Páginas

quinta-feira, 29 de março de 2012

EDUCAÇÃO - MERENDA ESCOLAR

VEJA COMO É SERVIDA A MERENDA ESCOLAR EM URUARÁ?
Por: Cirineu Santos
Fotos: Eliel Santos e Zé Fotógrafo
@cirineu_santos

Equipe do DEMAE distribuindo merenda
Uma matéria especial sobre a merenda escolar foi elaborada pelo blog Uruará em Ação e a Rádio Regional FM 91.3, para ver como está sendo servida a merenda escolar ao aos alunos da rede municipal de ensino? Conversei com diretores, supervisores e alunos das seis principais escolas da zona urbana e a todos, uma pergunta básica: Como é servida a merenda escolar? Outro questionamento: será que os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE são suficientes para atender a demanda, isto é, os alunos da rede escolar?

Além dos diretores e alunos, conversamos com o secretário de educação Manoel Ribeiro e vereadores do Município.

Veja o depoimento de cada um:

Silvana Batista - Diretora Melvin Jones
SILVANA BATISTA DA SILVA – DIRETORA DA ESCOLA MELVIN JONES: “A merenda escolar é feita com capricho e muito carinho por parte das serventes. Contamos recentemente com uma reforma na cozinha e isso ajudou no desempenho dos trabalhos. Estamos equipados. Nossa merenda é servida diariamente, tanto para os alunos do fundamental quanto do ensino médio. Agradecemos ao apoio da SEMED que entrega a merenda regularmente, a qual atende as expectativas dos alunos”.

CLARISNEIDE ALVES DA SILVA – DIRETORA DO INSTITUTO EDUCACIONAL URUARÁ:

Clarisneide Alves - Diretora IEU
“Temos o repasse feito pelo DEMAE, feito semanalmente, inclusive com polpa da própria região, servida pela AMDOR. Não tem faltado merenda para o IEU. temos um quadro de 14 serventes, sendo três que trabalham diretamente com a merenda escolar; além disso, temos uma complementação da merenda com a horta do IEU, com couve, cheiro verde, pimentinha, acompanhada pelo nosso funcionário de serviços gerais em parceria com a equipe de Viação e Obras. São em torno de 1.500 alunos atendidos com a merenda escolar. Não temos o que reclamar da merenda, aqui no IEU trabalhamos com a diversidade: o mingau, sopa, o suco, estamos sempre inovando. Refletindo o compromisso que a Prefeitura tem com a merenda escolar, melhorando a cada dia a merenda escolar.” 

MILKA LOPES OLIVEIRA – ALUNA DO IEU, ALUNA DA 6ª SÉRIE DO IEU: “A merenda escolar aqui é de ótima qualidade. Fico muito feliz em poder alimentar aqui todos os dias”.

LORRANA CAVALCANTE – ALUNA DO IEU DA 6ª SÉRIE: “Estou muito feliz pela merenda servida aqui no IEU, é ótima! Todos se alimentam bem e até agora não tenho nenhuma reclamação. Quero parabenizar a diretora da escola, as merendeiras e a prefeitura”.

Denise  França - Diretora Antonio Roque Lopes
DENISE ANTONIA DE FRANÇA – DIRETORA DA ESCOLA ANTONIO ROQUE LOPES: “A equipe do DEMAE tem atendido sempre nossa escola. Não se registra nenhum dia que tenha faltado a merenda. Temos um grupo de servente que trabalha com muito amor e carinho”.

Tânia Regina - Supervisora Antonio Roque Lopes
TANIA REGINA LAURETE – SUPERVISORA DA ESCOLA ANTONIO ROQUE LOPES: “Percebe um compromisso com relação à merenda escolar, tanto por parte do governo que faz a entrega, quanto com a equipe que prepara a merenda. Um grupo de servente que prepara com muito capricho. Além das parcerias que recebemos com alguns comerciantes. A escola Antonio Roque Lopes faz o possível para melhor atender os alunos”.

Rosane Rosa - Diretora Francisca Lima
ROSANE MARIA ROSA CORREIA – DIRETORA DA ESCOLA FRANCISCA LIMA: “Aqui na escola, a merenda é servida diariamente. São mais de 400 alunos atendidos. É servida uma merenda com qualidade a qual recebemos do DEMAE. Temos inclusive um canteiro para dar suporte, onde acrescentamos cheiro verde, cebolinha... E a gente inclusive parabeniza a equipe de serventes pelo capricho e o amor no preparo da merenda escolar”.

Célio Vera Neres - Diretor Ângelo Debiasi
CÉLIO VERA NERES – DIRETOR DA ESCOLA ÂNGELO DEBISI: “A escola Ângelo Debiasi tem servido a merenda normalmente, isto é, manhã, tarde e noite. São atendidas 530 crianças pela manhã, 620 à tarde e 300 alunos a noite da Educação de Jovens e Adultos - EJA. Estamos satisfeitos! Pois não falta merenda. Nossos alunos estão sendo atendidos. Além disso, temos um quadro respeitado de serventes que prepara uma merenda com qualidade”.

Danilma Paiva - Diretora Objetivo
DANILMA PAIVA DE SOUSA – COLÉGIO SISTEMA OBJETIVO DE ENSINO: “Poderíamos resumir a questão da merenda em três palavras chave: regularidade, qualidade e variedade. Temos um total de 530 alunos. E para servir estes alunos, temos uma servente exclusiva em cada período, com preparação a uma merenda especial. Mesmo tendo a cantina da escola, o que percebemos é que os alunos preferem a merenda da escola e não a da cantina. Definindo as palavras chave, podemos dizer que a merenda é servida regularmente. Com variedade como, suco, biscoito, carne, feijão... unindo a isso a qualidade. Além de percebermos a preocupação da secretaria de Educação, comprometida com a merenda”.

Veneranda Teixeira - Supervisora Objetivo
VENERANDA TEIXEIRA DE FREITAS – SUPERVISORA DO COLÉGIO SISTEMA OBJETIVO DE ENSINO: “A merenda servida aqui no colégio é de excelente qualidade. Além da merenda que vem do DEMAE, recebemos algumas doações do comércio e isso dá um complemento alimentar que tem todos os nutrientes que o aluno necessita, substâncias que ajudam no aprendizado. Eu consigo perceber o desempenho deles, inclusive em sala de aula”.

Ezequias Santana - Professor Objetivo
EZEQUIAS SANTANA – PROFESSOR DO COLÉGIO SISTEMA OBJETIVO DE ENSINO: “Temos uma merenda feita com carinho. E queria parabenizar a SEMED por sempre fornecer e nunca deixar faltar à merenda escolar em nosso Colégio e em nenhum colégio do Município”.


CARLOS VINÍCIOS NEVES DE CAMARGO – ALUNO DO COLÉGIO SISTEMA OBJETIVO DE ENSINO: “Eu acho a merenda boa. Saudável e participo todos os dias da merenda e nunca deixo de participar. É sempre diferente o cardápio. Sou muito feliz pela merenda servida aqui no Objetivo. A prefeitura está de parabéns pela merenda que entrega na escola”.

MAIK HERBET BEZERRA PEREIRA ALUNO DO COLÉGIO SISTEMA OBJETIVO DE ENSINO: “A merenda aqui é no capricho... Muito boa! A equipe da cozinha tem higiene. O colégio está de parabéns!”.

Fui recebido ainda pelo promotor de Justiça, Dr. Arlindo Cabral, o mesmo nos disse que até então, o Ministério Público sempre acompanha a questão da merenda escolar e até então, nenhuma denúncia havia chegado a seu gabinete, de que houvesse faltado merenda escolar aos alunos, isto é, o governo municipal tem cumprido com sua obrigação neste quesito.

Conversei ainda com três vereadores os quais me disseram que também faz o acompanhamento da distribuição da merenda escolar.

Gedeon Moreira - Vereador 
Para o vereador Gedeon Moreira a Câmara tem feito a fiscalização normalmente, pois aqui na zona urbana as escolas recebem regularmente. Já na zona rural, o pai, o líder da comunidade ou professor geralmente pega a merenda no departamento. “Ás vezes as pessoas questionam a questão da merenda, mas o que vem do Governo Federal para o Município é muito pouco. O Governo Municipal faz o complemento. Inclusive quero parabenizar o prefeito e a SEMED pelo complemento à merenda escolar e a forma de distribuição”, disse o parlamentar.

Jhachison de Oliveira - Vereador
Outro vereador que também avaliou os trabalhos do DEMAE foi o vereador Jhachison de Oliveira Lima, o qual nos informou que acompanha pessoalmente todas as ações da distribuição da merenda escolar, isso é, tanto no DEMAE quanto na própria escola, e é muito difícil faltar. “Na zona rural, se falta é porque não tem um transporte pra levar a merenda. Mas o Município cumpre com a distribuição em todo o Município. E só pra ressaltar, o recurso que vem do governo federal é muito pouco. A prefeitura praticamente banca a merenda escolar aqui em Uruará”, ressaltou.

Gilmar Milanski - Vereador
Segundo o presidente da Câmara, vereador Gilmar Milanski, a Câmara acompanha de perto a questão da merenda escolar repassada pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. “São recursos insuficientes para bancar a merenda, e a prefeitura é quem faz o complemento. A Câmara acompanha, inclusive fazendo parte do Conselho Municipal da Merenda Escolar, buscando melhorias para a merenda escolar, o qual sabemos que não é o que queremos, mas é o que é possível. E se analisarmos, graças ao DEMAE, SEMED, PREFEITURA e com acompanhamento da Câmara, a merenda escolar tem sido destaque na região, uma merenda de qualidade. Não temos nenhuma informação, de que tenha faltado merenda em nenhuma escola do Município”, esclareceu.

Manoel Ribeiro - Secretário Educação
O secretário de Educação, Manoel Ribeiro, falou que a merenda escolar tem contribuído muito com a educação no sentido de elevar os níveis educacionais. Segundo ele, além de melhorar em qualidade, melhorou muito em quantidade e permanência. “Hoje temos merenda escolar nas escolas todos os dias, onde as crianças podem ter uma merenda saudável, acompanhados por uma nutricionista, feitos os cardápios que venham atender os anseios das crianças no hábito alimentar, de forma que a SEMED tem procurado cumprir com a regularidade da merenda”, explicou.

Manoel Ribeiro - Secretário Educação
O secretário disse ainda que a SEMED dobra o valor pra que sejam atendidas todas as crianças com os mais variados cardápios. “São em média de 11 a 12 mil alunos. Temos cumprido e nos esforçados para garantir que a merenda seja servida todos os dias em todas as escolas do Município”, conclui.

Equipe do DEMAE em Uruará

quarta-feira, 28 de março de 2012

ASSISTÊNCIA SOCIAL - BOLSA FAMÍLIA

PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA INJETA 700 MIL REAIS MENSAL NO MUNICÍPIO

Por: Cirineu Santos
Fotos: Eliel Santos

Jonnata Arraes, coordenador do Bolsa Família em Uruará
O programa Bolsa Família esteve realizando neste mês de março, a atualização dos cadastros dos benificiários. O objetivo é que todos os benificiários da Bolsa estejam com seus cartões regularizados, foi o que informou o coordenador do programa Jonnata Arraes. Segundo ele, hoje a Secretaria de Assistência Social está reordenando todos os trabalhos da Bolsa Família e Cadastro Único. “É importante esclarecer que hoje trabalhamos no município com o Cadastramento Único, e, o programa Bolsa Família está inserido no Cadastramento Único”, esclarece.

Jonnata explicou que no ano passado a secretária de Assistência, Denise Pimenta, enviou uma equipe da Secretaria para uma capacitação em Belém. “Este ano já temos o sistema implantado no município, que é o cadastramento único versão sete, que é a versão online. Todos os benificiários que nos anos anteriores apresentaram problemas em seus cadastros, deverão nos procurar para regularizar seus cadastros” informa.

De acordo com o coordenador, este mês de março foi dado uma prioridade para aqueles cadastros que estão com incompatibilidade de informações. “Atendemos somente os usuários com cartões cancelados, rejeitados na base da Caixa Econômica Federal; rejeitado por duplicidade. Apartir disso, o sistema vai ser atualizado e fazendo a concessão novamente das pessoas que já recebiam e foi cortado por um erro de sistema”, ressaltou.

Jonnata Arraes explica ainda, que as pessoas que não fizeram seu cadastro, que procurem o CRAS. “As pessoas que ainda não são beneficiárias do Programa Bolsa Família, elas devem estar cadastradas primeiro no Cadastramento Único. A equipe volante também vai fazer o cadastramento de famílias vulneráveis. Vamos disponibilizar no CRAS, alguns dias da semana, para fazermos o cadastro das pessoas que estão em situação de risco e que ainda não fizeram seu cadastro no sistema, porque só a partir desse sistema, desse cadastro único é que elas serão beneficiadas e selecionadas para o Programa Bolsa Família”.

Secretária Denise e parte da equipe do Bolsa Família
Outro dado levantado pelo coordenador do programa foi a contemplação de várias pessoas no programa, uma média de 700 mil reais mensais pagos em bolsa família em Uruará, injetando na economia local um fluxo bem elevado. “Este ano nós estamos com uma expectativa muito elevada em relação ao programa a secretária tem ajudado muito nessa situação, implementando cada vez mais o setor em a parceria com a Prefeitura. Sabemos que este programa é do Governo Federal, e a prefeitura é responsável diretamente pela execução dos trabalhos. Então, a secretária Denise Pimenta, tem priorizado os atendimentos a estes usuários, e nós tivemos uma notícia muito boa no inicio deste ano, que foi a contemplação de várias  famílias que  já estavam cadastradas no cadastro único para o programa bolsa família. Estamos recebendo uma média mensal de quase 700  mil reais pagos em bolsa família”,

Jonnata Arraes explica que o Bolsa Família atende quase cinco mil famílias. “Estamos aqui para atender as pessoas da melhor maneira possível, e o que não for possível, nós fazemos a pareceria com o MDS, a CAIXA, para resolver os problemas de encaminhamentos”, disse

O coordenador explica que todas as pessoas que tiverem problemas em seus cartões ou cadastros, deverão procurar a Secretaria para verificar o que está acontecendo e pedir novas informações. “A secretaria de Assistência Social tem implementado cada vez mais o setor da bolsa família, priorizando o atendimento aos usuários. Pleiteamos junto ao ministério da defesa em Brasília, um ponto de internet para funcionar melhor o sistema do Programa Bolsa Família Cadastro Único, iremos fazer o melhor para atender a população”, conclui Jonnata Arraes.   

ASSISTÊNCIA SOCIAL

CRAS SERÁ INAUGURADO SÁBADO, DIA 31, COM DIREITO A DANIEL DO ACORDEON
Por: Cirineu Santos
Fotos: Zé Fotógrafo
@cirineu_santos

CRAS está em fase de estruturação
Já é neste sábado, dia 30, a inauguração de Centro de Referência da Assistência Social – CRAS. O evento está previsto para começar às 19:30 e terá direito a show  com Daniel do Acordeon. Ainda nesta manha, os últimos preparativos estavam sendo feitos para a grande inauguração, com a parte de mobília, limpeza frente ao prédio, entre outras ações.

Homens e máquinas deixando tudo pronto
O CRAS é a porta de entrada do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). O SUAS é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços sócios assistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal. Agindo diretamente na organização de serviços de Proteção Social básicos como situações de risco (abusos de todos os tipos, abandono, maus tratos, uso de drogas e outros problemas sociais).

Secretária Denise Pimenta
Segundo a Secretária de Assistência Social do município, Denise Pimenta, todos estão convidados para a inauguração e principalmente as famílias inscritas na Rede de Assistência Social. Em Uruará cinco mil famílias são referenciadas no centro.

O CRAS tem como principal serviço o de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), onde só pode ser executado exclusivamente no CRAS e este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Denise Pimenta em sua secretaria tem uma equipe volante montada e formada por um técnico, um assistente administrativo e motorista para execução de ações em locais de difícil acesso.

terça-feira, 27 de março de 2012

PLACARÁ 2012

RECORDE DE PÚBLICO NO MAIOR ENDURO DE REGULARIDADE DO ESTADO
Por: Cirineu Santos e Karen de Oliveira
Fotos: Célio Birro (TV Vale do Uruará)

Competidor na trilha
Realizado neste fim de semana mais uma edição do PLACARÁ, o maior enduro de regularidade do Estado do Pará que este ano manteve o recorde de público.

Competidores
Neste ano, o PLACARÁ teve a participação da R&B Produções com a Banda Beat’z num LUAU SERTANEJO especial em Placas. Outro diferencial foi a participação de uma mulher entre os competidores.

Paulo Gordo, organizador
Para o organizador do evento Paulo Gordo, a realização do evento mantem a tradição. Este ano as prefeituras de Placas e Uruará participaram ativamente com apoio ao evento. Para o prefeito Maxwel Brandão de Placas, o evento soma a economia do Município, valorizando a região.
  
Eraldo Pimenta, prefeito de Uruará
Para o prefeito Eraldo Pimenta de Uruará, o governo Uruará da Gente sempre apoiou o esporte e durante estes oito anos o PLACARÁ foi uma das prioridades do governo.

Gilmar MIlanski ficou em 5º Lugar
O presidente da Câmara de Uruará, vereador Gilmar Milanski, que é tricampeão do PLACARÁ, também parabenizou a organização do evento. Vale destacar que Gilmar passou seis anos sem competir e este ano retornou a pista, conquistando a quinta posição na categoria máster.

Veja a classificação e algumas fotos:

Categoria Master
Categoria Senior
Gilmar Milanski
Maicon Feuder
Wagner Oliveira
Dougas da Silva
Alexandre Kirley
Warlas de Souza
2 º
Evandro Amaral
Leonardo Carvalho da Silva
Marcos Caetano
Paulo Jose da Costa













Prefeito Negão Brandão e Eraldo Pimenta
Prefeito Negão e Denise entrega o troféu para Gilmar Milanski







 
Prefeito Negão, Genivani e Manoel Ribeiro
 

Djs San e Alê com prefeito de Placas

Eliel Santos - Equipe de Imagens
Prefeitos Ivo Müller (Medicilândia) e Negão Brandão (Placas)