Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

ESPORTE

ATLETA SANTARENO VAI COMPETIR DIA 8 DE JUNHO EM ITÚ - SP

O atleta Jorge e o técnico Ricardo Sousa
O halterofilista santareno Jorge Wanghon Sousa, que treina na academia Djalma Lima & Irmão, praticante da modalidade powerlifting (que envolve o agachamento, supino e levantamento terra), viaja dia 5 de junho, terça feira, com destino a São Paulo, onde estará competindo na cidade de Itú, representando o Pará no XXXVI Campeonato Brasileiro de Powerlifting 2012. Wanghon, ano passado venceu o Brasileiro e o Panamericano da Modalidade e segundo seu técnico, Ricardo Sousa, “avançamos consideravelmente nos treinamentos do atleta e tem tudo para repetir o feito”.

Na atualidade Jorge recebe apoio do Bolsa Atleta municipal e é considerado o melhor atleta paraense em sua modalidade. Ele pertence à categoria Master I – até 66 kgs e pretende quebrar recordes nesta competição. “Se for necessário, para vencer em minha categoria, vou tentar os 230 kgs no agachamento. Tenho estrutura para isso e estou treinando desde agosto do ano passado para fazer bonito nesta competição. Vamos dar uma boa colocação para o Pará”, afirmou o atleta que está finalizando seus treinos para embarcar e enfrentar os homens mais fortes do país em sua categoria.

Serviço:
Atleta: Jorge Wanghon de Sousa Filho
Esporte: Powerlifting
Categoria: Master I / até 66 kgs
Contato: (93) 9153-8751 / 9189-0530
Treino: Academia Djalma Lima & Irmão
Período: das 12 às 14 horas, de segunda a sexta.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

EDUCAÇÃO - DUAS CRECHES SERÃO CONSTRUÍDAS

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CLÁUDIA NAVARRO, VAI À BRASÍLIA E CONSEGUE RECURSOS PARA CONSTRUÇÃO DE DUAS CRECHES
Por: Cirineu Santos

Secretária de Educação, Cláudia Navarro
Os investimentos para a área da educação em Uruará não param. Em recente viagem a Brasília – DF, a secretária Municipal de Educação, Cláudia Navarro, conseguiu recursos para a construção de duas creches de grande porte para o Município, através do programa Próinfância, onde serão atendidas crianças na faixa-etária de 0 a 03 anos de idade. Segundo ela, uma das creches já começou a ser construída. “Já se encontra em início de construção no Bairro Morumbi”, informou a secretária.

Secretária de Educação Cláudia Navarro, com Ministro
Cláudia Navarro explicou ainda, que o pedido das creches se deu a partir de uma cerimônia de lançamento da Agenda de Atenção Básica à Primeira Infância, ocorrida neste mês de maio na capital do País. “Reunimo-nos no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença da Presidenta da República, Dilma Rousseff; dos Ministros de Educação, Aloizio Mercadante; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; da Saúde, Alexandre Padilha onde assinamos a parceria para a construção de duas creches para Uruará”, disse.

Secretária de Educação, em Brasília
A secretária de Educação informou ainda, que a outra creche será construída no bairro Vila Brasil, ao lado do Ginásio Poliesportivo próximo a Escola Antonio Roque Lopes. “Iniciaremos logo que os recursos do convênio estiverem disponíveis. São as conquistas do Governo Uruará da Gente, através do prefeito Eraldo Pimenta, que não mede esforços para investir em todos os setores, tanto saúde, agricultura, obras, quanto educação, em fim... Uruará sendo destaque na região”, enfatizou.

Presidente Dilma Rousseff

MP DENUNCIA MÃE QUE JOGOU BEBÊ NO POÇO

CRISTIANE SANTOS FANTIN CONFESSOU O CRIME E O MOTIVO TERIA SIDO A NÃO ACEITAÇÃO DA GRAVIDEZ PELO PAI DA CRIANÇA

Cristiane Santos Fantin
O Ministério Público de Uruará denunciou hoje (29) Cristiane Santos Fantin, acusada de jogar o próprio filho recém-nascido num poço, o que provocou a morte do bebê em Uruará. O caso ganhou repercussão porque antes de confessar o crime a mulher afirmou que a criança havia sido sequestrada. A denúncia foi feita pelo promotor de justiça Arlindo Jorge Cabral Junior e recebida pelo Juiz da Comarca do Município.

Cristiane foi denunciada pelos crimes de homicídio por motivo fútil, com uso de meio cruel, ocultação de cadáver e falsa comunicação de crime. A Promotoria pediu a instauração da ação penal, e que a ré seja pronunciada e submetida ao tribunal do júri.

No dia 25 de abril deste ano a acusada denunciou o suposto seqüestro de seu filho, nascido no dia anterior. Cristiane relatou que no momento de falta de energia na cidade, o bebê havia sumido. A polícia de Uruará foi mobilizada para descobrir o paradeiro da criança, inclusive com deslocamentos para municípios vizinhos.

Mas, no dia 28 de abril, o proprietário da casa onde a mãe do menino estava hospedada notou um forte odor oriundo do poço da residência, de cerca de 20 metros de profundidade. O local foi verificado, sendo encontrado o corpo do recém-nascido.

Questionada, a mãe confessou o crime, afirmando que se aproveitou de um momento de distração da pessoa que a acompanhava para jogar o filho. O motivo teria sido a não aceitação da gravidez pelo pai da criança. Relatou ainda que já havia tentado abortar o bebê meses antes do nascimento.

O Promotor ressalta na denúncia a inexistência de alegação de crime cometido pela condição do estado puerperal, que pode causar perda de razão, seguido de quadro característico de distúrbio hormonal, o que não ocorreu com a denunciada, de acordo com laudo psicológico apresentado.

Ao contrário do quadro causado pela depressão pós-parto, a promotoria afirma que, de acordo com os relatos, os crimes foram planejados com vários meses de antecedência e que a “denunciada demonstrou, a todo momento, saber exatamente o que fez e como fez, relatando com frieza todos os detalhes dos crimes perpetrados”, disse a denúncia.

Fonte: MPE

LEGISLATIVO EM AÇÃO

CÂMARA DE VEREADORES DE URUARÁ DEVE APROVAR O SIM NO INÍCIO DE JUNHO
Por Joabe Reis e Cirineu Santos

Vereadores de Uruará
O Sistema de Inspeção Municipal – SIM – é uma lei necessária para que produtores do município possam comercializar sua produção com outros municípios e fundamental para Uruará pelo fato de que a demanda do município de Altamira tem aumentado e com projeções futuras de um aumento ainda maior por conta do empreendimento de Belo Monte.

Gilmar Milanski, Presidente da Câmara Municipal
O presidente da Câmara de Vereadores de Uruará, Gilmar Milanski, afirmou que os vereadores devem aprovar a lei do SIM até o final do mês de junho. “Encontra-se na câmara municipal em tramitação um projeto que dispõe sobre a aprovação do SIM. Serviço que irá regulamentar a questão de produtos de origem animal, vegetal, insumos agrícolas e insumos pecuários. O serviço sim irá criar um selo, tipo um carimbo que indicará que o produto segue as normas da cidade e segue os padrões de higiene e de qualidade exigidos. O projeto está atualmente nas comissões de análises e no decorrer do mês de junho será deliberado e com certeza será aprovado por parte dos vereadores”, disse o presidente.

O produtor do município de Uruará deve estar atento para se regularizar e garantir assim a participação no processo evolutivo econômico da região e produzir e comercializar.


Agricultores e moradores de Uruará parabenizaram a atuação da Câmara de Vereadores pelos relevantes serviços prestados no Município, representando o povo na Casa de Leis. Vereadores atuantes e defensores do progresso do Município e desenvolvimento da região.

BOLSA FAMÍLIA

APENAS FAMÍLIAS DA ZONA RURAL DE URUARÁ SERÃO ATENDIDAS NO RECADASTRAMENTO DO BOLSA FAMÍLIA ESTE MÊS DE JUNHO, INFORMOU O COORDENADOR DO CRAS
Por Joabe Reis
Contribuição de Cirineu Santos

Jonnata Arrais - Coordenador do CRAS
A partir do dia 1º de junho, amanhã, a Secretaria de Assistência Social de Uruará fará o recadastramento do Programa Bolsa Família apenas das famílias que moram na zona rural do município. O coordenador do programa, Jonnata Arrais, explicou os motivos da mudança no atendimento em entrevista ao jornal O Regional da rádio Regional FM de Uruará, 91.3, desta terça-feira, 29 de maio. Segundo ele, o recadastramento será feito até mês de dezembro. “Para quem precisa fazer o recadastramento do Bolsa Família a novidade é que para esse mês de junho iremos fazer o recadastramento apenas das famílias beneficiárias da zona rural, ou seja, as famílias da zona urbana não precisam procurar o CRAS, o atendimento será apenas para a zona rural durante todo o mês de junho. Voltaremos com atendimento normal a partir de julho até dezembro com atendimento para zona rural e urbana. O atendimento nesse mês de junho só para zona rural é por causa das famílias da zona rural estarem tendo dificuldades em fazer o recadastramento porque as famílias da zona urbana estão dormindo na porta do CRAS, o que não há necessidade”, esclareceu.

Arrais disse ainda que os cartões não serão cancelados neste ano e que isso só acontecerá em 2013 caso não sejam recadastrados até dezembro. Para os cartões que estão apresentando situações de bloqueio e cancelamentos são por causa de cruzamento de dados e não é preciso enfrentar fila para fazer a regularização. Apenas para fazer o recadastramento é necessário pegar fila porque é um atendimento demorado. Pessoas que são assalariadas, trabalhadores, aposentados e pensionistas não tem direito a receber o Bolsa Família que é um programa destinado para as famílias de baixa renda cuja renda mensal soma apenas 140 reais por cada membro da família.

ENERGIA

AUMENTO DA CONTA DE ENERGIA PODE PASSAR DE 6,7%

Foi autorizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), na tarde desta terça-feira (29), a abertura de audiência pública para discutir e elaborar uma proposta referente a terceira Revisão Tarifária da Rede Celpa, que abastece todos os municípios do Pará com 1,8 milhão de unidades consumidoras.

Pela proposta inicial da Aneel, o efeito médio para os consumidores deve ser de um aumento na tarifa de energia de 6,7%. O período em que a Agência ouvirá a Celpá será de 31 de maio a 29 de junho, com reunião presencial na capital paraense no dia 14 de junho.

Segundo Roberto Sena, supervisor técnico do Dieese no Pará (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), no ano passado (2011) não houve nenhum tipo de aumento, pois em agosto de 2010, a tarifa foi reajustada em quase 19%. 'Nós continuamos pagando esse valor e a Celpa não teve prejuízo algum em relação ao não aumento em 2011. Vamos ver quanto será agora'.

Há cerca de dois meses a Celpa apresentou recentemente um plano de recuperação judicial à Justiça e enfrenta graves dificuldades financeiras, com dívida de R$ 2,4 bilhões.

Fonte: O liberal.

PROCURA-SE

MÃE PROCURA POR FILHOS QUE NÃO VÊ HÁ 40 ANOS E QUE ESTARIA EM URUARÁ
Por Joabe Reis

A senhora, Marina Caetano de Souza, 73 anos, que reside no município de Itaituba está em Uruará a procura de seus filhos que não vê há mais de 40, Josafá e Josias, de cujos sobrenomes ela não sabe. Natural de Santa Inês no estado do Maranhão. Aposentada, Marina passou 30 anos amigada e agora é viúva e vive com um irmão de 80 anos solitários em sua casa.

Marina recebeu uma informação de que seus filhos estariam no município de Uruará e sem perder tempo saiu em busca dos filhos mesmo estando adoentada. Ela contou a nossa reportagem que passou todos esses anos procurando pelos filhos que foram levados pelo pai, José Maria, enquanto ela estava trabalhando num garimpo em Itaituba a fim de conseguir recurso para dar uma melhor qualidade de vida aos seus filhos. Segundo ela, sua maior vontade é de revê-los e abraçá-los já que não deixou de pensar neles um único dia da sua vida. Seu maior medo é morrer sem rever os filhos e tudo que ela tem ficar para estranhos, uma casa no km 70 e algumas coisinhas, que poderiam ficar para seus filhos. Sua satisfação seria viver perto deles quando aproxime-se da morte com o avançar dos anos.

Marina contou ainda que os filhos foram levados pelo pai de um lugar chamado Impoeira aproveitando o tempo em que ela havia ido trabalhar no garimpo. Dois anos depois ela soube do ocorrido e foi buscar os filhos no município de Chapéu de Couro e encontrou um dos filhos com um corte na boca. Deixou os filhos com a mãe e retornou para Itaituba para comprar uma casa e depois levar os filhos, nesse intervalo de tempo o ex-marido foi até a casa da sua mãe e pegou os filhos novamente. Desde então ela peregrina a procura dos filhos.

DESBRAVADORES DA TRANSAMAZÔNICA

PIONEIROS DA TRANSAMAZÔNICA RECEBEM REFORÇO IMPORTANTE NA LUTA PELA APOSENTADORIA PRÊMIO
Por Joabe Reis

Os pioneiros da Transamazônica lutam para conseguir uma justa aposentadoria pelos serviços prestados ao defender a Amazônia quando o governo precisou. Várias reuniões já foram realizadas em Uruará, onde nasceu a idéia de ser reivindicada uma aposentadoria prêmio, e também em municípios vizinhos. A iniciativa já tomou grande proporção e ganhou o reforço importante na coordenação do projeto, como explicou o idealizador do projeto, o ex-secretário de agricultura de Uruará, Cirilo Nicolóide. “Tivemos recentemente em Belém em reunião com Carlos Chavier da Federação da Agricultura do Estado do Pará que nomeou a mim e ao Nelson Nadirne através de portaria dando plenos poderes para visitarmos sindicatos dos outros municípios e batalhar por essa aposentadoria prêmio. No dia 15 de junho faremos uma reunião em Itaituba para debater o assunto com os pioneiros de lá e do município de Jacaréacanga. Atualmente conseguimos reunir força com os sidicatos dos produtores rurais e trabalhadores rurais, com o deputado estadual Valdir Ganzer e seu irmão que é ligado ao governo federal, Avelino Ganzer que irão se juntar a coordenação do movimento em busca desse benefício. Esse trabalho agora envolverá os municípios de Itupiranga até Jacaréacanga na Transamazônica”, afirmou hoje no jornal O Regional da rádio Regional FM de Uruará, 91.3.

Será feito uma discussão igualitária em todos os municípios para chegue ao congresso um projeto só com o mesmo objetivo. A intenção da coordenação é concluir no mês de junho o processo de visitação e identificação dos pioneiros em cada município e depois realizar um grande congresso na cidade de Altamira para uma divulgação em massa do trabalho. Em seguida a intenção da coordenação é que seja encaminhado o projeto ao congresso nacional.

GREVE

ALUNOS DA FAVIX DE URUARÁ FAZEM GREVE POR COMPROVAÇÃO DE LEGALIDADE
Por Joabe Reis

Mais de 300 alunos da Faculdade de Ciências Humanas de Vitória – FAVIX - em Uruará fizeram reunião no sábado à noite, 26 e decidiram entrar em greve, os alunos solicitam esclarecimentos dos coordenadores da instituição FAVIX do instituto Proficiência, sobre a legalidade da faculdade no município. E só retornarão a sala de aula quando forem atendidos e a legalidade da faculdade for provada. Os mais de 300 alunos cursam as faculdades de matemática, serviço social, educação física e pedagogia.

LUTO

ADOLESCENTE MORRE DEPOIS DE INGERIR REMÉDIO SEM RECEITA MÉDICA
Por Joabe Reis

Comprar remédio sem receita médica é uma prática comum do cidadão, mas não recomendada por profissionais da saúde, já que pode acarretar problemas maiores ao invés de eliminar o existente, como foi o caso em que resultou na morte do uruaraense, Danilo Cândido, de apenas 17 anos, no dia 4 de maio. Por volta das 10h da manhã ele foi até uma farmácia em Altamira onde comprou um remédio, sem receita médica, para aliviar a dor que estava sentindo numa parte do corpo. Momentos depois ele deu entrada em um hospital de Altamira com dores em toda a parte do corpo e às 14 horas acabou falecendo. Segundo o avô, José Francisco Cândido, alerta para aqueles que tem o hábito de comprar remédio sem a receita médica, de que esta ato é perigoso.

O laudo médico com a causa da morte de Danilo ainda não saiu, mas a suspeita da família é que ele estava com o dengue e que o remédio que ele ingeriu provocou a sua morte. Existem medicamentos que podem ser comprados sem receitas médicas, mas a maioria não.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

MÚSICA - ACASV VOCAL LANÇA SEU 2° CD

NOITE DE MUITAS BENÇÃOS NO LANÇAMENTO DO 2° CD DE ACASV VOCAL
Por: Cirineu Santos
Fotos: Lédina Santos, Kleber Ponce e Célio Birro

Grupo ACASV VOCAL
Lançado na noite de ontem, 27, o 2° CD do Grupo ACASV VOCAL que tem como título: “Deus é Real”. O evento que iniciou às 19h30min horas aconteceu no auditório do templo central da Igreja Adventista do Sétimo Dia e, contou com a presença de vários convidados, tanto aqui de Uruará, quanto dos municípios de Medicilândia e Placas.

Coral do IATAI
O lançamento do CD, contou com o brilhantismo do coral do IATAI e a participação dos jovens do grupo de libras. ACASV VOCAL é formado por cinco jovens evangélicos que se reuniram em 2003 e formaram o grupo objetivando Anunciar Cristo Até a Sua Volta e, de lá para cá, tem apresentado louvores em várias cidades da Transamazônica e fora do Estado.

Grupo ACASV VOCAL
Seus membros são: Geilson Vasconcelos - 1° tenor; Messias Santos e Adilson Martins - 2° tenores; Rogério Souza - barítono e Valfrides Santos - baixo, que falaram da alegria e satisfação da grande festa espiritual realizada na noite de ontem. Todos agradeceram a Deus pela realização do sonho e por saber que Deus tem sido real em suas vidas, seus projetos.

Participação dos DESBRAVADORES
A gratidão da festa espiritual foi também aos pastores da igreja Adventista, Izaias Mascarenhas, Marcos, Antonio Edson e Alexsandro Ribeiro. À equipe da MOPa, aos membros da igreja e todos os amigos, patrocinadores e intercessores para que o CD se tornasse uma realidade.

Exposição do CD do ACASV VOCAL
O grupo apresentou 12 músicas, um variado repertório que motivou a todos com enlevo espiritual. Uma noite de muitas bênçãos. O CD está disponível, por apenas R$ 20 reais, os interessados deverão entrar em contato com a produção executiva do grupo, através do telefone 93 9172-3220, ou por email: val.frides@hotmail.com, é só entrar em contato. 

Grupo LIBRAS
Pastor Izaias e ACASV VOCAL

Interatividade do ACASV VOCAL
A mensagem espiritual com o Pr Izaias


sábado, 26 de maio de 2012

HOMENAGEM AOS AVENTUREIROS - MENINOS E MENINAS DE 06 A 09 ANOS

AVENTUREIROS HOMENAGEIAM SEU DIA COM PROGRAMAÇÕES
Por: Cirineu Santos

Uruará foi palco de homenagens na data de hoje, 26 de maio, onde o Clube de Aventureiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia realizou várias programações voltadas às crianças na faixa etária de 06 a 09 anos. Os Aventureiros é um programa internacional de lazer e atividades, patrocinado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, através de um dos seus ministérios – o Ministério Jovem, objetivando auxiliar pais, mães ou responsáveis na tarefa de desenvolver os aspectos físico, mental, espiritual e social de seus meninos e meninas, num ambiente seguro e agradável.

Na programação que envolveu os líderes da igreja, pastores Marcos e Izaias Mascarenhas, além do associado da MOPA (Missão Oeste do Pará) para esta área, Cirineu Santos e diretores dos clubes, inúmeras crianças aprenderam a como ser um melhor membro de sua família, um melhor aluno em sua escola. Para o pastor Izaias as orientações estão baseadas sobre um tripé – Família, Escola e Igreja. “A Família tem a prioridade, vindo em seguida à escola, com a igreja atuando como a base de sustentação das outras duas áreas”, disse. Para o Pastor Marcos, além disso, os aventureiros também trabalham sobre o tripé que envolve os aspectos físicos, mental e espiritual. “facilitar à criança partilhar sua fé, se preparar para esta vida e para a vida eterna”, explicou.

Durante todo o dia os meninos estiveram envolvidos com atividades. Vale ressaltar que este mês, as crianças visitaram inúmeras pessoas na cidade, com a distribuição de livros, plantas, entre outras lembranças, em especial às mães. Uma das mães visitadas pelos aventureiros foi a primeira dama do município, Denise Pimenta, que falou da alegria de receber estas crianças. “Parabenizo esses meninos e todos seus líderes pelo trabalho desenvolvido em Uruará”, disse.











sexta-feira, 25 de maio de 2012

PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL XINGU - PDRS - REALIZADO EM URUARÁ

URUARÁ FOI SEDE DA XI REUNIÃO DO PDRS XINGU E SE TORNOU NOS DIAS 24 E 25 A CAPITAL DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL XINGU

POR: Cirineu Santos
Fotos: Zé Fotógrafo, Célio Birro, Kleber Ponce, Cirineu Santos, Gilmário Moreno e Eliel Santos

Uruará sediou nos dias 24 e 25 deste mês a XI Assembleia Ordinária do Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu - PDRS Xingu. Na quinta-feira, 24, foi o dia de trabalho das Câmaras Técnicas onde os projetos já apresentados pelos municípios e Associações de classe foram debatidos pelas Câmaras Técnicas Competentes e aprovação do modelo e submissão e julgamento de projetos, com critérios objetivos para avaliação dos mesmos.

Ao todo, são sete Câmaras Técnicas, cada uma com respectivos assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável da região, tratando assuntos como Educação, Saúde, Agricultura, Meio Ambiente, fundiário, inclusão social e etc... O evento contou com apoio da Consórcio Belo Monte que agrega os 11 municípios do entorno da Hidrelétrica de Belo Monte e tem como presidente o prefeito de Uruará, Eraldo Pimenta.

Organizado pela equipe do governo Uruará da Gente, milhares de pessoas fizeram-se presentes durante os dois dias que discutiram o desenvolvimento da região. Durante o dia 25, a Assembleia que iniciou às 9 h, foi aberta ao público no ginásio poliesportivo Eduardo Nicolini. Foi iniciada com a presença dos membros titulares do Comitê Gestor do PDRS Xingu, representando o governo Federal, o diretor do Departamento de Programa de Energia Elétrica, Celso Knijnik, da Secretaria do Programa de Aceleração de Crescimento – SEPAC, ligada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; do representante do governo Estadual, Nicias Ribeiro, secretário Estadual de Minas Energia e do prefeito de Uruará Eraldo Pimenta, presidente do Consórcio Belo Monte.

Discutiu os investimento pra região em valores orçados em R$ 500 milhões para serem investidos na região de influência da Hidrelétrica de Belo Monte através do PDRS. O evento contou ainda com representantes do Governo Federal, Estadual, dos municípios representados pelos prefeitos e das entidades sociais de classe, além da empresa Norte Energia responsável pela execução e administração do empreendimento UHE Belo Monte.

O Diretor do Departamento de Programa de Energia Elétrica, Celso Knijnik disse que o governo federal colocou o empreendimento Belo monte e decidiu que era preciso garantir sustentabilidade para a população da região. O secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Paulo Cabral também falou da importância do empreendimento e das discussões de desenvolvimento sustentável.

Pela Norte Energia, Diretor de Relações Institucionais, João Pimentel, que recebeu pela a Câmara Municipal,  o título de cidadão uruaraense. Na ocasião, disse que em conversa com o ministro dos transportes, garantiu o asfaltamento da Transamazônica em três anos. Ressaltou ainda que atualmente mais de oito mil pessoas estão trabalhando e esse número chegará a 23 mil em 2014. “Saiu de Uruará surpreso com tudo o que vi aqui. Neste XI encontro posso dizer que 32 projetos já foram aprovados. E esta reunião aqui em Uruará foi mais um passo significativo para o desenvolvimento da região. Aqui recebi um título honroso, cidadão de Uruará, e me sinto comprometido com o Município. Fico encantado com a receptividade de todos os moradores e em especial do prefeito Eraldo Pimenta. Levo pra Norte Energia e pra o governo federal a melhor impressão desta cidade. Parabéns ao Eraldo e toda sua equipe. Parabéns ao povo de Uruará”, disse.

O presidente do consórcio Belo Monte e prefeito de Uruará, Eraldo Pimenta, disse que a população precisa indicar onde dever ser investido os recursos que a Norte Energia tem disponível para o município. E falou da grande satisfação de sediar a XI reunião do PDRS Xingu. “É com muita satisfação que vejo se tornar realidade o desenvolvimento da região da Transamazônica com a construção da Hidrelétrica Belo Monte. Apostamos no crescimento sustentável e fortalecimento desta região, com os esforços do poder público e da sociedade civil organizada, na integração de seus esforços de forma a assumirem um papel protagonista, conciliando produção, conservação ambiental, desenvolvimento e melhoria na qualidade de vida da população”, agradeceu.