerá em Porto de Moz, dia 5 de agosto.


AGRICULTURA

EMATER DESENVOLVE PROJETOS DE EMPREENDEDORISMO PARA JOVENS RURAIS
Por: Agencia Pará de notícias
Texto: Iolanda Lopes – Emater e Joabe Reis

Dr. Edjane Oliveira
Jovens com perfil para o empreendedorismo rural são o público-alvo de projetos que a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) está desenvolvendo no município de Uruará, na região da Transamazônica (BR-230). A idéia é fixar o jovem na propriedade evitando o êxodo rural e promovendo a melhoria da qualidade de vida das famílias.

A experiência já tem apresentado bons resultados, como o registrado com Carlos Alberto Stroher, 18 anos, morador da vicinal 201 Sul. Ele é o primeiro beneficiado na região com os cerca de R$ 10 mil provenientes do do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) na modalidade Jovem, para o custeio de um aviário onde ele cria galinhas caipiras do tipo mistas. O empreendimento proporciona a comercialização das aves e de ovos, além de garantir a segurança alimentar da família.

A criação garante um retorno financeiro de 50%, mas, segundo a Emater é de fundamental importância que sejam utilizadas as técnicas de manejo adequadas, como a divisão do aviário por idade específica, o que gera um melhor rendimento da produção e agiliza no trato com os animais. Utilizando as técnicas adequadas as aves atingem três quilos em quatro meses, quando já estão prontas para o abate. A produção em escala já está sendo comercializada em supermercados e feiras da região. Entre as orientações de manejo oferecidas pela Emater também está a criação de uma ração alternativa para as aves, a fim de diminuir custos. Gastos com ração representam 70% dos custos totais com a criação de galinha.

Segundo a médica veterinária da Emater de Uruará, Edjane Oliveira, as aves que passam por todo o processo sanitário são criadas no sistema semi extensivo, ou seja, permanecem em uma área cercada de tela onde tem acesso a vegetação e fruteiras, evitando o acesso ao lixo e a fezes de outros animais. “Nossa intenção é atrair outros jovens para o projeto, mesmo que seja com aptidões diferentes, como a criação de suínos ou cacauicultura”, disse Edjane Oliveira, médica veterinária da Emater.

Segundo ela o Pronaf Jovem é uma grande oportunidade para os jovens do município. “É uma excelente oportunidade para a juventude rural de Uruará, jovens de 16 a 29 anos de idade podem procurar a Emater ou qualquer outro órgão de assistência técnica pra pleitear o Pronaf Jovem que em 2012 vem com um diferencial, antes era liberado no máximo até R$12 mil e agora o limite é de R$15 mil, o juro é de 1%, portanto é uma excelente oportunidade para o jovem rural investir na sua propriedade pondo em prática o conhecimento que ele adquiriu na escola Casa Familiar Rural, na Escola Agrícola ou se ele fez algum curso na área rural totalizando 100 horas de curso são requisitos para que o jovem paleteie o Pronaf Jovem, ele também tem que morar na propriedade”, completou.

URUARÁ - O MELHOR LUGAR DO MUNDO


Achei interessante o depoimento do radialista Joabe Reis, é por isso que publico na íntegra aqui no blog: URUARÁ EM AÇÃO.

O MELHOR LUGAR DO MUNDO É O MEU
Por Joabe Reis

Moro no município de Uruará desde 1994, cheguei aqui dois dias antes de completar 12 anos de idade, sou natural de São Geraldo do Araguaia, estado do Pará. E desde então eu venho acompanhando o crescimento desse município com o desenvolvimento progressivo que acontece a cada ação construtiva seja de políticos, de empresários, da sociedade organizada ou do povão em geral e eu sou muito feliz por morar nesse município que apesar da pouca idade já ultrapassou o desenvolvimento de muitas cidades centenárias. 

A sede do município, a cidade de Uruará, já se expandiu muito nesses 18 anos em que aqui já vivi, muitos bairros foram criados e muitas obras de urbanização foram construídas. Tantas coisas boas que já foram feitas por tantas personalidades importantes para a história do município impelem a surgir em mim um sentimento de orgulho por vivenciar esse momento da história, e mais, por poder contar para o mundo os acontecimentos, já que faço parte da imprensa local. Aqui eu quero permanecer e ver multiplicar a minha descendência.  Porque tenho a convicção da imponência que se tornará esse insigne município no estado pelas muitas coisas boas que ainda acontecerão.

Para aqueles que moram aqui por serem obrigados, já que não podem ou não conseguem ir embora, tendo o município favorecido financeiramente à sua continuidade por aqui, podem persistir em falar mal tentando denegrir a imagem do município em detrimento de todas as coisas boas que já foram feitas, mesmo assim não conseguirão seus objetivos de diminuir a grandeza do município pela falta de inteligência que lhes é particular.

BELO MONTE

AÇÕES DE REDUÇÃO DE IMPACTOS DE BELO MONTE SÃO DESPREZADAS E MPF PEDE SUSPENSÃO DA OBRA

Informações do Ibama, da prefeitura de Altamira e de lideranças locais mostram que iniciativas obrigatórias estão há um ano sem sair do papel

Ações de redução de impactos de Belo Monte são desprezadas e MPF pede suspensão da obra Informações do Ibama, da prefeitura de Altamira e de lideranças locais mostram que iniciativas obrigatórias estão há um ano sem sair do papel O Ministério Público Federal pediu à Justiça a anulação da licença de instalação da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Segundo procuradores da República, as condicionantes (ações obrigatórias de prevenção e redução dos impactos socioambientais do projeto) não estão sendo cumpridas.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

INAUGURADO O ATERRO E AS PONTES DA VICINAL DO KM 180

INAUGURADA MAIS UMA OBRA DO GOVERNO URUARÁ DA GENTE
Três pontes, um pontilhão e o aterro às proximidades do rio Uruará, na vicinal do km 180 Sul. Agricultores definiram a obra como se fosse uma pista de avião.

Por: Cirineu Santos
Fotos: Eliel Santos, Zé Fotógrafo, Célio Birro, Karen de Oliveira e Cirineu Santos

Prefeito Eraldo Pimenta e família e o amigo Ceará

Durante todo o dia de ontem, a comunidade do km 180 sul esteve em festa. Um sonho da comunidade foi realizado. A prefeitura construiu três pontes de estaca batida, uma com 60 metros de extensão e outras duas, com 20 metros cada; construiu ainda, um pontilhão de 15 metros e às proximidades do rio Uruará fez um aterro.  

Prefeito Eraldo Pimenta e agricultor na obra
Para o prefeito Eraldo Pimenta é a realização do sonho da comunidade que aguarda a obra há 30 anos. “Um sonho coletivo, tanto da comunidade quanto da equipe do governo Uruará da Gente. Colocamos como uma das prioridades a execução desta obra. Uma conquista de todos nós.” disse.

Centenas foram atendidos com comando médico


Durante a inauguração realizada neste domingo, 22, houve comando médico, atividades recreativas e foi servido um almoço comunitário. A comunidade participou maciçamente e falou sobre a obra executada pela prefeitura. 

Agricultor Darci Vaz
Para o agricultor Darci Vaz de Jesus, morador há anos na vicinal, a obra do baixão do km 180 sul, rio Uruará, ficou muito bonita e de alta qualidade. Segundo ele, muitas vezes teve que atravessar o rio com moto nas costas. “sofremos muito aqui. Agente sonhava com esta obra. Agradecemos ao prefeito e sua equipe por este trabalho”, disse.

Agricultor Edmundo
O pioneiro do município, Edmundo Antonio da Cruz, também parabenizou a obra, mencionou que mora na vicinal há 23 anos e que a administração atual, foi a que mais fez por Uruará. 

Uma das pontes construídas

O agricultor Derli Alves Neto, morador a 36 km da faixa, lembrou que muitas vezes teve que passar de canoa no rio Uruará, outras vezes a nado. “Quero parabenizar o prefeito por esta grande obra aqui. Muitas vezes tive que nadar para atravessar este rio, correndo risco e hoje vejo este sonho realizado e este local parecendo uma pista de avião”, Enfatizou.

Prefeito Eraldo Pimenta e esposa Denise Pimenta
Quem também se lembrou das dificuldades no baixão foi o agricultor Francisco Feitosa Alencar, morador há 28 anos na vicinal. “Aqui tinha duas pranchas, uma de um lado e outra do outro. Foi muito sofrimento. Muitos animais morreram aqui, às vezes passávamos com corda... E, hoje está esta maravilha! É como falou Derli, está parecendo uma pista de pouso de avião”. 

Agricultor Miguel Braga


O agricultor Miguel Braga, do km 175, explicou que fez questão de participar da inauguração. “Moro em Uruará há 24 anos. Nesta vicinal do km 180 Sul morei bom tempo, tive que sair da vicinal e ir morar no km 175 sul. Lá, o governo Uruará da Gente fez um aterro semelhante a este, estive na inauguração do aterro lá, mas, fiz questão de vir aqui prestigiar este evento na vicinal do 180.  O Eraldo e sua equipe faz um serviço de alta qualidade! Um trabalho  importante para todos nós agricultores”.

Prefeito Eraldo Pimenta e agricultor Antonio do Dão
Um dos representantes da comunidade, Antônio do Dão, disse que a obra é mais um marco na administração do prefeito Eraldo Pimenta. “É uma obra que chegou pra ficar, é um marco na administração do Governo Uruará da Gente e na história do km 180 sul. Moro aqui desde 1994, sei das dificuldades, sei o quanto o povo sofreu, por causa desse baixão. Muitos aqui perderam animais, veículos e quase a própria vida. A gente sempre sonhava que um dia chegasse um governo de sangue na veia, que pudesse fazer a obra. Chegou o Eraldo e sua equipe e fez este serviço engenhoso.  Em nome de todos moradores desta vicinal, quero agradecer a equipe do governo Uruará da Gente pelo dever cumprido. Só temos que agradecer pela excelente obra realizada”.

Pioneira Salete Falcade
Salete Falcade, também pioneira no Município, foi enfática ao dizer que a comunidade do km 180 sul foi contemplada com todas as ações do governo nas áreas da saúde, educação e agricultura. “Não teve nenhum prefeito pra fazer o que o Eraldo fez. Uma administração coletiva, voltada para todos, tanto na saúde, como educação, agricultura, enfim... Tem sabiamente administrado Uruará. Esse aterro e essas pontes, foi mais um compromisso cumprido e nós do travessão estamos muito gratos”, disse.

VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO

BRASIL NOVO

TRADICIONAL CAVALGADA MARCA ABERTURA DA 8ª FESTA DO TRABALHADOR RURAL DE BRASIL NOVO

Nesta sexta-feira (20) O bairro Cidade Alta foi o ponto de partida para a cavalgada que abriu a 8ª Festa do produtor Rural de Brasil Novo.
Centenas de cavaleiros e Amazonas se reuniram no campo de futebol da comunidade de onde saíram por volta das 10hs em cavalgada pelas principais ruas da cidade com uma parada na Praça Municipal Geraldo Barbosa onde foi realizada a abertura oficial da festa em um ato solene.

Durante a abertura solene, o Secretário de Agricultura, João Zelli (Nenê do Queijo), parceiro da festa, deu as boas vindas aos participantes e lembrou a importância do investimentos feitos com o objetivo de melhorar o rebanho no município tendo em vista que a pecuária tem grande contribuição na economia municipal. O Sr. Francisco Canindé, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Brasil Novo, também deu as boas vindas os cavaleiros e ás amazonas dizendo que a festa representa a oportunidade de mostrar o potencial da pecuária brasilnovense e oficialmente a festa foi aberta com a execução do hino nacional.

Depois da solenidade de abertura, a cavalgada continuou rumo ao Parque de Exposições Orestes Berlique local onde acontece a festa. A cavalgada foi finalizada ao meio dia com um churrasco oferecido pela organização da festa ao público.

Por: Valdemídio Silva
Foto// Valdemídio Silva
Fonte//wwwrpopularfm.com.br
Equipe Popular FM

sexta-feira, 20 de julho de 2012

GOVERNO URUARÁ DA GENTE INAUGURARÁ OBRAS NESTE FIM DE SEMAN

INAUGURAÇÃO DO ATERRO DO BAIXÃO ÀS PROXIMIDADES DO RIO URUARÁ E TRÊS PONTES NA VICINAL DO KM 180 SUL SERÁ NESTE DOMINGO, 22/07

Vista das pontes construídas na vicina do km 180 Sul
No sentido de garantir a trafegabilidade nas vicinais, mais uma obra foi executada pela prefeitura de Uruará: a construção de três pontes de estaca batida, uma com 60 metros de extensão e outras duas, com 20 metros cada e um pontilhão de 15 metros. Além disso, o governo fez aterro às proximidades do rio Uruará no km 180 Sul.  Para o prefeito Eraldo Pimenta é a realização do sonho da comunidade e da equipe do governo Uruará da Gente, comprometido com a população.

Uma das pontes da vicina do km 180 Sul
A obra será inaugurada no próximo domingo, 22/07, a partir das 10:30 horas. Haverá transporte buscando os moradores da vicinal; comando médico rural, atividades recreativas e será servido um almoço comunitário.

VEJA ALGUNS DETALHES DURANTE A EXECUÇÃO  DA OBRA CLICANDO EM:

quinta-feira, 19 de julho de 2012

URUARÁ – CIDADE QUE TODO MUNDO TEM ORGULHO DE MORAR

INÚMERAS OBRAS DEIXAM A CIDADE MAIS BONITA. POPULAÇÃO EXPRESSA A ALEGRIA DE MORAR AQUI. A CIDADE SE TORNA O CARTÃO POSTAL DO ESTADO
Por: Cirineu Santos
Colaboração: Karen de Oliveira
Fotos: Cirineu Santos, Zé Fotógrafo e Eliel Santos

Entrada da cidade vindo de Altamira
Quando o jovem prefeito Eraldo Pimenta assumiu o comando do município de Uruará em janeiro de 2005, dizia sobre o sonho e objetivo administrativo de colocar Uruará rumo ao progresso. Fazia alusão ao que já se pode ver atualmente. Depois das dificuldades iniciais, organizou a equipe de governo e colocou o projeto em ação. Hoje, mais de sete anos depois, já se pode ver a diferença! E é uma felicidade antecipada imaginar o Uruará do futuro, quando todos os projetos que ainda são sementes, se tornarem frutos. Muita coisa há de vir.

Prefeito Eraldo Pimenta

As ações do Governo Uruará da Gente podem ser vistas em todos os setores da cidade e em todas as áreas: educação, saúde, agricultura, viação e obras, segurança, urbanismo, moradias, etc... Uma frente de trabalho está de maneira acelerada sendo desenvolvida na Perimetral Norte com a construção de uma área para estacionamento e calçada. Segundo o prefeito, “viabilizando o fluxo de veículos e embelezando ainda mais a frente da cidade”.

Pracinhas nas perimetrais sendo implantadas
O prefeito Eraldo Pimenta explica ainda, que junto ao estacionamento, estão sendo colocados banquinhos, gramas, pracinhas, quiosques e melhorando as ruas que corresponde as perimetrais Norte e Sul. 

Entrada da cidade vindo de Altamira
Eraldo ainda explica: “Iluminamos a Avenida Transamazônica. Além dessa obra, temos no Município muitas outras em andamento como: a construção das quadras cobertas; do Ginásio na Vila Brasil; a reforma dos postos de saúde; a construção das creches nos bairros Morumbi e Vila Brasil; acessibilidade em todas as vicinais; equipes de pontes; iniciaremos 10 quilômetros de asfalto; a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA e muitas outras ações! Algumas com recurso estadual, outras federal e muitas delas com recursos próprios. Tudo proporcionalmente, isto é, em todos os setores e em todas as áreas públicas”, ressaltou.

Prefeito Eraldo Pimenta acompanha as obras
Para o prefeito Eraldo Pimenta é preciso observar cada detalhe na vida de uma comunidade, sempre tendo como foco a qualidade de vida da população. Grandes obras e também as pequenas realizações, são um conjunto de fatores que deixa claro para todos, que valeu a pena a cidade optar na época, pelo governo Uruará da Gente, um governo que trouxe um tempo melhor. É a história de um povo que ganhou rumo certo! Um povo que vê diuturnamente a transformação da cidade!

Perimetral Norte recebendo revitalizações
Moradores, pioneiros do Município e até mesmo aqueles que por aqui passam, observam este progresso e percebem a ação de todos os servidores municipais, imbuídos com o desenvolvimento de Uruará. Uma equipe que trabalha incansavelmente tanto na zona rural quanto na cidade. Organizando o Município, fazendo de Uruará um Cartão Postal do Estado do Pará. Sincronizando o trabalho, usando os meios necessários para que as ações tenha eficiência.

Morador Jair Eduardo Gonçalves
Veja o depoimento do Morador Geraldo Jair Eduardo Gonçalves: “Nosso Município está de Parabéns! Uruará, de fato é a cidade mais bela da Transamazônica. Administrada por um prefeito que tem compromisso com o povo. Digo isso com garantia. São várias obras construídas; quadras poliesportivas, postos de saúde... Denominaria Uruará como um canteiro de obras, igual a Belo Monte. Você entra na cidade e já percebe as transformações. É só comparar com outras cidades circunvizinhas. Está de parabéns o prefeito Eraldo Pimenta. Sinto-me feliz em ser morador desta cidade, local onde escolhi pra morar”.

Visitante Daniel Nogueira
Para o visitante Daniel Nogueira da cidade de Altamira, Uruará tem tido um crescimento pujante. “Uma cidade que tem crescido de maneira muito forte e sustentável. A população está de parabéns por ter escolhido o prefeito Eraldo Pimenta como gestor. Sua administração deu um salto qualitativo e quantitativo muito forte. Um prefeito que teve a capacidade de ser um bom gestor. Sempre vai a busca de recursos e é isso o que se busca na administração pública: a capacidade gerencial e, transformar a vida das pessoas de forma positiva”.

Pioneiro Davisão, morador há 36 anos
O pioneiro Davi, conhecido como DAVISÃO, morador há mais de 36 anos no Município, falou sobre as inúmeras ações do executivo e em especial dos trabalhos executados frente à cidade. “Eraldo deu cara nova para Uruará. Sou pioneiro da região, morador há mais de 36 anos neste Município, e tenho acompanhado os trabalhos do Prefeito. A frente de nossa cidade é um canteiro de obras, um cartão postal: calçadas, estacionamento, banquinhos, urbanização... Parabenizo o prefeito Eraldo Pimenta. Ele tem feito muitas coisas. Realmente tem muita habilidade administrativa”.

Davisão, Eraldo Pimenta e Daniel Nogueira
O agricultor Raimundo Teixeira do km 190 falou do crescimento da cidade e ressaltou dos investimentos aplicados por parte da prefeitura tanto na cidade quanto na zona rural. “São visíveis as obras do governo Municipal. O prefeito Eraldo Pimenta investiu nas comunidades rurais. A vicinal do km 190 está trafegável e todos nós estamos felizes com sua administração. Sou um dos pioneiros de Uruará e agente vê diariamente as mudanças em Uruará”.

Pioneiro Dedé Marizeira
Para o pioneiro João Batista de Lima, conhecido como Dedé Marizeira, ex vereador de Uruará, disse que acompanhou o processo histórico do Município. “Sou morador deste Município desde 1970. Tenho acompanhado o desenvolvimento desta cidade. Cada vila e agrovila, inclusive quando vereador constituinte, regi o plano e diretrizes desta cidade. O Plano Diretor. Venho acompanhando desde a época de agente distrital. Tenho acompanhado os trabalhos executados pelos prefeitos que administraram esta cidade. E relacionado ao governo do prefeito Eraldo Pimenta, tem sido um dos que mais fez por Uruará e diria mais, pela transamazônica. Hoje toda a transamazônica tem sido beneficiada." 

Prefeito Eraldo e os moradores Jair e Dedé
Ele ainda explica "A nova cara de Uruará quem fez foi o Eraldo Pimenta. Quem chega aqui no Município percebe isso. Uma cidade de destaque na região e conseguiu isso através da administração atual. Todas vicinais recuperadas, muitas obras construídas... Uma nova cara para o Município. E o que Admiro no Eraldo Pimenta é que ele acreditou, construiu, fez..., Quem ganha com isso? Todos nós. Uruará é um orgulho pra nós...”


VEJA MAIS FOTOS CLICANDO EM: